Putin deu outro “banho” nos EUA, que desistem de treinar “rebeldes” sírios

 

Outro dia escrevi aqui que os resultados alcançados pelos ataques russos contra os terroristas do “Estado Islâmico” (passo a usar aspas, porque não são um Estado e é ofensivo ao Islã chama-los assim) tinham, em poucos dias, superado de longe todos os resultados obtidos pelas ações dos EUA e seus aliados da OTAN no combate ao terrorismo na Síria.

 

Hoje, isso virou confissão.

 

“O governo Obama  abandonou, nesta sexta-feira, seu esforço para organizar  uma força rebelde dentro da Síria para combater o Estado Islâmico, reconhecendo o fracasso de sua campanha de US$ 500 milhões para treinar milhares de combatentes e  para fornecer ajuda letal (leia-se armas)  para grupos já engajados na batalha” diz o The New York Times.

A razão do fracasso é simplesmente o fato de que boa parte dos aliados americanos na Síria são, de fato, aliados de fato do Isis. “Muitos dos grupos rebeldes eram mais focados em uma campanha contra a presidente sírio, Bashar al-Assad”, diz uma alta fonte da Casa Branca ao jornal.

Quatro senadores –  Christopher S. Murphy, democrata de Connecticut; Joe Manchin III, democrata de West Virginia; Tom Udall, democrata do Novo México; e Mike Lee, republicano de Utah – enviaram carta a Barack Obama dizendo que a ação dos EUA na Síria era pior que “jogar fora” o dinheiro do contribuinte, porque estava armando as forças que dizia  combater.

No mesmo dia, a Rússia anunciou uma estimativa de ter destruído cerca de 40% da estrutura do “Estado Islâmico” em uma semana de operações, em cinco dias de operação.  Tanto que já há notícias de que dois governos alinhados com os americanos, o do Iraque e o do Afeganistão, já esticam os olhos para uma eventual ajuda russa no desmonte  do terrorismo do Isis.

Ano após ano, os norte-americanos acumulam erros em sua política para o Oriente e, desde que financiaram grupos irregulares no Afeganistão – há mais de 30 anos, para derrubar o então presidente Babrak Karmal -um deles liderado  por um então rapaz de longas barbas chamado Osama Bin Laden.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • O que eu me lembro dos " ESTADUNIDENSES ",já que o Canadá e o México também fazem parte do continente norte-americano,embora ambos sejam submissos aos Yankes,convém instruir as pessoas,sempre que se possa.Mas voltando as minhas lembranças deles,somente recordo do John Waine ,Rhandolf Scott e Allan Lade,matando índios desarmados.Os nomes dos tipos,mal sei escrever,pois não sei inglês,não gosto,e não concordo com eles,nem como RESPIRAM!

  • A SUPERPOTÊNCIA "ROGUE" passou um ano bombardeando o deserto! Enquanto propagandeava na mídia que estava "combatendo" o ISIS. Ora, uma coisa tão hedionda quanto esses ISIS, constituída de cortadores de cabeças, comedores de fígado humano, estupradores e traficante de mulheres, só podia mesmo ter sido criada pelo IMPÉRIO TERRORISTA. Não só criada como mantida e armada (seus parceiros australianos forneceram algumas milhares de camionetes Hillux). A que ponto chegou o antes "civilizador" Ocidente!

  • A SUPERPOTÊNCIA "ROGUE" passou um ano bombardeando o deserto! Enquanto propagandeava na mídia que estava "combatendo" o ISIS. Ora, uma coisa tão hedionda quanto esses ISIS, constituída de cortadores de cabeças, comedores de fígado humano, estupradores e traficante de mulheres, só podia mesmo ter sido criada pelo IMPÉRIO TERRORISTA. Não só criada como mantida e armada . A que ponto chegou o antes "civilizador" Ocidente!

  • Agora os americanos perceberam a eficácia de se armar grupos paramilitares no oriente médio? Como eles são expertos

    • Americanos espertos, sim os fabricantes de armas e seus congressistas . Muito dinheiro fácil nestas guerras intermináveis e cruéis , contra os árabes!

  • Os estadunisenses são competentes MERCADORES e valentes e bons de briga para matar índios, população civil (Hiroshima e Nagasaki) e bombardear hospitais...

  • Será que há algo a se comemorar neste episódio? Guerra é sempre algo a se lamentar. Não há santos neste mundo...

  • Seymour Hersh, de 76 anos, ficou conhecido internacionalmente em 1969 por expor o Massacre de My Lai e seu acobertamento durante a Guerra do Vietnã, pelo que ele recebeu o Prêmio Pulitzer de 1970 por Jornalismo Internacional, Diz que Putin esta correto e que Obama esta mentindo. O governo da Síria é islâmico, mas uma facção tolerante com os cristãos. No entanto, os rebeldes da Síria, que têm sido apoiados pela CIA e pelo governo dos EUA, estão ligados a terroristas islâmicos, e estão dizimando a população cristã da Síria. Hersh critica violentamente o massacre dos USA no Iraque e este foi um dos piores crimes da humanidade e que os USA deveriam pedir desculpa ao povo Árabe pelo caos que instalou naquela região.

Related Post