Proposta do Senado tira Sérgio Moro das eleições de 2018, se seguir na Lava Jato

As escaramuças entre os poderes da República continuam.

Na noite passada, o Senado aprovou com folga (47 votos a favor e 9 contra) uma regra de “quarentena” para juízes e promotores que desejem disputar eleições.

Até agora, eram apenas seis meses, mesmo prazo abreviado para a filiação a partido, que no caso dos demais cidadãos é de um ano.

Juízes e promotores que quiserem concorrer, segundo propõe o Senado, agora terão de deixar a função dois anos antes do pleito e só a partir deste prazo poderão se filiar a partido político.

— Serão dois anos para se filiar e depois mais um ano para se candidatar — explicou o senador  Romero Jucá, relator do projeto.

Em termos práticos: o Juiz Sérgio Moro só poderá ser candidato se deixar de atuar na Operação Lava Jato até outubro.

Idem para Rodrigo Janot.

Três anos sem caneta certamente são capazes de reduzir Batmans a morceguinhos.

Estão aí o ex-presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, e seu twitter para mostrar-nos.

O Senador Fernando Collor, “mordido” com as apreensões espalhafatosas de ontem, foi ao paroxismo: queria  oito anos de “quarentena”, o que é, claro, um exagero. Depois, baixou para quatro, mas acabou derrotado, embora o espírito da medida tenha sido preservado.

É claro que a  definição legal do “sossega, Doutor” ainda precisa passar pela Câmara, mas não será fácil, pelo resultado, reacender o “ardor eleitoral” de Suas Excelências.

Ou, se o fizer, ele terá de ser escancarado por um abandono imediato dos cargos.

O que, claro, seria um duro golpe na credibilidade de tudo o quanto vêm fazendo até agora.

A aprovação da “megaquarentena”, de qualquer forma, foi um sinal de que os confrontos entre MP, Judiciário e o Congresso vão ganhar tamanho.

E não demora.

Fernando Brito:

View Comments (26)

    • Se depender do juiz Moro, Lula vai reinar em paz em 2018.
      Com certeza Sergio Moro nunca teve pretensões eleitorais. Apenas desempenha bem o oficio que escolheu e estudou para isso.
      Vai para política é o sujeito que não prestou para nada e quer fazer maracutaia, com raras exceções.
      Joaquim Barbosa mesmo, acusado pela ignara petebada de querer ser presidente, ou senador, desprezou a urna como um penico, preferiu se aposentar e advogar.
      Urna é o sonho dos bravateiros, mentirosos, mensaleiros, petroleiros e cervejeiros, né Brahma?!
      Pessoa de bem hoje no Brasil foge de entrar na política como o diabo foge da cruz., sabe que as entranhas do poder não cheiram nada bem.
      Para Brito, a urna é o 'sonho de consumo'... Coitado....a urna não passa de um esgoto. E Moro é o limpador desse esgoto.
      Quem pode atrapalhar o Brahma em 2018 são seus inúmeros potenciais delatores.
      Fala Odebrecht...!
      Vacari, Duque, Vargas e Dirceu petralhas não vão dedurar o capo.
      Mas empreiteiro que não fez pacto de sangue, sim.
      Delata Odebrecht.

      • Isso é que chamo de um comentário "facebookiano" cheio de excrementos... se bobear, vai querer o "impeachment" do papa também! rs...

