Quem é o promotor da Veja que vai indiciar Lula?

A Veja publica que o promotor de Justiça Cássio Conserino, mesmo sem ter sequer ouvido Lula, diz ter elementos para abrir inquérito contra o ex-presidente Lula pela “compra” de um apartamento que, afinal, jamais foi dele ou da família.

A Folha, como bom couro de tambor da revista dos Civita, reproduz em sua manchete do site.

Diz que Lula seria indiciado por “lavagem de dinheiro” e “ocultação de patrimônio”.

Que “lavagem de dinheiro” seria essa, parece que não vem ao caso. Como a “ocultação de patrimônio” adviria dela e se dá em relação a um bem do qual Lula, na pior das hipóteses, não teve a propriedade ou a posse, menos ainda.

Mas ninguém do jornalismo investigativo foi ao Google olhar quem é o promotor Cássio Conserino, em quem a Veja deposita tantas esperanças de, finalmente, “pegar o homem”.

Um discreto e eficaz fiscal da lei?

Conserino foi parar nas páginas por vários expedientes típicos de quem quer virar notícia.

Em 2014, a própria Folha publicou reportagem sobre uma de suas peripécias:

“Cássio recebeu por Sedex maconha sintética e pentedrona, duas drogas novas encomendadas pela internet. Comprou, pagou e recebeu no endereço combinado: o Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, maior complexo judiciário da América Latina.”

Maconha sintética seria a “AKB48” uma substância controlada a partir de 2013 na Alemanha e EUA e ainda em processo de restrição no Brasil e a pentedrona só foi colocada na lista de entorpecentes em 2015.

Mas Cássio, avant la lettre, fez uma “engenharia jurídica” para enquadrar os comercializadores e, evidentemente, gastou tempo e dinheiro público em uma “operação” em que a Justiça negou todos os seus pedidos. Certamente não teria o mesmo desfecho se, em lugar de um espetáculo, tivesse procurado uma maneira de conduzir com discrição e pegar estes cidadãos de uma forma dentro da lei.

Antes, porém, fez outras. Numa operação também espetacular prendeu policiais e um advogado que, supostamente, estariam envolvidos com jogos de azar. Sem provas – dá um certo trabalho obtê-las, diferentemente de manchetes – todos foram soltos. Pior, Cássio foi condenado pelo juiz  Joel Birello Mandelli, da 6ª Vara Cível de Santos a indenizar o advogado por tê-lo exposto à execração pública.

Já nas prisões, outro juiz, Reynaldo da Silva Ayrosa Neto, da 2ª Vara Criminal de São Vicente, escreveu que Cássio “a um só tempo conspurcou e desrespeitou seu próprio trabalho” e causou “verdadeiro sensacionalismo midiático, intranquilidade e comoção nos meios jurídicos e policiais locais”.

O doutor promete….

Fernando Brito:

View Comments (58)

  • Acho que hollywood tinha que vir ao Brasil conhecer o talento dos nossos homens de preto! Will Smith, te cuida...

  • Segundo o juiz Joel Birello Mandelli, da 6ª Vara Cível a imunidade dos membros do Ministério Público (MP) para o correto exercício de suas funções é relativa e eles têm responsabilidade direta e pessoal, e não o Estado, se agem com má-fé.

  • O promotor Cássio Conserini podia investigar o promotor SEU COLEGA Roberto Senise Lisboa, recém-denunciado à Justiça, por receber propina de R$ 428 mil das Casas Bahia. Com essa grana, o SEU COLEGA pode ter dado uma boa entrada num triplex do Guarujá. Será que o SEU COLEGA Roberto Senise é o único promotor acusado de bandidagem, dotô Camisa Preta Fascista Cássio Conserini?
    -------------------------------------
    v. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,promotor-paulista-e-denunciado-por-corrupcao,10000013130

  • Assim não tem graça.Que rápido desmascaramento.( brincadeira) Não faz meia hora que postei que provavelmente ele teria problemas funcionais e até processo administrativo. Lembram do outro federal que acusou Lula mas tinha uma folha corrida e era preguiçoso?

  • E tem mais. Alguns ................ fazem serviços pra partidos, sim, para pleitear vagas de seu interesse depois.Isso é velho.

  • Acreditava que o MP paulista fosse golpista mas creio ser uma congregação de imbecis.

  • Coxinhas maldosos, é claro que o sítio e o triplex são de amigos que os emprestam para a família Dom Molusconi. O mesmo acontece com os escritórios e as residências dos filhinhos wikiconsultores, todos em nome de terceiros. Como é que as pessoas podem confundir essas operações inocentes com a sonegação de patrimônio praticada por chefes mafiosos? Que gente maldosa, parece que não confiam na alma viva mais honesta do planeta. E vocês viram a camisa do promotor? Preta, isso sim é significativo e nos permite fazer ilações.

    • O promotor de fato tem um passado brilhante! Esse sim vai conseguir pegar o moluscomunista! Será ele o grão-defensor da pátria contra os avanços dos petralhas bolivarianos!

      O mais ridículo de tudo isso é que você acredita na Veja, guri. Ser acusado pelo semanário dos "homens bons" (que nem diz o professor Hariovaldo) é tão bom quanto um certificado de inocência!

      • A Veja foi um dos órgãos de imprensa que alertou o país sobre a tentativa de venezuelização do Brasil pelo PT. Mostrou com coerência os efeitos do PNDH-3, do Dec 8243 e de "uma constituinte popular exclusiva por plebiscito". Todos os blogueiros estatizados sonhavam com Lula ou Dilma com poderes chávicos ou madúricos. Graças a Deus o Brasil acordou a tempo. E vocês podem se morder à vontade que aqui nunca vai ser uma república bolivariana. O caminho da esquerda agora é só o declínio, não deram certo em lugar nenhum. Discursos populistas não fazem nenhum país se tornar desenvolvido.

        • Quem acredita na veja, acredita em qualquer coisa. Não consigo compreender como uma pessoa que possui mais de dois neurônios consegue acreditar em tudo que esta revistinha publica. Ou deve ser muita burrice ou muita má-fé.

  • Vai ser chamado para ser investigador titular do tribunal do Moro

    • "(...) tribunal do Moro."
      Falando nisso, atentem para a semelhança fisionômica com o doutor Moro. Não parecem sósias? O doutor M. poderia contratá-lo para ficar em seu lugar.

  • Simplesmente mais um babaca alimentado pela revista do esgoto da marginal.

Related Post