Quer saber como o golpe vai “moralizar” o Brasil? Pergunte a FHC como se “abafa” tudo…

Ontem, no Correio do Povo, Juremir Machado da Silva comenta o material que recebeu de um leitor (dois decretos e dois “recortes eletrônicos” da Folha”).

Tratam das iniciativas que teve Itamar Franco para combater a corrupção governamental e do que fez com elas o seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso.

O material, diz Juremir, é “aparentemente árido, mas que merece ser lido como um romance. Itamar mandou investigar. FHC mandou parar. Será que vai acontecer de novo?”.

Os recortes:

1994: Folha de S.Paulo, 27 de dezembro:

 O presidente Itamar Franco vai deixar para o próximo governo a decisão sobre a punição de empreiteiras e de funcionários públicos envolvidos em desvio de verbas no DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).
A CEI (Comissão Especial de Investigação) entregou ontem um “relatório final” –mas ainda não concluso–, sobre as irregularidades na administração federal.
A principal orientação desse documento em relação às empreiteiras não foi acatada pelo governo.
A CEI havia sugerido a revisão da tabela de preços do DNER, que estaria com um sobrepreço de 40%, e a renegociação de todos os 657 contratos do órgão.
Itamar entregou, sem ler, o relatório ao procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e em seguida ao presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
Logo em seguida, Itamar disse que “se o relatório tivesse sido concluído e apontasse os caminhos para a punição, não hesitaria em punir”. Completou dizendo que não tem “nenhum compromisso com empreiteiras”.
A maior dúvida é quanto à continuidade das investigações. FHC ainda não se pronunciou sobre o destino dos processos nem se a comissão continua a existir na forma como é hoje, com sete conselheiros escolhidos na sociedade civil.

Seis anos depois, em 23 de agosto de 2000:

Assim que assumiu a Presidência da República, o presidente Fernando Henrique Cardoso extinguiu a CEI (Comissão Especial de Investigação) criada por Itamar Franco para apurar denúncias de irregularidades no governo federal.
A comissão foi extinta deixando sem conclusão pelo menos 15 inquéritos.
“Eu fico indignado com esse governo. Lança um código de ética depois de seis anos de mandato e depois de ter extinguido a CEI, formada para combater a corrupção no governo federal”, afirmou Itamar Franco, atualmente no cargo de governador do Estado de Minas Gerais.
O governador disse que tentou obter informações ontem em Brasília sobre os trabalhos da comissão. “O funcionário que me atendeu disse que os dados eram sigilosos”, afirmou.
A CEI era formada por sete pessoas de diversos segmentos sociais, juristas, empresários e ex-ministros de tribunais superiores. Na época, Itamar deu carta branca ao grupo para investigar qualquer área do governo.
Durante sua existência, a CEI recebeu mais de duas mil denúncias.
A comissão apurou, por exemplo, que o DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem) pagava 40% a mais por obras de recuperação e construção de estradas. A CEI sugeriu a revisão da tabela de preços do DNER além da revisão de 657 contratos.
Itamar, então ainda no cargo de presidente da República, entregou o relatório das irregularidades no DNER ao então procurador-geral da República, Aristides Junqueira, e em seguida ao presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
A comissão levantou outras irregularidades. No Ministério da Educação, ficou inconcluso um levantamento sobre superfaturamento em Caics (Centros de Apoio Integral à Criança).
Já no Ministério da Saúde, ficou por ser concluída a investigação de irregularidades na liberação de medicamentos.

Ps. Peço desculpas ao Aroeira pelos abusos com suas charges. Culpa sua, Aroeira, por ser genial.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Sinto que certos articulistas tentam brochar a militância com "previsões"pessimistas,considero um desserviço a todos que tanto se esmeram, perdendo noites de sono ,lutando incansavelmente pela legalidade.Digo que estes articulistas fariam um imenso serviço demonstrando a mesma coragem,valentia,destemor e labor que a militância anônima.Precisamos de de quem nos anime e dispensamos quem nos brocha.
    Minha geração já sofreu um golpe de estado e preferimos a morte a aceitar com passividade essa insanidade que tentam impingir ao País.
    Tenho postado sempre que "um POVO que não luta merece a escravidão",não seremos omissos e nem covardes estaremos nas ruas e evitaremos o golpe.

