PSDB e Serra tomam um banho de Lava Jato

Está cada vez mais difícil para o PSDB fingir que não tem nada a ver com o escândalo das empreiteiras.

Governando o estado mais rico do país há mais de 20 anos, onde estão sediadas a maioria das empreiteiras investigadas na operação Lava Jato, os tucanos construíram relações políticas nada republicanas com estas empresas.

Igualmente está cada vez mais difícil, para a mídia, recortar a corrupção que envolve Petrobras e empreiteiras a um caso isolado.

Não é. As empreiteiras capturadas nos esquemas da Lava Jato são responsáveis por todas as obras públicas no país.

E provavelmente há corrupção em toda parte.

O país tem agora a oportunidade de combater, pela raiz, a cultura de corrupção, mas somente se não quiser manipular politicamente uma investigação criminal dessa magnitude.

Ninguém acusa o PSDB de ter inventado a corrupção no país.

Ninguém quer a “eliminação” do PSDB.

Já a Globo, em editorial publicado hoje, em que tenta usar a Lava Jato para defender a cessão do pré-sal para petrolíferas estrangeiras, fala em “esquema de corrupção montado pelo lulopetismo na estatal”.

Ora, a primeira declaração pública dos promotores responsáveis pela operação dizia que o esquema foi iniciado há 15 anos, portanto em plena era FHC.

É simplesmente desonestidade da Globo falar em “esquema montado pelo lulopetismo”.

Hoje, na Folha, há uma matéria reveladora de que a corrupção no setor de construção civil está diretamente ligada ao sistema de financiamento eleitoral.

Em meio a uma das vistorias da PF na Operação Lava Jato, numa das empreiteiras envolvidas, a Queiroz Galvão, encontrou-se uma planilha em que a empresa calcula doações a políticos tucanos de São Paulo de acordo com o preço da obra pública que será realizada pelo governo do estado.

José Serra é citado nominalmente, e a empreiteira confirmou tudo: de fato, o cálculo era assim. O governo entrega uma obra com valor x para uma empreiteira, e ela doa um percentual de x ao partido político que controla o governo.

Simples como um poema da Cecília Meirelles.

E como o PSDB reage?

Dizendo que isso é coisa dos “blogs sujos, financiados pelo governo federal”.

A matéria nem foi apurada pelos blogs, e sim pela imprensa familiar.

A reação do PSDB, atacando os meios de mídia mais frágeis e mais vulneráveis (apesar da influência crescente), mostra de onde vem a ameaça real à liberdade de expressão no país.

E os jornalistas da grande mídia ainda se prestam ao papel ridículo de falar em ameaça bolivariana à “imprensa livre”.

Ora, se há ameaça, ela vem, como sempre aconteceu na história do Brasil, da direita golpista.

É também um alerta ao governo federal: a falta de um sistema de financiamento mais democrático nos joga no pior dos mundos. Só a grande mídia tucana ganha dinheiro do governo, fortalecendo-se dia a dia, ao mesmo tempo em que os tucanos e a mídia trabalham diuturnamente para marginalizar os blogs, tentando lhes bloquear acesso à qualquer publicidade pública ou privada.

Afinal, que empresário anunciará “um blog sujo patrocinado pelo governo federal”?

Posso até imaginar uma charge de humor, mas com fundo realista: um blogueiro sujo, esquelético, vestindo trapos e postando embaixo de uma ponte, enquanto passa um ricaço dirigindo seu carrão, ao lado do filho: “olha ali, filho, este é um blogueiro sujo financiado pelo governo federal”.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Qualquer pessoa atenta pensaria que por trás o excessivo "amor" subitamente demonstrado pela mídia, em especial a Globo, pela Petrobras estavam interesses inconfessáveis. Ledo engano. O editorial do Globo, hoje, confessou, com todas as letras.

    • É isso, Edson.
      O combate à corrupção é acessório. Efeito colateral sem maior gravidade. Nenhum tubarão precisa perder o sono. A Petrobrás, o pré-sal, o domínio pela empresa da prospecção em águas profundas, são os alvos principais de toda essa "furia moralisadora". A Lava Jato, pela quantidade de descuidos na sua condução, tem todos os ingredientes para ser abatida mais adiante, nas instâncias superiores da justiça. Mas, a empresa já foi duramente atingida, perdendo valor de mercado, com dificuldade de acesso a créditos no mercado internacional. Com objetivo parcialmente conseguido, as vozes dos suspeitos de sempre já começam a mudar o discurso e partir para a defesa aberta da entrega do ouro.

