Vou reproduzir, no próximo post, um texto de Gaudêncio Frigotto, professor do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , que disseca -como projeto reacionário e elitista que é – o projeto de reforma do Ensino Médio lançado de surpresa e sem qualquer debate público, via Medida Provisória, pelo governo Michel Temer.
Antes do professor, porém, peço licença para usar o meu velho cartesianismo para demonstrar que a única parte positiva do dito programa, a elevação da carga horária e o turno de sete horas, beirando o ensino de horário integral é, numa palavra bem direta, mentira. Sua implantação progressiva, prevista na MP, não existirá ou, na melhor das hipóteses, seletivíssima, reduzida a algumas unidades onde haja interesse político em fazê-la acontecer.
É simples o raciocínio: como, salvo engano, o número de alunos não vai diminuir (ou não deveria diminuir) tome-se uma escola de ensino médio que atenda 700 alunos em cada turno de 4 horas em que hoje funciona.
Como não se tem notícia de que o plano venha acompanhado de um programa de construção e ampliação de escolas, esta mesma unidade terá de atender aos 700 alunos (2 x 350) com o mesmo espaço, as mesmas instalações e o mesmo pessoal.
Só há uma maneira de fazê-lo: dobrar o tamanho das turmas. Se tinham 30, passarão a ter 60.
Hoje, a maioria dos Estados, já diante das carências que possuem, fixa um máximo de 40 alunos por turma no ensino médio.
Se a nossa escola que serve de modelo tiver, numa hipótese generosa, 35 alunos por turma, para atender ao limite de 40 por classe, ela tem hoje a necessidade de dez turmas (e salas de aula ou atividades) por turno.
Agora, sem novas escolas ou ampliações de peso, precisaria ter, durante todo o dia, 18 turmas (e salas) pois 700/40 = 17,5.
A menos que a escola tenha hoje 8 salas vazias, não cabe. Quem vai bancar a construção de dezenas de milhares de salas de aula no país?
Ou será que vão fazer uns “puxadinhos” nas que têm quadras esportivas, agora inúteis, sem as classes de educação física?
Leonel Brizola para começar – começar, apenas – a implantar o turno único nas escolas, fez um programa de construção de 500 Cieps (aliás, sem dinheiro federal), quando a rede estadual andava pela média de mil escolas.
Há outro pequeno “detalhe”.
Manter um aluno na escola por sete horas implica – é óbvio – em custos maiores. Como estas escolas são mantidas pelos governos estaduais e estes estão – quase sem exceção – quebrados, de onde virá este dinheiro?
O Governo Federal vai entrar com a parcela extra de gastos? Como, se o próprio governo mandou ao congresso uma proposta que congela os gastos – inclusive os com educação – ao limite máximo da correção inflacionária?
Quem vai pagar? O Alexandre Frota?
Portanto, antes que o professor Frigotto exponha o conteúdo didático da proposta, atrevo-me a demonstrar, como num quadro negro, que a história das sete horas diária é, como disse, MENTIRA.
O que, afinal, não chega a ser uma surpresa vindo de dois mentirosos como o “Mendoncinha” da educação e de Michel Temer.
É o “dourado da pílula” que só engana os otários, que vão ficar louvando o “ensino integral” que só existe como desculpa para enfiar goela abaixo do país um retrocesso inacreditável de repartição do conhecimento na base do “você só aprenderá o que eu acho que será útil na sua vidinha medíocre”.
View Comments (13)
Antônio Carlos, seja honesto e diga: sou a favor do golpe e não abro. Já sabemos tudo que acontece de ruim na sua casa, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo a culpa é do PT. Viva Temer! Viva o golpe!
Marina maluca e ignorante, revoltada egoista sem valores morais: LIXO!
Marina INFELIZ, so pode ser mal amada e doente:sub humana, nao se respeita!
Acho que a Marina escreveu em tom de ironia ... ?! ...
[Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!]
