Os juízes, Renan e os “super-salários”. Retaliação? Como, se os juízes cumprissem a lei?

Renan Calheiros foi hostilizado ontem pelos juízes federais porque, segundo o Estadão, ” mandou instalar uma comissão para identificar quem ganha acima do teto no Legislativo, no Executivo e no Judiciário”. Dizem os repórteres Julia Affonso, Mateus Coutinho e Fausto Macedo que para os magistrados, a iniciativa do peemedebista – alvo da Lava Jato e de onze inquéritos no Supremo Tribunal Federal -, significa ‘retaliação’.

Com a devida vênia aos doutores juízes, receber dos cofres públicos acima do teto constitucional é ilegal, imoral e apropriar-se, indevidamente, de dinheiro que pertence ao povo brasileiro. Em matéria de retirar recursos públicos daquilo a que deveria servir, é exatamente igual à praticar corrupção no Estado.

Afinal, cada real esvaído na corrupção que, como cansam de dizer aos magistrados, falta para o hospital e para as escolas é exatamente igual ao pago indevidamente a qualquer servidor. A moeda, além do dourado e do cromado, não tem nenhuma outra cor, ideologia ou moral. É dinheiro, puro e simples.

Mais curioso (curioso?) é que os juízes, os que deveriam ser os maiores zeladores pelo cumprimento dos limites remuneratórios são, ao que se noticia, alguns dos maiores praticantes desta apropriação indébita. Tanto que chamam a ofensiva sobre remunerações abusivas de “retaliação”. Ora, se não as praticassem – ou se as punissem interna corporis –  como iriam ser retaliados por isso?

Renan Calheiros tem diversas acusações contra ele, algumas arrastando-se há anos nos tribunais.

Ninguém questiona estas serem lentas e outras serem rápidas.

Como rápido foi o Ministro Teori Zavascki para levar uma maioria escassa do Supremo a confirmar a prisão antes do trânsito em julgado de sentença –  enquanto é lento em outras questões capazes de mexerem com a própria institucionalidade do país, como os sete meses em que abrigou o pedido de afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, deixando-o desfechar o processo de impeachment?

É evidente que a discussão do projeto sobre abuso de autoridade judicial é uma “retaliação” à Lava jato. Mas, como no caso dos super-salários, como poderia ser uma “retaliação” se os abusos, de fato, não estivessem acontecendo e, sobretudo, não estejam sendo contidos pela própria estrutura do Judiciário?

E como vão valar em mudança casuística da lei se não só o Supremo a faz  a seu bel-prazer e o Ministério Público força a mão com um projeto de “10 medidas de combate à corrupção” que envolve até mesmo validar provas ilícitas?

A Justiça brasileira, quando passou a fazer política, sujeita-se às regras da política.

Onde há cumplicidade, retaliação, chantagem, toma-lá-dá-cá, desde que o mundo é mundo.

Onde se é “popular” num dia e o contrário no dia seguinte.

Não reclamem de afundarem-se no abismo que eles próprios cavaram.

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Quando o povo conseguir libertar-se da Ditadura do Judiciário que se instalou sorrateiramente na nossa República, o Brasil vai começar a melhorar...

    • Na Coreia do Sul, população sai as ruas pedindo o afastamento da presidenta, somente por causa de sua amiga vidente.

      Enquanto isso no Brasl o Golpista Temer esta rindo a toa com dezenas de amigos envolvidos em corrupção ate o pescoço( Juca, Serra, Padilha Moreira Franco, Barbalho, Renan, Aécio, entre tantos outros.) sem esquece o proprio Temer.

      Ta na hora de irmos pa as praças publica e exigir a renuncia do Temer e seus amigos.

        • A Rede Golpe é o problema nº 1 no Brasil. Infelizmente o PT não deu (enquanto era tempo) a devida importância, ao contrário, deu dinheiro a ela. O segundo problema talvez seja a mafionaria, que obedece aos illuminati do hemisfério norte. Esses deram o golpe (não só aqui, mas em vários países)

    • Os juízes e promotores dão motivo aos ataques. Vergonhoso. Tem desembargador q ganhou no mês 270 mil reais. Verdadeiro escárnio.

  • "Presta atenção, querida..... (Carmen Lúcia)
    Em cada amor tu herdarás só o cinismo
    Quando notares, estás à beira do abismo
    Abismo que cavastes com teus pés".

    Cartola....com amor para o judiciário brasileiro e com afeto especial a Exmª Sra. Presidente do STF Min. Carmen Lúcia.

    E dá-lhe Renan, lembrando que a Comissão que analisa os desmandos remuneratórios do judiciário está sob relatoria da VALENTE senadora Kátia Abreu.

    Quanto a possíveis retaliações a Vaza Jato é aquela velha e conhecida história..."quem com ferro fere...." !!!

  • Estão todos colhendo o que plantaram. Todos hipócritas. E o povo, é como dizia o personagem da TV: " quero que o povo se exploda". E ainda vêm deitar falação de moral contra uma pessoa por causa de um barquinho de lata, dois pedalinhos e de imóvel que não é dele. Triste Brasil. O golpe , como está indo, não se sustenta e sofrerá o golpe no golpe logo; assim os tucanos chegarão ao poder do jeito que gostam: sem voto e apoiados pelo PIG, cada dia mais desacreditado e com personagens mas alvoroçados ( Isto é ( isto é uma b...)). Em 2018 o troco será nas urnas.

  • Alguns desembargadores no Brasil ganham quase 200.000 reais por mes. Juizes, idem. O Renan está retaliando ou intimidando juízes? Sim, por que a frase "temos que parar essa porra" trocada entre ele e Jucá, parece que não é obstrução à justiça.
    Estes golpistas não se entendem. O que Renan quer é um "toma lá, dá cá". Bem ao estilo da quadrilha que assaltou o poder com mentiras e mais mentiras. Tipo "esqueçam meus processos e eu esqueço de suas mordomias".
    E agora, quem poderá nos salvar? Chapolin Colorado?

    • Mas tchê loco...nem o Chapolin, muito menos o meu Colorado, que está afundando também pra segunda divisão por má gestão...aí f....

  • Frustradas todas as "delações" (ou seriam ilações?) contra Lula, por absoluta falta de provas, agora surge a "noticia" de que a Odebrecht o teria pago em dinheiro vivo. Caso não consigam provar mais essa acusação, sugiro que inventem que Lula não liga para dinheiro, que ele é corrupto sem preço. Pode ser que aí cole.

  • Tudo nesse país é dominado por grupelhos que só cuidam de seus próprios interesses. Judiciário, executivo, legislativo, imprensa sórdida e empresários safados e sonegadores. Que me provem o contrário!

  • E a fulaninha que pensa com a bunda disse que "aumentou a imoralidade nos 14 anos do PT como governo".
    Aumentou? Podemos entender essa afirmação de que ela já existia quando seu líder FHC governava? Que a roubalheira na Petrobrás foi implantada por ele? O que houve? Um dos seus neurônios glúteos voltou a funcionar? Cuidado, se você pensar demais vai acabar virando um petralha. Procure irgentemente ajuda psiquiátrica.

    • Um comentário da Virginia incomoda muita gente !

      Dois comentarios incomodam, incomodam muito mais !!

      Tres comentários incomodam, incomodam, incomodam muito mais !!!

  • Faz ai uma enquete ao menos pra saber se concordamos pagar essa graninha. ai veremos...

  • Em se tratando de tribunais superiores . A indicação do presidente a sabatina no congresso ( senado ), a aceitação de impeachament desses juízes pelo presidente do congresso ser monocrática deixa a parceria aberto mais do que o medo .

Related Post