Dois dias depois da consumação do golpe, está claro que nada vai mudar na situação político-econômica do país por uma simples “restauração da confiança” provocada pela queda de Dilma.
O Michelzinho Paz e Amor do discurso de quinta-feira, que não ia criar impostos, que cortaria o déficit público e que não retiraria direitos sociais e trabalhistas começou a ser colocado ontem na galeria do ridículo por Henrique Meirelles.
Sabe o Ministro da Fazenda que Fiep e centrais sindicais podem chiar á vontade: credibilidade junto ao “mercado” se faz é no mundo financeiro.
A reforma da Previdência, CPMF (ou imposto que o valha) e paralisação dos subsídios e investimentos de natureza social (como o Minha Casa, Minha Vida) virão, já está óbvio.
A prioridade vai mesmo é para um programa de privatizações e concessões que possa trazer dinheiro rápido.
E, anote aí, para a liquidação da Petrobras, ajudada pelo fato de o petróleo estar voltando, como se sabia – embora fizessem questão de alardear o contrário, prevendo apocalípticos US$ 20 por barril – ao patamar de US$ 50 por barril.
A política contracionista de Meirelles, no início do primeiro Lula,minimamente contrabalançadas pelas iniciativas sociais do PT, escorava-se na expectativa gerada por Lula, para o bem e para o mal: do lado do povo, esperanças do melhor; do lado do capital, alívio por não vir o que achava “pior”.
Temer não tem esta gordura para queimar, como Lula queimou.
A “capacidade de articulação política” do ocupante do Planalto com a Câmara, deixa hoje claro o Estadão, ainda se chama Eduardo Cunha que, confirmando as suspeitas de que seus dedos andaram metidos em certos imbroglios, “age para manter Waldir Maranhão na presidência da Câmara“, ou seja, para manter seu poder diretor sobre a Casa.
Assim como nos tempos de bonança econômica não bastava a feroz oposição da mídia para demolir Lula e, depois, Dilma, também nestes tempos de crise também não bastará o apoio do oligopólio de comunicação para sustentá-lo.
Aliás, nem a isso ele ajuda, com sua capacidade inacreditável de expor-se ao ridículo e à evidência de seu anacronismo.
Temer, que nunca foi nada, nada é ou será, a não ser no mundo untuoso dos negócios políticos, a usar a capa de professor de direito constitucional como um manto a disfarçar uma mediocridade em nada diferente da que se tornou o PMDB, mesmo antes de PSDB e PT seguirem-lhe os passos em matéria de desqualificação política.
Ressalte-se, por justiça, que isso apanhou a todas as organizações partidárias, à medida em que vivemos duas décadas onde o dinheiro passou a ser o mais importante eleitor.
Até agora, quando passou a incorporar o grotesco, diferenciava-se de Sarney apenas nisso, mas nem isso terá mais de original, de tal maneira mostra-se a desqualificação de sua nulidade pomposa. Se cabe perfeitamente no figurino “decorativo” do qual reclamou na famosa carta, o que se revela ao ter de ser funcional, é o personagem ridículo.
Como todo o que ascende ao poder pelo acaso ou pelo crime, apostará no milagre como forma de legitimar-se politicamente, por mais que não o possa mostrar agora.
E o “milagre” que se pode fazer no Brasil, em matéria de economia, é o massacre de direitos e a dilapidação de nosso patrimônio.
O outro, o da austeridade seletiva, bem o viu Dilma, não resiste sem a legitimidade política e a habilidade do estadista , a sustentá-lo.
O mal não tardará a exibir-se, por mais que o seu agente o preferisse faze-lo nas penumbras, deslizando silenciosamente.
Terá de vir a luz do sol e, acho eu, dificilmente resistirá à reação de uma sociedade polarizada, radicalizada e há três anos habituada a gritar na rua.
Primeiro sem rumo claro, depois à direita e, agora, como não se via há uma geração, também à esquerda (e muito além do PT).
View Comments (48)
Beleza de texto! Adoro o que você escreve! Adoro o que você sugere para leituras. O do Marceu Vieira, por exemplo, comoveu meio mundo. Mas (sempre tem um mas, né?), me deixa um pouco incomodada o fato de você ficar alfinetando o PT gratuitamente. Só isso. Abraços.
Sugiro que todos os paises democraticos do mundo, façam igual o governo Maduro da Venezuela, que retirou seu embaixador do Brasil.
Afinal, quem toma o poder de presidente sem voto é Ditador.
Léo, o que teria um efeito aterrador sobre a coalizão de ladrões seria Rússia e China não reconhecerem o novo governo e a suspensão do comércio entre os dois países, com a consequente paralisação das mais importantes exportações brasileiras. Aí o governo da coalizão de ladrões perderia grande parte dos seus apoiadores internos.
Não é possível que vc seja tão alienado assim. Nem a galera da Veja é tão estúpida....