        • Idiota, vc tá sendo manipulado a achar que se trat de uma disputa 'eleitoreira' esse montoado de prisões feitas por Moro e confirmadas pelos Ministros do STF.
          Ou vc acha que todos eles, todos policiais, procuradores, juízes, desembargadores e ministros so STJ e STF que positivam e legitimam essa salutar Operação de desmantela quadrilha infestada na Petrobrás são candidatos nas eleições de 2018??!!!
          E excremento é esse governo lula-dilma de dinheiro na cueca e pixulecos, dois tesoureiros do pt presos acha pouco!?
          O papa, idiota, não está submetido ao impeachment previsto na lei brasileira para governante larápio e irresponsável como foi com o Collor e como está sendo com a Dilma e como deveria ter sido com o Brahma.
          Vaticano não é Brasil, petrelha.
          Mas forçando sua estúpida comparação, bem que dilma poderia renunciar como fez o papa chico bento 16...não acha? iria voltar a tão sonhada normalidade institucional que o Moro causou... idiotas!kkkkkkk

          • Desde o livro sobre os crimes das privatizações de Aloysio Bioni (falecido grande Jornalistas) que a gente sabe que a Justiça nada faz contra "os amigos". Leia mais e não adiante ofender. EU ACOMPANHEI a campanha contra Paulo Maluf e votei contra é claro, mas me deixei levar pela grande imprensa (era muito jovem). Como o corvo:NUNCA MAIS. É POLÍTICA SIM. E tem mais essa para provar: MPF recebe pedido para substituir Juiz Moro por ele segurar processo contra líder do PSDB desde 2006 http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=91357&p=2

          • Ôh "seu" Cloves:
            vá entubar uma brachola, enfurnar um robalo...

        • Esse Cloves, se for humano realmente, além de muito mal educado, pois sempre baixa o nível dos comentários com palavras depreciativas, é apaixonado pelo moro e sua Vara.

  • Penso que essa medida deveria estender a outras categorias que usam suas
    imagens junto a opinião publica para angariar votos, como apresentadores de programas sensacionalista, pastores evangélicos etc.

  • O arquivamento por Dr. Jnaot das denúncias contra Aécim Neves Cunha só tem sentido se realmente pra proteger Tucanos; medo da reação da grande mídia (dos barões)...

  • ótima medida.
    assim tudo fica mais claro e os poderes não se confundem.
    há muitas pessoas no judiciário que almejam o poder absoluto e não o equilíbrio entre os três poderes.

    • Palhaço é quem acha que o problema do país é aumentar 'quarentena', alopragem geral!

      • Isso é para impedir a politicagem de tucaneiros em instituições que tem que ser pautadas pela legalidade, imparcialidade e republicanismo.

        • Parabéns ao senado da república por essa excelente iniciativa!!!!!!!!!!!!

  • Fernando: não vamos nos iludir. Isto é jogo com cartas marcadas. Se 8 anos parece um absurdo, 2 é piada. Fosse sério esse Congresso (com as exceções que a regra comporta), 4 mais 1 seria o ideal. Do mais, quem espera que os atuais reformistas legislem contra as benesses de que desfrutam hoje? Alguém evidencia (só para o debate) a inutilidade do Senado? Alguém questiona o porque de um candidato gastar na campanha 5 vezes mais que todos os seus vencimentos legais, em todo seu mandato? Convenhamos, o que se vê hoje no Congresso é brincadeirinha de esconde-esconde, com uma grande parcela se locupletando do eleitor e do contribuinte. Por quê não um plebiscito? Em face de tantos escândalos, que representatividade, começando pela moral, tem a quase totalidade dos atuais parlamentares? Estas são as questões. O resto é cortina de fumaça, enquanto a farra do boi corre solta...

  • O Dr. Ives Grandi Martins, Jurista de renome, concluiu que José Dirceu foi condenado sem provas contra ele.

    O próprio voto da Ministra Rosa Weber diz tudo sobre o que foi o tal Mensalão.
    Se o Dr.Ségio Moro tivesse agido corretamente no processo BANESTADO o Doleiro Youssef não estaria na mesma atividade criminosa e agora os dois em um processo.
    OS DELATORES da Lava a Jato mencionaram várias vezes o PSDB como recebedor de propinas, de dinheiro sujo. AÉCIM NEVES CUNHA é o elemento mais citado pelos DELATORES.

  • Pô, galera, tanto atropelo da lei pra nada!
    É o que Moro e outros devem estar pensando.

Related Post