Que ironia: o “vai pra Cuba” dos coxinhas ajuda a ilha a faturar com turistas brasileiros

Matéria do caderno de turismo de  O Globo, hoje:

“­ Conhecer Havana, seus prédios e carros antigos, além de mergulhar nas águas do Caribe. Não é de hoje que os brasileiros demonstram interesse em visitar Cuba. Porém, de uns tempos para cá, a vontade de desembarcar na ilha de Fidel tem aumentado consideravelmente. Segundo uma pesquisa da Visual Turismo, agência parceira da Copa Airlines, o número de vendas de pacotes (com passagem aérea, hospedagem e passeios) para a ilha aumentou 9,5% em abril, na comparação com março desde ano”

Uns dizem que é o fim do bloqueio americano à ilha – o turismo dos EUA na ilha aumentou, também – mas não me parece que isso, por nossas bandas, tenha alguma influência.

O fato é que, desde os anos 60, nunca se falou tanto em Cuba no Brasil.

Uma simples camisa vermelha, como mostrou a agressão verbal ao filho de Ricardo Noblat, já é motivo para a coxinhada gritar “vai pra Cuba, vai pra Cuba”.

E não é que o pessoal com grana está mesmo indo?

Os brasileiros são o quarto maior público do luxuoso Hotel Meliá de Havana.

Mil pratas de diária, coisa para gente de bico grande, não o meu ou o seu, embora eu tenha visto na internet muitas pousadas na faixa de 100 a 200 reais.

Bom, não espalhem, mas isso está ajudando o governo cubano a fazer frente às suas dificuldades econômicas – boa parte dela, aliás, gerada pelo embargo americano)

A coisa é tão terrível que a operadora de cartões Visa, que oferece seguro de saúde em viagens cujos pacotes são comprados em alguns de seus cartões, tem um “aviso aos viajantes” em letras maiúsculas:

“IMPORTANTE! OS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS DESCRITOS NA SEÇÃO C DESTE GUIA NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS, SEJA QUAL FOR A CIRCUNSTÂNCIA PARA VIAGENS OU OUTROS SERVIÇOS RELACIONADOS A CUBA, IRÃ, SÍRIA E SUDÃO. AXA ASSISTANCE É UMA EMPRESA SEDIADA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. AS LEIS DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA PROÍBEM A AXA DE FORNECER QUAISQUER BENEFÍCIOS OU SERVIÇOS RELACIONADOS A CUBA, IRÃ, SÍRIA E SUDÃO(…)” 

Ainda assim, Cuba, pequenina como é, recebe 3 milhões de turistas por ano – metade do que o imenso Brasil  tem de visitantes –  e aufere nisso a segunda maior receita nacional.

Até passear nos velhos  carrões americanos que circulam em Cuba por conta das restrições à importação, virou um charme entre os “vão pra Cuba”.

Como eu nunca fui à ilha de Fidel, mesmo que toda hora apareça um coxinha mandando que eu vá pra Cuba, sugiro que me mandem uma passagem que eu vou. Custa perto de R$ 3 mil, no varejo, mas há pacotes de R$ 2 mil em vôos fretados e acomodações modestas.

E rindo da idiotice que tomou conta dos nossos coxinhas.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Ao contrario do que a matéria diz, a modinha nos EUA é fazer turismo em Cuba, principalmente fotográfico, e fingir que se preocupam com o povo de lá.
    A moda por aqui, para variar é se achar americano e fazer o que eles fazem pensando que terão green card.
    É apenas macaquice de imitação de coxinha se se acha do mundo.

  • O Tijolaço agora tem um encosto! Toda matéria que se lê neste blog tem um indivíduo que não vale nem a pena citar o nome, tecendo comentários doentios através do Face! Fazer o quê? Democracia é isto,...é? Valha-me Shiva!

  • O Tijolaço agora tem um encosto! Toda matéria que se lê neste blog tem um indivíduo que não vale nem a pena citar o nome, tecendo comentários doentios através do Face! Fazer o quê? Democracia é isto,...é? Valha-me, Shiva!

  • Eu vou passear lá sim. Sem me importar com o preço, já que disponho de algumas economias que foram reservadas exatamente prá isso. E não vou me preocupar com "seguro de saúde", porque um país que dispõe de médicos para ajudar outros países como Cuba, por mais caro possa ser eventual necessidade de atendimento lá, certamente serei muito bem atendido.

  • Luiz C. Brito? Quem é esse elemento? Comunopetismo? Fazer o quê quando se lê um comentário como do Sr. Luiz. C. Brito? Rir? Chorar? O melhor é desprezar. Desprezar esse pessoal é a maior ofensa para eles. Sr. Luiz C. Brito, vai procurar sua turma que você sabe muito bem qual é.

  • Acho que seria uma boa idéia criar o "vai pra Suiça".
    Lá coxinhas ou corruptos não têm vez.

  • Para Luis C. Brito: após ler todas aquelas asneiras que vc escreveu cheguei a uma grande conclusão. Você é um grande imbecil.

  • Tem um cara que escreve cada bobagem . Deve receber por escrito do Kamel e repetir pela internet. É integralista.

    Mas o Brasil não está em crise???

Related Post