Triste constatar isso, mas Roberto Amaral, presidente do PSB, está para ser defenestrado pela Globo, que publicou inúmeros artigos extremamente agressivos contra o político.
A cúpula do PSB pernambucano, envolvida num mensalão junto com o PSDB, assumiu seu lado coronelista.
Discute-se o futuro da legenda não em linha com sua história política e ideológica, não em função do interesse nacional, mas seguindo o que a família de Campos quer.
E não se acusa Amaral de nada, apenas de ser “ligado ao PT”.
Ora, o PSB foi aliado do PT desde sua fundação. Participou dos governos Lula e Dilma.
Amaral foi ministro do governo Lula?
Sim.
Eduardo Campos também, e por mais tempo e com um peso maior.
A relação de Eduardo Campos com o governo do PT, que até então se pensava programática (e se revelou, mais tarde, oportunista) rendeu à Pernambuco um grande aporte de recursos federais.
A ligação do PSB com o PSDB é recente, e contradiz totalmente o programa e a história do partido.
E não sou eu que falo, é o próprio Roberto Amaral, hoje, que desabafa na imprensa:
“Quando o Partido Socialista Brasileiro teve a oportunidade de avançar, de se preparar para construir uma proposta de socialismo para o século 21, ele optou pelo patriarcalismo, ou, se quisermos, pelo coronelismo”, disse em entrevista ao “Estado de S. Paulo”.
Minoria na sigla, Amaral deve deixar a direção do partido no próximo dia 13, dia da eleição da Executiva. Carlos Siqueira, que hoje ocupa a primeira-secretaria do PSB, é apontado como o favorito para assumir a direção, com o governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, como primeiro vice-presidente.
“Essa é uma característica da classe dominante pernambucana. Mesmo quando o engenho vai à falência e o filho do dono do senhor de engenho vai morar em Boa Viagem [avenida em área nobre de Recife], ele continua ideologicamente senhor de engenho”, declarou Amaral.
Assista ao vídeo:
A coluna do Ilimar Franco de hoje, no Globo, diz que Amaral vai batalhar pela reeleição de Dilma Rousseff.
Amaral, segundo Ilimar, “acusa o partido de jogar no lixo da história a oposição de oito anos ao governo FHC”.
Se é verdade isso, bem vindo Amaral!
Os que lutam para aprofundar um modelo de desenvolvimento humanista e popular, focado na segurança e bem estar dos trabalhadores, te cumprimentam!
View Comments (72)
Viu, Erundina?
ISKRA, VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS! SOU PERNAMBUCANO, MAS SOU NORDESTINO! ESTOU DIVULGANDO SUA NOTA NAS REDES SOCIAIS! TUDO PORQUE ELE NÃO CONSEGUIU SER O VICE-PRESIDENTE DE DILMA.
Roberto Amaral, o Cara Legal!
Assim como os socialistas historicos do PSB. Bem vindo companheiros(as) e Camaradas. Nossa Luta Continua...
Acho que estão superestimando a importância do PSD e Marina, cada dia que passa menor vai ser o impacto do apoio dela, se o primeiro turno fosse hoje ela deveria ter 7% da intenção de voto.
Marina é a mulher bomba evangélica fundamentalista. por onde passa só deixa destroço, causa destruição.
"Ora, o PSB foi aliado do PT desde sua fundação. Participou dos governos Lula e Dilma.
Amaral foi ministro do governo Lula?
Sim.
Eduardo Campos também, e por mais tempo e com um peso maior."
O governador de Pernambuco o falecido Eduardo comeu nas mãos de Lula.
Amaral assegura o legado histórico deixado pelo sertanejo Miguel Arraes e pelo João Mangabeira, aquela PORRA ( desculpem o arroubo verbal mas tá difícil suportar ) daquela pomba representa ESPERANÇA , então...
