Como este blog antecipou ontem, o impacto causado pela entrada, em clima de comoção, de Marina Silva na disputa presidencial e o desastre no primeiro programa de televisão colocaram a candidatura Aécio Neves em clima de alerta vermelho – se é que o Rodrigo Constantino não vai dizer que alerta vermelho é conspiração comunista.
Ontem à noite, reuniram-se Aécio, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso para decidir o que fazer.
A ausência de José Serra, por sinal, é daqueles silêncios eloquentes, não é?
Parece que só mesmo a Polícia, agora, quer ouvir o outrora grão-tucano.
De qualquer forma, está claro que os porta-vozes do tucanato na mídia vão ensaiar um discurso inverso àquele que tiveram nos primeiros dias depois da morte de Eduardo Campos.
Merval Pereira já o adota, comparando Marina Silva a Fernando Collor.
Mas nem ele nem a mídia estão dispostos a deixar de promover Marina à condição de “favorita”.
Ela própria já se colocou assim e está “espanando” quem não lhe prestar reverência.
Na Folha, o ex-coordenador da campanha de Eduardo Campos, Carlos Siqueira, deixa bem claro porque disse adeus à candidata.:
“”Pela maneira grosseira como ela me tratou. Eu havia anunciado que minha função estava encerrada com a morte do meu amigo. Na reunião [de quarta-feira (20)] ela foi muito deselegante comigo. Eu disse que não aceitaria aquilo e afirmei: ‘a senhora está cortada das minhas relações pessoais”.
Algo me diz, porém, que isso vão haver traumas.
E no próximo post você verá porque.
View Comments (24)
É evidente o salto alto que Marina entrou na disputa. Óbvio, após ser coroada como a salvadora do PIG ela está como diria a fala popular ''se achando''. Isso dá lastro pra externar seu jeito pessoal de linha dura sem educação. Dilma também é linha dura, mas soube incorporar de Lula a ternura, respeito e carinho com os necessitados. Dilma é isso, gestora eficiente, linha dura, que cobra resultados, mas com um coração de mãe. Mesmo sendo presidenta nunca tratou a população com desprezo. Essa Marina no poder faria sentirmos saudade de Collor e FHC. Vamos ver até quando a mídia vai inflar seu ego. Ela se esquece que a grande mídia jamais admitiria uma ex-seringueira como presidente da república. Ainda aposto que esse apoio da mídia é fachada pra auxiliar Aécio Neves.
A hora do pânico! Haja pó!
KKKKKKKKKKK! Tô rindo ainda! Tem que ter farinha no saco, não!
Partido Saco de Bosta!!!
Eu gosto da Marina quando ela usa o xale. Ela fica muito bonitinha. E também quando diz "a sustentabilidade será sustentável pelo sustinente sustentante". Essa frase é uma pérola! Taí, gostei. É um primor de literatura.
SERRA NÃO FOI PQ É MARINEIRO DESDE CRIANCINHA..KKK
Marina soube muito bem se apresentar como uma pessoa que é contra "tudo o que está aí" quando das manifestações de junho, convocadas pela Fiat e cia em pé de guerra por conta da queda dos juros ao patamar de 5% que, na sequência, trouxe a Ana Maria Braga com sua "revolução do tomate" exibindo seu colar com a leguminosa, nesse caldo de niilismo os jovens descrentes com a politica foram as ruas e prá isso qualquer slogan servia de 20 centavos a PEC 37..,,, Marina, que de boba não tem nada, conseguiu se apresentar como a representante do "novo", no caso o velho seria o PT. Só que de novo Marina não tem nada..,,a única novidade é que ela é uma espécie de não-candidata(veio na esteira de uma tragédia), ela é "apartidária" sem ser, Marina tem um gogó que encanta o povo com suas respostas na ponta da língua para sanar todas as dúvidas e deixar o ouvinte satisfeito, características que Collor e Jânio Quadros também tinham,...sem a menor sombra de dúvida, Marina é a candidata ideal para as grandes corporações interessadas no CONTRA O PT, QUALQUER UM SERVE e o passos para se chegar ai sabemos de cor: Primeiro vem a demonização na mídia e, em seguida, uma candidata que caiu do céu para salvar o Brasil dos "petralhas"...,,tudo muito bem traçado.,,,,se voltarmos no tempo veremos que foi assim que SP trocou o PT por Maluf que, na sequência, emplacou Celso Pitta, Serra, Kassab..,,podemos também dar uma olhada na Espanha que, por conta de manifestações "contra tudo o que está aí" elegeu um governo conservador, deixando na rua da amargura os jovens que foram às ruas...,,..não vejo pq não abordarmos assuntos que nos interessam e que são fundamentais para o futuro deste país.,,..O voto niilista não deu bons frutos na Espanha(LINK)
Não-candidata na esteira de tragédias - não apenas de uma... Lembremo-nos de onde ela surgiu: a morte de Chico Mendes, a trairagem contra Dirceu, Genoíno, Lula e tantos atos e omissões que fica difícil enumerar.
A União faz a força na aliança PSB e Rede. PSDB unido - com o Serra também - jamais será vencido. E Merval falando que Marina seria um Collor.
