A Folha revela hoje o que é, aos olhos até de um adolescente, uma fraude.
O “contrato” de compra do Cessna que servia à campanha de Eduardo Campos e Marina Silva é, obviamente, uma falsificação primária.
Um contrato de mais de R$ 20 milhões se resume a uma “carta de intenção” apócrita, porque traz uma assinatura de “alguém” (ou de ninguém) que sequer se identifica.
Não é preciso mais que os dois fragmentos exibidos pelo jornal para que se veja que é uma montagem, onde uma pessoa física (“me proponho”, sic) não identificada manifesta a “intenção de compra” do avião.
Bastou isso para “levar” um aparelho de US$ 8,5 milhões de dólares e passar a empregá-lo nos deslocamentos de Eduardo Campos e Marina Silva pelo país.
Detalhe sórdido da falsificação: a “validade” da ” intenção de compra” é o mesmo dia em que se a assina.
Portanto, não haveria “intenção de compra”, mas compra.
Os advogados ouvidos pela Folha classificam o documento de “papel de pão”, algo sem validade jurídica.
Não seria preciso ouvir advogados, basta imaginar se você entregaria uma automóvel apenas com um papel assim.
Não é um “papel de pão”, porém, é um documento forjado.
Ou forjado depois do acidente, na esperança de dar “cobertura” a um negócio escuso ou, forjado na ocasião, para dar formalidade a uma transação onde o nome do verdadeiro comprador não poderia aparecer.
Estamos diante de uma quadrilha, que não apenas age para violar as leis – eleitorais, comerciais e fiscais – como se associa para encobrir aos olhos da Justiça este crime.
A Folha, certamente, está “guardando” para novas matérias os detalhes desta carta “de más intenções” que revela hoje.
Já não é o caso de pedir, como determina o Procurador Geral da República, os documentos desta transação.
É o de apreendê-los, porque se tratam, evidentemente, de provas de crimes.
O de obter e incorporar a uma campanha política um bem de mais de 20 milhões, de uma empresa que, em recuperação judicial, agiu em fraude aos seus credores.
E o de quem, simulando esta compra e sustentando diante da opinião pública desculpas e justificativas pueris, está fraudando a formação de consciência de todo um país.
Se não o fizerem, estarão deixando 203 milhões de brasileiros serem vítimas de um estelionato sem comparação em um país democrático.
O PSB tem 24 horas, prazo de sua segunda prestação de contas parcial, para declarar e comprovar a origem do avião.
E para decidir se vai se associar – a si como partido e à sua candidata – a crimes que vão além do Código Eleitoral.
Que são, inapelavelmente, do Código Penal.
View Comments (63)
Duvido que os órgãos competentes,façam mais do que esta aí.E a Folha de São Paulo,não está atras do cumprimento do dever cívico,senão arrumar votos pra Direita,que esta entrando em desespero,mesmo com o apoio total da " IMPRENSA "que alega ser CENSURA a regulação da " Mídia ",entre aspas, por que no Brasil,em idioma nacional,é media.A regulação da IMPRENSA,não é pra censurar,viu sr.Casoy,é para a imprensa estabelecer o contraditório,para evitar que além de dar palpite em qualquer assunto,não mentir despudoradamente.Como exemplo,todos os senhores e senhoras da Imprensa,diziam que não ia ter Copa,lembram?Os senhores vão dizer que não se lembram e fazer o que a Blá-Blá esta fazendo agora,muda-se o texto e alega-se ser ERRO DE DIGITAÇÃO.E o PSB,que foi um dia o partido dos sr.Suassuna,e Arraes,está virado nesse lixo.Vai virar NANICO!Eu tive um amigo que dizia ser uma das coisas mais seguras para mentir,o viajar sozinho.A imprensa fala sozinha,para mentir melhor.
Inacetável! Atitude vergonhosa desse Partido! O assunto é muito grave, principalmente quando se trata de candidatura ao mais alto cargo da nossa República!
Obrigada, Fernando Brito, pela seriedade com que trata o jornalismo, mantendo-nos cientes de tamanha falta de respeito para com o povo brasileiro, por parte desse Partido dessa candidata que está em campanha para nos levar ao verdadeiro estado de obscurantismo.
Apoio a homenagem!
Mais vergonhosa ainda é a atitude do Judiciário. O que estão esperando?
por isso, o inesquecível joaquim barboza escafedeu-se, porque teria que tomar providências contra eventuais parceiros e amigos. Assim, imitando grosseiramente getúlio, saiu da vida ativa, para ouvir e contar histórias e lavar suas mãos como pôncio pilatos.
