Presidente da Funai sai e diz que Serraglio só defende ruralistas

Não poderia ser mais escandaloso o que diz Antônio Fernandes Toninho Costa, presidente da Funai demitido hoje pelo Governo Temer.

Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Eu saio porque sou honesto, porque não me curvei e jamais me curvarei para fazer o malfeito”, disse ele ao Estadão, afirmando que Osmar Serraglio é um “ótimo” representante da bancada ruralista, mas que “ele está sendo ministro de uma causa que ele defende no parlamento”.

Segundo Toninho Costa, ele vinha sofrendo pressões políticas para preencher os caros da Funai com indicações de pessoas que não tinham a menor ligação com a questão indígena e disse “ter documentos sobre “malfeitos” que o governo pretendia fazer com a Funai”, sem dar detalhes. “Entrei limpo e saio limpo. Estou saindo porque sou honesto”.

Na entrevista, o agora ex-presidente disparou sem piedade contra o governo:

“O governo nega tudo, nega até que está passando por crise. O governo está na ilha da fantasia e não reconhece o sentimento do povo brasileiro. E isso é muito ruim para as políticas brasileiras, e principalmente para as minorias. O povo brasileiro precisa acordar, o povo brasileiro está anestesiado. Estamos prestes a se instalar neste País uma ditadura que a Funai já está vivendo, uma ditadura que não permite ao presidente da Funai executar as políticas constitucionais.”

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Obrigado, Sérgio Moro, por ajudar a tirar uma presidenta eleita e honesta pra botar isso aí. A História não te esquecerá, nem os EUA, que te recompensarão.

  • Coitado do incapaz do "feicibuqui", não percebeu ainda que utilizar o estoque de "presos até delatar Lula", como o Léo e ex-diretores da OAS e agora o Duque, em depoimento em que estão livres para falar qualquer besteira, sem consequências, apenas evidenciam que o juiz-investigador, após três anos ininterruptos de investigação através de todos as instituições e respectivos órgãos da república, não tem prova alguma contra Lula, além do ouvir dizer e, portanto, tenta desesperadamente por CONVICÇÃO, criar o clima quantitativo do só PODE SER? O problema agora é ser Lula, envolver o mundo, a ONU, o Papa, a mídia mundial, a credibilidade do país e de sua justiça observados internacionalmente. É mole, condenar sem provas, por convicção e PowerPoint Delanhol, num cenário desses?

  • Ainda bem que nem todos estão na lama e podemos contar com exemplos como Toninho Costa. Estranho como depoimento de gente honesta não atrai comentários. Interesse pelos índios no Brasil é mesmo zero para muitas pessoas. Muito triste. Viva os Índios brasileiros !

  • Esse governo nega a realidade, vide a nova metodologia do IBGE para o índice de atividade econômica - que ao comparar com índice do mês anterior é como comparar bananas com laranjas.

  • No mundo invadido pelos europeus, onde os verdadeiros Donos chamados de índios erroneamente, pois são Indígenas, a preocupação é saber se eles são Antropófagos. Na Austrália, nos EUAN, na África e qualquer outro país em iguais condições o Natural da Terra, chamado de Índio, tem sido tratado como Bicho, fera irracional que deve ficar sob a Tutela do Estado por ser classificado como Incapaz. Eles não têm moradia decente e moderna, não têm esgoto sanitário, não têm iluminação pública, pavimentação de ruas, escolas Dignas deste nome, bibliotecas etc. Querem que guardemos e consolidemos a noção de que assim é melhor para Eles, que tirá-los do mato selvagem é crime e absurdo, visto que é sua natureza , que não precisam estudar para guardar sua cultura. Enquanto isso o branco tira-lhes as terras e a identidade; assim desprezados se tornam alcoólatras e suicidam. Quando nada mais deles restar dirão que são uns fracos.

Related Post