Esses intestinos dos partidos de oposição - PIG, PSDB e PSB - vão ficar expostos. Interessante para Dilma, que só proporá. Pois ela tem mais de 30% e vai para o segundo turno.
Para mim vence no primeiro turno, pois quando Marina começar a falar será um problema, pois calada ela é uma poeta (parafraseando Romário).
Em suma, parece que o PIG errou a dosagem da exposição de Marina. Marina virou um veneno para os tucanos.
Veremos agora demo-tucanos, Redeiros (já que o PSB foi despejado do próprio imóvel) e pinguentos brigando entre eles e entre si.
Coisas da "nova política".
Enquanto no baile da Casa Grande, a orquestra desafina e o pau começa a comer solto entre nobres e plebeus aspirantes a nobreza, pelas hipotéticas batatas, na gafieira Brasil Para Todos, o conjunto For All, levanta a massa em homenagem a dupla paraípernambucana que nos deixou, Suassuna e Eduardo, e aproveita para mandar recado aos que sobreviverem no bailicídio da Casa Grande, atacando de, "Madeira que Cupim Não Rói":
Madeira do rosarinho
Vem a cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem pra fazer barulho
Vem só dizer... e com satisfação
Queiram ou não queiram os juízes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aqui estamos, cantando esta canção
Viemos defender a nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos madeira de lei que cupim não rói
Caros, já considerava tal cenário mesmo com Eduardo, pois o PSDB sempre cresce no período pré-eleitoral (porque será?) e cai no período eleitoral, a queda unida ao potencial não explorado de Eduardo e Marina poderia levar no fim do primeiro turno a uma superação do PSB. Isso era provável, mas com a comoção da tragédia, o potencial se acelerou e já na primeira DataFolha se confirmou.
O dilema udenista é ter de escolher entre perder no primeiro turno, dinamitando Marina, ou perder o segundo lugar, insuflando Marina. Sendo que perder o segundo lugar significa uma auto-destruição, pois considere o impacto na representação parlamentar, nas candidaturas aliadas, nos candidatos estaduais, no voto útil anti-petista, etc.
Estamos falando de um PSDB nanico já em 2015! Quem poderia esperar?
O PSDB, por sua total inépcia, não ofereceu nenhuma outra oferta senão o ódio político, e baseado nesse ódio, a esperança de voto útil antipetista. Agora, estão sendo engulidos por suas duas crias, o antipetismo e o marinismo. Que a terra lhe seja leve...
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come... mesmo que comemorem a hipótese de o PT perder, e isso realmente pode ocorrer, com quem Marina iria governar, com um PSDB minúsculo? com o PMDB da velha política? Ou com os seus ex-companheiros?
Agora, pensem na situação do Serra, seu rival Suplicy tem duas presidentes ao seu lado, enquanto ele se tinha um, agora vai preferir não ter. A hipótese de Marina trair Suplicy é pouco provável, já a de apoiar Serra é absurda (essa afirmação foi do Roberto Freire, o serrista), se ocorrer então Marina Silva é muito pior do que uma farsa ou uma traição.
Mas depois que evocou o "tripé" dos mercadistas e chamou seus ex-companheiros de chavistas, realmente, pensando bem, Marina é pior do que uma traição e dela pode se esperar o pior sem medo de errar.
O efeito mais devastador da ascensão ( e queda ) de Marina "reptiliana" Silva a condição de candidata é o desaparecimento do PSB.
O PSB faleceu no acidente que vitimou o Eduardo infelizmente ressalve-se. Após as eleições a Marina se tornará tão insuportável que criará sua REDE ( onde posteriormente se enforcará politicamente ) e não sobrará guarda-sol para os socialistas que se separarão migrando para agremiações mais afins com o saco de gatos que era unido em torno de seu líder.
Efeitos da desastrada candidatura a presidência. O tempo é mesmo o senhor da razão !
Notem a conduta da Dona Marina é análoga a de Collor e os fatos , pois bem ela venderá a alma aos bancos e rede globo para ser Presidente e o povo, esse é apenas um detalhe.
No Brasil tratamos as eleições como coisa pequena, como algo que não carrega a importância que tem. Um governo, seja Municipal, Estadual ou o Federal tem a responsabilidade de interferir nos destinos de toda a sociedade. De dar rumos para os assuntos e temas de importância da sociedade. A existência da sociedade passa pela escolha que é feita nas eleições. A responsabilidade da escolha e do escolhido, portanto, não é coisa pequena, nem sem importância.
O mínimo que se espera de quem disputa a Presidência da República, é que possua as condições mínimas para esse desafio. A complexidade do Brasil, exige muito mais do que discursos. Dizer que se quer chegar ao décimo andar, sem mostrar como, ignorando os nove andares que antecedem a ele. Governar é produzir os nove andares que permitirão que se chegue ao décimo andar. E ninguém fará isso apenas com conversa.
Muito mais do que ganhar uma eleição, é preciso ter vontade de governar. E para governar tem que estar preparado. Ter preparo para assumir essa responsabilidade seria o mínimo que se poderia exigir de um candidato.
Serra é um boçal. Todos colaboraram, mesmo contra a vontade, na campanha dele, agora porque o Aécio é o centro das atenções no PSDB e o cara vai fazer essa desfeita? Muito democrático esse sujeito.