Renan mostra que Temer não leva todo o PMDB para a aventura golpista

Do jornal Valor, agora há pouco:

O presidente do Senado, Renan Calheiros , criticou nesta quarta­-feira o vice-presidente Michel Temer como um dos responsáveis pela crise política e econômica do País.

“O PMDB tem muita culpa. O governo também tem, claro, mas quando o PMDB foi chamado para coordenar o processo político da coalizão, o PMDB se preocupou apenas com o RH [recursos humanos]”, apontou Renan. “Eu adverti sobre isso. O PMDB perdeu a oportunidade de qualificar sua participação no governo”. Temer assumiu a articulação política do governo em abril. Por divergências no Palácio do Planalto, deixou o posto em agosto.

Questionado se o culpado é o vice-­presidente, Renan foi direto: “O presidente Michel é o presidente do partido. Se alguém tem responsabilidade, é o Michel”. 

Deu para ver qual é o tipo de “unidade” do PMDB que Michel Temer cultiva?

Os campos vão se definindo.

Com todas as nuances de posições que podem haver, acabam por ser apenas dois: com o golpe ou contra o golpe.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Quero ver é Fernando Brito comentar:

    1. As consultorias wiki do caçula de Lula;

    2. Porque a comunista Jandira Feghali viaja de primeira classe;

    3. Porque para Jean Willys um menor de 12 anos pode escolher mudar de sexo mas um assassino de 17 anos não tem consciência de seus atos;

    4. O tal “Parlamento Comunal” criado por Nicolas Maduro para anular a Assembléia Nacional cuja eleição deu dois terços das cadeiras à oposição (lembram do Decreto Bolivariano 8243??).

    • O seu comentário dá a impressão qie você sabe as respostas.
      Escreva para nós as respostas. pode ser que o brito não saiba e com suas respostas vai enriquecer os conhecimentos de todos.

    • Alisson Souza ,toda pessoa que faz muita pergunta ou é porque não sabe escutar ou não lê, e não procura conhecimento...pelas perguntas que VC faz se nota que VC é mais umignorante útil que repete o que escuta ou é teleguiado pela imprensa manipuladora de mentes influenciáveis como a tua!!!
      Viva nossa jovem democracia, o estado de direito e a soberania popular!!!

      • Dida,o tal do alisson é o cloves usando fake(perfil falso) pra fingir que o tijolaço esta tendo usuários de direita também, mas na verdade o único usuário de direita aqui é ele apenas.

    • 1) Sobre as consultorias do caçula do Lula, acho que você precisa pedir para o filho caçula do Lula explicar ou para aqueles que fizeram Consultoria com o filho caçula do ex-presidente. O que não se pode é presumir que as consultorias sejam ilegais ou ilegítimas. Vai contra a presunção de inocência (a mesma que eu uso no caso do Reinaldo Azevedo e o suposto recebimento de R$ 50.000,00 da Camargo Côrrea. Para mim, as investigações tem que demonstrar que recebeu o dinheiro, não o contrário)

      2) Porque os parlamentares possuem direito (prerrogativa) de viajar de primeira classe. O raciocínio que você faz (comunista não pode viajar de primeira classe) é até infantil. A cota de passagens, para todos os deputados, é de primeira classe, não de econômica. Logo, ela exerce um direito que lhe foi dado pelo exercício do mandato.

      E o fato de viver em uma sociedade capitalista e ter um ideário comunista não impede de fazer coisas que a sociedade capitalista tem. Principalmente se for um direito previsto no Regimento da Câmara dos Deputados. É exercício de direito.

      3) Porque ele tem uma opinião que, até os 12 anos, a pessoa tem a noção e um pensamento sobre sua sexualidade. No caso do jovem com 17 anos não ter consciência de seus atos, ele advoga uma opinião que, para o cometimento de um crime, a pessoa deve ser plenamente responsável.

      Eu, particularmente, não concordo com esse pensamento. Acho que, tanto o jovem de 12 anos não sabe discernir, quanto o jovem de 17 anos não tem consciência de seus atos. É coisa de "responsabilidade civil e criminal". No caso do jovem de 12 anos, acredito que você está sendo simplista pois não é a simples declaração do jovem, é preciso consentimento dos médicos e dos responsáveis para fazer tal procedimento. É a lei que exige isso. Isso nem o Jean Wyllys pode mudar.

      4) O Decreto, que você chama de bolivariano, 8243 fala sobre a Política Nacional de Participação Social. Se você não leu o Decreto (eu li!) ele nada tem de violador à Constituição. Trata-se de um instrumento de reforço da participação popular, que todos queremos na democracia. Alguns artigos são interessantes e seguem abaixo:

      Art. 1º Fica instituída a Política Nacional de Participação Social - PNPS, com o objetivo de fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil.
      Parágrafo único. Na formulação, na execução, no monitoramento e na avaliação de programas e políticas públicas e no aprimoramento da gestão pública serão considerados os objetivos e as diretrizes da PNPS.