      • O governo poderia aproveitar a baixa do valor das ações da Petrobras para comprá-las e assim aumentar a sua participação. Seria um jeito de tirar vantagem dessa campanha negativa do PiG.

        • Seria interessante, sim. O problema vai ser encarar a tropa de choque nativa ( atuante em todos os segmentos da nossa sociedade, inclusive nos aparatos do estado), contratada para defender interesses externos. Incluindo na briga o até agora mal sucedido "regime change".

  • Não é normal apanhar tanto ser reagir, sem requisitar horário nobre e combater veementemente a canalhice, que salvo algumas verdades tem destruído o Brasil e reputação de pessoas de tempos para cá. Está muito estranho essa diria até covarde submissão aos desmandos de golpitas de toda a sorte.Tem os blogs "sujos" fazendo contraponto, é verdade mas é muito , muito pouco face a artilharia dos grandes grupos. Afinal quem tem a caneta, o PT ou os outros? quem chefia os poderes? "Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil"

  • "ProfPart" nada tem de ingresia (palavras difíceis derivadas do inglês). ProfPart = (Pro)visão para (f)inancceira (Part)idária. Esse "Partidária" refere-se à legião de anjinhos, protegida da mama mídia e que atende pela sigla PSDB.

  • o grande culpado pelo descalabro atual da midia no pais é o proprio governo do pt que apos 12 anos no poder nao teve ainda coragem de regulamentar a comunicaçao no brasil; lula se preocupou com o assunto no segundo mandato dando a franklin martins a tarefa de criar a nova lei da midia que foi entregue a dilma; esta, caluniada pela folha de s.paulo com a publicaçao de um dossie falso na primeira pagina no auge da campanha, prestigiou seus algoses comparecendo ao jantar de aniversario da mesma folha logo apos a posse; nao satisfeita foi fazer omelete com ana maria braga em seu programa matinal na tv globo; para dilma a regulaçao da midia se faz com o controle remoto; talvez a presidente ainda viva na ilusao de que é melhor cooptar a midia que enfrentar e disciplinar a atuaçao da imprensa no pais; assim continua financiando, atraves de anuncios, aqueles que tramam o tempo todo a sua queda; até quando teremos que assistir a isso?

  • “esquema montado pelo lulopetismo”. Só uma mídia realmente livre, que explique aos mais distraídos o que se diz abertamente por trás de frases hipócritas como essa pode evitar o risco de uma nação de zumbis. Dilma, invista pesadamente em mídias alternativas. Sérias. elas podem até, com críticas ajudar o governo e o país. Não é esse governo que deve ser defendido dessa midía de bandidos, ams o futuro dos brasileiros.

  • Já cancelei minhas assinaturas de Veja e Folha de São Paulo a mais de 10 anos, neste período comprei uma 6 dúzia de jornais em aeroportos. Não vejo noticiários da Globo desde o mensalão. Sou radical, não compro a revista História, mesmo quando muito tentado, para não dar um centavo para a abril. Escondo todas as "vejas" que vejo no Supermercado! Sou leitor, pesquisador de blogs sujos de todo o Brasil,replico o que acho interessante para os companheiros, no meu twitter @MarceloPintoBA, que tem o meu nome e foto, nunca me escondi. Como não sou perfeito, gasto com dor no coração quase R$ 15,00 por mês na UOL,para manter um endereço de email de décadas. Assim faço o meu combate diário a esta mídia suja: O PIG.

  • Quem passou esses anos no Brasil sabe que essa corrupção vem desde a época da ditadura... Essas empresas agem assim a muito tempo sem restricoes de qualquer tipo

    • Entendi, se a corrupção existe desde a ditadura então ninguém precisa ser punido.
      O PT não fez mais que a obrigação de continuar e ampliar uma coisa que já existe "desde a ditadura"

  • digo e repito tudo isso para as sete irmas do petroleo. CQD (como queríamos demonstrar)

  • A GloboTv.Jornal,estão envolvidos até o pescoço na LAVA A JATO,seus donos e funcionários que se auto intitulam JORNALISTAS.Todos envolvidos,dai a razão para quererem ENROLAR O RASTRO,acusando outros.Asim como apoiaram a DITADURA CORRUPTA,também eles se envolvem nas maracutaias com as empreiteiras,que são anunciantes deles,os donos são amigos,frequentam as mesmas rodas e acho que até são sócios.

    • Mas apurar os desmandos na Petrobras ninguém quer, só desqualificar quem denuncia.

Related Post