Como diz a minha mãe ... ''Dê poder e dinheiro às pessoas que você as conhecerá''. Aparentemente a sensação de já ganhou do PSB e Marina faz as máscaras caírem. melhor assim pois não acredito que ela tenha tudo isso de votos. Aqui no interior de SP os coxinhas continuam votando Aécio, pra mim ela está empatada é com ele, no segundo lugar.
Coma palavra o sr. Roberto Amaral, presidente do PSB, partido da candidata Marina Silva. A credibilidade e a honra deste senhor, de passado e história admiráveis, estão em jogo. Em nome de um projeto que, pelo jeito, nada tem de ingênuo e novo, como querem nos fazer crer. Acorde, Sr. Roberto Amaral! Sua história e a de seu partido foram apropriadas por quem nada tem a ver com elas, e, por isso, correm o sério risco de serem jagadas ao lixo!
Sr.Fernando.O senhor está exigindo muito da QUADRILHA!Afinal,o proponente ou o intencionado ou o desejoso,ou o vou querer,ou o se eu puder te compro,ou se quiseres me dar eu aceito,ou se eu precisar assinar eu,e a data da intenção ou da compra,não te preocupa,pois eles são amigos e querem que nós atrapalhemos as eleições para ver se conseguimos que eles não ganhem!Qualquer papel serve,pode ser até HIGIÊNICO,que fica mais de acordo com o que representamos!Ora sr.Fernando,o sr.está muito exigente com eles.Garanto que os outros,que deveriam estar,vão deixar passar batido.Quanto aos eleitores,muitos nem dão bola,pois são tão quanto eles.
Quero ver o Janot pedir impugnação; tenho minhas dúvidas se ele vai até o fim. E se for, podemos nos preparar para uma Venezuelização de nossas ruas; o discurso deles já está pronto há muito tempo.
Interessa-me ai a Folha.Qual a da Folha? Ou foi o PSB que DEU o documento para a Folha? Quero entender ESSA.
Folha faz muita média, Laura! Publica o que quer, quando quer, a pedido de seus "mandantes"! Mas há coisas que nem a Folha pode esconder! Ou, pelo menos, deixar de mencionar!Mas existe uma diferença entre escrever e realmente "escrever", dar voz à matéria!Quando a Folha realmente quer, é notícia de primeira página, é todo dia, em todo lado! Veremos... (existem alguns poucos jornalistas de respeito na Folha, por isso não vou generalizar quanto aos jornalistas, que trabalham PARA a Folha! Estou falando do órgão! E sabemos que jornalistas, em sua grande maioria,precisam do "ok" do órgão pra publicar suas matérias!)
Por isso mesmo, a Folha DEU o OK. Qual o interesse da Folha para dar o OK?
Bom, em se tratando do PIG, é difícil saber... Como um jornal de "porte" da Folha deixa isso passar? Ficaria feio, né? Será que, com a queda de Marina (se Deus quiser!), Aécio não terá os votos que seriam dela? (pra mim, a mídia nunca desistiu oficialmente de seu "candidato", que é Aécio!) Mas, veja bem, quantas matérias que poderiam ser "de peso", que poderiam levar a massa a enxergar além, apenas foram expostas por aqui e ali e depois esquecidas? E o aeroporto de Aécio? E as drogas no avião? E o incêndio na prefeitura de Cláudio? Essa é nossa imprensa....Fala quando quer, o que quer e....vira passado! Por isso meu repúdio ao PIG!
Laura, é de rir...Acabei de ler, aqui mesmo, a seguinte manchete: "Merval pede que não abandonem Aécio. Avisa que algo pode “abalar Marina”." Olhe o golpe, amiga!!!!!! Viu o que falei? Entende como o PIG trabalha?? Pronto! Começou o golpe! (eu disse que não tinha certeza se o PIG e Rede Globo haviam desistido de Aécio...Eu disse...)
O limite imposto por Merval para a mídia acabar rapidamente com a candidatura Marina é o da possibilidade de Aécio ir ao segundo turno. Se não houver esta possibilidade, vão deixar as coisas como estão. Estão fazendo as contas.
E com vocês, a candidata MARINA VAI COM AS OUTRAS.
Não é que a coisa esteja boa nessa história da Marina. Ocorre que o petismo criou o além do corrupto: o corrupto petulante. Vai para mídia, vide Pizza, deixa entendido que não deixou de roubar e safado é quem nem achar que tinha direito de roubar o quanto quisesse.
Nem um liquidificador uma dona de casa honesta compra assim. Que dirá um Jato Executivo de 20 milhões de dólares. E a "justiça" ...asas pra que te quero??
Se depender da justiça brasileira, procurador da república, ministério público nada vai acontecer porque eles são vassalos da Mídia, isso é de uma percepção cristalina. Portanto nada vai acontecer e o PT tem que se arregimentar e vencer nas urnas não há outra hipótese. Lei no Brasil só vale para o PT.