Prender Aécio, julgado, sim. Agora, é ceder aos “instintos mais primitivos”

É difícil não ter, em relação a Aécio Neves, aquela reação famosa do desprezível Roberto Jefferson: por tudo o que fez contra a democracia e o respeito ao voto popular, é compreensível que, a muitos, desperte os instintos mais primitivos de vingança.

É verdade e não é diferente em mim e em muitos.

Mas, à diferença de Jefferson, não podemos ser selvagens ou primitivos contra os princípios da presunção da inocência, ao preço de nos tornarmos “dallagnóis” que condenam e querem prender a princípio e a todos que lhes são desafetos. É como justificam, afinal, o sequestro da condução coercitiva em relação a Lula.

A questão, em relação a Aécio Neves, é se a prisão teria alguma utilidade para a preservação do processo legal. E existem, como estão sendo aplicadas agora, medidas que lhe barram a capacidade de interferir e que, finalmente, o Senado fez aplicar.

Por isso, reproduzo um trecho do artigo de Luís Costa Pinto, hoje, no Poder360, do qual, por economia, omito a parte inicial do seu duro diagnóstico sobre o ainda senador mineiro, que “sempre esteve na gênese da crise política que paralisa o Brasil” e, inconformado com a derrota eleitoral, “aliou-se ao presidiário Eduardo Cunha e à camarilha que cercou Michel Temer na tomada do Palácio do Planalto”

Costa Pinto dá, a meu ver, a necessária medida de separação entre o que Aécio merece, mas que ninguém deve dar-lhe senão com o processo legal a que ele – ou qualquer um – tem direito. E, sobretudo, como diz ele, o prudente equilíbrio “para que a Justiça se distancie de justiçamentos”.

Ao contrário daquele que se deixa levar pelo instinto primitivo da vingança, não somos selvagens.

O fim que um mau político merece

Luís Costa Pinto, no Poder360 (trecho)

Aécio, na oposição, alimentou-se da soberba da expectativa de poder e nutriu-se da disseminação do ódio. Apostou alto na divisão do país. De um lado havia, para ele, a “esquerda”, os “bolivarianos”, os “esquerdopatas” e os “lulopetistas”, como se referia àqueles que estavam do outro lado e aos que ousavam divergir de sua forma obtusa de enxergar o mundo. Do outro lado era o “nós”, o “centro”, os “certos”, os “liberais”, a “resistência” para ele “sempre certa”. A partir daí, negou-se a fazer qualquer inflexão do centro à esquerda. Mas promoveu cornucópias com a direita escroque, do Bolsonaro, com os desmiolados de movimentos como MBL e VemPraRua e com legiões de corruptos e de corruptores.

Escapando do veredito de prisão imediata que o STF não lhe deve conceder amanhã, o maior castigo que Aécio Neves receberá será a resignação a assistir dentro do próprio corpo ao definhamento e aniquilamento de sua carreira política e ao enterro da trajetória dos Neves tão cuidadosamente honrada pelo avô. Ao Senado não cabe outra coisa que não seja cassá-lo –e terá de fazê-lo com celeridade maior do que o calendário do Conselho de Ética pretende. Sem mandato, será julgado em 1ª instância e poderá escapar de uma ou outra imputação, mas não escapará de todas. Certamente cumprirá alguns anos de pena na cadeia. Esfacelou a família, núcleo que hoje se ressente da irmã Andréa e do primo Federico, presos.

Não se deve desejar vingança a Aécio Neves, apenas a imposição da Justiça. Ela virá. Crer que o Supremo possa antecipar uma condenação é coonestar o justiçamento –e a maturidade institucional do Brasil não merece isso. Aécio merece fechar os olhos e refletir sobre todo o mal que causou a si, aos seus e aos adversários que sempre enxergou com a pequenez dos inimigos e jamais com a altivez dos rivais.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Eu até gostaria de sentir um pouco de pena do Aécio, mas não consigo, eu quero (com o perdão das palavras) QUE ELE SE FODA. Muito. Desejo vê-lo preso, exposto e humilhado em praça público. Por todo o mal que esse playboy fez ao país, pelo desrespeito dele pelo meu voto na presidente Dilma, pela molecagem, pela arrogância, enfim, por tudo. Com o perdão das palavras eu quero que Aécio, Andréa, Fred vão pra PUTA QUE OS PARIU.

    • Boa Daniel,acho o mesmo.bondade demais é idiotice.qto antes ele se ferrar vou ficar mais alegre.

    • Ah, a esquerda e seu infindável complexo de Madre Teresa de Calcutá. Aécio é o principal responsável pelo caos institucional, econômico e jurídico que afetam o Brasil desde 2014 após sua derrota. Cadeia já nesse plaiboy, que nunca precisou trabalhar na vida. Esse picareta é uma das maiores farsas políticas que este país infeliz e sua elite asquerosa já produziram. Cadeia nesse pilantra é nada perto da desgraça nacional que ele produziu. Chega de dar a outra face pra fascistas e pra direita que sempre cultivaram e disseminaram o ódio entre os brasileiros, dente por dente, olho por olho na política daqui pra frente.

