O processo do TCU que analisa as contas do governo Dilma, e que os golpistas (Eduardo Cunha, Aécio, mídia) esperam usar para violar a soberania do voto e reverter sua derrota eleitoral, desmoraliza-se cada vez mais.
Agora ficamos sabendo que o presidente do TCU, Augusto Nardes, foi ao Congresso pedir pessoalmente aos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, para darem prioridade à votação.
É uma situação caricatural. O Congresso nunca votou as contas de governo desde a era FHC. E agora quer votar tudo a toque de caixa, para limpar a pauta, e votar ainda em agosto as contas de Dilma.
Por determinação de Nardes, a defesa do governo Dilma será analisada com estranha urgência pelos técnicos e ministros do TCU. Todos terão menos de 15 dias para analisar mais de mil páginas.
Toda essa pressão e urgência seguem uma agenda política: fazer com que todas as armas do golpe sejam disparadas ao mesmo tempo, em agosto, quando a imprensa corporativa (a mesma que deu o golpe de 64 e se locupletou no regime militar) fará o esforço final para derrubar o governo.
Nardes é um político de extrema-direita, cuja carreira se iniciou na ditadura, ligado ao partido que apoiava o regime militar, e, na contramão de toda ética judicial, tem manifestado, em entrevistas à mídia, sua tendência a rejeitar as contas do governo Dilma. E isso antes de ler a defesa do governo!
***
TCU pede que Congresso priorize votação de contas de ex-presidentes
QUI, 23/07/2015 – 17:42
Da Agência Brasil
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes pediu nesta quinta-feira (23) aos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, na volta do recesso, em agosto, tenham prioridade de votação as contas pendentes de governos anteriores que estão à espera da análise dos parlamentares.
Augusto Nardes encontrou-se na manhã de hoje, nas residências oficiais dos presidentes do Senado e da Câmara, com Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
“No meu entendimento, como há muito tempo [as contas de ex-presidentes] não vêm sendo votadas, a sociedade não tem conhecimento dessa matéria, de extrema importância. Fiz esse apelo, e a reação foi muito positiva: será dada prioridade”, disse Nardes.
Na Câmara, há cinco processos de contas prontos para serem votados no plenário da Casa, dois deles referentes aos governos dos ex-presidentes Fernando Collor e Itamar Franco. Há ainda prestações de contas pendentes dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Não há ordem cronológica obrigatória para o exame de contas.
Sobre o julgamento das contas de 2014, do governo da presidenta Dilma Rousseff, no TCU, Nardes, que é o relator do processo, não quis dar prazo para concluir o relatório, mas adiantou que, como as explicações enviadas pelo Executivo à Corte estão contidas em documento de mais de mil páginas, a leitura deve levar mais tempo que os 15 dias habituais. Todos os ministros do TCU receberão cópia das explicações nos próximos dias.
“Determinei urgência para que [o documento] seja avaliado o mais rápido possível pela equipe técnica. É um trabalho puramente técnico avaliar os números”, disse o ministro.
Quando esteve hoje nas residências oficiais de Renan e Eduardo Cunha, Augusto Nardes encontrou-se com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. Nardes disse que Barbosa pediu audiência com os ministros do TCU na semana que vem. Ele informou que, na próxima semana, pode receber também o ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
Augusto Nardes descartou a ideia de que interesses políticos possam influenciar o parecer dos ministros sobre as contas da presidenta Dilma Rousseff. “O TCU é uma das cortes mais independentes. O relatório é feito por técnicos. Não existe ilação política a ser feita em torno do TCU”, afirmou.
View Comments (38)
Somente quem não conhece esse tipo de VERME que é o NARDES,vigarista histórico DA ARENA GAÚCHA.Isto,além de vigário,era DEDÃO!Desde criancinha!
“O TCU é uma das cortes mais independentes. O relatório é feito por técnicos. Não existe ilação política a ser feita em torno do TCU”, afirmou.
###################
Essa declaração já ganhou o prêmio de piada do dia. Essa corte é formada para "abrigar" políticos decadentes e corruptos, como esse pilantra desse Nardes que é filhote da ditadura. O sujeito ainda tem a cara de pau de pressionar deputados e senadores para rejeitarem as contas do governo, um coxinha picareta. E a Dilma, em outro planeta talvez.....