  • ... E por falar em 'abafa tudo'!...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Exclusivo: Jornalista mineiro informou Janot sobre fundação ligada a Aécio Neves em Liechtenstein em março de 2015; revista Época escondeu o assunto por 3 anos e quatro meses

    A conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes detona a bomba!

    publicado em 10 de abril de 2016 às 22:19

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/exclusivo-jornalista-mineiro-informou-janot-sobre-fundacao-ligada-a-aecio-neves-em-liechtenstein-em-marco-de-2015-revista-epoca-escondeu-o-assunto-por-3-anos-e-quatro-meses.html#comment-962801

  • Mas é esse o País dos coxinhas , eles estão ávidos pelo retorno do "tudo em baixo do tapete" ! Ética seletiva.
    PSDB - Com a CORRUPÇÃO onde a CORRUPÇÃO estiver !
    Ou seria o contrário ????

  • São duas as possibilidades para alguém votar ou acreditar no PSDB:
    1 - Desinformação absoluta;
    2 - Desonestidade absoluta;

    • Mas são apoiados pela emissora que tem este slogan: "Globo - A gente mente para você!" ou a outra versão: " Globo - Mentira você acha aqui!".

  • Que atrativo melhor poderia fazer um deputado mudar de ideia a esta altura do campeonato? Opção a: Real Opção b:Dólar Opção c: Euro Opção d: Todas as anteriores. Complementando, só temos visto definições a favor do golpe nas últimas horas. Estariam mudando de lado por simples convencimento? Tenho as minhas dúvidas.

  • Brito, por favor abuse das Charles do Aroeira que são ótimas. Como só venho aqui e no CAF se você não mostra eu fico sem conhecer.

  • Normalmente não frequento sites como o UOL, mas fui até lá para ver a notícia dos torcedores do Liverpool que, invocando a memória do jogador Sócrates, um militante consciente das lutas pela justiça social e pela democracia, abriram em um estádio da Alemanha um grande cartaz com o rosto do craque, faixa escrito "democracia" à testa, e abaixo, de sua figura as palavras "No Coup in Brazil", que significam " "Nenhum golpe no Brasil."
    A matéria é perfeita, com todas as informações necessárias, guardando total distanciamento quanto ao mérito da mesma. MaNão vou comentar os comentários, só dizer que esta deve ser a política do UOL quanto a algumas matérias que se acha na obrigação de veicular. Ele destrói a própria matéria que veiculou através dos comentários. São um desfile de ódio golpista e arrogância, misturados com ignorância, boçalidade e má fé.

  • Não foi somente o LADRÃO DE TESES que " ABAFOU " as falcatruas.Foi o JUDICIÁRIO,O MINISTÉRIO PÚBLICO PRIVADO,A POLÍCIA FEDERAL PRIVADA,A PGR PRIVADA,onde continua PRIVADA, e que continua com AQUELES ODORES CARACTERÍSTICOS,das PRIVADAS.

  • Aos brasileiros desempregados e empresarios afetados pela crise podem mandar a fatura ao Aecio, FHC, Serra, Alkimin, Aloysio Nunes, PSDB, Caiado do Dem e Cia, e a midia canalha , a esses maus brasileiros, que colocam suas ambicoes politicas, acima da democracia, brasileiros esses canalhas estao com os bolsos forrados, de propinas e nao estao nem ai, com os trabalhadores e empresarios, Dilma esta governando pois e forte e corajosa, podem, estar certos, a conspiracao dessa oposicao vergonhosa sempre foi de quanto pior melhor, e como disse FHC, que tinham que sangrar Dilma e e o que tem acontecido, a fatura da crise e desses maus perdedores, devem se cobrados e responsabilizados!

  • Nem sombra dos coxinhas por aqui. Acho que não aguentam falar mal do guru deles. FHC? Non vem au caseau

Related Post