Com a decência de esperarem terminar as eleições, para não prejudicarem o partido e seus candidatos, o ex-deputado Lizt Vieira, o sociólogo Luís Eduardo Soares e vários outros integrantes da Rede de Marina Silva lançaram uma carta anunciando sua saída do partido.
Apesar de elogios pessoais à ex-ministra, dizem que ela parece “preferir navegar em meio a uma sucessão de ambiguidades”.
Reproduzo um trecho do documento, que pode ser lido na íntegra aqui:
“Por conta da (sua) reduzida definição política, a REDE tem se construído como uma legião de pessoas de boa vontade e nenhum rumo. Alcançada a legalização do partido, foi precisamente essa característica que permitiu que muitos oportunistas e políticos de direita identificassem na REDE um espaço fértil para seus projetos particulares. O que ocorreu em todo o País, então, foi um mergulho da REDE em direção ao passado e às tradições políticas que pretendíamos superar.
As poucas decisões políticas tomadas nacionalmente pela REDE aprofundaram este caminho. Nesse particular, cabe destacar a decisão favorável ao impeachment, em que o partido aliou-se ao movimento que entregou o poder ao PMDB e a um grupo político envolvido nas investigações da Lava Jato e comprometido em aplicar políticas radicalmente contrárias ao que sempre supomos fossem os valores e os objetivos da Rede.
Temer chegou à presidência para impor ao País uma agenda regressiva e reverter as poucas conquistas sociais do último período. Por mais desastroso que fosse o governo Dilma (e o era) e por piores que fossem os crimes perpetrados por políticos do PT (e muitos deles o foram concretamente), o fato é que não foram esses os motivos que pautaram o processo de impedimento. Assim, por intenções nunca explicitadas e sob a liderança de mafiosos, aprovou-se o impeachment, condenando práticas até então comuns aos Executivos, na União e nos Estados, e nunca antes destacadas pelos Tribunais de Contas como razão para a rejeição das contas. De fato, os beneficiários do impeachment são mestres nos desmandos dos quais setores do PT são aprendizes. O grupo hoje no poder, aliás, é muito mais histórica e organicamente vinculado às práticas de corrupção e de apropriação privada do espaço público, o que não isenta o PT de responsabilidade, mas desmascara a hipocrisia que generaliza acusações e gera a ilusão perversa de que, livre do PT, o Brasil estaria a salvo da corrupção”.
Não é justo fazer este registro sem que se destaque que dois parlamentares do partido tiveram clareza e combatividade totais neste processo: o senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Alessandro Molon.
View Comments (16)
O QUE SE ESPERAR DE UMA PESSOA COMO MARINA. ALIOU-SE AO MAIS NEFASTO E NOJENTO POLÍTICO DA ATUALIDADE: aécio neves. O que se esperar de uma pessoa que vende seus princípios ou que negocia sua ideologia por quem pagar mais??? NADA. Marina já nasceu morta politicamente. Por isso seu partido está se desfazendo. Ainda não entendi como políticos da envergadura de Molon e Randolfe conseguiram se acomodar nesse "partido", que mais se parecer uma entrevista da proópria Marina: sem sentido e cansativa.
Entendo que o Molon enxergou no REDE uma forma de poder concorrer a prefeitura do Rio, já que o PT não tinha intenção de ter candidato próprio e, também, de ter a possibilidade de ser candidato a dep.federal ou senador pelo RJ com chance de ser eleito, devido ao provável enfraquecimento eleitoral do PT e como o PSOL já tem suas estrelas para as disputas desses cargos (Ex.: Freixo, Chico Alencar, Jean Willys,...) ele preferiu a REDE ao PSOL.
A Marina está enredada nesta teia de aranha que ela mesmo criou. A Rede está condenada ao nada. Espero que Molon e Randolfe, bons filhos que são, retornem a velha casa que os receberá sempre e de braços abertos. O PT precisa de defensores do vosso porte que sempre honraram as nossas tradições. Venham com a gente vocês também.
A margarina é a ultra direita da teia. Haja estômago para aguentar essa mulher.
Gente como Marina, Cristóvam e Marta já mandaram às favas as convicções políticas, se é que as tinham, e hoje são movidos apenas pelo sentimento da vingança e se aliam a qualquer um que seja contra seu antigo partido.
Ela vai acabar só abandonada pela direita que lhe encantou
Marina é oportunista e golpista.
Ou adequadamente omite-se ou se posiciona à direita.
Os setores mais progressistas da Rede bem ou mal acabam desautorizados por ela.
Nas manifestações de rua contra o golpe antidemocrático e o retrocesso aonde estava a Rede?
Tenho minha hipótese de que o silêncio de Marina sobre o essencial do governo Temer, deixando a coisa para o TSE resolver (ou não resolver, como sugere a carta dos que estão se desligando), tem a ver com não abalar a raposa itaúúúú tomando conta do galinheiro.
Muito justa a nota do blog sobre Randolfe e Molon.
Por falar em Molon, acho que a política fluminense vai impor uma saia justa à Rede e à Globo..
Não vejo como Molon não se posicionar pró-Freixo.
Mas e Marina face aos seus irmãos de fé evangélica, com os quais, aliás, compartilha posições retrógradas? Vai de Crivella? Ou vai do em cima do muro que tanto diz da pessoa dela?
Por último, na contramão dos que acham que o voto conservador vai se unir em torno de Crivella, tenho para mim que a Globo e elites parceiras ou ideologicamente identificadas não caminharão de braços juntos com a Universal do Bispo Macedo.
Seria um suicídio.
São concorrentes em TV e nos temas televisados. Ambas super reaças, mas batem de frente no quesito moral e costumes.
A área de entretenimento da Globo é apontada pelos evangélicos como libertina e imoral.
Evangélicos são convidados a desligar a Globo. Não porque assim o Brasil melhora, mas por questões morais.
Além disso, longe de fortalecer, interessa ao PIG desidratar e submeter o Centrão no Congresso (aí compreendido o forte núcleo nazievangélico que aproximou bancada evangélica, bancada da bala e toda sorte de bolsonazi)
Marina, Marta , Irundina............em síntese, niilismo absoluto !!!
Pior ou igual ao Rede é o tal PSB que tem que ser denunciado ao Denatran por dizer ainda na maior cara de pau que é de esquerda ainda.
Só vão ganhar em Recife(das grandes capitais) graças a tragédia com Eduardo Campos.
Me desculpem,mais essa é a realidade destes hipócritas e que só pensa em poder.
Nos petistas e brizolistas sabemos perder pelo menos.
Acho que o jogo vira em Recife. Senador do PSB foi denunciado hoje por Janot. Mais de 40 milhões teria recebido em propina. Este também votou pró-Dilma sair. Tudo gente fina da melhor qualidade.
Esqueci o nome do dito cujo, Fernando Bezerra Coelho. Ufa, este não é do PT.
Infelizmente eu acho que não.O caixão de Eduardo Campos ainda renderá muitos votos pra aqueles oportunistas, ingratos,cinicos e cia.
Eles são a Marta Suplicy de lá.
Marina tornou-se mais um dos desastres da última eleição presidencial. Junto com Eduardo Campos e Aécio Neves formaram o trio queda livre. Cantaram juntos aquela musiquinha que todos nós conhecemos: Adeus Alvorada. Sucesso em todas as paradas nacionais.
Muito bom ver essa escoria golpista: Marta, Marina e Cia. ir perdendo toda credibilidade que na verdade nunca tiveram mesmo.