A repercussão do “Temergate” no mundo. Por Olímpio Cruz

O novo escândalo na política brasileira explodiu na mídia internacional.  A Reuters informa que Temer deu a bênção para uma tentativa de pagar uma possível testemunha na maior investigação de corrupção do país para que permanecesse calada, de acordo com um poderoso empresário, segundo o jornal O Globo na quarta-feira. Associated Press também noticiou as negativas de Temer, em um despacho replicado por quase 7,4 mil jornais e sites noticiosos ao redor do mundo.

Temer admitiu ter encontrado o empresário Joesley Batista, da JBS SA, em março, mas negou que tenha tomado qualquer atitude para manter o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha calado. Joesley teria gravado conversa com Temer sobre o dinheiro que o executivo pagaria a Cunha. Até o início desta manhã, 2,6 mil veículos de mídia global haviam repercutido o despacho da Reuters.

A agência alemã Deutsche Welle destaca o assunto como “a bomba atômica” que coloca Temer sob suspeita de corrupção. A espanhola EFE diz que revelação “coloca Temer contra as cordas”. A francesa AFP constata que Temer está no olho da tempestade.

A agência russa Sputnik registra que Temer comprou o silêncio de deputado corrupto. Tass informa que brasileiros tomam as ruas exigindo a demissão de Temer. A chinesa Xinhua destaca que Temer nega ter participado de esquema de suborno. Al Jazeera fala que ele foi gravado aprovando suborno a Eduardo Cunha. CNN diz que Temer está sendo acusado de suborno.

New York Times traz reportagem do correspondente Dom Philipps apontando que Temer endossou o suborno feito por empresário em fita secreta. Los Angeles Times diz que presidente do Brasil nega ter subornado ex-legislador. Financial Times informa que presidente brasileiro foi atingido por acusações de suborno. Wall Street Jounal destaca que oposição quer a demissão do presidente. O canadense The Globe and Mail diz que a crise política no Brasil se agravou com a gravação do presidente brasileiro arranjando suborno.

O inglês The Guardian mancheta que “gravações explosivas implicam Temer em suborno”. O italiano La Stampa registra que Temer autorizou o pagamento de subornos. O francês Le Monde noticia que Temer ficou salpicado por novas revelações e que manifestantes tomaram as ruas exigindo sua “remoção imediata”. O espanhol El País destaca que “suposta gravação” em que Temer obstrui a Justiça “estremece o Brasil”. O português Diário de Notícias informa que Temer foi gravado dando aval para suborno a Eduardo Cunha.

O argentino Clarín traz duas reportagens sobre a gravação em que Temer é flagrado dando aval a suborno a “aliado chave do governo” e outra de manifestantes saindo às ruas aos gritos de “Fora, Temer”. La Nación destaca que a gravação oculta deixou o Brasil em choque e que compromete Temer. O mexicano La Jornada informa que Temer foi gravado discutindo pagamento de subornos, mas ele nega participação. A Telesur diz que parlamentares pedem o impeachment de Temer e brasileiros exigem eleições diretas.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • Sempre achei que Temer se juntou a Aécio e Cunha, para derrubar a Presidente, agora ficou mais claro.

    • Isso até meu sobrinho de 1 ano já sabia. Tmb sabia q Dilma foi retirada do poder porque é honesta. E estava tentando limpar a casa Brasil suja de corrupção. Na Petrobras colocou graça foster q demitiu os diretores corruptos q abastecia o PMDB e PSDB. Sérgio machado ex sebador do PSDB entao presidtnte da petrus pulou fora. Ele disse q aecio seria o primeiro a ser comido se a verdade viesse a tona. Logo o candidato dos coxinhas campeão da corrupção. E ainda falta investigarantir direito o helicoca de 1 tonelada de propriedade do mesmo parrela intermediário do recebimento de 2 milhões de propina pedido por aecio aos donos da JBS. É chamar o FBI ou CIA para investigar. A PF é poleiro de tucanos. Só pega petista. E moro q vetou perguntas incriminados feitas por cunha a temer. Q diabo de juiz e esse q protege corruptos. Ele não é o super homem q vai acabar com a corrupção? Dessa forma não acabará nunca. O yussef condenado a 122 anos foi perdoado e vai cumprir apenas 3 anos. Sairá rico milionario como saiu no caso BANESTADO em q moro era o juiz e através da delação o perfoou.

  • GOSTARIA DE FAZER UM APELO AOS FASCISTAS COXINHAS E PANELEIROS NOS O POVO SAUDAVEL VAMOS PRA RUA PEDIR ELEICOES GERAIS PRA CAMARA SENADO E PRESIDENCIA FACAM UM FAVOR NAO APARECAM VOCES SAO UM ENTRAVE PRA DEMOCRACIA

    • Concordo, aproveitem coxinhas ignaros e comprem panelas novas que as velhas estão furadas. E por favor calem suas diatribes em relação ao PT, Lula e Dilma. Só aceitamos PROVAS porque ódio somente não conta, só prova que vcs são amebas.

  • É q o moro bolina lina bem de manhã e ph&*#d* ele à tarde.
    E tambem a Globo é que nem o Tadeu. Quem foi etc.

  • Concordo totalmente, eleição geral para deputados e senadores; cadeia para todos os CANALHAS GOLPISTAS, e demissão do juizão TENDENCIOSO de Curitiba.

  • A coisa não cheira bem. Temporalmente as coisas não fazem sentido.
    A conversa foi gravada em Março, ou seja, o STF já tinha a informação de que Aécio estava no esquema de propinas (já poderia tê-lo afastado?).
    Só depois que a Globo divulga isso em Abril, é que o STF afasta Aécio? Como se o STF reagisse ao saber de Aécio pela TV?
    A primeira informação que se deveríamos ter seria a notícia do afastamento de Aécio pelo STF e depois sabermos o motivo, divulgado pela Globo? Acho que isso serve apenas para aumentar a confusão e dar aparências de legitimidade à condenação de determinadas figuras que até então estavam sendo nitidamente perseguidas pelo judiciário político (Guido Mantega, José Eduardo Cardozo, e claro Dilma e Lula).
    A Globo sempre tem plano B, Fernando.....

  • Tudo leva a crer que a mídia golpista(a Vênus) já tinha este material desde o começo. Estava segurando, sonegando informações, como sordidamente, sempre faz. Quando os irmãos Friboi correram ao Supremo, ela viu que estava tudo perdido e soltou o material.

Related Post