Amaral, se você vier por der e vier, parabéns, mas o faça na tv, grave um depoimento no programa da Dilma e abra o verbo. Que diga que o PSB, traído e aparelhado pelo Campos e sua família ( hoje um espantalho midiático ), JAMAIS se curvará à botina do coronelzinho de merda das Minas Gerais, aquele que foi rejeitado pelo seu próprio povo e que só os paulistas em sua visão mesquinha de País , acolheu.
Diga Amaral, não apenas que o PT, Lula e Dilma , iniciaram a libertação dessa Nação e de seu povo ( ainda pra lá de incompleta ), mas sobretudo, que seus companheiros de partido ( que assim como o PPS e DEM acabará ) curvaram a cerviz oferecendo o dorso nu ao guante e ao relho que o psdb reserva ao povo brasileiro.
Perder eleições faz parte da vida , sobretudo quando viciadas, mas perder a dignidade, sobretudo nas últimas esquinas do caminho da vida significa a derrota sem volta.
Vamos Adiante !
Em tempo:
Ganhando estas eleições, necessário deixar de lado certos republicanismos que só servem aos poderosos e enquadrar brinquedinhos de luxo do porte desses juizecos a serviço da direita entreguista.
Devassar contas públicas no Paraná, São Paulo , Minas gerais e Pernambuco e colocar nas grades os figurões que hoje vestem o manto da ética e da dignidade.
Criminalizar a difusão de racismo e xenofobia através dos veículos de transmissão de dados e punir canalhas como Maiaras e Bergers.
Fortalecer a NBR e quebrar o domínio midiático da platinada rede de corrupção, travestida de televisão.
Ou rumar celeremente à democracia ou relegar esta nação à barbárie, estes são os muros a demolir.
Iskra li todo o seu texto, Muito emocionante. Parabens!
Muito bom o texto do Iskra, um comentário de alto nível!!!
Beleza de texto Iskra! Aproveito para dar as boas vindas à nossa Lídice da Matta do PSB da Bahia, graande companheira de lutas! É Dilma!!
Iskra em idioma russo seria "centelha", quero crer ... Tomara que seja.
Irretocável !! E gostaria mesmo de ver o Sr Roberto Amaral assumir publicamente , no horário eleitoral de preferência , essa posição. Só assim pra ficar claro que não é um "arrependimento" pra ficar bem na foto..
Iskra, o seu é o melhor e mais coerente texto que já li, ...dizer ao Sr. Amaral pra ele se redimir e vir pra tela ! não só gravar depoimento, gravar uma explicação deve desnudar a corja traíra do PSB em Pernambuco cuja sanha pelo poder, foi implementada pela família Campos que foi literalmente comprada / cooptada sabe-se lá por que forças(inclusive estrangeiras)! E isto o Sr. Amaral sabe ! Pra se redimir junto aos ideias históricos / filosóficos / doutrinários do socialismo que defende ele devia vir pra mídia e abrir a verdade !
Este sr., O Roberto Amaral é um dos mais importantes quadros da política brasileira. Um defensor do país, ciente de sua potência para tornar-se uma grande nação. O apoio dele me deixa mais seguro de que, a despeito de a Dilma ter sim, debandado para a direita, trata-se da melhor alternativa neste momento histórico. Tive uma oportunidade de falar com ele, somos da mesma família, defensores da energia nuclear e do uso de nossos recursos naturais para o desenvolvimento dessa grande nação chamada Brasil. É agradável lutar ao lado de quem tem coragem e não de quem frita ovos na Ana Maria Braga.
