PSDB desiste do #Impitimaémeuzovo

A cúpula do tucanato se reuniu nesta sexta-feira.

E amarelaram diante do impeachment.

É a primeira vitória política provocada pelo encontro na ABI da terça-feira, no qual Lula deixou bem claro que, se a direita quiser guerra, haverá guerra.

Para vocês verem como é importante fazer a luta política e ir para a contra-ofensiva.

Os próprios tucanos não conseguiram esconder que desistiram do impeachment em virtude das declarações de Lula e do MST.

Ficaram com medo de uma deflagração social.

E tem que ter mesmo, porque haveria sim um cenário de guerra civil se os tucanos, em conluio com a mídia, tramassem um golpe branco para usurpar o poder que o povo se recusou a lhes dar.

O líder do MST, João Pedro Stédile, declarou em alto e bom som que todos movimentos sociais marcharão ao lado do campo progressista contra um impeachment da presidenta Dilma.

A esquerda tem inúmeras críticas ao governo federal. Tinha antes da reeleição e tem mais ainda agora.

Mas quer exercer essas críticas num ambiente democrático.

Tem esperança de usar a democracia para convencer o governo sobre a importância de seus projetos.

O PSDB asseverou que não participará das marchas de impeachment agendadas para o dia 15 de março.

Apenas um tucano ou outro mais golpista, como Aloysio Nunes, disse que estará lá.

(Entretanto, me parece óbvio que o partido, junto com a mídia, vai tentar ao máximo insuflá-las, com dinheiro e imprensa).

Falta o governo acordar de seu torpor e reagir. Até porque, a meu ver, o PSDB aguardará ao menos 1 ano e pouco de governo para voltar a pedir o impedimento de Dilma.

Lula, sob os conselhos de Franklin Martins, que sugeriu ao presidente e ao governo que falassem todos os dias, começou a reagir à ofensiva midiática de 2005 e encerrou o governo com recorde histórico de aprovação.

Por que não chamam novamente Franklin Martins?

*

O texto abaixo acaba de ser publicado no blog do Gerson Camarotti.

Cúpula tucana avalia que impeachment não é solução

Num longo almoço realizado nesta sexta-feira (27) no Instituto Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo, caciques do PSDB chegaram à conclusão de que o impeachment não é solução para a crise política instalada no país. Na avaliação conjunta, um processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff traria um transtorno enorme ao país e à democracia.

“É preciso ter responsabilidade com o país maior do que qualquer projeto de partido”, resumiu ao Blog um dos presentes.

Além do anfitrião, o ex-presidente Fernando Henrique, estavam presentes os senadores Aécio Neves (MG), presidente da legenda, Cássio Cunha Lima (PB), líder da bancada, José Serra (SP), Tasso Jereissati (CE) e Aloysio Nunes Ferreira (SP). Houve consenso dos presentes de que o governo está num momento de extrema fragilidade e sem rumo.

No entanto, num cálculo pragmático, os tucanos lembraram que a queda de Dilma levaria o PMDB ao poder. E obrigaria o PSDB a compor uma coalizão em momento de grande dificuldade na política e na economia. Nesse caso, o PSDB seria chamado para ser uma espécie de avalista, com pouca influência no processo decisório.

Num momento descontraído, o ex-presidente Fernando Henrique brincou com Aécio Neves: “Diante desse quadro, ainda bem que você perdeu a eleição”. Sem perder o humor, o mineiro respondeu: “Vou para casa cuidar dos meus filhos”.

Quanto às manifestações em favor do impeachment marcadas para o dia 15 de março, o PSDB tomou a decisão de não participar. Mas alguns tucanos, como o próprio senador Aloysio Nunes – que estava no almoço -, já avisaram que estarão nas manifestações.

Na conversa, todos criticaram uma declaração recente do ex-presidente Lula de que poderia convocar o exército do MST para barrar as manifestações contra Dilma. A fala de Lula foi classificada como “inapropriada” para o momento.