      Art.10. Ressalvado o disposto em lei, na constituição de novos conselhos de políticas públicas e na reorganização dos já constituídos devem ser observadas, no mínimo, as seguintes diretrizes:
      I - presença de representantes eleitos ou indicados pela sociedade civil, preferencialmente de forma paritária em relação aos representantes governamentais, quando a natureza da representação o recomendar;
      II - definição, com consulta prévia à sociedade civil, de suas atribuições, competências e natureza;
      III - garantia da diversidade entre os representantes da sociedade civil;
      IV - estabelecimento de critérios transparentes de escolha de seus membros;
      V - rotatividade dos representantes da sociedade civil;
      VI - compromisso com o acompanhamento dos processos conferenciais relativos ao tema de sua competência; e
      VII - publicidade de seus atos.
      § 1º A participação dos membros no conselho é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.
      § 2º A publicação das resoluções de caráter normativo dos conselhos de natureza deliberativa vincula-se à análise de legalidade do ato pelo órgão jurídico competente, em acordo com o disposto na Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993.
      § 3º A rotatividade das entidades e de seus representantes nos conselhos de políticas públicas deve ser assegurada mediante a recondução limitada a lapso temporal determinado na forma dos seus regimentos internos, sendo vedadas três reconduções consecutivas.
      § 4º A participação de dirigente ou membro de organização da sociedade civil que atue em conselho de política pública não configura impedimento à celebração de parceria com a administração pública.
      § 5º Na hipótese de parceira que envolva transferência de recursos financeiros de dotações consignadas no fundo do respectivo conselho, o conselheiro ligado à organização que pleiteia o acesso ao recurso fica impedido de votar nos itens de pauta que tenham referência com o processo de seleção, monitoramento e avaliação da parceria.

      Art. 4º São objetivos da PNPS, entre outros:
      I - consolidar a participação social como método de governo;
      II - promover a articulação das instâncias e dos mecanismos de participação social;
      III - aprimorar a relação do governo federal com a sociedade civil, respeitando a autonomia das partes;
      IV - promover e consolidar a adoção de mecanismos de participação social nas políticas e programas de governo federal;
      V - desenvolver mecanismos de participação social nas etapas do ciclo de planejamento e orçamento;
      VI - incentivar o uso e o desenvolvimento de metodologias que incorporem múltiplas formas de expressão e linguagens de participação social, por meio da internet, com a adoção de tecnologias livres de comunicação e informação, especialmente, softwares e aplicações, tais como códigos fonte livres e auditáveis, ou os disponíveis no Portal do Software Público Brasileiro;
      VII - desenvolver mecanismos de participação social acessíveis aos grupos sociais historicamente excluídos e aos vulneráveis;
      VIII - incentivar e promover ações e programas de apoio institucional, formação e qualificação em participação social para agentes públicos e sociedade civil; e
      IX - incentivar a participação social nos entes federados.

      Nenhuma dessas disposições tem qualquer condão de diminuir a democracia representativa. Pelo contrário, tem a função de aumentá-la. E, como defensor da democracia, tenho a impressão de que qualquer medida que aumente minha participação na política seja de suma importância.

      Essa ideia de bolivarianismo e comunismo, infelizmente, é veiculada apostando no "medo vermelho" e, infelizmente, tem encontrado adeptos, pessoas que acreditam.

      Sobre o Parlamento Comunal de Maduro, não posso afirmar muita mudança, pois não conheço a Constituição nem o sistema legislativo venezuelano. E qualquer tentativa de comparação entre o que ocorre na Venezuela e o que ocorre aqui é reducionista e comparar os dois países e seus governos é não saber avaliar governos e política.

      Espero não ter te ofendido e que leia o que escrevi. Pois eu li o que você escreveu. Espero que você não me ofenda em resposta pois estou em um ambiente democrático e gosto de um debate civilizado.

      Saudações e boa tarde

    • CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
      É AGORA! É AGORA! É AGORA! É AGORA! É AGORA!
      . . HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO . .
      Grande mobilização nacional HOJE, DIA 16/12, QUARTA-FEIRA
      Em todo o Brasil ... Confira na sua cidade
      Em São Paulo, AGORA, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
      NÃO VAI TER GOLPE!
      CONTRA O IMPEACHMENT!
      EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
      FORA CUNHA! FORA TEMER!
      VIVA DILMA! VIVA LULA!
      VIVA O POVO BRASILEIRO!
      ...
      CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO ... CONVOCAÇÃO
      É AGORA! É AGORA! É AGORA! É AGORA! É AGORA!
      . . HOJE, QUARTA-FEIRA, DIA 16 DE DEZEMBRO . .
      Grande mobilização nacional HOJE, DIA 16/12, QUARTA-FEIRA
      Em todo o Brasil ... Confira na sua cidade
      Em São Paulo, AGORA, 17 horas no MASP, na Avenida Paulista
      NÃO VAI TER GOLPE!
      CONTRA O IMPEACHMENT!
      EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
      FORA CUNHA! FORA TEMER!
      VIVA DILMA! VIVA LULA!
      VIVA O POVO BRASILEIRO!
      ...

