Renan Calheiros foi hostilizado ontem pelos juízes federais porque, segundo o Estadão, ” mandou instalar uma comissão para identificar quem ganha acima do teto no Legislativo, no Executivo e no Judiciário”. Dizem os repórteres Julia Affonso, Mateus Coutinho e Fausto Macedo que para os magistrados, a iniciativa do peemedebista – alvo da Lava Jato e de onze inquéritos no Supremo Tribunal Federal -, significa ‘retaliação’.
Com a devida vênia aos doutores juízes, receber dos cofres públicos acima do teto constitucional é ilegal, imoral e apropriar-se, indevidamente, de dinheiro que pertence ao povo brasileiro. Em matéria de retirar recursos públicos daquilo a que deveria servir, é exatamente igual à praticar corrupção no Estado.
Afinal, cada real esvaído na corrupção que, como cansam de dizer aos magistrados, falta para o hospital e para as escolas é exatamente igual ao pago indevidamente a qualquer servidor. A moeda, além do dourado e do cromado, não tem nenhuma outra cor, ideologia ou moral. É dinheiro, puro e simples.
Mais curioso (curioso?) é que os juízes, os que deveriam ser os maiores zeladores pelo cumprimento dos limites remuneratórios são, ao que se noticia, alguns dos maiores praticantes desta apropriação indébita. Tanto que chamam a ofensiva sobre remunerações abusivas de “retaliação”. Ora, se não as praticassem – ou se as punissem interna corporis – como iriam ser retaliados por isso?
Renan Calheiros tem diversas acusações contra ele, algumas arrastando-se há anos nos tribunais.
Ninguém questiona estas serem lentas e outras serem rápidas.
Como rápido foi o Ministro Teori Zavascki para levar uma maioria escassa do Supremo a confirmar a prisão antes do trânsito em julgado de sentença – enquanto é lento em outras questões capazes de mexerem com a própria institucionalidade do país, como os sete meses em que abrigou o pedido de afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, deixando-o desfechar o processo de impeachment?
É evidente que a discussão do projeto sobre abuso de autoridade judicial é uma “retaliação” à Lava jato. Mas, como no caso dos super-salários, como poderia ser uma “retaliação” se os abusos, de fato, não estivessem acontecendo e, sobretudo, não estejam sendo contidos pela própria estrutura do Judiciário?
E como vão valar em mudança casuística da lei se não só o Supremo a faz a seu bel-prazer e o Ministério Público força a mão com um projeto de “10 medidas de combate à corrupção” que envolve até mesmo validar provas ilícitas?
A Justiça brasileira, quando passou a fazer política, sujeita-se às regras da política.
Onde há cumplicidade, retaliação, chantagem, toma-lá-dá-cá, desde que o mundo é mundo.
Onde se é “popular” num dia e o contrário no dia seguinte.
Não reclamem de afundarem-se no abismo que eles próprios cavaram.
View Comments (28)
Quando o povo conseguir libertar-se da Ditadura do Judiciário que se instalou sorrateiramente na nossa República, o Brasil vai começar a melhorar...
Na Coreia do Sul, população sai as ruas pedindo o afastamento da presidenta, somente por causa de sua amiga vidente.
Enquanto isso no Brasl o Golpista Temer esta rindo a toa com dezenas de amigos envolvidos em corrupção ate o pescoço( Juca, Serra, Padilha Moreira Franco, Barbalho, Renan, Aécio, entre tantos outros.) sem esquece o proprio Temer.
Ta na hora de irmos pa as praças publica e exigir a renuncia do Temer e seus amigos.
Na Coreia do Sul não tem rede Globo
A Rede Golpe é o problema nº 1 no Brasil. Infelizmente o PT não deu (enquanto era tempo) a devida importância, ao contrário, deu dinheiro a ela. O segundo problema talvez seja a mafionaria, que obedece aos illuminati do hemisfério norte. Esses deram o golpe (não só aqui, mas em vários países)
Os juízes e promotores dão motivo aos ataques. Vergonhoso. Tem desembargador q ganhou no mês 270 mil reais. Verdadeiro escárnio.
"Presta atenção, querida..... (Carmen Lúcia)
Em cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares, estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés".
Cartola....com amor para o judiciário brasileiro e com afeto especial a Exmª Sra. Presidente do STF Min. Carmen Lúcia.
E dá-lhe Renan, lembrando que a Comissão que analisa os desmandos remuneratórios do judiciário está sob relatoria da VALENTE senadora Kátia Abreu.
Quanto a possíveis retaliações a Vaza Jato é aquela velha e conhecida história..."quem com ferro fere...." !!!
Estão todos colhendo o que plantaram. Todos hipócritas. E o povo, é como dizia o personagem da TV: " quero que o povo se exploda". E ainda vêm deitar falação de moral contra uma pessoa por causa de um barquinho de lata, dois pedalinhos e de imóvel que não é dele. Triste Brasil. O golpe , como está indo, não se sustenta e sofrerá o golpe no golpe logo; assim os tucanos chegarão ao poder do jeito que gostam: sem voto e apoiados pelo PIG, cada dia mais desacreditado e com personagens mas alvoroçados ( Isto é ( isto é uma b...)). Em 2018 o troco será nas urnas.
Alguns desembargadores no Brasil ganham quase 200.000 reais por mes. Juizes, idem. O Renan está retaliando ou intimidando juízes? Sim, por que a frase "temos que parar essa porra" trocada entre ele e Jucá, parece que não é obstrução à justiça.
Estes golpistas não se entendem. O que Renan quer é um "toma lá, dá cá". Bem ao estilo da quadrilha que assaltou o poder com mentiras e mais mentiras. Tipo "esqueçam meus processos e eu esqueço de suas mordomias".
E agora, quem poderá nos salvar? Chapolin Colorado?
Mas tchê loco...nem o Chapolin, muito menos o meu Colorado, que está afundando também pra segunda divisão por má gestão...aí f....
Frustradas todas as "delações" (ou seriam ilações?) contra Lula, por absoluta falta de provas, agora surge a "noticia" de que a Odebrecht o teria pago em dinheiro vivo. Caso não consigam provar mais essa acusação, sugiro que inventem que Lula não liga para dinheiro, que ele é corrupto sem preço. Pode ser que aí cole.
Tudo nesse país é dominado por grupelhos que só cuidam de seus próprios interesses. Judiciário, executivo, legislativo, imprensa sórdida e empresários safados e sonegadores. Que me provem o contrário!
E a fulaninha que pensa com a bunda disse que "aumentou a imoralidade nos 14 anos do PT como governo".
Aumentou? Podemos entender essa afirmação de que ela já existia quando seu líder FHC governava? Que a roubalheira na Petrobrás foi implantada por ele? O que houve? Um dos seus neurônios glúteos voltou a funcionar? Cuidado, se você pensar demais vai acabar virando um petralha. Procure irgentemente ajuda psiquiátrica.
Um comentário da Virginia incomoda muita gente !
Dois comentarios incomodam, incomodam muito mais !!
Tres comentários incomodam, incomodam, incomodam muito mais !!!
Faz ai uma enquete ao menos pra saber se concordamos pagar essa graninha. ai veremos...
Em se tratando de tribunais superiores . A indicação do presidente a sabatina no congresso ( senado ), a aceitação de impeachament desses juízes pelo presidente do congresso ser monocrática deixa a parceria aberto mais do que o medo .
Pente fino ja. Força Renan.