Quando li a matéria sobre as ofensas racistas recebidas pela apresentadora do tempo da Globo Maria Júlia Coutinho, lembrei-me de outro jornalista, o velho companheiro Carlos Alberto de Oliveira, o Caó da lei que há 26 anos leva seu nome, de quanto avançamos e de quanto estamos retrocedendo em matéria de ódio, racial, entre outros.
Não é que o preconceito, a brutalidade, a intolerância tenham deixado de existir nestas quase três décadas: apenas tornaram-se vergonhosas e, sendo vergonhosas, encolheram-se e se reproduziam muito pouco, até que rebrotaram com o apavorante vigor de cogumelos venenosos.
Um dia, quando se escrever, distantes, a história deste país, estranhamente o marco temporal do renascimento desta onda de racismo, de preconceito, do “direito” de afirmar por quaisquer palavras e atos, não importa o que eles firam a alguém ou ao convívio de todos, estará bem assinalado nas “jornadas de junho”, tão idolatradas por uma esquerda que não percebeu que estava, em sua inorganicidade e radicalismo vazio, libertando forças sombrias, que não ousavam mostrar a cara abertamente fazia muito tempo.
De uma hora para outra, “descobriram” que o nosso país de carências acumuladas em meio milênio era, de uma hora para outra, “uma merda” e deveria deixar de sê-lo num estalar de dedos, quem sabe, talvez, com o algum dinheiro que se economizasse não fazendo uma Copa de Futebol…
A direita deitou e rolou, com as moças bem vestidas portanto seus cartazes em defesa da saúde “padrão Fifa”, da escola “padrão Fifa” e dos 20 centavos do ônibus que talvez não tome nunca.
Deu-se uma cara “boazinha” aos grupos que, agora, destilam ódio, agressões, discriminação.
Quando aceitaram o “blacbloquismo” aceitaram a perda de limites que leva, hoje, a agressões como esta, os adesivos obscenos com a presidenta, as ameaças ao filho do Noblat pela camisa vermelha, as agressões a Guido Mantega num hospital ou num restaurante, a humilhação de um pobre haitiano…
Soltaram, quase que literamente, os bichos…
Os “lulus” se tornaram em rottweillers.
A platéia sanguinária que o Jornal Nacional formou se volta contra uma profissional que, pessoalmente, não tem nada com isso.
Diante deste quadro selvagem, o governo se acoelha, com um ministro da Justiça que quer ficar para não fazer.
Todas as leis anti-discriminatórias que as lutas políticas da esquerda conseguiram aprovar e estão aí para serem aplicadas.
Quando quiserem fazê-lo talvez já não adiante.
A ousadia, no Brasil de hoje, parece ser privilégio dos canalhas.
View Comments (57)
A ultima frase apunhala, inevitável, o figado de um pais doente, muito doente.
Na vida real nós escolhemos nossa tribo, nos aproximamos dos afins. Na vida digital há a aproximação dos antagonistas. Compartilhamos o mesmo espaço cibernético. Da mesma forma que a luz ao entrar na atmosfera sofre refração, a realidade quando entra no campo digital também sofre refrações em todas as direções.
mz, concordo plenamente com seu comentário.
Mesmo quando uma foto é colocada, na net somos resguardados fisicamente. Então, parece que as inibições cessam. Infelizmente, é na net, assim como quando bebemos demais- eu não bebo rsrs-, é que mostramos realmente quem somos.
Muitas vezes fico horrorizada comigo mesma. Vou aguentando, vou dialogando, mas, com tudo que vem acontecendo, de repente expludo. E me assusto com isso. Porque nunca fui de explodir.
A própria rede globo tem uma culpa enorme nisso tudo.
Somos, sim, um país racista.
Somos, sim, um país prestes a ser atropelado pelo golpe. Bem na nossa cara...
Lutamos muito para conseguir várias conquistas e direitos para tornar a sociedade mais humana e justa. Não podemos deixar que esse golpe, que está se configurando, mude tudo. Não podemos deixar pelos nossos filhos.
... Será que o twitter do rábula psicopata do Mentirão "dará algum pitaco" ou acompanhará "o ostracismo do chute na bunda dado pelos filhos do 'dotô' Robert(o) Marín(ho) do FIFALÃO"?..
Na expectativa!
"Inté"!
Felicidades!
Messias Macedo
... Vamos ver também se haverá editorial em desagravo à jornalista escrito pelo *Ali Kamel(o) e lido pelo 'Bonner da Fatinha' no **'JN' de hoje!
*autor do "best seller" [pausa para rir] 'Não Somos Rascistas'
*Nacional?! Poeta?! Jornalismo ou entretenimento?!...
acho que foi um factóide,para gerar mudança de sentimento em relação a Globo.