      • --- e, inconformado com a derrota eleitoral, “aliou-se ao presidiário Eduardo Cunha e à camarilha que cercou Michel Temer na tomada do Palácio do Planalto”---
        Discordo do FB e de vc Alexandre,TENHO ABSOLUTA CERTEZA PELA SIMPLES ANALISE DOS FATOS HISTÓRICOS A PARTIR DAS MANIFESTAÇÕES DE 2013 ,QUE O CHEIRADOR E A TURMA DE CANALHAS QUE OPERACIONALIZARAM O GOLPE FORAM SOMENTE INSTRUMENTOS DE UMA MUITO BEM PLANEJADA IDEIA DO IMPÉRIO.
        FORAM OS OPERADORES EVENTUAIS (pela suas sujeiras, a sede de poder,e seu servilismo genético ao tio sam) neste golpe,assim como os militares o foram em 64.A farsa jato não foi um invento do Aécim,nem do psdbosta,foram apenas parceiros nesta jogada.Com o passar do tempo e em vistas de que a operação daria certo, e seja por covardia o espirito de casta o STF foi "levado" a se aliar. Aecim é mais uma camisinha que eles descartam,assim como já foi o Cunha e logo será a vez do traíra guampudo.
        No caso do Aecim ,as PROVAS e o comportamento posterior do meliante levariam a pensar que a prisão não pode ser comparada a (desejada por eles) prisão do Lula.Mas, ela servirá para definir se o congresso ainda manda ou os togados assumiram de vez.

    • Daniel, com esse pústula, da um gana mesmo. Só não chego a exigir que o esquartejem e exibam nos postes de Sao João del Rey, MG.
      O último capaz de levar na cara e virar a outra face morreu pendurado, há uns dois mil anos.

  • Parece que a Síndrome de Miguel (Miriam no avião) criou asas. Não se pode ter misericórdia com quem jogou, com outros, o país na sarjeta. A Tucanagem continua envenenando o dia a dia do país. No Mercy

  • Aócio é um criminoso reiterado.
    Proibido de reunir com comparsas e assemelhados não deu a mínima e seguiu delinquindo como bem demonstra sua reunião com outros políticos.
    O Senado, sentindo o tranco, não cassou seu mandato mas reduziu sua posição pública como senador.
    Mas ainda segue senador.
    Será tutelado para evitar novas transgressões ?

  • Gente, o Aécio, e qualquer outro criminoso, deve pagar na forma da lei. Desejar ou defender que esse câncer receba punição sumária, sem os necessários trâmites da lei, é justificar os métodos medievais de Moro, Dallagnol et caterva. O que não aceitamos para os nossos, igualmente não pode ser aceito para os contrários. Portanto, que o máximo rigor da lei caia sobre a cabeça de Aécio e de quem mais merecer tal rigor. Nada mais. Nada menos.

    • Infelizmente, quem pensa dessa forma como vc bem expôs, é chamado pela turma de "gente com síndrome de Madre Teresa".

      A esquerda tem que colocar na cabeça de um vez por todas, que não é porque o radicalismo ideológico da exterma-direita e do núcleo duro do Golpe, são extremamente hipócritas e incoerentes, que devemos também ser assim.

      Afinal, mais do que qualquer um, sabemos muito bem que ao defender as práticas métodos de justiçamento pela mídia e pela suposta "opinião popular", estamos dando vários tiros em nossos próprios pés. Até porque, quem garante que com o passar do tempo, o cidadão comum não passe a ser alvo de cerceamentos à liberdade e ao direito de defesa?

      Não podemos compactuar em alimentar um monstro, que nos pode engolir a todos. E afundar ainda mais o país, no ambiente de incerteza institucional.

  • Não tenho pena alguma do Aécio e, Cunha e Cabral que é, muito me satisfaria vê-lo preso.

    Mas, para todos eles, que tudo se passe dentro do devido processo legal e contra provas.

    Diferente disso, estaremos diante de um Estado policial e antidemocrático.

    A propósito:

    http://www.viomundo.com.br/politica/defesa-de-lula-empurra-joesley-para-o-colo-de-temer.html

    O Joesley negou ter mantido qualquer conversa não-republicana com o Lula.

    Então, se manteve conta no exterior em nome do ex-presidente, como afirmado anteriormente, foi à inteira revelia desse último.

    O mesmo se aplica à Dilma.

    Voltem, queridos!

    E que ao Joesley, o Joe Sem Ley, se apliquem os rigores que defendo para todos os golpistas: Papuda.

    Consta que, além dos malfeitos que agora vêm à tona, ou por causa deles mesmos, a JBS participou muito ativamente com prover recursos e logística aérea para o golpe parlamentar contra a Dilma.

  • 1. os defensores do avô do senador pego em flagrante estão nos devendo as grandezas feitas por ele (o avô) em nome do país. que sejam mais, muito mais do que sua capacidade de costurar coalizões, algo, parece, muito bem cotado nas mentes que gostam mais é de acordos em lugar de enfrentamentos.
    2. depois de corromper esferas e instituições, duvidamos que o senador pego em flagrante seja preso ou condenado a devolver os valores dos desvios praticados ao longo da carreira. (para começar, desde que foi presidente da câmara, uma espécie de eduardo cunha envernizado.) basta ver seu correligionário eduardo azeredo, impune, inimputável.
    3. quanto à "maturidade institucional do Brasil" só rindo com essa pérola que não brilha frente à realidade opaca e desnuda com tantos pilantras predadores nos poderes.

  • Estes tais instintos primitivos só valem para petistas , Cel. Othon, Cunha etc e etc e tal?

  • Se ele passar pelo menos uma noite no xilindró, já seria um ganho. Afinal, merecemos pelo menos 1 segundo de glória. Aécio merece um xilindró e nós merecemos ver isto. Meus instintos até que não estão tão primitivos assim.

Related Post