“Pra quê? Pra nada…”

Reportagem do Estadão mostra o grau de estupidez da nossa rica e fútil elite econômica.

Abrir os shopping centers, templo luminoso de sua fé consumista, é o que importa, mais que a vida das pessoas que, amedrontadas pelo desemprego.

Todos viram a “festa” de reabertura de um dos 73 shoppings que está funcionando no país, em vários estados.

Aglomeração, indiferença ao perigo, tudo em nome de uma “recuperação das vendas”.

Que, claro, não houve, porque apesar dos barulhentos irresponsáveis que andam fazendo carreatas “aberturistas” a maioria da população sabe que não é para sair à toa para compras não essenciais. Aliás, com o medo de desemprego, nem mesmo sem sair de casa é hora de fugir de compras supérfluas.

As vendas caíram 80% e o faturamento sequer paga os custos de reabertura das lojas. diz o Estadão.

Até a próxima segunda-feira, 73 centros comerciais deverão estar abertos no País, conforme a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Mas isso não é necessariamente alento para os lojistas. “Ficar aberto não tem pago nem os custos de mercadoria”, diz Emiliano Silva, diretor de operações da rede de restaurantes Divino Fogão. O movimento nas unidades da rede em shoppings de Campo Grande (MS) e do Estado de Santa Catarina está 80% abaixo do normal. Já em Betim (MG), a queda é de 73%.

Ainda assim, continua a grita e a pressão sobre trabalhadores e sobre as autoridades públicas para que o comércio reabra. É como nos versos do pernambucano Ascenso Ferreira, falando do gaúcho que vinha, de lança em riste, “em louca arrancada”.

Pra quê? Pra nada?

 

 

Fernando Brito:

View Comments (49)

  • É terrível ver os brasileiros pagando um preço tão alto pela insânia dos últimos 7 anos. Uma loucura que permanece viva ainda na cabeça de metade do país.

    • Foram os brasileiros que apoiaram essa loucura e pelo jeito estão muito felizes.

      • O que me alivia é que muitos dos que ajudaram e apoiaram o golpe, moristas, patos e bolsonaristas, vão virar carvão no forno bozonarista. É a lei do retorno. O ódio destrói quem o dissemina. Estão espalhando ou se infectando com a doença, e infectando parentes. Não é prazer mórbido mas essa gente ignorante e odienta que ataca médicos, enfermeiros, pessoas que estão colocando sua vida em risco ( tenho um irmão médico) não deviam ter nascido ou o direito a atendimento em hospitais públicos. Muitos inocentes estão morrendo por culpa deles, na miséria, no crime, ou por covid-19. Eu mão esqueço e nem perdoo.

  • Shopping Center aberto quem ganha é a empresa empreendedora dona do shopping. O lojista não poderá alegar que o shopping está fechado para não pagar aluguel e condomínio + associação de lojistas.

    • Emília,por qué vc quer perder a liberdade??? se bem não é a doutrina teórica que o apregoa,as práticas tem sido nefastas nesse sentido,Mas,se vc dizer que o capitalismo nos oferece uma falsa liberdade,concordarei com vc.
      O ponto médio é o equilíbrio ,a sabedoría.
      Os pts,Lula principalmente seríam perfeitos em um Brasil equilibrado ,mas,estamos tão perto disso ,como da galáxia mais próxima.

      • Na verdade, minha intenção foi focar no significado das palavras. A leitura do texto me levou a isso. O consumismo para mim evoca a valorização dos bens materiais, enquanto que o comunismo evoca o compartilhamento. Meu conhecimento teórico sobre regimes políticos, formas de governo e sistemas econômicos é pífio. Penso que eu não aceitaria o comunismo tradicional, porque acho importantíssimo que os políticos sejam eleitos pelo povo. Mas também acho que todo governo deve ter como objetivo os interesses da população, jamais os interesse dos capital e dos donos dos meios de produção. Se é para ter um governo que prioriza os interesses dos que já têm poder e dinheiro em excesso, melhor não ter governo nenhum.

        • Cara Emília
          Não jogue suas "pérolas aos PORCOS".
          Eles NUNCA entenderão.

        • Mas,Emilia,vc está dizendo o mesmo que eu.Eu não a estou contrariando,estou concordando com vc.
          A única restição que eu fiz ,foi a questão da liberdade ,que é suprimida nos dois regímenes.Um de maneira explícita e o outro mascarado.

          • Não, eu não digo o mesmo. Eu digo, e repito, que entre um país capitalista subdesenvolvido que deixa seu povo ser explorado pela plutocracia internacional para lucrarem o máximo possível e um país comunista, prefiro a "falta de liberdade" admitida do regime comunista, do que a escravidão disfarçada do capitalismo neoliberal.