Um pouco mais de reflexão. A reação do Sr. Roberto Amaral é tardia. Talvez por ter sido preterido na escolha da direção do partido que, a rigor, tem uma presidente de fato, em caráter permanente: a Sra. Renata Campos. O PSB desgrudou-se do governo federal qdo a Presidente Dilma Roussef, com a MP dos Portos e a demissão do Paulo Roberto Costa da Petrobrás atingiu uma das "minas de ouro" (o Porto de Suape) do governo Eduardo Campos. Isso em 2012. Desde então, o PSB/PE guinou de vez à direita, buscando a impunidade institucional, garantida a esse nicho político no Brasil. E os ataques à Dilma Roussef cresceram em ferocidade. O Sr. Amaral e a Sra. Erundina, com uma longa estrada política percorrida, de nada se deram conta? Ingenuidade? Aceitaram de bom grado a Marina como candidata, engajando-se em sua campanha. Não leram o seu programa de governo? Não conhecem a trajetória da musa verde e a que interesses serve? Ingenuidade? Difícil explicar tanto vacilo.
É cara a cara que o PT deverá ouvir que mente quando só fala dos seus sucessos, não aceita críticas e desqualifica os adversários. A mentira está inscrita no autoritarismo dos que falam em nome do povo, arvoram-se em seus defensores enquanto se autoabsolvem de crimes comuns como o desvio de dinheiro público. A mentira foi, desde que o PT assumiu o poder, um instrumento de governo.
O PT mente quando quer controlar a mídia porque a teme — e a teme porque ela diz que ele mente — mas diz que o faz porque ela é “parcial” ou “vendida”. Parcial é o jornalista que discorda do seu modo de governar ou investiga suas transações.
Quer controlar a sociedade, porque a teme — e a teme porque ela aprendeu, por si mesma, a cobrar direitos — mas diz que quer “incentivá-la” a participar em conselhos que seu governo nomearia. Sabe o que é bom para a sociedade e quem deve representá-la.
Não admite que a sociedade é múltipla, dinâmica e, exatamente porque mais informada, rebelde aos controles e censuras. Já é participativa, não precisa de “incentivos”, como mostraram as manifestações de rua e como mostra, nas esquinas virtuais, o efervescente interesse pelas eleições.
Escolher entre Dilma e Aécio não é uma escolha entre pessoas. É uma escolha da sociedade em que queremos viver. Ao autoritarismo retrógrado do PT, prefiro os desafios e o ar fresco de uma sociedade aberta.
Rosiska Darcy de Oliveira
Não tem a ver com o que escrevi, mas, tudo bem. A regulação dos meios de comunicação não tem a ver com a censura a conteúdo e sim com a sua democratização, com a quebra do monopólio prevista, inclusive, na constituição/88 mas nunca implementada.
Rosiska, é o seguinte. Leia com atenção. O segundo turno traz duas propostas: a social-democracia petista e o conservadorismo tucano. O PSDB é retrocesso total, significa a vitória de um projeto que - de cara - exclui milhões de brasileiros, os pobres, os trabalhadores. Não há nenhuma proposta real para eles. O PT já conhecemos: um governo de centro-esquerda, defensor do capital, mas de orientação social-democrata, que busca melhorar a vida da maioria da população.
Essa é a situação. Agora, diante desse quadro eleitoral, não há como ter dúvidas.
O único voto possível é DILMA.
E qualquer cidadão que - assim como você - votar “nulo, branco ou Aécio”, por “picuinha” com o PT, não passa de um fascistóide, um miquinho-adestrado-da-direita. Entendeu? Ou quer que eu desenhe?
O negócio do PSDB é prestigiar o capital. Eles que que os pobres se explodam.
Ar fresco de uma sociedade aberta ? Como, se a única versão possível dos fatos é a que é divulgada pela "mídia imparcial e isenta" ??
E ser criticado é uma coisa , ser linchado dia e noite por 12 anos seguidos é outra muito diferente..
A imprensa pode publicar o que quiser, mas a exemplo de países civilizados que a direita do Brasil adora citar ( mas não copiar), se acusar sem provas terá que pagar por isso. Não me consta que o Reino Unido seja uma ditadura, mas Rupert Murdoch teve que fechar um dos seus jornais por ter cometido ilícitos .. Se fosse aqui, seu argumento imediato seria " ah ! a odiosa ditadura do PT"..
