Ninguém duvida que, ainda hoje, o Supremo vai receber o questionamento sobre o atropelo da decisão da presidência da Câmara Federal anulando e remarcando a votação da admissibilidade do impeachment de Dilma Rousseff.
Não no mérito, que pode ser e será objeto de decisão interna corporis da Câmara, sem grandes possibilidades de mudança.
Mas no desconhecimento de fato objetivo em que a presidência de uma Casa legislativa declara a nulidade do ato que se transportara à decisão do Senado.
O Supremo tem, dependendo do relator que venha a ser sorteado ao caso – ou especificamente a Luís Roberto Barroso, no caso de ser considerado prevento, por ter sido relator do “roteiro do impeachment” – de interferir apenas em matéria de rito, sem entrar no mérito da decisão do Legislativo.
Renan Calheiros, além de desrespeitoso com a instituição-par, foi de uma imprudência indesculpável porque acabou de oferecer ao Judiciário a chance de, com todas as ressalvas de que não interfere no mérito, tratar do que não pode deixar de tratar: de um conflito de autoridade entre as duas casas legislativas.
Pior, uma delas ocupada por quem ele próprio determinou o fizesse, ao afastar Eduardo Cunha do comando da Câmara dos Deputados. E com a confissão deste que “iria apor na quinta-feira (5), data do meu afastamento”.
Ora, se iria apor e não apôs, confirma que competia a seu sucessor legal fazer e fazer com seu próprio entendimento, julgue-se-o certo e errado.
Uma boa pergunta é porque Cunha afirmou não ter assinado.
E vamos assim, mudando de monarca decisor: de Cunha para Renan e, agora, provavelmente, Barroso.
View Comments (116)
Faço minha suas palavras Antônio!!!
Se cair nas mãos do Gilmar a vaca vai para o brejo de vez.
Sua progenitora e' a presidente da republica? Achava que era a Dilma.
Leo, este meu comentario, foi sob a impressao de que voce estava ofendendo a nossa honrada presidente, Dilma. Mas, e' claro agora, que voce nao estava a ofendendo. Desculpa.
Renan resolveu dar continuidade ao Golpe? O Povo tem que invadir o Senado e não sair mais!!!
Somente a população nas ruas vai resolver a situação.
Concordo contigo. Acho que o povo deveria começar a ocupar o Senado a partir de amanhã. Deveríamos tb convidar toda a mídia Internacional e o nosso casal preferido: Glenn e David. Vamos parar essa zorra na marra; esses canalhas não têm autoridade para decidir pelo povo. Dilma fica em nome da democracia e dos 54 milhões de votos. Ponto !
Um dia algum governo terá que ter a coragem de "desfundar" Brasília e devolver pelo menos o Congresso para algum grande centro. Digo por mim: estou longe pra caramba do Congresso e não posso parar minha vida e arcar com os custos de ir para Brasília e participar da tomada da Bastilha... Tenho certeza que muitos brasileiros do RJ ou de SP estariam agora sitiando o Congresso depois do expediente de trabalho.
Na minha ótica hoje Renan passou a fazer parte do time dos golpistas, juntamente com Temer, Cunha, TV Globo e Aécio.
E olha que Renan golpista foi eleito com aprovação da bancada de senadores(as) do PT. Lamentavel. O PT apoia cada tipo de golpista?
Se Renão não fose golpista, ele deveria, suspender o processo de golpe contra Dilma que esta em curso.
Justifico: porque, desde quando a Dilma tomou posse em 01/01/2015, que a tese do Golpe começo a ser construida , e durante este periodo foi buscando algo que a incriminasse.
Como disse o governador do Maranhao, Flavio Dino, "o ato de Valdir Mararanhão suspendendo o golpe é mais perfeito do que o ato do Cunha em aceitar o golpe, sem provas contra a Dilma.
Isto também Rodrigo. Ela tem que decretar Estado de Defesa e acionar a Lei de Segurança Nacional ou o que valha! O Brasil está indo pelo ralo por conta destes bandidos!!!
Desculpe, Brito... não sei se é porque tudo isso é muito confuso, mas não entendi direito o que você escreveu. Entendo tua ansiedade e pressa, mas acho que você papou algumas palavras e fica difícil o entendimento, principalmente quando muitas frases entre vírgulas e travessões.
Como disse, acho que minha cabeça está confusa. Se puder, reveja e escreva p´ra quem tem ou está tendo dificuldades para concatenar o que escreve.
À propósito, não tenho esperanças com o STF. Se Cunha está sofrendo, então, não é a cobra que pensávamos, pois se deixou trair por um já traidor - Temer - e por Renan. É o Janot mexendo os pauzinhos e a CIA cobrando o serviço.
Este país não pode ser grande, Brito. É uma republiqueta de bananas mesmo. Nossa elite é a pior do mundo. São vigaristas, canalhas, mesquinhos, egoístas, fdp, desgraçados, crápulas. Por isso facilmente comprados por trinta moedas.
E o Lula que não convoca uma coletiva para denunciar o golpe?
Eu também estou bem confusa. Há muito mais incógnitas do que clareza sobre o que está acontecendo. Nem sei o que pensar. Não vou comemorar nada até saber direitinho o que se passa.
