A retomada da escravatura

O Globo hoje comemora o “alívio no bolso” representado pelo retrocesso de famílias de classe média estarem tirando os filhos de creches – o ambiente mais adequado para qualquer uma delas, nos tempos de hoje – e estarem voltando a empregar – sem carteira e sem direitos – empregadas domésticas para essa e para outras funções.

O número de empregadas domésticas em 2013 era de 5,97 milhões. Agora, são 6,37 milhões. 400 mil a mais, portanto.

Só que o número destas trabalhadoras que tinham carteira de trabalho não só não cresceu nesta proporção como caiu, em números absolutos, em relação ao pico de 2,09 milhões alcançado em 2015: são hoje 1,87 milhões, apenas 21 mil a mais , ou 5% do número de ingressantes nessa atividade.

É como se estivéssemos jogando fora, em apenas dois anos, todos os avanços conquistados depois de décadas – séculos, mais bem dito – no reconhecimento de um contingente de trabalhadores que só é menor, no Brasil, que o dos ligados à construção civil.

E não é só direitos que se tiram a estas mulheres: é salário e a condição de uma vida mais digna, como registra a repórter Daiane Costa:

— Caiu o número de empregadores, enquanto o de mulheres se oferecendo para o trabalho cresceu muito. Muitas sem experiência alguma. São ex-operadoras de caixa, ex-repositoras, ex-trocadoras de ônibus. Antes, eu não empregava nenhuma por menos de um salário de R$ 1.500. Hoje, se uma família oferece R$ 1 mil, eu encaminho — conta Marco Aurélio Carvalho Di Calafiori, dono de uma agência de empregos especializada nessa mão de obra no Rio há mais de 30 anos. Ele conta que nunca teve tantas mulheres em seu banco de profissionais: mil inscritas.

Alguém ainda acha exagero o enredo da Tuiuti, o “Meus Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?”

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • ... E pela primeira vez na história do Brasil, o PMDB irá para a puta que o pariu nos Infernos!
    A mais recente grande sacada do Guilherme Boulos!
    NOTA: creio que já está na hora de o senador Roberto Requião se filiar a um partido de centro-esquerda, não necessariamente o PT!

    ***

    BOULOS LANÇA PRÉ-CANDIDATURA CELEBRANDO ALIANÇAS, MAS PROMETE MDB “PELA PRIMEIRA VEZ NA OPOSIÇÃO” DESDE O FIM DA DITADURA

    03 de março de 2018

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/boulos-lanca-pre-candidatura-pelo-psol-celebrando-aliancas-mas-promete-pmdb-pela-primeira-vez-na-oposicao-desde-o-fim-da-ditadura.html

        • QUESTÃO DE MÉRITO

          "Critique-se ou não a candidatura de Guilherme Boulos, já agredido pela minoria ultraesquerdista da agremiação como 'cavalo de Tróia do lulismo', o fato é que o líder do MTST, ao se apresentar para a corrida eleitoral por esse partido, o traz para o campo popular de uma vez por todas", avalia o jornalista Breno Altman; "Não se pode ter dúvida sobre a lealdade de Boulos na defesa do direito de Lula ser candidato, de seu papel na resistência, de seu compromisso em combater a direita e de ser, em eventual segundo turno, e mesmo antes, um construtor da unidade

          Por emérito e impávido *Breno Altman
          *Breno Altman é diretor do site Opera Mundi e da revista Samuel
          4 de Março de 2018

          (...)

          FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/blog/brenoaltman/345120/Quest%C3%A3o-de-m%C3%A9rito.htm

          • … Se o honrado presidente Lula não vencer a eleição em primeiro turno, será eleito no segundo, tendo como oponente (aspas) um candidato do campo da esquerda!

            Viva o [veradeiro] Brasil
            Viva o [verdadeiro] honesto povo trabalhador brasileiro!
            E até a vitória sempre!

            Ah, e sinceros protestos de boa sorte aos valorosos e destemidos Guilherme Boulos e Sônia Bone Guajajara!

  • Eis a razão maior que fazia as tardes de domingo na paulista serem tão festejadas pela turma do fora Dilma. A velha e boa prática escravocrata da elite brasileira mostra sua força.

    • É né, mas o contingente de eleitores trabalhadores, assalariados e de empregados menos qualificados é enormemente MAIOR que aqueles que tem o perfil social de frequentador da Paulista com camisa da CBF. O que deu ou dá errado então?

      • Eles ainda não têm consciência de classe, sobretudo em São Paulo. Não têm tempo para isso, e só depois que a fome bate à porta é que despertam. Os patrões e a Globo pensam por eles. Mas há empecilhos fortes à consciência de classe até dentro do sindicalismo, porque há sindicalistas que negociam com patrões o fim de greves e assim são eleitos até para o Congresso. E no lumpem, há os pastores do grito que dizem que o comunismo devorador de criancinhas está ameaçando estrangular o mundo inteiro e mandam votar em gente como Bolsonaro. Aprofundar a conscientização do povo é imposição urgente.

  • A classe média é especialista em escravidão, adoram um chicote, são piores que a burguesia.
    Mas espero que essas mulheres valorizadas no governo Dilma se lembrem disso.

  • Os efeitos das anti Reformas de Temer e Meirelles: a precarização do trabalho, o desemprego e a queda de renda faz a classe média expandir os territórios das senzalas urbanas: mais arrocho no andar de baixo, mais degradação social e consequente aumento do cenário propício à insegurança. Haja Forças Armadas e quem sabe uma intervenção militar nacional, alastrando-se o midiático "enxuga gelo". Só o Globo com seu DNA histórico de manipulação comemora. Alívio para o bolso de quem?

    Não está extinta a escravidão, apenas em processo de expansão em pleno século XXI.
    #TuiutiOstentaçao

  • A cara do golpe contra os pobres, mas coitado do Neymar e seu dedinho...

  • A classe média comemora essa desgraça, meu caro. A alma dessa gente é comparável com aquilo que seus filhos (que não estão mais em creches) eliminam diariamente nos banheiros e fraudas.

  • O mais legal é que eles ainda esfregam na nossa cara, com prazer lascivo. Mais uma vez, obrigado aos envolvidos.

Related Post