Queda da inflação pode ter sido cantar vitória antes da hora

Pela terceira vez a Fundação Getúlio Vargas divulga números preocupantes sobre a ameaça de um repique inflacionário em janeiro.

Desta vez, o IGP-10, que registra a variação dos preços no atacado e no varejo entre os dias  dias 11 de dezembro  e 10 de janeiro, marcou alta de 0,88%.

Se comparado ao IGP-M do primeiro decêndio , apurado entre 21 e 31 de dezembro, que indicou alta de 0,86%, verifica-se que segue a tendência.

E que, como se disse ali, começa a haver a transferência dos preços em maior elevação no atacado para os de varejo: o Índice de Preços ao Consumidor passou de 0,4%  para 0,54%. E, um mês antes, era 0,09%.

Se a cotação do dólar escapar incólume aos primeiros dias de Trump, não chega a ser nenhum desastre.

Caso contrário, estamos arriscados a queimar reservas não para impulsionar o investimento, como seria sensato, mas para manter uma cotação permanentemente irreal no câmbio, que está a toda hora sendo usado como âncora inflacionária.

Hoje, em Davos, o presidente do BC, Ilan Goldfarb, admitiu, no Valor,  que “temos reservas de 20% do PIB e usamos para prover liquidez em momentos de estresse. Esse continuará sendo o caso.”

 

 

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Para quem fez comentários apressados isso é um tiro no rim. E não foi por falta de aviso. A única coisa que sobe nesse governo é a avaliação negativa. Gostem ou não os coxinhas.

  • Fica tranquilo Urubrito. Sei que vc é um cara que se preocupa com os pobres independente do governo de turno e torce pelo país. A inflação vai cair mais esse ano.... Pode dormir sossegado!

  • Queda da inflação isoladamente não resolve nada. Se o poder aquisitivo do público caiu também, se o desemprego e capacidade de consumir foram reduzidas, vai se ficar na mesma. "O preço do feijão caiu, e daí se não tenho de onde tirar dinheiro pra comprar?" Acontece que esta insistência em colocar a inflação com destaque é para se aproveitar da memória que muitas pessoas ainda tem daqueles tempos de inflação de 50%... ao mês. No quadro de depressão da economia que estamos vivendo, é lógico que a inflação poderá cair, assim como a febre do doente abaixa se ele morre.

  • Inflação vai cair? Quem disse isso? A Urubóloga? Vai cair, sim. Por absoluta falta de consumidores. Um grande feito!

  • Luiz Carlos lembro muito de uma senhora muito bonita que decia no aeroporto de Brasil conferir as contas do pricipe das privatarias e seus tucaninhos amestrados o no dela e Ana Maria Ju conferia o dever de casa o que nao estava como ela queria ela chamana o principe e crau nele esse era o governo dos imputaveis tucanos.

  • A quem interessa o dólar muito baixo? Aos compradores de nossas riquezas, aos importadores e aos que viajam ao exterior. Política artificial de dólar baixo é sinal de problemas lá na frente.

  • Qualquer estudante de economia sabe que inflação cai, quando há falta de consumo. Razão: Desemprego, salários baixos, empregos temporários, arrocho fiscal, etc. Tudo isso gera desconfiança, contamina o ambiente de negócios, gera pessimismo.

Related Post