Quem é o autoritário?

A tentativa da Globo de criminalizar alterações fúteis numa página aberta do wikipédia, e inventar um fantasma de autoritarismo, apenas ressalta o perigo com o qual o Brasil se depara hoje: tornar-se uma grande Minas Gerais, onde qualquer crítica é sistematica e violentamente censurada.

O governo Aécio não “altera verbetes” de jornalistas. Ele manda cortar a cabeça de quem ousa fazer jornalismo independente.

A história é conhecida. Alguns estudantes de jornalismo fizeram um ótimo documentário sobre a censura ao jornalismo durante o governo Aécio.

Assista-os na íntegra se puder.

Vale a pena também ler um texto de Marcelo Beraba, na época ombudsman da Folha, em que trata Minas Gerais como um “case” para se entender como a imprensa não deve ser.

Diz Beraba: “O que impressiona é a abulia e a submissão da imprensa. As notas e reportagens publicadas reproduzem acriticamente os dados oficiais divulgados pelo governo de Minas. Não há o contraditório, não há o questionamento, não há a dúvida, não há a curiosidade para um aprofundamento do tema. A cobertura jornalística obedece ao tempo e ao enfoque determinados pelo governo de Minas.”

Tão diferente do que fazem com a Dilma, né?

Fernando Massote, em artigo publicado no Observatório da Imprensa, explica melhor o processo de censura exercido pelo governo Aécio sobre a liberdade de imprensa.

“(…) A terceira e decisiva leva de apoio para se reeleger em condições tão favoráveis foi o controle, com mão-de-ferro, da imprensa local. Os jornais, rádios e TVs, a chamada “grande imprensa”, sofrem, desde a primeira eleição de Aécio Neves, em Minas Gerais, o controle indefectível do Palácio da Liberdade.

A rigorosa censura aeciana

Este último fato foi confirmado pela própria divulgação da matéria do Le Monde, que não foi publicada na íntegra por qualquer meio de comunicação. O Palácio da Liberdade, com sua legião de marqueteiros e assessores de imprensa sempre a postos para blindar o governador de qualquer crítica, estendeu, sobre a matéria, as finas malhas de sua censura aos órgãos de imprensa – não só mineiros, mas também nacionais. Estes últimos, displicentes e/ou coniventes, se submeteram, docilmente, publicando os releases de Aécio com os trechos selecionados da matéria do jornal francês onde, evidentemente, não apareciam as críticas que lhe foram feitas.

A matéria do Le Monde confirma, ainda, com uma ponta não dissimulada de dramatismo, a rigorosa censura aeciana, ao divulgar a opinião crítica longamente contida de um jornalista que acompanhou a trajetória de Aécio Neves na Câmara dos Deputados por 16 anos e não quis deixar que o próprio nome fosse divulgado.”

Assista também a esse vídeo, com informações sobre a violência de Aécio contra jornalistas.

E se você não está convencido de que o autoritarismo e a violência contra jornalistas não estão no governo Dilma, mas que estariam presentes, com muita força, num eventual governo Aécio, confira a postura “elegante” do vice de Aécio, o senador Aloysio Nunes, quando é confrontado com uma pergunta crítica.

Aloysio Nunes perde totalmente o controle e agride com incrível virulência verbal o blogueiro que tenta entrevista-lo.

O último escândalo da Globo é um acréscimo de uma interjeição ao verbete de Miriam Leitão. Um internauta acrescenta \O/ ao final de uma frase.

Ora, o que é melhor, ser xingado, perseguido, quase espancado, e depois ainda ter seu equipamento apreendido por ordem da autoridade descontente, ou sofrer uma alteração bobinha em seu verbete no Google?

Alteração esta que, é bom lembrar, você pode reverter a qualquer momento.

É preciso botar os pingos nos is sobre quem é o autoritário.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Brito,

    Teve ainda aquele caso da Rebeca Mafra, que teve o apartamento no RJ vasculhado a partir de uma ação do Aécio Neves.

