Existem, na mídia, raras figuras tão pouco decorosas quanto Reinaldo Azevedo.
Ao ponto de ser chamado de “rotweiller” por colunistas que partilham suas preferências políticas, como fez Miriam Leitão, repetindo as palavras da ombudsman da Folha, quando esta se prestou ao papel de elevá-lo a colunista.
E qualquer leitor sabe que Azevedo apoia vaias, xingamentos e toda a sorte de agressões verbais quando se trata de desqualificar Dilma, Lula e o que ele chama de “petralhas”.
Recomendo, por isso, que os leitores visitem a página – se podemos chamá-la assim – que ele mantém na Veja. Ou melhor, em que a Veja o mantém.
O mais grosseiro e desbocado áulico do tucanato clama por decoro, tendo como segunda voz o não menos “danilo gentili” Rodrigo Constantino.
O que isso significa?
Como íntimo das altas rodas do tucanato, Azevedo tem todos os sinais de perigo de uma exclusão de Aécio do segundo turno.
É ainda pior: percebe que o terreno da indecisão, onde os tucanos poderiam avançar estreitou-se, pela entronização de Marina como a candidata da negação da política e do moralismo vazio.
E que, no povão, este terreno é fértil ao prestígio de Lula.
O objetivo de Azevedo é trabalhar para blindar o que Marina poderia tirar de Aécio na parcela mais bem aquinhoada em nível de escolaridade e renda.
É lá que trabalha o tucanato para deter Marina.
Não esperem ver coisa boa saindo daí.
Como observa o ótimo observador de pesquisas, calejado em eleições, o meu amigo Hayle Gadelha:
“Posso estar enganado, mas acredito que brevemente a Globo começará a reduzir o “efeito comoção”, para tentar repor Aécio no segundo turno.”
Para usar o bordão do colunista Ancelmo Góis, quando Reinaldo Azevedo apela para o decoro, é porque é grave a crise…
View Comments (27)
Todos falam sobre Marina Silva como candidata do PSB, mas até agora ninguém apresentou qualquer outro candidato do PSB para ocupar a vaga deixada por Campos, portanto, tenho a impressão de ela será mesmo a indicada. Ou o PSB tem outro candidato. Quem puder, enumere os candidatos que o partido poderá indicar.
O que o PSB não tem é coragem de enfrentar a mídia golpista, candidato é claro que ele tem, Luiza Erundina é infinitamente mais capacitada do que Marina Silva.
Concordo plenamente, Erundina seria sensacional, obrigaria Dilma a avançar muito mais, era a opositora que eu, petista, sonhava para enriquecer o debate e as propostas políticas!
Erundina acrescentaria ao debate. É a reserva moral do PSB. Uma das poucas que se salvam ali.
O PiG esta entre a cruz e a espada. Marina forte ultrapassa fácil, fácil Aécio. Sem Marina, Dilma leva no primeiro turno.
O ideal para o PiG é Marina servir de escada para levar aécio para o segundo turno. Vão bater em Marina o suficiente para que ela não caia muito e permita um segundo turno. E se por desgraça Marina for para o segundo turno e eleita, partem para o plano C, o impeachment como fizeram com Collor de Mello. Por isso é importante um vice confiável e vão tenra influenciar na escolha.
Acabei de ler a matéria. Embora eu concorde com o Reinaldo em quase tudo que escreveu não posso deixar de ler nas entrelinhas o que o Fernando Brito disse. O golpe está pronto pra Dilma, agora o PSDB vai correr contra o tempo pra apresentar um golpe sob medida pra Marina. Vamos ver se agora Aécio tira fotos com ela vou vai jogar sujo. Apostas feitas, só Lula salva essa eleição ajudando nossa querida Dilma. Não é possível que as pessoas não vejam tantas coisas boas que Dilma fez.
aqui, ao refletir sobre o pensamento de Gadelha, nao sei nem chego a um palpite aceitavel p/ saber qual tarefa é mais facil, ou viavel para a Globopig:: se elevar marina ao topo ou reerguer aécio.