Gostaria de ver a reação do Ali Kamel diante desse acontecimento, já que
ele insiste em dizer que "Não somos racistas".
... "Ou ao menos algumas manifestações 'cívico-humanitárias' (sic) dos(as) [indignados(as)] 'paneleiros(as)'?"
Sim, e o Aranha "ficará mudo"?...
"E enquanto o 'braZ$&il' não vira cinza", eu estou indo tomar uma garapa 'diet'!...
"Inté"!
["Quem semeia vento colhe tempestade!"]
DA SÉRIE 'AGRESSÕES E ASSÉDIOS GRATUITOS E ODIOSOS, VOCÊ VÊ AQUI NO PLIM PLIM'!
... No *comentário panfletário de hoje - como sempre, eivado de ódio figadal aos governos trabalhistas -, o Alexandre Garcia - canalha, impiedosa e covardemente - disparou em tom sarcástico:
"O percentual da atual aprovação da presidente Dilma Rousseff pode ser contado nos dedos das mãos do presidente Lula: 9!"
*o Garcia "da Globo" exercendo a função de capilarizador do PIGolpista &$ fascista!
NOTA I: num país próximo do ideal, declarações infames como essas, seriam motivos de processos criminais!
Estelionato, preconceito, assédio moral...
NOTA II: aqui em Feira de Santana, o discurso panfletário-terrorista do Garcia "da Globo soNEGAdora" é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9, emissora da
Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
Empresa católica [do lucro!]!
De modo análogo à co-irmã Rádio Sociedade 970 AM!
Justiça?
Qual Justiça?
Dessa Justiça, Deus nos livre!
Amém?
Amém!
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República Desses Bananas Fascigolpistas, Antinacionalistas, protagonistas do indigente [pseudo-]jornalismo estelionatário e assassino [seletivo] de
reputações a $oldo, Terroristas de meia tigela IMUNDA...
'VALE A PENA VER - OUVIR E REFLETIR - DE NOVO?!'
VÍDEO - 'Reflexão sobre o poder do ódio'!
https://www.facebook.com/Claudiaonline/videos/vb.193640871262/10153182911696263/?type=2&theater
Fico pasmo com ataques a Dilma. Pessoa que dou sua juventude ao Brasil sendo torturada em masmorra, atacada e e vilipendiada em rede sociais por canalhas. Mulher integra, excelente gestora que promove a inclusão social de milhões de brasileiros, possui um único apartamento em Porto Alegre. Não possui fazendas, nem emissoras de rádio e TV, não curte barzinho em Copacabana, não tem amigos com Helicóptero com 500 Kg de Cocaína, não construiu aeroportos p/ parentes, não foi filha de político com indicação p/ presidência da caixa aos 22 anos e não se relaciona com amigos sem escrúpulo e sem caráter. Quer dizer que Dilma é a bandida e essa turma que vende e vendeu o Brasil são os exemplos a ser seguidos?
Renato Arthur,
Parabéns pelo comentário!
Então,voce disse o que penso Renato.
A pres. Dilma deveria ser inatacável,tal a estatura moral dela,por sua historia e caráter,ela tão grande que seu republicanismo idealista é incompatível com a canalha que saiu da caixa de pandora neste país.
E depois que abriu não fecha mais,este é o desenho do nosso futuro.
Aplaudindo muito e em pé o seu comentário, Renato Arthur!!!!!
Clap ! Clap ! Clap !!
Estamos vivendo uma verdadeira inversão de valores na sociedade brasileira. Os que levaram o BRASIL para o brejo são exaltados, e os que estão tirando o BRASIL do brejo estão sendo vilipendiados.
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
CULPA DESSA MÍDIA CANALHA TA CRIANDO UMA GERAÇÃO DE MIDIOTA QUE SÓ SABE COMER E CAGAR.
A Maria Julia é a última na lista de FDPs da globogolpista. Seu papel no JN, não fede e nem cheira. Mas foi atacada pelas serpentes criadas pelo seus patrões. Ela deve estar pensnado: "Dr.Kamel, realmente não somos racistas?"
O DCM também fez post sobre isso.
Inacreditável o que estamos assistindo acontecer. Cada dia que passa as agressoes se multiplicam e é uma mais ousada que a outra.
Veja só - nem nos EUA a Dilma escapou de ser agredida. Um rapaz brasileiro se infiltrou em meio à à sua comitiva e, aos berros, gritou - ladra, comunista, desgraçada, disse que comunistas tinham que ser mortos..etc..
O brasileiro tem foto no face dele ao lado do Bolsonaro, apesar de morar nos EUA.
Ele consome Olavo de Carvalho, apoia Bolsonaro, defende a volta do regime militar, essas coisas..
Aonde vamos parar com isso?
O controle remoto nao foi boa idéia.