Programa de Dilma confronta neoliberalismo de Marina Silva

Não há dúvidas de que as eleições deste ano prometem ser uma das mais eletrizantes de todos os tempos.

O programa de Dilma exibido hoje traz um confronto direto com o programa econômico neoliberal de Marina Silva, que prevê autonomia do Banco Central e deixa de dar prioridade ao pré-sal.

A presidente cita, nominalmente, várias vezes, a sua adversária, alertando aos eleitores sobre o perigos contidos no programa de governo de Marina, entre os quais, além dos citados acima, a revisão da política de conteúdo nacional da Petrobrás, que fez ressurgir a indústria naval e atrela a exploração de petróleo a uma nova alavancada em diversos setores industriais.

Em outra parte, Dilma diz que Marina copia fórmulas tucanas, o que é a mesma coisa que dizer “neoliberais”, que já tiveram resultados trágicos no resto do mundo, sendo responsáveis pela destruição de milhões de empregos.

Assista ao vídeo.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Perfeito o programa, parece aqueles golpes mortais do jogo mortal kombat no meu velho nintendo.
    O melhor prgrama, sobretudo na parte que o LULA aparece ao vivo ! Queria saber se o Aécio e o FHC teriam coragem de ir fazer comício na Brasília Teimosa no Recife !

  • Muita gente não sabe o que é conteúdo nacional, tem que dizer que o navio ou plataforma que a Petrobrás encomendará será feita fora do país.

    • Também achei que tinham de ENFATIZAR MAIS esta parte do programa, o "conteúdo nacional", e destacar o que diz no plano fake da Lagartixa Oportunista!!!

  • Fernando brito, olha que coisa bizarra:
    http://mudamais.com/divulgue-verdade/programa-de-marina-copia-recomendacoes-de-conferencia-de-ciencia-e-tecnologia
    Programa de Marina copia recomendações de Conferência de Ciência e Tecnologia
    Seguimos para mais um mistério do programa de governo (link is external) da candidata à presidência Marina Silva.

    Além de ter copiado um trecho com propostas de 2006 para a saúde do programa de reeleição do ex-presidente Lula (link is external), plagiado um tópico sobre fontes de energia e feito outro plágio no capítulo sobre Direitos Humanos (link is external), agora é a vez de Marina dar aquela ~copiada básica~ nas recomendações do Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (link is external), realizada em 2010 durante o governo Lula.

    São três trechos copiados:

    Programa de Marina (2014/pg. 137):
    "Aperfeiçoar mecanismos para fixar cientistas nas regiões do país que mais carecem de sólida competência em ciência e tecnologia, provendo a infraestrutura necessária para esse fim".

    "Estimular estados e municípios a criar condições locais favoráveis para a inovação mediante incentivos fiscais".

    "Reexaminar a Lei de Inovação quanto à segurança jurídica e as contradições legais existentes no texto, gerando subsídios para reestruturar os marcos legais de CT&I, tanto para os segmentos públicos como privados, de modo que os órgãos de fiscalização governamentais e as agências de fomento atuem alinhados à política nacional para a área".

    Livro Azul, da Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (págs 38 e 39):

    "Aperfeiçoar mecanismos de formação e ?xação de cientistas nas regiões do País que mais carecem de sólida competência em ciência e tecnologia, provendo a infraestrutura necessária"

    "Estimular estados e municípios a criar condições locais favoráveis para inovação por meio de incentivos tais como desoneração fiscal, tributária, impostos territoriais, impostos de serviço, demais tributos municipais e cessão de áreas"

    "Reexaminar a Lei de Inovação quanto à segurança jurídica e as contradições legais existentes, gerando subsídios para uma reestruturação dos marcos legais na área de C,T&I, tanto para os segmentos públicos como para os privados, de modo que os órgãos de ?scalização governamentais e agências de fomento atuem de forma alinhada com a política nacional na área de C,T&I"

    A verdade é que o programa de Marina se apropria de recomendações deliberadas em uma conferência nacional como se fossem dela, como se tivessem sido pensadas e produzidas pela equipe da candidata, - que declara em todas as oportunidades ter construído o seu programa de governo num diálogo com a sociedade, movimentos sociais e especialistas. O mínimo que se esperava era a citação das fontes dos quatro trechos copiados.