Quem entrará para a história como o pior:Moreira Franco como governador do Rio de Janeiro x Michael Sanchez Temer,espero eu até setembro/outubro de 2016?
Eu aposto no segundo.
Esqueçam essa dicotomia de direita e esquerda que deve ser extinta, nunca de verdade existiu combate contra a corrupção, o que existe é um combate contra nossos direitos, nossa liberdade, um governo deve governar para todos, proporcionar oportunidades para todos e não só para os “nobres” endinheirados. A imensa maioria de nossa população é carente em todos os sentidos, até de informações, e esse governo golpista que aí está é para detonar o trabalhador e os mais pobres. A dicotomia de direita e esquerda foi criada para sustentar o egoísmo corrupto dos criminosos (não importa a origem política dos mesmos) que querem se manter no poder as custas da escravização dos trabalhadores. O que existe e persiste no Brasil é a falsa ideia de crime x justiça, Em nosso país a justiça e o crime se entrelaçam, se abraçam amigavelmente rumo aos cofres públicos, especialmente agora, com enorme intensidade nesse governo golpista (é fácil, é só verificar a ficha suja das maiorias dos políticos contemplados com altos cargos, inclusive o novo presidente). Não há como aceitar e sustentar tantos corruptos e a falta de justiça no Brasil. Vai ter luta.
Diego, desculpe, falando em informação, né, dê uma googada e se informe sobre a origem dos termos esquerda e direita, e descubra que não foi criada dicotomia nenhuma. É uma coisa histórica. A história não é boa nem má, registra.
A direita é que criou frases como essa sua para serem repetidas na mídia com vistas a desqualificar a esquerda.Como voce vê a direita é esperta. Funcionou.
Jamais a esquerda e direita serão a mesma coisa.
Diego, no mais VC esta muito certo.
Justiça podre e poderosos contra o povo.
Dei uma googlada como você orientou, acabou gerando mais questões. A democracia seria de direita ou de esquerda? A ditadura seria de direita ou de esquerda? Sabe, Mariax eu acho que a democracia não poderia ser verdadeiramente de direita ou esquerda, mas a ditadura tanto faz, poderia ser de direita ou esquerda se esses conceitos criados na revolução francesa ainda valessem, é muito simplório esse eixo, a esquerda de ontem poderia se tornar a direita hoje, isso não é mais aceitável no século 21, a diversidade política que existe hoje deixa esse eixo muito limitado. Se for para simplificar eu prefiro a democracia x ditadura. Abçs.
Democracia não pode ser direita nem esquerda porque é um regime/sistema de governo.. não é um posicionamento político/ideológico... um posicionamento do ser diante do sistema político/economico e a distribuição da riqueza... diante de como a sociedade participa das decisões econômicas quanto À participação de cada um na geração da riqueza... assim democracia pode ser administrada pela esquerda e pela direita.. assim como a ditadura.. não misture.. estude. google não é uma boa idéia.. um bom livro sim...
... O covardão TRAIDOR-mor sujando a cadeira presidencial
O conspirador e informante da CIA não é um velho: é um velhaco da pior cepa!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Depois de ver vídeo de Malafaia intimidando jornalista, Jean Wyllys propõe desobediência civil; Temer pode trazer de volta julho de 2013
14 de maio de 2016 às 00h23
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/depois-de-ver-video-de-malafaia-wyllys-propoe-desobediencia-civil-cercado-de-homens-brancos-e-ricos-temer-pode-trazer-de-volta-julho-de-2003.html
O ESTADO DE SÍTIO AVANÇA
TEMER QUER CASSAR RICARDO MELLO
***
TEMER QUER CONTROLAR A EBC
O presidente interino Michel Temer pretende indicar para o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) o jornalista Laerte Rimoli, mesmo que tenha que passar por cima da lei que criou a empresa; isso porque, no dia 2 de maio, o jornalista Ricardo Melo (foto) foi nomeado seu presidente e a lei lhe garante mandato de quatro anos; “Ao longo do intenso debate público que levou à criação da EBC, firmou-se a concepção de que o diretor-presidente deveria ter mandato fixo, não coincidente com mandatos de Presidentes da República, para assegurar a independência dos canais públicos, tal como ocorre nos sistemas de radiodifusão pública de outros países democráticos”, diz nota publicada ontem à noite pela própria EBC
14 DE MAIO DE 2016 ÀS 06:01
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/232169/Temer-quer-controlar-a-EBC.htm
Pimenta denuncia as armações de Temer para se proteger e aos amigos
14 de maio de 2016 às 01h44
Cajar Nardes, irmão de Augusto Nardes, e o advogado de Eduardo Cunha: “promovidos”
Deputado Pimenta (PT-RS) pede que PGR suspenda nomeação de ministros investigados na justiça
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) encaminhou representação ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, solicitando instauração de procedimento investigatório sobre a nomeação dos novos ministros de Michel Temer.
