Uma reportagem do Valor, hoje, mostra como é perigoso, em matéria de petróleo, fazer raciocínios simplórios e imediatistas.
A Petrobras, vocês se recordam, ia “quebrar” por conta da defasagem entre os preços internacionais da gasolina e do diesel, na casa dos 30%.
Agora, eles admitem que essa defasagem caiu para 9%. Talvez menos, porque o preço internacional do petróleo teve uma ligeira queda, em torno de 4%, nos últimos dias.
Não é lúcido tentar negar o óbvio, pois é evidente que o preço da gasolina – ao menos nas refinarias – está contido, embora o “mercado livre” pratique diferenças de preço que chegam a mais de 15% entre os preços nas bombas.
Mas é evidente que as forças políticas que, através da imprensa, clamavam por “reajuste já” visavam o desgaste político não apenas do governo Dilma quanto, sobretudo, a própria Petrobras, justo no momento em que ela será, como nunca antes, a ferramenta do país na apropriação para o Brasil da maior reserva de petróleo do pré-sal.
O reajuste, quando vier, virá na hora e no tamanho certo para ser absorvido, sem danos, política e economicamente, embora os “aumentistas”, aí, preparem uma nova temporada de “o mundo vai acabar”.
Da mesma forma, acreditem, vai seguir o leilão de Libra. A greve dos petroleiros, algo delicado, porque envolve a segurança das operações de extração e refino de petróleo, deve ser vista com serenidade, sem atropelos.
Dia 21, com o resultado do leilão, acabam as pressões.
E os que estão contra, por ingenuidade e desconfiança, vão ver que a mídia vai falar muito em “fracasso” do leilão”
Fracasso, para eles, claro, é a Petrobras ganhar.
View Comments (11)
Eu iria mais longe... fracasso para a mídia oposicionista, na verdade, é o Brasil estar muito bem.
Quero aqui aproveitar para fazer minha homenagem a essa midia que tantos servicos presta ao Pais. BUNDONA!
EXCELENTE MATÉRIA.
Brito,
Leio leu blog diariamente, por isso mesmo queria saber se vc viu a entrevista do presidente do Sindiato dos Petroleiros ontem ao Herodoto Barbeiro. Apesar de não ser uma entrevista longa e o entrevistado, que não me lembro o nome, foi bastante convincente em relação aos motivos da greve e também omporque de estarem contra o leilão de Libra. Se vc viu, como responderia aos motivos por ele alegados.
Foi a PETROBRAS que descobriu o Pré-sal e o Campo de Libra! Em nenhum país do mundo, dos E.U.A. à Coréia do Norte, o governo de um país tomaria um campo de petróleo descoberto por uma empresa nacional e o daria para suas concorrentes internacionais! Simples assim. O governo Dilma vem garroteando a PETROBRAS desde 2010, obrigando-a a vender combustível internamente mais barato do que o preço de compra no mercado externo. Descapitalizou a PETROBRAS em cerca de 20 bilhões de dólares neste período. E agora, no auge do garroteamento, obriga-a a pagar caro e endividar-se mais ainda, para explorar um campo que ela mesma descobriu! E não adianta dizer que a PETROBRAS vai ganhar o leilão, com certeza. Mesmo se existir esta certeza, a PETROBRAS vai ter que pagar caríssimo, diminuindo seus lucros enormemente para explorar, repito, um campo que ela própria descobriu. Me desculpe, Fernando, mas não dá para apoiar esta do governo Dilma. Greve com parada de produção!
Porém, a maior de todas as verdades foi pronunciada pela atual presidente da República. Durante a campanha, em 2010, Dilma Rousseff disse e está gravado que: “Privatizar o pré-sal é um crime e que ele é o nosso passaporte para o futuro”.
Meu parabéns!!!!!!!!!!!!
