Quem é patético no Brasil: o terrorismo ou o jornalismo? É o “Programa do Gugu” impresso?

Estadão e Folha, ontem e hoje, deram uma mostra do nível de (ir)responsabilidade do jornalismo brasileiro.

A Folha “entrevista” pelo Twitter um suposto ” hacker”, autodenominado “AnonManifest”, que diz ter obtido dados sigilosos sobre chegada de delegações estrangeiras e até do secretário-geral da ON, Ban Ki Moon.

Nenhum documento, dos que teriam sido obtidos, é mostrado ou referido em detalhes, para provar que, de fato, houve uma violação de dados de alta sensibilidade.

É a “palavra” tuitada do anônimo.

Hoje, o Estadão “descobre” 16 – veja que o número é preciso – marmanjos que se dizem “The Old Black Blocs” que anunciam um “aliança informal” com os bandidos do PCC para “transformar a Copa do Mundo” num caos.

O que há de jornalismo investigativo para ter certeza de que isso não passa de “factóite” de um grupelho mentalmente transtornado, que confunde ideologia anticapitalista com simples badernagem?

Nada.

Os dois maiores jornais do país, num único final de semana, abrem os mais generosos espaços para tudo o que é a essência do terrorismo, muito mais do que qualquer ação concreta: criar um estado de insegurança, medo, um clima propício a explosões de pânico.

Nada contra, muito antes pelo contrário, em apurar a existência destes “fenômenos” psicopatológicos e seus reflexos sociopatológicos.

Mas apresenta-lo de forma quase propagandística, aceitando como verdadeiras todas as tresloucadas “promessas” de caos é de uma total e completa irresponsabilidade.

Eu tento imaginar se esses grupos ameaçariam promover o caos – e se a  mídia os promoveria – em festivais como o Rock in Rio ou o Lollapaloosa, igualmente eventos capitalistas e que levam embora do Brasil um monte de dinheiro, na forma de cachês, direitos, renda. E lá está o Estado, também, gastando com serviços, segurança, transporte, tudo o que ele necessariamente deve prover.

Mas, como é a Copa, e a Copa é “Governo”, vale tudo.

Sobretudo cometer este crime inominável de estimular que qualquer transtornado,em sua falta de equilíbrio, faça o que só a sorte impediu que se fizesse no Riocentro, há 40 anos, provocar uma explosão de pânico, com o impensável em matéria de ferimento e risco para pessoas.

E, ainda que não aconteça coisa alguma, como é provável, priva as pessoas de seus direitos. Afinal, você levaria seus filhos para um local que está sobre ameaças de “caos” por uma aliança “black bloc-PCC” ?

Isso se tudo não se tratar de algo como aquele caso do “comunicado do PCC” no “Programa do Gugu”, há dez anos.

Triste é ver o Estadão transformado, espontaneamente, num palco de sensacionalismo como aquele.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • Se tivéssemos, DE FATO, um Ministro da Justiça, a Polícia Federal, a ele subordinada, DE FATO, já estaria ouvindo (se já não houvesse ouvido) o "jornalista", que está agindo como cúmplice dos bandidos.

  • A impressão que se tem é que a foto é de jornalistas do Estadão fantasiados de Black Blocs. Caso contrário, o reporter (conforme já sugerido) é cúmplice e conivente com a ameaça.
    Não há dúvida que a mídia parte para insuflar movimentos anti copa.

  • Acho que, tanto o jornalista quanto o jornal devem dar explicações mais detalhadas, não aos seus leitores, mas à Polícia Federal. Isso está parecendo terrorismo pre'-golpe.

  • Parece óbvio que é jogada ensaiada do Aécio Ronalducho Pó Neves, com o "tem que descer o cacete", pois para eles quanto mais feio melhor. Como eles assistem -igual que em Roma antiga- dos camarotes a turba se degladiar, instaura-se o caos e colhe os louros na imprensa podre em fim de carreira. O que é preciso é uma campanha eficaz na web de descrédito destes tablóides velhacos, para que a população perceba que estes jornais, pelo bagaceiro e descrédito que representam, sejam realmente extintos. Está sentenciado que isto é papel para peixe, facilita até o peixe contamina e faz mal. Quem ainda lê este lixo, são os caquéticos estereótipos de um Brasil que se foi, já era, só eles não aceitam, então ficam se debatendo de ódio.

  • Pelo visto, esses mercenários não tem convicção nenhuma, cidadãos e cidadãs de convicção não escondem a cara nem suas identidades para defender suas bandeiras.São todos bandidos do mesmo saco, não importando se são filiados a algum partido ou não. São apenas BANDIDOS.

  • Pois e, a presidenta nao preferia o ruido dessa canalha? Achou que esse pessoal tivesse o minimo de vergonha na cara, escrupulos, algum laivo de civilizacao? Enganou-se redondamente. Nao passam da pior canalha, desqualificada, sem o minimo de civilidade e educacao. Sao verdadeiros sociopatas e como se ve agora perigosos. Esses donos de jornal nao passam de gangsters no pior estilo da mafia. Nao hesitam em apelar para a chantagem mais baixa. Por mim acho que ha muito tempo o governo ja deveria ter colocado os orgaos de seguranca do estado para verificar a origem das relacoes dessa quadrilha com terroristas do estilo estilo black- bloc que tem ate pelo visto manuais elaborados pela cia. Mas, pelo visto a PF esta mais preocupada em fazer politica partidaria com operacoes que possam comprometer o governo com alguma pecha de corrupcao do que a seguranca do pais. Vejam o caso do helicoptero do po. Nunca vi um escandalo de acobertamento mais descarado envolvendo a PF do que esse. Imagine se isso envolvesse ainda que remotamente o PT , ja teriam dado o golpe e derrubado o governo. Enquanto isso todos os envolvidos estao soltos com o aval da PF. Isso e a direita no pais.GANGSTERS.

  • O Estadão e um monte de merda são a mesma coisa. Nenhuma surpresa. Vai falir, e a massa falida é massa fedida.

  • De minha parte, espero que os corinthianos defendam seu estádio e impeçam que tentem interromper os jogos que serão feitos na Arena Corinthians.

  • como são empresas privadas ,configura formação de quadrilha ,cartel e ato terrorista,só de uma vez!

    mesmo assim ,não conseguem e não conseguirão....

  • Não é somente triste.

    É revoltante ver jornais promoverem o pânico em nosso País, às vésperas de um grande evento, a Copa do Mundo, que irá atrair a atenção do mundo todo para nosso País.

    Isto é deprimente. Um jornalismo canalha!

Related Post