QUAL A "INDEPENDÊNCIA" QUE TEM UM SUJEITO DESSA ORDEM, ENVOLVIDO COM CORRUPÇÃO ?
SE EU ESTIVESSE NO LUGAR DE DILMA, LEVANTARIA DE IMEDIATO A SUSPEIÇÃO DESSE INDIVÍDUO, TENDO EM VISTA QUE SUCESSIVAMENTE ELE JÁ DEMOSTROU INTERESSE ESCUSOS PARA PREJUDICAR O PAÍS.
Membro do TCU pré- julgando, fazendo política? Se o governo tivesse coragem iria argüir a suspeição deste ministro-político, mas como não tem...vexaminoso isto!
Se isso não é política e suja , o que é ? Assustador a cara de pau desses " senhores ".
A oposição AO BRASIL, os trastes do pig e do congresso junto, na mesma foto. Pelas caras, lutam contra o tempo e contra a realidade. Eles são piores e tem históricos não defensáveis, diferente daquela do governo que querem depor.
Aproxima-se a batalha final e o que os defensores do povo e do país devem fazer é, em primeiro lugar, alertar a todos os democratas do perigo que ronda o país. E em segundo lugar, procurar destruir o clima de alto pessimismo e revolta que a mídia tentará construir em Agosto vindouro. E em segundo lugar mostrar a verdadeira face dos golpistas, homens de duvidosa integridade moral, que não podem se apresentar como baluartes da honestidade. E mesmo se o fossem não poderiam eles, baseados em minúcias contábeis insignificantes que nunca foram levadas ao pé da letra nem aqui nem alhures, e também em risíveis pesquisas do Ibope, esfaquearem a democracia tão duramentte conquistada e o Estado de Direito, com consequências completamente imprevisíveis.
Se essas canalhas golpistas reprovarem as contas da campanha de Dilma, só resta aos milhões que a reelegeram irem às ruas, principalmente os movimentos sociais, sitiarem o Congresso, Senado, TCU, STF, o raio que o parta. Mas essa corja não passará ou vai sobrepujar a vontade de 54 milhões de pessoas. Se querem uma GUERRA CIVIL, vão consegui-la. O caos se instalará no país. E eu estarei lá.
Não se preocupem nessa turma tenta afastar Dilma porque são um bando de ladrões e vem a invetigações chegar ao seu quintal. O ministro (“adorado” pela oposição) Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), autor de um relatório em que aponta irregularidades nas contas do governo federal em 2014 (as chamadas ‘pedaladas fiscais’) teve o nome envolvido em denúncias de propina em obras públicas em documentos apreendidos com executivos da Camargo Corrêa.
A denúncia foi feita pela revista Carta Capital. A reportagem cita um “termo de acordo” de 500 mil reais de Nardes com o ex-diretor do DNIT( Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, e com o PP, o partido do ministro.
O caso do cartel das empreiteiras que prestam serviços à Petrobras, investigado pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, envolveu recentemente o nome do presidente do tribunal, Aroldo Cedraz, tornando ainda mais fragilizada a credibilidade da instituição que investiga Dilma.
O empresário Ricardo Pessoa, em delação premiada, revelou à Justiça que pagava R$ 50 mil por mês ao advogado Tiago Cedraz, filho do ministro, para obter informações privilegiadas que dissessem respeito à sua empresa.
É cada um pior que outro, Renato, mas eles têm engavetadores.Nada sai dali. Se saísse, mesmo, quem estaria no psdb, agora?
Acabei de postar no Facebook:
Aécio devastou a educação em MG, construiu um aeroporto com grana pública nas terras da família e é citado na Lava-Jato.
Caiado é processado pelo MPT por usar trabalho escravo em suas fazendas.
Agripino Maia é investigado por receber propina de R$ 1 milhão.
Aloisio Nunes é citado na Lava-Jato, também por receber propina.
Eduardo Cunha, bem, esse é autoexplicativo.
Deixa ver se entendi: essa é a oposição que quer destituir a Dilma, eleita por 54 milhões de pessoas, e conquistar o poder à força?
Sou gaúcho e conheço bem este escroto, desde os tempos da arena jovem. Nada me surpreende deste canalha. A única surpresa (nem tanto) foi ver o PT colocá-lo no TCU.