Esse tal de Ricardo é de direita, ele escreve o que a direita gosta.
No dia da reunião da executiva nacional do PSB aqui em Brasília, eu protocolei a carta abaixo transcrita.
-------------------------------------
Brasília, 08 de outubro de 2014.
Ao Partido Socialista Brasileiro PSB.
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63
Brasília - DF - CEP 70736-510
Fone: 61 3327-6405
Exmo Sr. Presidente Roberto Átila Amaral Vieira.
Face ao deslinde da votação para as eleições presidenciais, percebem-se movimentações no sentido de fazer com que o PSB apóie à candidatura do PSDB.
Como um partido que tem em seu nome o viés socialista poderia apoiar uma candidatura, cujos ideais sejam frontalmente opostos ao socialismo?
Não seria esse eventual apoio uma declaração automática de negação a toda uma história?
Não seria a consequência desse eventual apoio uma infame e dolorida bofetada no rosto de quem sempre acreditou na obediência aos estatutos do PSB?
Não seria a maior e mais nefasta consequência deste apoio um suicídio político?
Peço-lhe, que do alto da sua experiente e longa carreira política que leve esses termos à reu-nião do diretório nacional , no sentido de fazer mostrar um mínimo de respeito ao cidadão que tem o PSB como partido que não se deixaria cooptar por uma situação qualquer que fosse essa.
Espero que o PSB finalmente enxergue que a adoção de Marina Silva foi um grave equívoco, pois não transferiu votos ao nosso saudoso Eduardo Campos e colocou o país sob o risco de ver grassar a ditadura da mídia que sempre odiou todos nós.
Com os meus mais sinceros votos de respeito, carinho e admiração à sua pessoa,
Sergio Govea.
---|||---
Tenho muitos amigos filiados ao PSB, que endossam a correspondecia do Sr. Segio Govea. Parabens. Junte-se a nós e a Luta continua...
Digo Sergio
Ok. Fico feliz em ler isso.
Abraço . Deixo contato,
sergiogovea@yahoo.com.br
Os herdeiros do Dudu traíra vão apoiar o Aécio! Direito deles, mas estão traindo o vovô, quem diria...
Ou eles apoiam ou os pecados do falecido virão à tona, podendo, inclusive, descapitalizar muito o partido. Parece que nesses pecados o avião fantasma é só aperitivo.
Marília Arraes ( vereadora do Recife pelo PSB ) prima de Campos apoiou a reeleição de Dilma e rompeu com o traíra do Dudu .
Mas aquela viúva de Eduardo Campos não passa de um espantalho midiático com aqueles cabelos de bruxa, sabe muito bem que a única maneira de defender a memória imunda de seu marido é vender o partido ao psdb.
A memória e a herança ($$$$$$$$$).
Roberto Amaral, transforme o PSB, em Partido plurale socialista, e tire das mão dos Arraes. Se não o PSS, familiar vai virar o PAPOSO do Freire
"Isto é uma característica da classe dominante nordestina, em particular a Pernambucana. Mesmo quando ele transita..., o engenho vai a falência e o filho do senhor do engenho vai morar em Boa Viagem, ele (o filho) continua ideologicamente senhor do engenho (como o pai). Ele não faz o trânsito do patriarcalismo para o patrimonialismo, ou o capitalismo. Ele fica preso ao engenho que já se acabou. ...[e assim reproduz] as formas tradicionais de dominação, que determinam as formas tradicionais do fazer político."
Um fazer político arcaico, ou seja, uma herança escravocrata - pré-medieval - em plena modernidade capitalista.
Além do preconceito imbecil que vc transcreveu acima, vc fala de algo que desconhece totalmente, como a maioria que fala de "Nordeste" ignorando as características de cada estado.
Falar em engenho no século XXI? Terra de engenho hoje é São Paulo e Rio, os engenhos de PE a maioria faliu.