Meu filho: Isso é cobra comendo cobra. Espero que não sobre um!
alguns estão achando estranho o fato dela (Marina Silva) não ter postado nada sobre a tragédia que aconteceu com o Eduardo Campos e os que estavam dentro do avião nos últimos dias... confiram:
https://twitter.com/silva_marina
A postura de Azevedo confirma o que de mais óbvio se aflorava do quadro pós-tragédia, qual seja: Aécio , e por tabela o PSDB, é o maior prejudicado pela guinada de Marina á condição de candidata. As consequências disto ainda não são claras. Será preciso aguardar o início da propaganda eleitoral e a estabilização do quadro emotivo-apoteótico criado em torno do tema. Ao tempo, que é curto, o poder de colocar as coisas em seus devidos lugares!
Vou aqui discordar do respeitado Gadelha. Conhecendo um pouco a história, e o histórico de golpes, assassinatos, torturas e atrocidades da direita. Acho que o pig vai trabalhar para marina. O psdb é uma barriga de aluguel que já não consegue gestar o monstro representado pela ganância dos banqueiros e de todos os mafiosos que têm, na mídia, um de seus tentáculos.
Logo, se não houve acidente puro e simples (o que não acredito, pois a direita é assassina pois quer dinheiro e - mais ainda - o poder), sustento que devem tê-lo matado provavelmente sabotando as comunicações da aeronave ou algo parecido. Até porque, vimos que hoje já não é impossível quebrar senhas e interferir em comunicações. Julian Assange que nos diga.
Viram no jornal nacional que nem aécio nem eduardo conseguiria deter uma nova vitória progressista e com isso, o pânico de terem que ter mais oito anos de Lula! Isso seria inadmissível, notadamente porque a dinheirama do Pré-Sal vai derramar para o povo na Educação e Saúde. Logo, providenciaram a morte dele (não sei se combinaram com marina) e agora, com ela, por enquanto, enquanto choram a família, pernambucanos e tantos outros brasileiros; a máfia de direita respira aliviada e de alegria... muita alegria! As bolsas sobem; ganham dinheiro e que se dane a vida humana do Eduardo e dos brasileiros que precisam de um Estado que lhes dê atenção, voz e vez.
P.S.: Brincando, mas não tanto: Se a máfia matou Eduardo, aécio deveria desconfiar que serra (e todo o ódio que nutrem um pelo outro) esteja por trás (ou na frente) desse plano. Serra deve estar rindo de felicidade por ver aécio se ferrar.
Por falar em Aécio,como está a situação do Aecioporto?
Os conservadores estão promovendo Marina e, desse modo, asfaltam o caminho para tirar o PSDB do segundo turno (se houver). Mesmo que passe para o segundo turno, a probabilidade da bancada do PSDB na Câmara se reduzir é grande e, também, de diminuir sua força nos Estados. Se não passar ao segundo turno, o PSDB corre o risco de seguir o caminho do DEM. A direita parece repetir o erro que fez ao eleger Jânio Quadros e Collor e, ainda, destruir seu principal partido. Fernando Henrique, ao dizer que "qualquer um serve"(para derrotar Dilma) mostra seu desprezo pelo partido, do qual é um dos principais líderes, e seu lado de mal estrategista.
Um irmão disse exatamente isso, os partidos agora estão preocupados com reeleições de deputados e senadores, com novas candidaturas. Li sobre a nova traição de Romero Jucá (oportunista clássico do PMDB), que declarou que não irá votar em Dilma (que podemos considerar que não é lá uma grande perda), com certeza ainda vai esperar para declarar voto em Marina ou Aécio. Nesse ponto, que envolve as bancadas no congresso, é que o jogo muda. E muito.
A desidratação da Marina começará no dia 19/08/2014. Eu não tenho medo. Dilma no 1º Turno.