Na saída, o senador Cássio Cunha Lima externou sua preocupação com o momento político. Foi quando Fernando Henrique comentou: “Estamos em cima de um barril de pólvora”.

Fernando Brito:

View Comments (74)

  • É, FHC?! Um barril de pólvora criado por quem mesmo?!!! Que gracinha, 'amore'!

    • Pessoal não turma de touca com os tucanos. São aves predadoras.

      Na cidade em que moro tem mais de 1000 mil carro com adesivo pedindo fora Dilma.

      Não tenho duvida FHC, é o lider deste movimento para derrubar Dilma, juntamente com a Globo, Veja e Jovem Pan.

      • Emtão agente imprime milhares, milhões de adesivos o o #impitimaemeuzovo

      • Nem em Brasília, reduto de direita e onde foi criado esse tal adesivo, tem tanto adesivos assim.
        Só se vê esse tipo de adesivo em carrão de bacana.

      • Tramam pelas costas. Aliás nem pelas costas, pela frente, pelos lados. O discurso oficial é que são contra. Mas sabemos que são os primeiros a defenderem o golpe com a esperança de retornarem a poder. Não retornarão, a tendencia é cair nas mãos do PMDB que enfim vai assumi-lo de fato.
        O PiG tratará de insuflar os ânimos. O impeachment logo depois do veredito das urnas passou a fazer parte do noticiário do PiG. Não se conformam de terem sido derrotados mas urnas, partem para o GOLPE. NÃO PASSARÃO. A defesa é da DEMOCRACIA.E muitos desapareceram, morreram e foram torturados por ela.Vamos defende-la com o que for preciso.

    • O barril de pólvora que ele tem medo é a muito provável porradaria que vai acontecer já e já. A primeira porrada é nêle.

  • Já escrevi lá no Cafezinho e vou repetir aqui no Tijolaço. Temos que colocar "as barbas de molho". Esse recuo estratégico do PSDB é sintoma de que sentiram o golpe devido a iniciativa de ataque do PT no sentido de investigar os tempos de FHC nas CPIs da Petrobras e Suiçalão. Eles já fizeram o estrago no PT, aliando a corrupção com o nome do partido, e isso não tem mais volta, então querem agora acenar com uma bandeira branca para acalmar os ânimos do PT e deixar tudo como está, como fizeram com a CPI da Privataria Tucana, que foi engavetada pelo Dep. Marco Maia. Provavelmente, vão encontrar novamente guarida em alguém no governo e sinalizar com algum pacto pela “governabilidade”. O PT não pode aceitar esse jogo e ir até o fim nas CPIs.

    • Seria uma boa ideia, mas o PT se acovardou e se empoderou do governo e não larga o osso. Já era!

      • Como tem gente que se acha!
        Entende de tudo e os outros são bobos!
        Essa visão Sr. Vítor, própria da Veja e outros da mesma laia

    • Se depender do frouxo mercadante e do zé das couves da justiça o PT borrará as calças mais uma vez.

  • "Num momento descontraído, o ex-presidente Fernando Henrique brincou com Aécio Neves: “Diante desse quadro, ainda bem que você perdeu a eleição”. Sem perder o humor, o mineiro respondeu: “Vou para casa cuidar dos meus filhos”.
    Safado, se vocês tivessem vencido, com certeza o resultado das urnas seria respeitado. FHC, você é um merda que ficará na história como merece.

    • Pelo menos, se o Aécio tivesse ganhado a eleição ele ia fazer o que prometeu...
      que é o que está sendo feito agora... e não acusar o outro de fazer...

  • Bom dia, é só fazer e resolveremos com armas em punho!! Isso já deveria ter sido resolvido com Carlos Prestes, mas eles deram um golpe, pois tentem para valer e não ficará pedra sobre pedra.

  • O barril de pólvora está aguardando a ousadia dos tucanalhas... aí, esse barril vai explodir!!