Texto muito confuso.
Não seria uma forma de desgastar o supremo para um julgamento mais decisivo sobre a questão? Ou seja, admitindo-se que julgue-se o rito, aparentemente irregular, e a partir daí passa a ser objeto de ódio da oposição, da midia e da classe média. A votação é refeita e o resultado é o mesmo, ainda que daqui mais algumas semanas, e com um custo altíssimo para a corte mantêm-se o impeachment, de modo que se e quando a AGU for questionar a matéria em sí (o crime de responsabilidade que não houve), não haverá "clima" ou "força" política para o STF julgar uma eventual nulidade do processo todo. A menos que que o STF a um custo cada vez mais alto fique marcado como governista (entendam, no sentido golpista do termo) e sem credibilidade junto a uma camada maluquinha da sociedade.
Me parece se o Cunha esta por tras disso, matou dois coelhos com um tiro. Colocou o Temer e, quiçá, o Supremo na parede...
Ou estou viajando?
Renan atropelou a decisão de Maranhão ou Maranhão atropelo o voto de 367 deputados?
Chegou o dia: o Tijolaço finalmente falou mal do Renan.
Ou seja, o golpe PT-Maranhão foi tão canhestro que nem o Renan teve como suportá-lo. Imagina se a moda pega, a Câmara vota e, quando a coisa está no Senado ou esperando sanção presidencial, o sujeito decide, do nada, mandar voltar tudo, anulando o que outros decidiram e ele não gostou.
E o pior é que tudo isso seria pra ganhar mais alguns dias. Parece nada, mas dá tempo deles desviarem mais alguns bilhões para os companheiros e ferrarem ainda mais o país que destruíram. A petralhada vai sugar o que pode, até o último segundo.
Colega, larga esse vício, para de cheirar o pó royal do Perrela!
Rapaz, eu tive um vício ainda pior. Você pode não acreditar, mas na infância, aí pelos 17, eu era socialista, dizia coisas como "sim, o Fidel matou milhares e é ditador, mas isso é para o bem do povo". Porém, depois, com mais informação e começando a pensar por conta própria, eu consegui me libertar. Como, aliás, acontece com a maioria. Acho que você também conseguiria. Tente, não se entregue.
Você não demonstra ter inteligência suficiente pra ter sido socilalista algum dia.
Mas aí é que está, não precisa inteligência verdadeira para isso. Ao contrário, o cara decora meia dúzia de asneiras, o grupinho diz que isso é ser inteligente e perceber o que os "alienados" não percebem, e o sujeito acredita que está arrasando. É um vício. Só depois, quando o cara aprende a pensar por conta própria e se liberta é que vê como os bobalhões que ainda continuam presos àquela doutrinação são ignorantes.
Este negócio de decorar meia dúzia de coisas se aplica bem aos descerebrados que vão às ruas repetindo asneiras da veja seguindo boçais como lobão, alexandre frota, kim bunda de fora, retardados on line. Não precisa inteligência pra ser tocado feito gado pela mídia fascista.
Você chama aquilo lá de voto? Tem certeza? O mundo e o Brasil inteiro debochando daquele circo e você considera aquilo voto? O amanhã vai te mostrar o que aquilo significou. Pode crer.
Bronco, so' no Brasil(golpista) aquela sessão foi vista como seria. 367 fazendeiros, acogueiros, usineiros, chefes de cozinha, Pescadores, costureiros de moda, apresentadores de TV, etc.. agindo como politicos "serios". Ninguem da media seria internacional levou ou esta' levando a serio ou valido o resultado daquela sessão, conduzida por eduardo cunha (fale serios)
Renan é covarde, não quer se comprometer. Sempre em cima do muro. Uma mão a Deus e ao diabo. Canalha sempre!!
Ernesto desonesto. Petralhada teu c.. coxinha podre.
Maranhão ganhou seus 15 minutos de fama. O Pixuleco que Lula deu a ele no hotel Tuilpa rendeu...
Os analfabetos políticos já começaram a fazer seus cartazes com as palavras "Somos milhões de Renans"? Quer dizer que Maranhão não pode anular a palhaçada de 367 cretinos, mas os 367 cretinos podem anular os votos de mais de 54 milhões de pessoas? O empregadinho da rede golpe que lançou esta ideia só a divulgou porque sabe que os coxinhas são idiotas e iriam leva-la a sério.
Esse Renan é um bandido que quer o golpe pra poder se safar de processos judiciais contra si mesmo. Sabemos todos que ele é só mais um dos gangsters. Contudo, essa zorra que já ultrapassou todas as novelas e seriados americanos em suspense e baixaria, só vai aos poucos reforçando as narrativas de Dilma. A presidenta, com ou sem votação na quarta-feira, está ganhando pontos: sua honestidade e dignidade, além da fibra e coragem ímpar, contribui muito com sua luta pela democracia junto ao povo. Afinal, esses canalhas afoitos só querem o poder que não conseguem mais ter através dos votos. Assim, se continuarem botando fogo no Brasil ninguém mesmo vai confiar ou querer esses crapulas. Claro, tem os coxinhas, mas estes já são casos perdidos.