Quando o jornalismo é feito da maneira mais fácil e sem “o desejo genuíno de acertar”

A babaquice transformada pela Folha em manchete, hoje, é de doer.

Não há nada de errado no Ministro Joaquim Levy dizer que Dilma, algumas vezes, não faz as coisas “pelo caminho mais fácil” e “mais eficaz”.

Nem eu, nem você, nem Joaquim Levy fazemos sempre.

Ninguém faz sempre, salvo os pretensiosos que auto-decretam sua genialidade.

Lula, por exemplo, indicou Joaquim Barbosa com “o genuíno desejo de acertar” ao dar à Corte um advogado negro, neste país de Justiça branca.

Não foi o mais eficaz.

Aliás, Brizola costumava repetir que Cristo, que era Deus, ao escolher 12 acabou pegando um Judas no lote…

Até Deus, dizem, escreve certo por linhas tortas, que, claro, não são “the most effective way”. E ninguém aqui pode se achar melhor que Deus, não é?

Agora imaginem que Levy dissesse que Dilma sempre faz as coisas pelo caminho “mais fácil e eficiente”.

Francamente, seria um espetáculo de puxa-saquismo que não faria justiça nem ao Ministro nem à Presidenta.

Nem sempre fazemos as coisas da maneira mais eficaz.

Por exemplo, a repórter escreve que ” o ministro já tinha feito críticas à gestão da presidente nos últimos meses, mas nunca à sua pessoa”.

Está correto, mas não é o mais fácil e eficaz: ” o ministro já tinha feito críticas à gestão da presidente nos últimos meses, mas nunca a ela, pessoalmente”.

Não acho que ela não tenha tido “o genuíno desejo de acertar” ao escrever.

A propósito, terá o Ministro Levy, na palestra de onde se tirou a intriguinha, dito algo de relevante para a vida brasileira  ou sobre as perspectivas econômicas do país?

Porque, senão, era melhor ter mandado um repórter dos cadernos de fofocas televisivas, assim… feito a “Contigo”.

Seria mais fácil e eficiente.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • O Garcia "da Globo" é 'vazado' em mais um crime!

    Na edição de 27/03/2015 do programete 'Mau Dia Brasil' do rádio, o ex porta-voz da ditadura militar, Alexandre Garcia, 'O Boçal Panfletário', espinafrava o governo federal e o Brasil, quando, em dado momento, o Garcia "se empolgou para além do Luar de Paquetá":

    "Mais um escândalo, agora envolvendo a Receita Federal!... Apreenderam um milhão e trezentos mil em carros. Que coincidência! É o mesmo valor que eu estou pagando, injusta e indevidamente, para a Receita porque pagando em dobro! Eu paguei pela minha empresa, e disseram que eu teria como pagar enquanto pessoa física! Me cobraram tudo de novo! Não deu para transferir o imposto já pago pela minha empresa... Os envolvidos na fraude deverão ser presos! Eu digo que merece! Eu devo ser uma das vítimas dessas coisas"

    Inopinadamente,

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$%$¨&*()(*&¨%$%¨&*()_)(*&¨%¨&*()(*&¨%¨&*)$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    a gravação foi interrompida!

    De volta aos estúdios, o dono e âncora do programa, todo desconfiado, meio que envergonhado:

    "Perdão, ouvintes! Parece que houve um problema técnico! Daqui a pouco, nós retomaremos o contato com o Alexandre Garcia! Como? Ah! Eu fui informado que não será possível ouvir, na íntegra, o comentário de hoje! Mas, 'se você quiser saber'(!), acesse o nosso site!"

    Das duas, uma:

    Alguém telefonou para a *empresa de comunicação e avisou que estava sendo praticado um crime de atentado à ordem tributária nacional;
    o próprio dono e âncora do programa identificou a ato delituoso, e não quis se arriscar a ser autuado pela Receita e Polícia Federais!
    *Rádio Princesa FM e Rádio Sociedade AM
    Feira de Santana,
    Emissoras da Rede Capuchinhos!
    [Portanto] Rádios católicas [do lucro! Adendo nosso]

    RESCALDO: esses arrivistas e terroristas jornalistas do PIG não resistem a uma 'delação premiada'!

  • http://br29.com.br/mp-vai-investigar-secretaria-do-tucano-beto-richa-por-fraude-em-licitacao/
    MP vai investigar secretária do tucano Beto Richa por fraude em licitação
    O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Londrina pediu à Justiça para que seja autorizada a investigação sobre uma possível participação da secretária estadual de Administração e Previdência, Dinorah Botto Portugal Nogara, no esquema de fraude em licitações e contratos para manutenção de veículos oficiais do governo.

    O Ministério Público afirma que o pedido está embasado em um depoimento de um funcionário do Departamento de Transporte Oficial (Deto), que trabalhava junto ao ex-diretor do órgão Ernani Delicato, que está foragido após ter um mandado de prisão decretado por suspeita de fraude na licitação;

    A licitação sob suspeita, no valor de R$ 1,5 milhão, resultou na contratação da Providence Auto Center para consertar carros do governo.

    De acordo com o depoimento, Delicato teria modificado o contrato de licitação das oficinas após uma reunião com a secretária estadual. O servidor disse que o contrato foi feito por influência de Dinorah, incluindo a contratação emergencial da oficina Providence, empresa que pertenceria à Luiz Abi –suposto primo do governador Beto Richa (PSDB)– mas que estava registrada em nome de um “laranja”.