Se vc quer atacar o traíra Eduardo Campos eu ajudo, eu conheço os podres deste indivíduo pois, além de pernambucano, acompanhei toda a trajetória deste elemento e do vovô dele (que só é mito fora de Pernambuco), mas sem essa idiotice de atacar meu Estado.
Nordeste não existe, o que existe são pernambucanos, baianos, cearenses, gaúchos etc, sem essa de colar pecha regional generalizante pra cima da gente, vc não conhece o espírito de guerra do povo de Pernambuco. Eduardo Campos foi um erro brutal do Lula e não por falta de aviso, o próprio PT de PE o alertou várias vezes e o mesmo só pensou na eleição do Haddad, deu nisso.
Quando vi esse comentário parecia eleitor tucano fazendo ataque grosseiro, mas eu sei que tem muita gente despolitizada na própria esquerda uma das razões pro enfraquecimento do combate à direita no país.
Fazer político arcaico com a Globo no Rio representando o que há de mais atrasado no país, Alckmin e Garotinho, faça-me o favor. Mais um pupilo de FHC (espero que o Tijolaço publique o comentário, comentei duas vezes noutra matéria e os comentários não apareceram, pode ter sido o adlock do Firefox ou não liberaram, e se for o segundo caso, não entendo o motivo pois foram críticas mas pra alertar certos militontos que estavam querendo incitar guerra regional mordendo a isca do sociológico vendilhão FHC, o Emir Sader escreveu um texto sobre isso, tem gente na esquerda que só faz dar tiro no pé do PT achando que estão fazendo bem).
Erundina e Osmarinha continuam rancorosas e de braços dados com a Neca.
Em nome da classe trabalhadora. Não é Erundina e Osmarina!!!!
Vejam essa bomba, um policial mineiro denuncia Aécio Neves com drogas.
https://www.youtube.com/watch?v=IpTIheiuEpo
Já fiz a minha parte,coloquei o link em vários blogs.
esse vídeo tem que ir para o horário político.
Salvem antes que suma.
Valeu Edir.
Vídeo para ser replicado e divulgado.
Uma VERGONHA para o Brasil ter um candidato a presidente desse nível, e os ditos "CULTOS" e "BEM INFORMADOS" não perceberem o PERIGO que isso representa.
O Dudu comecou a destruir o partido, e a Marina terminou de vez.
Quem diria, mas o Amaral estava bem animadinha com a primeira pesquisa que mostrava Marina acima de Dilma, caiu de quatro na pesquisa e agora näo consegue levantar do tombo.
Valeu Edir, baita colaboração, chocante! O Brasil tem que ver isto cara! Já carquei no Face e vou largar noutros blogs! Quanto ao Roberto Amaral, me biliscou uma pulga atrás da orelha; Não estaria ele, com esta jogada, sendo agente duplo, com a intenção de que se Dilma eleita, alivie para as falcatruas em Pernambuco e com o jatinho milhionário??? Este truque é velho e agora é tarde, não muda nada na campanha indo pro final, Roberto Amaral declarar voto em Dilma. Muda pra ele, amaral, mudaria para Erundina, ou seja, menos feio ficaria para eles. Mas para a campanha da Dilma, o que eles tinham que fazer de estrago com a "Ismigol Brazuca" e o Traira (finado) e o traira Beto Albagre, já fizeram. Que apoiem, eu não mudo minha opinião sobre o PSB...Partido Serviçal Brasileiro.
Percebam bem o que faz a diferença. Aqui,com Amaral, a coragem de resistir a seduções baratas e não jogar fora uma história de lisura na vida pública. Num dos post anteriores, vimos o Romero Jucá, de passado duvidoso, alinhado no sabor das vitórias petistas com o governo. Agora, como um rato, não tem nem paciência de verificar se o navio atual vai mesmo afundar. Já se bandeou pro lado do Aécio. A grande diferença é qualitativa. E se, virarmos os ventos com a força de nossa confiança e do nosso voto, dos ratos nos livramos agora.