  • Como acusar o Alckmin se a ANTA fala em seu discurso "em função do fato de que o país enfrenta a maior falta de água dos últimos 100 anos"?

  • Esses (não vou completar com a palavra que merecem) falam em momento difícil. A única dificuldade pra eles é ganhar eleição e ter o PT no governo. O momento é difícil para o capitalismo que está numa bananosa de fazer gosto. Se o povo entrar de fato nessa história qualquer dificuldade desaparece.

  • Acho que um papel maior nesse recuo, deve ter a CPI do HSBC que o senador do PSol conseguiu emplacar(no senado (onde a oposição é mais fraca) ) e que se o PT resolver ser agressivo e determinado vai dar exatamente onde todos nos sabemos que vai dar ,não só nos tucanos mas principalmente, nos chefes deles, e ai o escandalo da petrobras vai parecer um trocado pra comprar bonbons ,perto de tudo que a elite tem desviado esses anos todos ( 7 bilhoes só de 2011 a 2015 imagine então, em todos os outros bancos de todos os outros paraisos fiscais do mundo desde de FHC ate agora, se acharem algum petista (o que eu duvido )só se for um Matarazo ou um Suplicy da vida que se duvidar ja tem conta forado do pais antes mesmo de nascer.Ai nao havera desculpas nem pra PF nem pro ministerio publico ou juizes livrarem a cara desses sacripantas.

    • A Globo está envolvida até a raiz no escândalo HSBC. E tem tucano gordo no meio.

  • Parabéns Petroleiros e parabéns Presidente Lula. Só falta Dilma entrar em campo, o que acho que não vai acontecer. Acabo de ver na folha (para deixar claro, não leio; estava no chão do apartamento vizinho) que a Presienta aumentou um tributo em 150%, e as indústrias já prevêm demissões. Parece que é uma contribuição previdenciária que afetará cinquenta e poucos segmentos da indústria. Antes, já havia aumentado a CIDE, que fez o preço dos combustíveis estourarem. Sinceramente não entendo a lógica da Presidenta. Enquanto a oposição vem com tudo querendo seu impeachment, e nós, seus eleitores, juntamente com os blogs progressistas, vamos para a frente de batalha, Dilma faz exatamente o que a oposição quer: aumentar impostos, principalmente aqueles que afetam as camadas menos favorecidas da sociedade e que geram empregos. Enquanto isso, no ano passado, a sonegação no Brasil foi de aproximadamente quinhentos bilhões de reais. Dilma deveria ir à televisão, que é uma concessão pública, denunciar essa sonegação, correr atrás do prejuízo e criar o imposto sobre grandes fortunas. A sociedade iria apoiar, mas Dilma tem que falar à população. Está exatamente fazendo o jogo da oposição. É incrível tanta ingenuidade. Agora aumenta o valor da energia dizendo que é momentaneo mas que o Brasil não corre risco de racionamento. Então por que aumentou? Esse aumento atinge pessoas de baixa renda que não têm como economizar energia. Vão ter que pagar mesmo. É de uma ingenuidade extrema. Vai na televisão, conversa com os brasileiros, pede economia. Está fazendo igual ao governador de São Paulo, punindo os pobres. Desse jeito, dá vontade de lagar a defesa da Presidneta, como tantos já fizeram. É como a Graça Foster. Pode ser exímia executiva, mas foi um desastre como presidente da Petrobrás, simpelesmente porque não entende que para ser presidente de uma empresa do porte da Petrobrás, muito mais do que boa administradora, é preciso ser uma política implacável. Deu munição à oposição que nem os EUA têm.

  • Nossa isso ta parecendo estratégia de guerra. O PSDB não passa de um bando de cretinos, hipócritas e covardes. Ficaram com medo da fatura cair no colo deles. Ainda mais c a eminência da lista do HSBC e vem coisa grossa por ai.

Related Post