    • Ô Alissu, vc está muito nervosinho hoje.
      Vc colocou várias perguntas que não tem nada a ver com o texto.
      Além disso, quer que o Fernando Brito responda coisas que vc deveria perguntar para os citados.
      O decreto "bolivariano" (sic) 8243 é o único mecanismo capaz de impedir as grandes roubalheiras no país.
      Os bilhões em propinas, dinheiro desviado, altos salários, mordomias e tudo mais.
      O decreto 8243 é o povo mais perto do governo.
      Sua opinião sobre este assunto é irrelevante, rasa e estreita.
      Acalme-se. Deixe o STF decidir. Tome o remedinho.

  • Fale sobre o golpe de Maduro em andamento na Venezuela. O impeachment está previsto na Lei. Dilma tem advogados, se defenda!

    • Está previsto em lei, mas ela está sendo impedida por ter feito o que? Que ato ela fez que autoriza o procedimento?

    • Exatamente.
      Está previsto em lei.
      O problema é que até agora não há motivo para aplicá-la, a não ser a vontade dos golpistas.

    • Alisson eh mais um troxa q se pauta pela veja. Acreditou no conto da friboi, da cobertura quadriplex fo lula na praia, do jatinho do filho do lula. Jah viu a mansao do cunha? A casa do alkimin, o ap do fhc em paris pode? E a conta da filha do cunha, e o filho fo fhc eh pobrinho ne? E o serra vive dr que?....vai dar vai alisson.

  • Engraçado, fui ler o Valor e só encontrei a notícia do rebaixamento do Brasil na Fitch.
    Mas então o Renan é a reserva moral do PT? Que lindo. Quero ver o dia em que ele os deixar e os petistas passarem a fazer de conta que nunca estiveram grudados com ele, como fazem agora com o Cunha.

    • Quando o Renan estava com o tucanato,ele era puro,casto e imaculado., agora que esta com o PT,ele não é mais puro casto e imaculado...

      cloves mil e uma caras não sossega mesmo. A desfaçatez dessa criatura é impressionante.

      • Veja, eu não estou criticando o Renan nem o amor do PT por ele, até porque esse é um daqueles casos de almas quase gêmeas. Só me perguntei como os petistas reagirão quando forem abandonados pelo amado. Passarão a falar mal dele? Dirão que nem o conheciam tão bem? Que farão?

        • Já dizia um ditado que sofrer por antecipação é sofrer duas vezes.
          Logo, não fique gastando seu tempo procurando saber o que simpatizantes do governo irão fazer ou deixar de fazer.
          Estamos em um nevoeiro. A visibilidade é baixa. A hora que acontecer - se acontecer - saberemos o que fazer.

  • Pobre Alisson! Quando a microcefalia política acomete um cidadão da laia dele, o caso é crônico! Analfabetismo funcional e político não tem cura; não tem jeito!

  • O mais interessante é a retórica: fala do filho do Lula, do Nicolas Maduro, do Willy, da Jandira Feghali, do Neymar, da Joelma, do Ximbinha e só não conseguem argumentar sobre a responsabilidade da Dilma. São capazes de meter até a própria mãe, mas trazer UMA mísera acusação que pese contra Dilma, não fazem, porque não tem...

    Em tempo: Impeachment está previsto em lei, mas o debate não é este. É encontrar nos casos previstos, o que contemple as prováveis ações da presidenta. Não é preciso ser advogado para admitir isso. Só ser honesto intelectualmente.

    Em tempo 2: Fraquinhos seus argumentos.

  • Alisson Souza, cloves, ernesto, sao da turma de autoritarios que agora pagos em dolares andam por ai nas redes valentes pois quando da queda da bastilha sao os primeiros a se mijarem todos quando tambem nao se cagarem com as carinhas rubras e gritam nao fui eu nao fui eu... foi o alli diz cloves foi cloves diz ernesto foi ,,,foi ,,,,foi o que sera desses pobres
    mesquinhos numa sociedade justa!!!!

    • Já disse isso aqui que os tais ernesto,alisson,klaus,bronco, etc são os mil e um fakes do cloves.

      E o sujeito ainda tem a cara de pau de se ``solidarizar-se'' com seus fakes que segundo eles,são discriminados aqui por defenderem suas posições políticas. É de rir.

  • É do DNA dele ser oportunista!!!

    É golpista sim desde 2003.

    Antes dessa data, sempre foi oportunista e fisiológico!!!

    Um pé no barco do Quércia e outro no barco Covas!

    Jamis "constitucionalista"!

  • Temer é igualzinho ao Serra. Quando o posto é secundário, como vice-presidência, articulador político do governo, ele cansa e não quer mais brincar disso. Foi assim com o Serra como prefeito, aquele carguinho que o levou a sacramentar um compromisso num cartório paulista. Que ele cansou e largou. Imagina o balangandã (Temer) de yayá na presidência, a serviço do PSDBosta?

Related Post