Mais um [mega]escândalo perpetrado pelo monstro psicopata (ir)responsável pela 'Guantánamo da Província de CUritiba' e coordenador da 'PORCA-tarefa' da 'FARSAa Jato'
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
PF prende Mantega sem mandado
PF é a sede da sedição!
publicado 23/09/2016
(...)
Finaliza o documento sem constar o nome do ilibado e catedrático Guido Mantega
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/pf-prende-mantega-sem-mandado
A rigidez cadavérica do dedo IMUNDO do monstro psicopata 'mor(T)o'!
http://www.conversaafiada.com.br/capa/@@collective.nitf/f7b33220c0084f719ae7adcafe207b81/@@images/31bb6625-57e7-4f07-809f-4b5a4a97fe07.jpeg
Reforma do ensino médio de Temer é para “baratear” escolas públicas e empurrar alunos para o ensino privado, dizem professores
Por Camilla Shaw, no site da ANDEP
22 de setembro de 2016 às 13h08
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/reforma-do-ensino-medio-de-temer-e-para-baratear-escolas-publicas-e-empurrar-alunos-para-o-ensino-privado-dizem-professores.html
Com iminência de implementação de reforma curricular no Ensino Médio, pesquisadores apontam equívocos e retrocessos em retomadas que remontam aos anos 40
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.anped.org.br/news/com-iminencia-de-implementacao-de-reforma-curricular-no-ensino-medio-pesquisadores-apontam
Da escola do 'CU(nha) Partido'
http://www.conversaafiada.com.br/capa/@@collective.nitf/f7b33220c0084f719ae7adcafe207b81/@@images/24ff7ec9-4309-41c2-a2d7-4019776bace8.jpeg
ele vai alugar escolas particulares falidas tercerizar... vai ser uma festa
Brito, na escola pública estadual anterior do meu filho, no ensino médio noturno, havia 60 - sessenta, alunos!! Exatamente no momento em que outro grande mentiroso, o ditador Alckmin, fazia sua "reforma", vulgo destruição, e afirmava que não havia superlotação.
Meu filho não aguentou 2 meses e pediu transferência para outra escola estadual noturna. De forma que hoje ele pega 2 ônibus para ir ao trabalho de manhã, 2 para voltar para casa às 15h30, 2 para ir à escola, onde entra às 19h e 2 para voltar para casa às 22h45.
Ele acabou de fazer 18 anos, trabalha há mais de um ano durante 6 horas como Menor Aprendiz, estuda 4 horas à noite (10 horas de lida, portanto) e pega 8 conduções por dia. A escola anterior era pertinho, dava para ir e voltar à pé. Apesar de tudo, não quer sair da escola atual.
Como o trabalho dele é de 6 horas, tem que estudar à noite. Pergunta: com o turno de 7 horas, como ficará o Menor Aprendiz que trabalha 4 horas num dos períodos diurnos e estuda no outro, tendo a noite livre? Vai ser obrigado a estudar à noite? Se essa medida for aprovada vai desestruturar a vida desses estudantes que têm um cotidiano um pouco mais saudável que o do meu filho. O que acontecerá com eles? Serão mais empurrados para o mercado de trabalho - já que não trabalham por hobbie, mas porque precisam - optando por ganhar mais num trabalho de 6 horas e estudar à noite? Ou optarão por ficar só trabalhando, já que essa dupla jornada é pesada e engrossarão a evasão do ensino médio? Mesmo que não seja mais como Menor Aprendiz, que é vinculado a estar matriculado e frequentando a escola? Não sei quantos são numericamente os estudantes nessa situação, mas gostaria de saber o que vai acontecer com eles.
Já deu para perceber que, pelo número de comentário no post, mesmo daqueles favoráveis ao governo petista, muitos estão de acordo com a medida adotada pelo governo Temer. Não seria este um bom sinal? Ou continuam achando que deveríamos fazer as mesas coisas, da mesma forma, sempre, e querendo colher resultados diferentes?
O Brasil à venda
"O Neoliberalismo é o maná do rentismo."
Por gênio Mino Carta
https://www.youtube.com/watch?v=FGYfT8uL4Kk
Quod erat demonstrandum.