Preparando desculpas e salsichas: Cantanhêde e os “burros”, Merval e o “feriadão”

Nós somos, como disse ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, muito mal-informados, ao contrário das castas dominantes deste país, que têm acesso a coisas que, como disseram das salsichas, nós não engoliríamos.

Mas não somos muito mal-informados por sermos pobres, apenas, como disse o Príncipe. Somos porque temos uma imprensa partidarizada, desigual, e divulga e agrava os fatos que possam ser negativos a um lado e ameniza ou até omite os de sentido inverso.

Por isso, para revolta de muitos dos leitores deste blog, eu me dedico sempre a ler o que dizem os “ideólogos da mídia” , porque eles têm acesso ao que nós só encontramos depois de macerado e processado por nossas fábricas de salsichas midiáticas.

E o que leio mostra que esta turma já começa a preparar, como os institutos de pesquisa, suas “desculpas” para a “virada” (se é que algum dia esteve em outra posição) do quadro eleitoral.

E a coisa fica muito engraçada.

A D. Eliane Cantanhêde, depois de passar em revista aos sinais de que Aécio está se desmilinguindo, é tomada do espírito de FHC e aposta na “burrice” do eleitor de Dilma, que não saberia digitar o número na urna:

A favor de Aécio: o empate técnico o favorece, não só porque ele está numericamente à frente, mas porque a “quebra” de votos de Dilma tende a ser maior na hora do voto real. Uma coisa é dizer que vai votar em alguém, outra é acertar os botões, os números. O nível de escolaridade do eleitorado de Aécio é bem mais alto do que o de Dilma. Ela tem de passar à frente e ter gordura para queimar.

E Merval Pereira – ah, o Merval – já insinua que um “feriadão” no dia 28, dia do servidor público – pode influir no resultado das eleições:

O raio pode cair mais uma vez no mesmo lugar. O segundo turno da eleição será realizado no próximo dia 26, um domingo, e na terça-feira dia 28 é dia do funcionário público. Não é feriado nacional, mas considerado ponto facultativo. Não seria de estranhar se os governos considerassem ponto facultativo também a segunda-feira, dia 27, como aconteceu na eleição para Prefeito no Rio em 2008, também realizada num domingo dia 26 de outubro. O governo estadual decretou ponto facultativo na segunda-feira, dia 27/10. Eduardo Paes ganhou com 50,83% dos votos contra 49,17% conferidos a Gabeira. Resta saber quem seria mais prejudicado por uma manobra dessas: Dilma, que tem o voto da maioria dos funcionários públicos, ou Aécio, cujo eleitor de renda mais elevada pode ficar tentado a curtir o feriadão.

Viu, além de burro, que não sabe digitar, o eleitor da Dilma é funcionário público “marajá”, que vai para a praia  em todos os feriadões.  Esse país está perdido, não é?

Então, já que a coisa anda por aí, com este nível de sofisticação analítica, eu lanço mais uma tese: capaz de o Aécio ser prejudicado no dia das eleições em São Paulo porque vai ter muito paulistano ocupado em carregar balde d´água!

Fernando Brito:

View Comments (77)

  • Dilma perde em Brasília, como ela tem o voto do funcionário público... q

    • Dilma não tem a maioria dos votos dos servidores públicos federais. Pelo contrário. A revolta contra a presidente é grande, pois os salários estão muito defasados. Sou servidor federal, votarei em Dilma por saber que ela favoreceu os mais pobres, tornou o país menos injusto. Todavia, muitos não pensam assim, precupam-se apenas com seus umbigos. Quando defendo Dilma perante meus pares sou quase linxado.

    • sou de brasilia, e aqui a dilma não perde voto dos funcionarios publicos porque a maioria deles não votam nela( pra ser sincero não entendo o pq, devem sentir falta dos aumentos vultuosos do FHC), aqui em brasilia o feriadao seria otimo pra ela. muitos iriam pra caldas novas ou pirinopolis

      • dede, tb sou de Brasilia, e realmente muitos servidores públicos votam o Aécio. Mas se falando em BB e Caixa, são Dilma até a morte. De qualquer forma é fácil entender porque muitos gostam. Alguns pq são coxinhas mesmos, outros estão com saudades de contratos terceirizados nessa época de ouro do FHC.

        • Tudo bem mas fico preocupado com esse feriado. Antes o povo mais simples não viajava. Agora, graças ao Lula e a Dilma possuem veiculo próprio o que facilita passarem 5 dias viajando. Precisamos ficar de olho nisso!!!
          São milhares de votos cuja falta pode dar a vitória ao safado. Temos que pensar muito nisso...e agir!

