Professor de Hidráulica da Poli/USP confirma o que o Tijolaço vem dizendo: Alckmin mente ao povo de São Paulo

Não pensem que este blogueiro não tem medo, porque tem.

Algumas vezes, mais do que ter informações, ele precisa acreditar na sua própria capacidade de  juntar fatos e dados fragmentados, pensar e afirmar.

Não por vaidade ou pretensão, mas para esclarecer as pessoas do que não lhes é dito.

Acabo de ler a entrevista da querida e sensacional jornalista Conceição Lemes, no Viomundo, com o professor aposentado de Hidráulica da Escola Politécnica da USP Júlio Cerqueira César, um profissional com 40 anos de experiência e que conheceu por dentro os órgãos estatais de operação e planejamento do Estado de São Paulo em matéria de abastecimento hídrico.

E, com essa autoridade, ele diz o mesmo que este blog, há semanas, vem dizendo.

“O senhor governador está  preocupado  com o dia 4 de outubro.  Ele acha que se falar em racionamento, a população não vai votar nele. Então começa a inventar uma série de jogadas demagógicas. Só que ele já está racionando a água há mais de dois meses.”

“Só que eles estão fazendo o racionamento dirigido. Dirigido a quem? Aos pobres que não reclamam. Vão deixam os ricos para o fim.”

“Não é reserva estratégica coisa nenhuma (o volume morto dos reservatórios) . É um volume 400 milhões de litros de água que está lá.  Só que ele não é usável, porque está abaixo do reservatório do Cantareira.”

“Se eles tirarem a água agora, eles vão jogar o problema para três meses à frente. (…) Quando começar a chover em outubro,  os reservatórios do Cantareira vão começar a encher? Não!!! O buraco é que vai encher primeiro.  Enquanto não estiver cheio, nada de água nos reservatórios. E a quantidade de água das chuvas é menor do que essa que vão tirar do buraco. Em vez de três meses, vai levar um ano para encher esse buraco e começar a entrar água no reservatório”

Serão necessários dois anos para ela ficar concluída (a obra do Paraíba do Sul). Por isso, pra mim, é mais uma jogada demagógica do governador.

“Não tem como sair (desta situação). Nós chegamos agora num ponto que vamos ter de suportar essa estiagem até começar a chover de novo.  São seis meses de racionamento violento.  O Cantareira representa metade da água de São Paulo. Não tem outro jeito, a não ser racionar.”

Tudo, como os leitores mais pacientes podem recordar, o que este modesto e carioca blogueiro, muito longe das represas, tem afirmado com os dados técnicos que, teimosamente, vem recolhendo todos os dias.

E que uma grande mas cúmplice imprensa paulista tem tratado de forma superficial, quase que se limitando a reproduzir o que dizem a Sabesp e Geraldo Alckmin.

E que são o que o professor Cerqueira define, sem meias palavras: mentiras.

Leia a entrevista que ele dá a Conceição Lemes, no Viomundo.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Grande Conceição.
    Que pena alguém vai ficar sem água..Perderam tempo
    procurando as Mazelas do PT, não encontraram, cavaram
    fundo e se enterraram...
    Não conseguem sair do buraco.
    Fernando hoje quase 20 minutos de Petrobras na GLOBO...
    Vamos ter que quebrar esta sequencia...
    Vamos cobrar o que a Globo deve, para ela saber o que é
    honrar com suas contas...

  • Fernando, agora começa a ficar claro o pq do bombardeio na Petrobrás: além de interesses financeiros já conhecidos é também para desviar essa bomba relógio que está para estourar no colo dos tucanos e dos paulistas, mais uma vez você acertou em cheio..
    Parabéns

  • Estava na sala de espera dum consultório médico hoje pela manhã e a TV estava ligada na globo. No programa da Fatima, tinha alguém do governo paulista mostrando detalhadamente o "jenial" plano da transposição do rio Parnaíba como se fosse a grande e 'simples' solução do problema. NENHUM contraponto.
    Me dirigi moça da recepção e perguntei se podia mudar de canal. Pra meu alívio, ela concordou.

  • Vai ter Copa!
    Lula e Dilma entregaram todos os estádios e mais de 90% das obras.
    Falta saber se a CBF/Grobo vão entregar uma seleção.
    A única certeza é que na abertura da Copa não terá água em São Paulo.
    Onde a Direita/PSDB governa é certeza de crise e escassez.

  • As obras de implantação das bombas, que começaram no na última segunda-feira dia 17/03, para captar a água do volume morto, representa um prejuízo de R$32.000.000,00 aos cofres da Sabesp, e do consumidor paulista. Compra emergencial sem licitação, fruto do descaso e da falta de planejamento.

    • Quantos % de comissão por fora a tucanada deve estar cobrando atualmente nessas compras sem licitação, heim?

  • Professor Júlio Cerqueira Cesar, não queira vir agora dar uma de descobridor da pólvora ou mesmo inventor da roda. Todo o Brasil sabe,menos São Paulo, que o Alkimin não fala a verdade desde la de Pinda, Pindamonhangaba, onde a Lú tinha uma "vendinha".

  • O problema é a agência de risco - que não viu o Lehman Brother's quebrar - rebaixar a nota do Brazil. Imagina a nota da SABESP. Será que estão valorizadas?
    Já ouvi um experto (com "x" mesmo) espertamente dizer que o racionamento de água deve ser determinado pelo município. Presta atenção Haddad. Seria recomendável o Sr. Prefeito de Sumpaulo a convocar a imprensa para a seguinte fala: - o Governador Aidenós garantiu água para Sumpaulo, e até hoje ele ainda não deu motivos para desconfiar dele. Uma vacina, só como prevenção.

  • Se a Dilma trocasse parte do Ministério ( aquela vital ) por parte da Blogosfera Progressista "Sujíssima" ( aquela que conta ), certamente aumentariam as chances de um futuro para o nosso povo. A nossa grande sorte é essa " oposicinha " . Agora , se viermos a perder um projeto de Nação para o país , pra essa turma da casa-grande que está aí ,devido ao tal do controle remoto e do silêncio pragmático ,será o fim da picada. E os (ir)responsáveis ,com certeza , irão para o rodapé da história .

  • Uma coisa é certa. O ataque da Mídia Golpista -incluindo a Record News com o Heródoto Barbedo, contra a Petrobras e por conseguinte ao Petróleo de todos nós Brasileiros é brutal, chega a ser covarde. E não se vê ninguém do governo, de peso...articulado e com real conhecimento técnico, defender a empresa. Chega a ser angustiante e estarrecedor o modo como atacam a maior Empresa Brasileira com interesses excusos elém dos fins eleitoreiros. Certamente os Americanos estão por trás disto. A Globo não é somente uma empresa gigantesca de mídia. Ela é o braço político facista capitalista, cuja primordial missão é ter os Estados e Governos a serviço dos seus interesses. Veja hoje o horror do Golpe no Egito, mentido e travestido pela mesma mídia como "Primavera Árabe", 500 opositores condenados à morte, sem direito a defesa. Imaginem se a moda se espalha. Já temos pessoas que dedicaram a vida pela Democracia no Brasil, encarcerados de maneira arbitrária, num julgamento de excessão e através de um show mediático. O Governo Brasileiro precisa URGENTE contra-atacar com ENERGIA E DETERMINAÇÃO, para que o Povo Brasileiro continue a confiar nele !!!

Related Post