“Quem paga o advogado?” é mais um delírio fascista

Durante 24 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil, tão afoita em mergulhar no apoio aos arreganhos do golpismo no Brasil, assistiu passivamente a onda monstruosa de suspeição ao sujeito – é bom repetir, aparentemente fanático e desequilibrado – que agrediu a faca o senhor Jair Bolsonaro.

Quem o estaria pagando? A “esquerda”, a “Ursal”?

Foi tanta a pressão que o advogado teve de vir a público indicar quem o contratara:

– Uma pessoa ligada à igreja dos testemunhas de Jeová de Montes Claros me telefonou na quinta pedindo para eu pegar o caso

Ufa! Que alívio: ninguém vai colocar as Testemunhas de Jeová no meio de uma conspiração comunista, o será que vai. Porque se fosse católico, ah, claro que ia entrar na conta dos “padres comunistas” dos quais tanto esta camada de energúmenos vive falando.

No nosso déficit democrático – sobretudo na mídia, que levanta sempre esta suspeita e dá repercussão aos delírios fascistas – o advogado, direito universal de qualquer ser humano, é imediatamente transformado em cúmplice de seu cliente e vira “defensor de bandido”, alguém que deve “ir pro saco” junto com seu constituinte.

A simplificação – monstruosa como sabem ser as simplificações –  da ideia de Justiça como os “bons” contra os “maus” cria, nas palavras do professor de Direito Criminal Salah Khaled Jr,  “um perigoso nó de forças [que] converge para de forma sistemática aviltar, desprestigiar e aniquilar a própria ideia de defesa, como se ela fosse um obstáculo indesejável para a concretização de uma justiça que é identificada com o poder punitivo”.

Essa monstruosidade, cada vez com mais frequência, é praticada  pelo próprio Judiciário e suas cercanias, no MP e na Polícia, porque desqualificar o defensor e sua atividade são abrir caminho para a afirmação de uma pseudojustiça, moldada unilateralmente pelos detentores do poder de Estado.

Sob o inexplicável silêncio e omissão da advocacia e de sua Ordem, que assistiu quase muda as maiores violências, como a praticada na “Lava Jato”, quando se grampeou os telefones do escritório que fazia a defesa de Lula, por ordem de Sérgio Moro e pedido da turma do Dallagnol.

Os advogados, expostos nos jornais à sanha dos fanáticos, estão sujeitos à detratação pública e até às próprias famílias e amigos terão, constrangidamente, de explicar porque atuam na defesa de um “bandido”  e, já que delírio não tem limite, de “um “comunista de Jeová”.

Na ditadura da farda, quantos foram bater à porta da OAB, pedir socorro a gente como Modesto da Silveira, Nilo Batista, Délio dos Santos,  Raimundo Faoro, Evaristo de Morais Filho e tantos outros. Agora, na ditadura da toga, melhor passarmos a conhecer gente das Testemunhas de Jeová, capazes de fazer a defesa de acusados com mais senso jurídico que a Ordem dos Advogados.

Ou nos prepararmos para a ideia de que direito de defesa é portar uma pistola.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Não está na hora de esquecer um pouco o inominável e voltarmos a falar do nosso candidato? Estamos escondendo o Lula/Haddad?

  • Essa hora, todos os responsáveis pela campanha de ódio que começou em 2013 contra um governo democraticamente eleito botaram o rabinho entre as pernas.

    • Oportunistas, Abonados & Bandidos .
      Existem , claro ! Porém, quando aparece
      uma camera de TV, correm por um véu de virgem e
      começam a tacar pedra no primeiro que passar de camiseta vermelha.

  • Delírios é o que não falta nessa galera Bolsonarista. Os sujeitos querem voltar à lei de Talião, olho por olho, dente por dente. E a OAB e o poder judiciário assistindo de camarote. Dá no que deu, lamentavelmente.

  • Esta mesma história se repetiu em relação aos advogados de Lula.
    A um cidadão agressivo, eu dizia que, se fosse advogado, defenderia o Lula de graça inclusive arcando com todas as despesas tamanha era a publicidade que seus advogados tem recebido
    Quem olha um pouco para a história não se surpreende com o comportamento do nosso judiciário, incluindo aí a OAB

  • Não está na hora de esquecer um pouco o inominável e voltarmos a falar do nosso candidato? Estamos escondendo o Lula/Haddad?

    • Esta é a estrategia do Pt.
      O Haddad ainda nem começou sua campanha e já estao bombardeando.
      Vai dar tempo pra crescer sim.
      Qto mais os golpistas batem mais cresce .

      • Já viram a nova campanha : “Sem Lula é Ciro” ?
        Engraçado que a não presença de Lula no espaço eleitoral até o presente momento ento nunca foi contestada pelos ciristas MUITO MENOS por Ciro.
        Foi, sim, impedida até de ter seu púlpito presente, sem Lula pelo próprio Ciro Gomes, que se juntou a corja golpista.
        E agora quer bancar de “camarada Lula” para abocanhar os votos dos eleitore petistas.
        Oportunismo grita muito nesse período eleitoral.
        O PT é abominável, seu eleitoral é uma legião de “pães com mortadela”, mas na hora de querer sair dos 6% , os “petralhas” servem, existem...
        So observo.

    • Bato nessa tecla todo dia. Vamos esquecer o COISO e concentrarmos nos nossos líderes que vencerão no primeiro turno.

  • Enquanto agem com rapidez para esclarecer o atentado ao facista Bolsonaro, o assassinato de Marielle continua impune, Dois pesos e duas medidas.

  • E bolsal continua mesmo no hospital a fazer gesto de arma de fogo. Nâo passa de um pilantra.

    • E eu queria entender essa farra de gravação de vídeos dentro de uma UTI! Qualquer um que já teve um parente internado em uma sabe que as visitas têm horário (meia hora no máximo) e número de visitantes restrito (máximo de três; por isso, geralmente entram os familiares mais próximos).????

  • Fachin do TSE contra Fachin no STF é mais uma prova de que o judiciário é um poder anárquico. Alguém que conhece a língua portuguesa consegue entender esse voto do Fachin no STF?
    "O pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido (do TRF-4), reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral; ii) as alegações veiculadas pela defesa não traduzem plausibilidade de conhecimento e provimento do recurso extraordinário, requisito normativo indispensável à excepcional concessão da tutela cautelar pretendida".
    Só consigo entender esse trecho abaixo. Uma prova histórica do quanto Fachin se preocupa com a justiça justa..
    "Indefiro o pedido formulado. Publique-se. Intime-se. Após, arquivem-se".

    • O ministro Fraquin, preocupado com sua biografia, quis dar uma de macho e votou pela, no STE, pela mesma justiça qua tantas vezes vem estuprando. Foi um voto incompreensivelmente correto.
      Contudo, logo em seguida, deram-lhe o esperado puxão de orelhas, lembraram-lhe de que não passa de um acabrestado e de quem lhe segura o cabresto. E, então, ele retornou ao estado de anomalia moral e de caráter que já se instituiu como normal na ala togada do golpe dos canalhas.
      E, cabresto puxado, nada mais óbvio que Fraquin desse, no STF, o voto que rmera de se esperar de um meliante togado como ele!

  • Quem pagou os advogados foi o mesmo pessoal da campanha do bozonaldo que organizou o esfakeamento.
    Tem video no youtube em camera lenta que mostra que ao dar a facada o cara dobra a "monheca", como se encontrasse uma parede. É que a faca nao tem lamina, é daquelas falsas com lamina dobravel.
    Pra mim é tudo teatro da globo...

Related Post