Enquanto muitos da nossa seleção de futebol andam de “salto alto”, foi uma mulher de pés bem firmes no chão que deu ao Brasil sua primeira medalha de ouro.
Rafaela Silva, a vitoriosa judoca, há quatro anos, ao ser desclassificada na Olimpíada de Londres, foi agredida com grosserias e manifestações racistas na internet.
Ainda estávamos nos primeiros tempos da onda de ódio e mediocridade que tomou conta das redes sociais.
“Parece que é besteira para os outros, mas ela quase parou. Fez o maior esforço para representar o país. Quando vai entrar na internet para ver se tem algum apoio, só vê gente chamando de macaca. Ficou desanimada”, disse o pai da judoca, Luiz Carlos do Rosário Silva, 50, registra a Folha.
Nos primeiros dias, com a compreensível irritação e sentimento de ofensa que isso provocou, bateu boca pelas redes.
Embora tenha recebido o apoio do então ministro do Esporte, Aldo Rabelo, para travar a batalha legal contra seus ofensores, preferiu lutar no que luta melhor: o judô.
Esta medalha é uma dourada bofetada que merecem os fomentadores do ódio, os racistas, os que acham que uma menina que vem de um barraco da Cidade de Deus e tem a pele negra é inferior ao seu branco berço.
Rafaela é muitas e pena que muitas não possam ser Rafaelas, porque nosso país trata mal o seu povo e acha que os pobres são parasitas, que só querem bolsa-família e leseira.
Gente que acha que pobre não é bem gente, que negro não é bem gente.
Gente – sim, apesar de tudo são gente – em quem Rafaela e sua medalha deram um wazari.
Um dia eles tomam um ippon.
View Comments (12)
Parabéns Rafaela! Que mantenhas tua coragem. És muitas vezes VITORIOSA.
Que sejas abençoada e que te sigam as meninas que ainda sentem receio de lutar.
Um grande e carinhoso abraço,
Dilma Coelho.
Lutar contra o golpe, resistir à Ditadura dos Bacharéis, insistir na supremacia do voto universal, não são algo que se faça por Dilma ou por Lula.
Fazer por esses dois é efeito colateral.
O motivo central, real, primário de enfrentar a Ditadura dos Bacharéis é por ela, POR ELA!!!
Por ela, que sou eu, que é minha mãe, que é o povo do Nordeste de Amaralina! É por ELA!
É por essa ruma de gente que vai ficando pelo caminho, por tantos motivos e sem nenhuma ajuda, sem nenhuma chance, sem mão amiga.
Gilmar Mendes tem que sumir para ter mais dela, a família Marinho tem que sumir para ter mais dela, o boçal de Curitiba ter que sumir para ter Brasil.
Com isso claro na mente - o povo, o profundo povo brasileiro que é ela (e que sou eu) - muito se faz e a terra treme.
Parabéns Rafaela! Agora devemos tod@s dar um belo ippon no vampiresco usurpador.
#VazaTemer.
Uma excelente resposta ao Ministério do Temer: Sem pretos. Sem mulheres e sem Silvas.Rafaela rmSilva representa tudo isso. Que o exemplo dela sirva para inspirar os próximos Ministérios a serem formados em nossos governos. Dá neles Rafaela. Parabéns querida!
Parabéns Rafaela! Tu és um orgulho para teu povo.
Que lição de vida e verdadeiro espírito olímpico que a judoca Rafaela deu ao mundo, principalmente aos "superiores" que a ofenderam na última olimpíada. Será que algum deles realizou alguma superação ligeiramente parecida com a que ela realizou e realiza?
Mudando de assunto, Marcelo Serodré, seu comentário foi brilhante.
No trecho "Suas próprias vítimas aplaudirão e estarão do seu lado e repetirão de bom grado tudo o que você quiser que eles repitam. mesmo morrendo de fome e sede eles ainda aplaudirão suas novelas e seus cantos e seus contos e suas "notícias". " lembrei de uma coisa que sempre penso: só com uma mídia bandida mesmo para pobre voltar em partido de direita comprometido em defender o livre mercado e ferrar com o povo.
Se vc conhecesse artes marciais, saberia que no dojo a raça não importa.
Parabéns a judoca brasileira , mas a prata do Felipe Wu nao valeu nada depois de 96 anos do feito de Guilherme Paraense ???
É isso ai o espaço é conquistado, não dado como querem uns que sempre mamarão nas tetas do governo.
O OURO brasileiro Rafaela Silva é Dilma.
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/video-de-ouro-rafaela-e-dilma