      • Sim, são fatos. Talvez um norte-coreano tenha, no sentido prático, mais "liberdade" que um morador da Vila do João.

        Quando falamos em liberdade temos o viés de colocar as coisas do ponto de vista de quem é classe média e teve oportunidades na vida, esquecendo que a poucos quilômetros de nossas casas tem gente numa sub-vida.

        • Me diga em qual regime comunista os cidadãos tem livre escolha do seus governantes????
          Poxa !!!! só se evolue analisando,quetionando,por qué é tão difícil de entender?

          • Posso te dizer também alguns regimes capitalistas onde os cidadãos não têm liberdade de escolher seus governantes. Podemos evoluir analisando e questionando o cerne da questão. Qual a associação direta entre comunismo e falta de liberdade? São conceitos antagônicos?

      • Acho que mais da metade da população do Brasil teria tido melhores condições de vida se tivesse nascido em Cuba ou mesmo na China do que tendo nascido aqui. Se fosse eu, entre nascer pobre em um país capitalista subdesenvolvido e em situação econômica similar a colonias, eu preferiria ter nascido em um país comunista. Aliás, é só analisar o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, para constatar que os países europeus que passaram pelo comunismo ocupam posições bem melhores que o Brasil. Até a maioria dos países do Oriente Médio ocupam posições melhores do que a nossa.

      • O que tem comunismo x liberdade, a não ser a idiotice da comparação. Oh povo precisando de instrução.....!

        • Vc precisa mais talvez.Porque negar a realidade é coisa de ignorante.
          Me diga em que regime comunista existe ou existiú liberdade????

          • Não é uma questão do comunismo ou do capitalismo. É conjuntural.

            Se eu vivo em um regime onde todos são donos de tudo mas tolero que um e outro sejam infiltrados com presentes e benefícios em troca de sabotar, esse regime ele não durará.

            Visto que o capitalismo imperialista (o que é um pleonasmo) se vale da sabotagem de regimes comunistas para ser implantado, decorreu que estes regimes, por auto preservação,
            historicamente se viram obrigados a escolher entre ser autoritários ou desaparecer.

            Já o comunismo não se implanta sabotando o capitalismo, portanto a lógica não pode ser utilizada reversamente .

        • Vc devería procurar ajuda em interpretação de texto.
          REPITO
          ----se bem não é a doutrina teórica que o apregoa,as práticas tem sido nefastas nesse sentido,---
          QUER QUE EXPLIQUE DE NOVO????

      • Que tipo de liberdade tem uma pessoa que acorda às 3 horas da manhã, se fode em dois ou três ônibus ou trens lotados, trabalha 8 horas por dia, almoça uma marmita fria, volta pra casa à meia noite, pra ganhar um salário mínimo?

        • Meu caro,em meu comentário falei da FALSA LIBERDADE DO CAPITALISMO.Deu pra entender?

    • Você tem razão, Emília. Quando até a Revolução Francesa é classificada como sendo comunismo, só louco não fecha com o comunismo.

  • Será que o covid-19 pode escolher somente aqueles que voluntariamente o procuram? Que todos os trabalhadores dos shoppings tenham alguma proteção divina.

  • O pessoal não vai consumir diante da incerteza que há pela frente. Não temos governo e a situação econômica ja vinha se deteriorando mesmo com as falácias das reformas o posto Ipiranga. Diante do futuro sombrio que nos aguarda, quem tem alguma reserva, vai procurar guardar para fazer frente as necessidades básicas.
    Quem não tem reserva e possui alguma bóia de emergência como um cartão de crédito, não vai se meter a queimar esse recurso com gastos não essenciais. Estamos caminhando para o precipício guiados por cegos ideológicos.

    • perfeito. tudo o que cai na conta é guardado e, se antes, ñ me dava a esses luxos ilusórios, agora, muito menos...sei lá o dia de amanhã, inclusive, se houver amanhã!!!

  • E HOJE EM DIA,AQUELE GAÚCHO,NÃO ESTARIA SÓ.Aqui,a maioria,não passa de BÓSTONARISTAS.Mas agora,e pra irem-se,ao PRECIPÍCIO DA ESTUPIDEZ.

  • Só terá nestes shopping as famílias "Miranda". Aqueles que "miram e andam", mas nada consome!

  • Mas se não abrir como os poderosos donos de shopping vão cobrar dos lojista

    • O quê estão fazendo os países sérios, sem um palhaço no poder? Estão ajudando as empresas assumido folhas de pagamento e isentando impostos. O desgoverno palhaço demente dá 1 trilhão aos bancos e sonega ajuda aos trabalhadores e diz que é culpa deles..

Related Post