O grande problema do BRASIL é que muita gente (uma Argentina) ascendeu socialmente mas o ESTADO, como um todo, principalmente nas esferas ESTADUAIS e MUNICIPAIS ainda governados pelos TUCANOS e símiles, não acompanhou esse movimento. Pelo contrário, eles fazem toda força contra esse movimento. Mesmo os servidores públicos desses estados que têm todo o direito de expressar o seu descontentamento pelo aumento exponencial de trabalho sem o correspondente aumento salarial, e até brigar por isso, não usam esse argumento FUNDAMENTAL em suas negociações, porque no fundo também são TUCANOS e odeiam a multidão de ‘pobres’ ascendentes a quem têm por obrigação atender. Eles se condenam ao eterno achatamento salarial tucano e péssimas condições de trabalho apenas para não reconhecer a necessidade da ascensão social produzida pelos governos trabalhistas, liderados pelo PT, a quem também odeiam figadalmente, por obrigá-los a dividir o shopping, a Universidade, o trânsito, o avião, e até o trabalho com essa gente, e assim, ficam sem discurso diante de seus adorados algozes TUCANALHAS, cujo direito de explorá-los vergonhosamente eles defendem com unhas e dentes. O VIRALATISMO do 'braZiZilZil' é doentio... Copnseguiremos superá-lo efetivamente !?!? ******* ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA JULIAN ASSANGE, BRADLEY MANNING E EDWARD SNOWDEN JÁ !! FORA YOANI e MÉDICOS COXINHAS !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado !! ABAIXO A GRANDE MÍDIA CORPORATIVA, SEU 'MERCADO' & SEUS LACAIOS & ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO - O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Por falar em petróleo e Petrobrás...
Alerta a todos, inclusive os que não acreditam em "teorias conspiratórias malucas". Estou fazendo o alerta com antecedência, porque é melhor do que depois chorar pelo leite derramado.
Os tais "black blocs" provavelmente vão se juntar a outros manifestantes na segunda-feira, dia 21, para protestar no Rio de Janeiro contra o leilão do campo do pré-sal de Libra, e vão "tocar o terror". Já saiu a notícia de que Sérgio Cabral inclusive pediu a presença do Exército para fazer a segurança do leilão.
Pois bem, agora vem a "teoria conspiratória maluca", que vocês não são obrigados a acreditar, mas quero que pelo menos saibam sobre ela, antes que seja tarde demais.
No ano passado, em 2012, muito antes de começar qualquer onda de protestos no Brasil, foi criada uma espécie de mini-série brasileira de ação, chamada ApocalipZe (com Z), que foi inicialmente veiculada apenas no YouTube. Não sei se chegou a passar em algum canal de TV, mas no Youtube eu vi.
Nessa série "ApocalipZe", o tal apocalipse do título começa a acontecer justamente no momento em que estão havendo enormes protestos com o slogan "o Pré-Sal é nosso", inclusive com o Exército fazendo a segurança nas ruas. É neste momento, com a imprensa cobrindo os protestos pelo "pré-sal é nosso", do alto dos seus helicópteros (lembra a Rede Globo em junho), que tudo começa a acontecer. Um míssil saído não se sabe de onde atinge o helicóptero da rede de televisão, e começa a confusão, com tiros, mísseis, ataques com armas biológicas, e sei lá mais o quê.
Um verdadeiro pandemônio. Um verdadeiro apocalipse.
O interessante é que a série foi produzida em 2012, quando nem havia sinal de protestos violentos no Brasil.
E o que é mais interessante ainda, é que desde poucos dias atrás, o vídeo no YouTube que contém essas cenas foi tornado "vídeo privado", e ninguém pode assistir mais ele. Muito suspeito...
Mas quem viu, viu, e se lembra do caos que começa exatamente durante protestos pelo pré-sal, com o Exército fazendo a segurança das ruas, e a imprensa cobrindo tudo de helicóptero. Talvez uma descrição daquilo que vamos ver no dia 21 de outubro de 2013?
Se algo muito grave acontecer na próxima segunda, podem ir atrás dos produtores dessa série "ApocalipZe" para exigir explicações! Como eles sabiam?
Porém, a maior de todas as verdades foi pronunciada pela atual presidente da República. Durante a campanha, em 2010, Dilma Rousseff disse e está gravado que: “Privatizar o pré-sal é um crime e que ele é o nosso passaporte para o futuro”.
à PETROBRAS não falta crédito, detentora de uma reserva de +60bi de bassis de petróleo e que representa +/- 6tri de dolares
Como alguém pode ser tão fraquinho intelectualmente a ponto de achar que esse ser tem preocupações ambientalistas!!!!
Bem feito!kkk