    A decisão sobre o pedido da Promotoria deverá ser analisada pelo Tribunal de Justiça, já que a secretária tem direito ao foro privilegiado devido ao cargo que ocupa. Se autorizada, a investigação deverá ser feita pela Procuradoria do Ministério Público.

    Nesta sexta-feira, Abi e mais seis pessoas foram denunciados por formação de quadrilha, e fraude de licitações.

    Secretária nega

    Em entrevista no início da noite, a secretária Dinorah Nogara negou qualquer participação em relação ao caso e disse que instaurou uma auditoria em sua pasta para apurar irregularidades na licitação, que já foi suspensa.

    Ela afirma ainda que está “mexendo” na vida das oficinas. “Eu mudei um sistema que não funcionava bem. Eu não atuei para privilegiar nenhuma oficina e sim para beneficiar a gestão pública do Estado”, disse ela.

    (Fonte: jornaldepiracicaba/PlantaoBrasil)

  • Malgrado erros e acertos, é triste votar na Dilma para ganhar uma agenda neoliberal, com seu ministro "governador geral para o Brazil"! Por essa eu não esperava!

    • Agora é a hora deste ministro pedir pra sair também. Quem sabe Dilma acerta?
      E ainda tem mais: ele será o único citado pelo PIG nesta operação Zelotes!Em toda ela, vão fincar prego em cima dele (em cima dele, até parece! Ele será um meio útil para um fim).
      Caia fora, ministro. Quem sabe? Esperança sempre é a última que morre.
      Dilma, fale algo sobre algo, por favor!

  • A Lista do HSBC está com eles mas não publicam e nem mencionam, o escândalo da Zelote (19 bilhões de sonegação) não interessa e nem é notícia, corrupção do PSDB é escondida, mas procuram criar mal estar no governo nas entre linhas de um pronunciamento, isso interessa, e é com eles mesmos. Estão enterrados até o pescoço na corrupção e por isso tentam fazer de tudo p/ voltar aos velhos tempos em que se podia roubar a vontade e nada acontecia.

  • Este lixo de imprensa brasileira não se dá conta que caminha para a irrelevância, pois após incentivar o florescer destes fascistas que vão para as ruas destilar seu ódio, contra tudo e contra todos, quando a poeira assentar, muitas destas pessoas que hoje são os inocentes úteis, vão começar a enxergar o quão vil se tornaram, influenciadas por esta imprensa partidária, mercenária, golpista e inimiga do Brasil e de seu povo. Espero ver com meus próprios olhos, a derrocada desta mídia corrupta e vil.

  • Eu não esperava outra coisa do Levy. Ele pensa isso mesmo: "Dilma é um empecilho à minha atuação de magnífico consertador dessa merda."
    Ele acha que nós não sabemos o que ele fez "no verão passado", na diretoria de um Banco criminoso e sonegador.

    Esse ajuste nas costas do trabalhador deveria lanhar o lombo dos sonegadores bilionários das contas secretas e das empresas nojentas que pagavam propina para acobertar seus crimes fiscais. O Levy conhece bem dessa história. Ele é do ramo.

  • Falta um escândalo do Governo pro fim de semana. Afinal a Operação Zelodes pegou uma plêiade de potenciais sonegadores, e corruptores do Brasil. Grandes financiadores de campanhas eleitorais.
    Então que tal uma intriga mequetrefe mesmo.
    Nada a comentar sobre as palavras do Ministro. Que falou uma obviedade. Nem sempre acertamos, mas temos boas intenções. Que, segundo alguns, o inferno está cheia dessas tais boas intenções.
    Uma verdadeira carência, uma larica tomou conta dessa nossa velha mídia, nesse fim de semana. E ainda vem essa tal de Zelodes abafando o Petrolão. E a notícia do PIB ruim era velha - já esperada - e a Presidenta Dilma me aparece com uma mini-reforma ministerial.
    O "bullying" midiático contra a Presidenta Dilma está se tornando patético. Uma verdadeira compulsão.
    Mas explicável, perfeitamente. Vejamos. A casa está caindo, pra eles. O véu da hipocrisia da velha mídia se desvenda a partir dos vazamentos do HSBC e nos parceiros - anunciantes e co-irmãs - enrolados nessa nova ação da PF - a Zelodes.
    Como diria aquele inimputável banqueiro: é nos Tribunais Superiores - e o CARF era uma instância superior da Receita Federal - que a coisa se resolve - a favor deles, claro.
    E assim vamos. Os coxinhas se amoldam nessa droga de jornalismo.
    E Presidenta Dilma, uma sugestão. Kenarick Boujikian para o STF. Mais uma mulher no STF.
    O Viomundo recomenda: http://www.viomundo.com.br/politica/kenarik-boujikian-se-o-ministro-gilmar-ja-criticou-na-imprensa-a-adi-proposta-pela-oab-contra-financiamento-privado-de-campanha-por-que-segura-o-processo.html
    Quero ver o Senado - leia-se Renan Calheiros - barrar ela na sabatina.

  • Tenha-se a santa paciência! Fica-se reclamando do PIG e age-se conforme programado pelo mesmo, no caso da fofoca descartável do Levy, mesmo com o Fernando Brito fazendo a autópsia e escancarando o engodo praticado. Assim não dá! Assim não pode! Diria até o decrépito de Higienópolis.

  • Crítica é que nem bunda, cada um tem a sua.Devemos respeitar se tem a motivação real de melhorar a vida de todos.O significado de Judas na Biblia é de alertar que a vida sociedade é deste modo e que se quisermos uma vida em sociedade, devemos conhecer nossos limites e limitações. Para isto existe a lei e a ética.

Related Post