Presente de Natal para os paulistanos. Choveu a cântaros no Cantareira

Finalmente um temporal veio dar um pequeno alívio à dramática situação da água em São Paulo.

Que segue dramática.

Mas ontem registrou-se a terceira maior afluência de água do ano no principal sistema de abastecimento dos paulistanos.

Quase 4 bilhões de litros de água, ou cinco dias do que vinham baixando, em média, os reservatórios.

Melhor, a afluência generosa deve  continuar por mais dois ou três dias.

Mas, infelizmente, nem de longe o suficiente para o nível dos reservatórios “sair da lama”.

Continuam na “segunda cota do volume morto”, com 7% dela, apenas.

Ou 21,5% a menos do que o “zero”, descontado o bombeamento.

Dezembro, apesar deste “presente de Natal” tem tido chuvas que, embora fartas, ainda estão ligeiramente abaixo das médias históricas.

Tem sido assim em todo o Sudeste, também nas bacias dos rios onde se situa o maior conjunto de hidrelétricas.

Que devem fechar o mês em torno de 90% da vazão mais comum nos meses de dezembro, pouco para recuperar o mês de outubro extremamente seco.

Os problemas, se isso persistir, não serão agora, mas serão ainda mais graves no ano que vem.

Mas muito longe do que a “urubologia” catastrofista de Miriam Leitão previa, com a ajuda de “especialistas”.

(…)o risco é o de que se chegue ao fim do ano com apenas 10% de água nos reservatórios, o que seria uma situação “desesperadora” e forçaria um racionamento mais drástico.

O ano vai terminar perto de 20% no armazenamento hidrelétrico do Sudeste, não de dez por cento. É a “margem de erro”…

Mas isso é bom?

Não, é ruim, bem ruim.

Tão ruim que deveria repugnar a qualquer um fazer demagogia com o assunto.

Tão imbecil quanto gritar “estamos salvos!” com um temporal é bradar “estamos perdidos!” a cada problema.

Uma coisa é certa, e os ambientalistas precisam considerar isso: se não fizermos represas – claro que reduzindo ao máximo os danos ambientas, que sempre existem – estamos condenados a queimar petróleo para ter energia.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • São Paulo, infelizmente, vai enfrentar uma tragédia em 2015.
    Obras muito emergenciais, urgentes, devem ser realizadas par impedir essa catástrofe.
    Além de afetar profundamente São Paulo, vai afetar também o Brasil.
    Lamentável!

  • Fernando Brito, por favor leia essa matéria do Pravda. Tirando os rebuscamentos de linguagem eles falado as coisas diretamente, ponto a ponto.

    Dilma, próximo alvo de Washington?
    http://port.pravda.ru/busines/24-12-2014/37791-dilma_washington-0/

    Putin: o grão-mestre e o 'ferrolho de ouro'
    (sobre a nova moeda internacional e a queda do petróleo)
    http://port.pravda.ru/russa/22-12-2014/37785-putin_grao_mestre-0/

    http://port.pravda.ru/russa/10-12-2014/37749-russia_desafia-0/

  • Tem que fazer como o netinho aecio faz,editar como ele que ex.82% de aprovaçao de seu governo em minas,melhor educaçao sem pofessores,reduçao de serviores estaduais mas sem prestaçao de seriços,sem agua, luz e moradia mas nada pulicado na impressa s nao ser jornalista preso e cenurado e a sim sao paulo so tem 14 mi habitantes na av paulista e nos jardins o resto nao existe e os blogs sujos que inventam essas coisas.

        • E persistir no erro é burrice mmesmo, Ricardo Almeida não pode virar RN. Mil perdões RA! Não bebo e nem posso. Falta...visão...neuronal...

  • Situação hídrica da cantareira, e da maioria do País (exceção da parte inicial da bacia amazônica, que se inicia pelas geleiras), devesse a formação rochosa de sua região. Pode ser exemplificada da seguinte forma:
    Imaginem uma esponja, a terra, enquanto ela não se encharcar a água não vai "brotar" da terra. Então precisamos encher os lençóis freáticos, para vermos água estrondosa em qualquer rio. Vale ressaltar que o desmatamento altera o ciclo de entrada e proteção da água. São as entradas e saídas da água destes leitos subterrâneos.

    A Cantareira não iria dar conta mesmo, era só aguar uma seca mais rígida para a bomba estourar, ainda temos que dar graças a Deus a essa Cantareira ser brava e heroica, pois o regime foi severo e ela resistiu as retiradas maciça e repôs dia dia, além do que se sabia de sua capacidade.

    O que não se pode deixar é o governo de São Paulo aferir mais lucros com essa calamidade anunciada há dez anos, quero dizer incompetência politica e funcional.

  • Meu presente de Natal ganhei há um mês com a reeleição da Dilma. Esse presente veio lindamente embrulhado com o papel desempenhado pelos blogues "sujinhos".
    Muito obrigada,Fernando Brito e Miguel do Rosário.
    Desejo um felicíssimo Natal para vocês, com alegria, paz, saúde e companhia dos entes queridos
    Abração
    Eliane

  • Sem querer ser catastrofista...mas o ano de 2015 será uma catástrofe! Gentem...já falei aqui que o Cantareira não enche nem com um dilúvio! O problema desta represa não começou com a estiagem deste ano. Faz MAIS DE 10 ANOS que o Sistema Cantareira começou a secar. EXPLICO: o que enche um reservatório destes não é apenas a chuva que cai do céu...o que enche são os inúmeros rios e riachos que desembocam nele. No caso da Cantareira há mais de 10 anos o GOVERNO TUCANO de São Paulo está distribuindo gratuitamente mudas de eucalipto para a população. Quem conhece sabe que o eucalipto dá muito dinheiro e rapidamente...só que: seca todas as nascentes ao seu redor...Em Joanópolis, Camanducaia, Extrema, Monte Verde, Piracaia e Bragança Paulista estão derrubando a mata atlântica para plantar EUCALIPTO!!!resultado...vai demorar muito ainda para o Cantareira encher outra vez.

  • Fernando, Miguel e caríssimos companheiros de blog. Feliz Natal a todos vocês, que o ano novo tenhamos energias renovadas para a batalha que continuará seguramente.
    Fraterno Abraço a Todos !

  • Seria possível aumentar o volume dos reservatórios dragando seus fundos e/ou escavando buracos próximos a eles, interligando-os em seguida? Não conheço a viabilidade técnica disso, mas diante da desgraceira de uma seca de proporções australiana ou californiana, custo parece ser um mero detalhe. Mas a médio prazo, aumentar os corredores verdes ao longo das represas e rios de 15 para 60 ou 80 metros aumentaria o volume de água que chega aos reservatórios em algumas dezenas de pontos percentuais.

  • **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...

Related Post