No pedido, protocolado na tarde desta sexta-feira (13), Pimenta pede a suspensão dos efeitos da nomeação dos ministros investigados pela justiça que, até então, não possuíam prerrogativa de foro privilegiado.
Caso atendida, a medida atingirá os ministros Henrique Eduardo Alves (Turismo) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), investigados na Lava Jato, Eliseu Padilha (Casa Civil) citado também nessa mesma Operação, e Gilberto Kassab (Comunicações), investigado por improbidade administrativa.
(...)
Temer abre vaga na Câmara para irmão de Augusto Nardes, ministro do TCU
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/pimenta-denuncia-as-armacoes-de-temer-para-se-proteger-e-aos-amigos.html#comment-967187
Os fascistas chegaram ao poder, por meio do golpe. Lentamente a população vai percebendo o que ocorreu. Os poderes como judiciário, Midia, e os políticos que assaltaram os poderes da república tem caráter nitidamente autoritários. Os estudantes e professores já percebem o que ocorre e iniciou a resistência, com greve e ocupações. Não podemos aceitar essa bandalheira não temos porque respeitar bandidos. É um governo ilegal, imoral e não podemos aceitar tal vilania.Teremos que ocupara os espaços públicos e partir para greve e resistência. Os Fascistas não passaram
Passarão, ao invés de passaram.
Não acredito que alguém ache Temer a melhor opção para o país. Assim como pouquíssimos achavam que Dilma era. Lembro bem da campanha "Volta Lula" antes das eleições de 2014 (aliás, que pena que não vingou).
Assim como boa parte dos esquerdistas votaram em Dilma, pois era a única opção, muitos direitistas brigaram pelo Temer pq o consideravam menos pior. O grande problema desse raciocínio é que ele simplesmente não é.
A frase não é tragicômica porque é golpe!
Da Série ‘As perolas do TRAIDOR GOLPISTA TEMERo$o’
$$$$$$$$$$$$$$$
“Compreendemos o momento ingrato que estamos vivendo.”
Por Michel temer – presidente em exercício do Brasil durante o seu primeiro discurso.
ACHEM O ‘CU(nha)’ “cheiroso” dos lesa-pátria!
… Se o honesto povo trabalhador brasileiro não defenestrar estes(as) BANDIDOS(AS) nazigolpistas, terroristas &$ [mega]corruptos(as), após as férias remuneradas, o GÂNSTER mafioso eduardo ‘CU(nha)’ dos(as) facínoras desalmados voltará ‘miniSTRO’ de Estado do (DES)governo Mimimichel TEMERo$o!
Ou nomeado ‘miniSTRO’ “supremo” do STFede!
Duvidam?
… Esta quadrilha tem que ser defenestrada sob muitos ovos podres, tomates pra lá de maduros retirados do MERENDÃO do DEMoTucano geraldo alckmin, cocô (fezes humanas, preferencialmente), muito humor e paz!
Nada de violência!
Mesmo porque não precisa: estes ‘cabras’ são frouxos’!…
O ESTADO DE SÍTIO PERPETRADO PELA QUADRILHA USURPADORA DA DEMOCRACIA AVANÇA
TEMER QUER CASSAR RICARDO MELLO
***
TEMER QUER CONTROLAR A EBC
O presidente interino Michel Temer pretende indicar para o comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) o jornalista Laerte Rimoli, mesmo que tenha que passar por cima da lei que criou a empresa; isso porque, no dia 2 de maio, o jornalista Ricardo Melo (foto) foi nomeado seu presidente e a lei lhe garante mandato de quatro anos; “Ao longo do intenso debate público que levou à criação da EBC, firmou-se a concepção de que o diretor-presidente deveria ter mandato fixo, não coincidente com mandatos de Presidentes da República, para assegurar a independência dos canais públicos, tal como ocorre nos sistemas de radiodifusão pública de outros países democráticos”, diz nota publicada ontem à noite pela própria EBC
14 DE MAIO DE 2016 ÀS 06:01
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/232169/Temer-quer-controlar-a-EBC.htm
… O ‘miniSTÉRIO’ do nazigolpista ‘Mimimichel Decorativo TEMERo$o’ é um esgoto a céu aberto!
PQP
Idem para o ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA do Janot &$ dos demais conspiradores procuradores da ‘PORCA-tarefa’ da Operação midiático-golpista ‘Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato’…
Tem até um aloprado evangélico que se comunica através do WI-FI de Deus!
E cujo nome lembra o de marca de xarope!
Vade retro Satanases!
Perdão aos Satanases!
Mal começou governo Temer, e os golpistass ja estão se mostrando descontentes. Skaf do pato amarelo e paulinho da farsa nao concordam com a CPMF. Newton Cardoso, disse que Temer sera recebido a pontapes em Minas, seu filho que tinha promessa de um ministerio, ficou de maos vazias. Os artistas da Globo golpe devem estar felizes, com o fechamento do Ministerio da Cultura. E os coxinhas paneleiros, alguem tem noticia?