    Vale lembrar que Marina já lançou duas erratas e voltou atrás em propostas cruciais para a sociedade brasileira - por sofrer pressões externas - nos capítulos que tratavam de energia nuclear e direitos LGBT. Sem citar a fonte em seu plano de governo não vale, candidata. Assim fica feio para a sua equipe que elaborou o programa. Já é o quarto plágio encontrado no documento, já passou da hora de pedir música no Fantástico. :

  • Excelente vídeo!! Acho que Marina deu um GIGANTESCO tiro no pé ao tentar minimizar a importância do pré-sal.

    • Também achei isso Roberto. Tá ficando cada vez mais ridículo para a bláblá dizer uma coisa num dia e se desdizer no outro.

  • A análise tem que ser completa e o debate também. A política de conteúdo nacional tem efeitos bem negativos pra Petrobras, pois ela é obrigada a pagar muito mais caro por tudo e, consequentemente, seus lucros são prejudicados. E lembrando que o maior acionista ainda é o governo. Menos lucros, sobra menos dinheiro para ela poder fazer os investimentos que precisa, inclusive no pré-sal. Soma-se isso a política de reajuste da gasolina pra controlar a inflação. Não é uma questão de neoliberalismo, é uma questão de saber que o cobertor vai ficar curto em um lado e por enquanto a prejudicada é a própria Petrobrás.

    • Daniela,
      Todos, digo, todos, os países que se industrializaram, praticaram, durante períodos, medidas de proteção as suas indústrias. Veja isto em vários livros. Não podemos simplesmente nos ater a aspectos econômicos imediatistas, sem olhar toda a cadeia.

    • É importante lembrar que praticamente todos os grandes países industrializados por algum tempo praticaram a política de preferência pelo produto nacional. A exceção foi a Inglaterra, porque foi a primeira a se industrializar entre o final do Século XVIII e o Século XIX. A Alemanha praticou esta política na segunda metade do Século XIX. O Japão tornou-se uma potência econômica fazendo a mesma coisa. E mais recentemene a Coréia do Sul. A intenção é fortalecer a indústria nacional para que ela ganhe força e possa disputar o mercado interno com os produtos importados.A indústria naval brasileira pode ser tomada como exemplo: já foi uma grande indústria no Brasil, empregando cerca de 40 mil trabalhadores diretos no Rio de Janeiro; caiu para cerca de 800 empregados, no final do governo FHC, quando o país se abriu para importação de navios e plataformas;e só voltou a crescer com a política de conteúdo nacional. Hoje é uma grande indústria no país, empregando mais de 80 mil trabalhadores em todo o país.

  • Lindo!!!!Mas acho que tem que simplificar mais a linguagem, explicar o que são subsidios, conteudo nacional, etc.. Mas no todo acho que o nosso povo, que já mostrou ser bastante sábio, entendeu o recado.

  • Arrebentou! E a Marina já acusou o golpe. Tanto é que desde desde o debate no SBT quando foi questionada sobre o asunto, tem tendado desmentir a versão

  • O programa está muito bom, mas ainda deve "traduzir" algumas expressões para o "povão".
    É preciso pegar uma família que vai perder o emprego e mostrar o contraste com uma imagem de uma família de "gringos" arrotando caviar. Mostrar também aquela foto história da fila de 15mil pessoas procurando emprego para gari no RJ.
    Vamos mostrar o apagão! Como era na época do apagão? Vamos "refrescar a memória" dos esquecidos.

  • Meu voto NÃO é secreto:

    PresidentA: Dilma Roussef * 13 * PT

    Governador: Wellington Dias * 13 * PT

    Senador: Elmano Férrer * 141 * PTB

    Deputado Federal: Merlong Solano * 1333 * PT

    Deputado Estadual: João de Deus * 13222 * PT

    Ah, não se esqueça: Você tem até hoje, 7 de setembro, para votar SIM no plebiscito, em:

    http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/vote-no-plebiscito#voto

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . 'Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...:L:L:D:D

Related Post