  • Analfabetos conhecem números muito bem. E têm memória melhor do que a nossa, por motivos óbvios. Acreditar que o cidadão sem instrução não sabe apertar o dedo numa máquina mais fácil de operar do que o celular ou o orelhão só demonstra a ignorância de um único eleitor: a comentarista faescista da globo.

  • Hahaha. Que teoria é essa dessa tal Castanhêde?
    Pelamordedeus! Será que era para ter saído na coluna de humor e se enganaram na hora de publicar? Ficou muito engraçada essa piada.

    • Fernando e Vicente,

      A estupidez dos argumentos dos dois rola-bostas Merval e Catanhede é tão imensa que ouso colocar outra leitura para vocês:

      pode ser que estes senhores estejam apenas mostrando os primeiros sinais de um golpe na urna eleitoral, aquela que não tem o papelzinho do Brizola.

      • Não duvido.
        Por isso é importante ter fiscais no máximo de unras possível.
        Pegar o Boletim de Urna, com os totais de votos.
        E depois fazer uma totalização paralela.
        Porque, se houver alguma fraude, não será na urna eletrônica, provavelmente, mas sim em algum momento das totalizações.
        Embora eu não acredite, é sempre bom previnir.
        Cadastrar fiscais nas seções e orientar esses a pegar o boletim de urna no final da votação.

        • A caixa preta é nos centros de apuração, terceirizados.E para quem?

    • Esta enrugada é uma que compra Chivas Regal em Pedro Juan Caballero e fala que trouxe de Londres ou novajork.

  • ""São Paulo porque vai ter muito paulistano ocupado em carregar balde d´água!
    pergunto:
    vai pegar essa água aonde?
    água em São Paulo é coisa que "non ecxiste"! (nem para regar chuchu)

    • Pois é meu amigo, o pouco que tinha, foi usado para isso, regar a horta do chuchu. Agora, não sobrou nada para o Regrécio.

      • Acho que os paulista vão começar a vender os carrões para furar poço artesiano.... por falar nisso onde anda o alkimina e fhce

        • ..e desabar com casa e tudo dentro da cratera que surgirá, pela remoção indevida da água do subsolo!

  • Esses lixos escrevem para lixos como eles!!!

    São ocos e vazios (como os candidatos deles) e se tentarem viver do trabalho como você, Fernando Brito, morrerão em poucos dias. Esses lixos não trabalham, são PARASITAS, ficam por aí a produzir lixo ao gosto dos donos deles!!!

    Não é por nada, mas você precisa de muita vacina diariamente para acompanhar essa podridão produzida por esses cães raivosos!!!

    Temos uma dívida de gratidão muito grande para com você, Fernando Brito!

  • Quer dizer que os mais de 43 milhões, que
    votaram em Dilma no primeiro turno,
    na hora H vai errar o número?
    Minha tese é a seguinte:os eleitores de
    Aécio, que já estão comemorando antes da hora,
    vão ficar bebum igual ao candidato,e vão apertar 13.

    • Se caso fosse difícil, seria no primeiro turno, pois o presidente era o ultimo a ser votado, agora é beeem mais fácil.......

  • O único perigo que parece existir e pode ser real, são o suborno, as urnas e o voto digital, aquele que não deu certo no primeiro turno. Para mim, na minha modesta opinião, o primeiro turno foi o teste da oposição, onde quer que ela se encontre - nos institutos de pesquisas de opinião, nos tribunais, nos TCEs, na imprensa corporativa, nos partidos de oposição e os naturais eleitores de oposição convictos, afinal toda unanimidade é burra. Quando esses comentários da imprensa surgem com posturas dissimuladas de preocupação, é tudo teatro, estão é preparando o terreno para fraudar mesmo. Comparem os comentários na semana do primeiro turno com esses últimos. Lembrem de Boechat pedindo na TV para o eleitor não votar. Se bem que acredito que enganar uma vez, vá lá, duas vezes já é muita audácia. Ou melhor, é golpe mesmo. Imagino que quem comprar votos, na dúvida, também vai exigir dos comprados a abstenção. Só assim, a gente pode explicar o sumiço de praticamente 1/3 de votos inválidos. É muito voto nulo ou branco, e muita ausência de eleitores aptos. E, dessa vez, é a última bala de prata.

  • Eleitor da Dilma não só sabe apertar o 13 na urna eletrônica como também apertar o botão da descarga, destino mais correto para as m..... que a torcedora tucana escreve.

  • Gente!!!! Me acordem... É possivel alguém ser pago para fazer comentários neste nível? Assim fica fácil de entender pq Dilma não perde, Primeiro a direita escolhe um candidato éticamente indefensável, depois me põe analistas deste porte para defende-lo. Assim fica fácil DILMAIS uai.

Related Post