  • Ontem eu vi a reportagem e percebi a mediocridade da denúncia. Vim correndo no Tijolaco pq aqui as informações tem base investigativa. E um alivio poder contar c vc Fernando Brito. Isso aconteceu pq a outra cortina de fumaça não deu em nada. Agora esta uma verdadeira caca as bruxas. Eu sou eng e funcionário publico de SP. Quer dizer q eu teria q idolatrar esses crápulas? Muito pelo contrario, conhecemos essa corja do PSDB. Como diz o Paulo Henrique Amorim a Globo tem poucos dias antes do horário politico pra acabar c Dilma.

  • Boas notícias p/ Domingo. 1- Parece que a metodologia da avaliação do PIB dos anos 2011-2013 será revista p/ cima.2- O PIG entrou em parafuso, atira em qualquer coisa que se mova.3-O Horário eleitoral se aproxima rapidamente e o Brasil terá oportunidade de conhecer o verdadeiro e extraordinário governo da Presidente, escondido dos brasileiros e só visível pelas redes do governo de pouca projeção. 4- A Dilma será reeleita. 5- O Novo período será de usufruir os projetos implantados e o Brasil entrará em novo surto de prosperidade. 6- O Brasil do atraso, do colonialismos e da escravidão está ficando para trás junto com aqueles que sugavam essa nação.

  • Estamos diante da mais abjeta perseguição política praticada pela Rede Globo e oposição; uma nova caça as bruxas da era digital; ao tentarem criminalizar o direito de livre expressão dos indivíduos contrários as suas ideologias e opiniões deve ser fortemente denunciada.

    O fato de ter sido utilizado um computador em qualquer lugar da internet: seja uma empresa privada, uma concessão pública, um orgão público, uma rede wifi qualquer disponível, é irrelevante.

    A Rede Globo apoiou e sustentou a ditadura, está na sua genética o autoritarismo, o cerceamento da liberdade de expressão, a manipulação das informações e a busca de transformar a sociedade em seus modelos.

    Como a bolinha de papel do Serra temos que desmoralizar esta manipulação.

  • Meu Deus, será que o fato de alguém ter alterado o verbete da Miriam e Sardenberg no Wiki é um assunto tão relevante para a república? Às vésperas de uma eleição presidencial seria muitíssimo mais útil discutir sobre assuntos que interessam ao futuro do Brasil. Debater as propostas, objetivos, visões, programas de governo, etc, etc, de cada um dos candidatos. Mas não, eles estão dando espaço enorme pra uma bobagem totalmente irrelevante sobre pessoas idem.

    • Laure,

      para isto seria preciso que a oposição tivesse alguma proposta, visão, programa de governo, ou mesmo intenção que pudesse declarar publicamente.

      Não é o caso.

  • E ainda tem o caso do jornalista que continua preso, não tenho certeza sobre o nome dele. Gostaria que o Tijolaço refrescasse o assunto para seus leitores.

    • O jornalista preso é Marco Aurélio Carone, editor do Novo Jornal, um blog jornalístico onde eram feitas denúncias do desmantos e picaretagens do aecinho e sua irmã andréa "Jezabel" neves... Ele foi preso de maneira truculenta, com base em acusações não provadas. Está preso até hoje, mesmo com problemas de saúde.

      • A Historia do Carone precisa ser esclarecida, o que ele denuncia, com provas,compromete o governo Aécio de maneira a não sobrar nada dele e da tchurma que tomou conta de Minas Gerais, este caso precisa sair das fronteiras de Minas.

  • Papo sério e reto pessoal. Se esse pessoal do PSBD assumir o governo deste país, estaremos diante de um novo período escuro para a democrácia brasileira. Será o fim da liberdade individual com o apoio da mídia nacional e estrangeira. Que Deus nos livre deste mal.

  • Quando arrocho never inaugurar uma clínica para drogados, ele será o primeiro a se escrever.Vai chegar de camisa-de-força.

    • Desculpe, inscrever, visto que os seus "discursos" são escritos por alguém.

  • Ser autoritário é o de menos, ainda que deplorável. O problema é ter o monopólio da TV aberta para martelar mentiras e manipular a população diariamente.

Related Post