O que existe de mais nojento, egoísta, cafajeste, no pensamento da nossa elite, está expresso na verdadeira campanha política e midiática que os procuradores da Lava Jato estão fazendo para que os executivos das empreiteiras não tenham seus direitos de defesa assegurados, e para que o governo não celebre acordos de leniência com vistas a preservar empregos e tecnologia acumulada.
Além disso, os procuradores violam diversas leis e códigos de ética ao posarem desta maneira para a capa de um jornal.
Para início de conversa, violam o Código de Ética do Ministério Público, que exige zelar pela impessoalidade na relação com a imprensa.
Esse código, como toda a lei, obedece a um espírito de justiça e a um princípio democrático.
O procurador representa o lado da acusação. É o Estado acusador. Para haver equilíbrio, dever-se-ia mostrar também o lado da defesa.
Um dos procuradores sintetiza, maravilhosamente, o egoísmo psicótico que parece ter dominado setores do Ministério Público:
“A CGU foi feita para controlar corrupção de funcionários públicos, não para ser a salvadora do emprego”, afirmou Carlos Fernando Lima, em entrevista à Folha.
Ora, a preocupação com o emprego de quase meio milhão de trabalhadores é mais que um dever do servidor público; é uma obrigação moral.
O senso ético não se revela apenas combatendo a corrupção; ele é antes de tudo um sentimento de humanismo em relação a outros seres humanos; no caso, em relação a meio milhão de trabalhadores que não podem pagar com sua vida para que uma dúzia de procuradores tenham seu ego satisfeito.
Se o Brasil conseguir sobreviver a esse odioso golpe, em que a necessária luta pela corrupção se transforma em arma política para provocar uma profunda crise econômica e social, com vistas puramente a desgastar o governo, teremos dado um grande passo em direção a nosso futuro.
A comparação com “Os Intocáveis”, além do mais, não poderia ser mais ridícula e equivocada. Eliot Ness combatia Al Capone, que vivia sobretudo da venda ilegal de bebidas.
As empreiteiras e empresas agregadas, alvo da sanha destruidora desses procuradores, são responsáveis pela construção de todas nossas hidrelétricas, estradas, pontes, aeroportos, portos, ferrovias, estações elétricas, plataformas de petróleo, etc.
Sem contar que a comparação esquece o ponto principal.
Al Capone foi preso por sonegação de impostos…
Quem deveria aparecer na capa do jornal, portanto, como herois, são os procuradores da Operação Zelotes, que investiga um esquema de evasão fiscal que pode ter desviado quase R$ 20 bilhões dos cofres públicos.
A Operação Zelotes lida com valores muito maiores do que a Lava Jato, e não está promovendo nenhum desemprego em massa no país.
View Comments (36)
Cadê o CNJ?
CNJ, Gilmar Mendes, como? Para onde recorrer contra esse tipo de abuso? Como o brasileiro se deixar levar pelo fanatismo politico e religioso.
Não sou admirador do cnj, longe disso, mas para recolocar as coisas nos seus lugares, seria atribuição do Cnmp e não do Cnj. Ah, e não tem nada a ver com o Judiciário.
Ora, Fernando, o emprego desses bostas está garantido. Os outros que se lasquem.
Dizer o que? Representantes do MP fantasiado, se prestando a um papel de idiotas nos faz duvidar da nossa justiça. A próxima capa da Veja será o Juiz fantasiado de Batman, outro de Superhomem o seguinte de capitão Marvel e por aí vai. Francamente a que ponto chegamos. Por que não se fantasiam de Chapolin Colorado pelo menos esse era esperto.
Caro Fernando, é muito necessário fazer uma clara distinção entre o que ocorreu na Petrobras e o que se achou na Operação Zelotes, bem como na Lista do HSBC.
O esquema montado pelos delatores e maus funcinários da Petrobras, Paulo Roberto e Barusco era fora da governança da empresa. Não houve desvio ou roubo de dinheiro da Petrobras como querem nos fazer crer esses procuradores, com aprovação do Poder Judiciário.
O dinheiro da propina, repito, propina, vinha das próprias empresas envolvidas. Era uma pequena parte - face o montante envolvido - de suas bonficações ( do BDI) que eles passavam aos propineiros. Portanto, dinheiro que já era legalmente deles.
O caso Zelotes é muito diferente, pois tratá-se de grave lesão aos cofres públicos pela corrupção de funcionários com o objetivo de legalizar a sonegação das empresas envolvidas. Tratá-se de roubo ao Erário mesmo dentro da governança do Estado brasileiro!...
O Caso do HSBC também é muito mais grave, pois tratá-se de evasão de divisas e sonegação deliberada!"
Somado os dois, o caso da Lava-Jato é mais do que fichinha.
A cada dia fica mais do que provado o seu uso como ferramenta política por parte desses procuradores (burgueses e antipetistas mesmo!), com aval da Justiça, bem como da oposição de direita para atingir o governo do PT e ao mesmo tempo criar uma cortina de fumaça para esconder da população a Zelotes e a Lista do HSBC, onde esses senhores e senhoras estão atolados até a boca!......
Esclarecedora sua resposta,Sérgio. Sem duvida é divulgando informação que se alertará e dará consciência a população
LAVA JATO foi propina, nada mais!...
ZELOTES E HSBC é corrupção e sonegação pesadas!...
LAVA JATO vira cortina de fumaça para encobrir os dois, onde a oposição de direita está atolada até a boca!...
LAVA JATO virá ferramenta dos antipetistas para atingir, por meio da manipulação da população, o governo do PT.
ANTÍDOTO: Informação e comunicação com e para a população!...
E como saldo para eles a privatização da Petrobras e a entrega do Pré-Sal para os Gringos, depois a Globo fatura com os comerciais, pra convencer o povo que os "gringos são bonzinhos!"
No meu simples entender, tem gente demais querendo fiscalizar corrupcäo.
Para que serve tantos órgäos neste país ? só para nós povo trabalhador pagar os salário desta gente. È TCE TCM TCU MP PF PGU STF e por aí vai.
Depois vem os engravatados juiz/promotor/desembargador/procurador e séi lá mais o quê ?
Brito faca uma matéria sobre estes cargos todos, gostaria saber !!!
È muita gente e um está atrapalhando o outro .
Vamos acabar com isso, näo dá mais para continuar mantendo esses engravatados com bons salários e fodendo o trabalhador (deculpe o palavräo) mas to de saco cheio com esta gente , estou !!!!!
Meus Deus onde vamos para ?
Fotos como esta me fazem lembrar de uma extrema direita cristã fascista.
DEBOCHE TOTAL !!!!
Esses novos paladinos da ÈTICA travestidos de policiais, querem matar o doente para curar a doença, ou seja, querem acabar com a economia do BRASIL para combater a corrupção. É o fim dos tempos....
Sem falar que demonstram não saber absolutamente NADA de História do Brasil, onde a impunidade das ZELITES é histórica e só agora começa a ser combatida, mas eles querem derrubar o único governo que está fazendo isso em nossa história.
Enquanto isso na SALA DA JSUTIÇA: "ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...."
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
É a turma de reacionários do MP, que só ver corrupção no PT, no PSDB para eles todos santos.