Revalidem sua humanidade, por favor

O fotógrafo Luís Carlos Marigo, que morreu ontem sem atendimento médico na porta o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, foi   meu parceiro profissional há 32  anos, numa matéria para a Revista de Geografía Universal, editada no México, de maio de 1982, da qual guardo aqui um exemplar.

Era sobre Ouro Preto, feita antes que ele se dedicasse exclusivamente a ser fotógrafo de natureza, acertada no apartamento em que morava, no bairro de  Vila Isabel, onde era meu vizinho.

Depois, Marigo ajudou a tornar melhores meus filhos e muitos filhos, de muita gente, com a fotos de animais que vinham em cartões de um chocolate.

Não vou aqui cometer a irresponsabilidade de dizer que ele teria sobrevivido se os médicos do hospital o atendessem. Pode ser que sim, pode ser que não.

Também conheço aquele hospital público, ao qual sou grato pelo atendimento que deu a uma pessoa muito querida, com sérios problemas cardíacos. Não lhe faltam ótimas instalações – ele recebeu uma grande reforma no Governo Lula – e também não lhe faltam profissionais de primeiríssima qualidade técnica.

Não é incorreto que aquele hospital, de especialidade, não tenha atendimento de emergência regular.

Mas o que está acontecendo com a humanidade dos profissionais de saúde brasileira? Aliás, com os profissionais, de qualquer especialidade, neste país?

Não importa se o hospital estava em greve ou se não faz atendimentos de emergência como uma de suas rotinas.

O motorista de ônibus que parou o coletivo para buscar socorro para um passageiro mostrou mais sensibilidade e noção de valor da vida humana.

Ele não tinha qualquer obrigação profissional de assistir seu passageiro, mas o fez.

Em quase uma hora de agonia diante do hospital, sem que não o viessem atender senão o motorista de uma ambulância e os paramédicos dos Bombeiros, Marigo despediu-se de um mundo onde o “tô nem aí”  tomou conta de muita gente.

Que enche a boca para falar de falta de qualificação dos médicos estrangeiros que se dispõem a atender pessoas no fim do mundo.

Mas que não atravessa a portaria e a calçada para ver o que está acontecendo com outro ser humano.

Ninguém quer que, no século 21, se faça uma medicina romântica apenas, sem condições de espaço e equipamentos, mas espaços e equipamentos havia lá.

O que não houve, com o perdão dos doutores, foi consciência de seu papel decisivo e essencial para a vida humana.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Quem se dispõe a pagar meio milhão de reais para obter um diploma de medicina só pode estar preocupado em reaver rapidamente o capital investido.
    Essa é a realidade da medicina no País, semi-deuses que sequer olham nos olhos de seus pacientes, tratam o povo com nojo como se a pobreza econômica fosse contagiosa.
    Que venham os cubanos, nossos irmãos que conhecem o significado das palavras SOLIDARIEDADE e VIDA !

    • A maioria das faculdades de medicina neste país é pública, portanto quem paga meio milhão para o cara ter seu diploma somos todos nós - e ele não nos atende!

      • Tania, muito pelo contrário!!!!
        Hoje 52% são formados em escolas particulares

        • Além disso, eles tem méritos antes de qualquer coisa. Estão lá por méritos pessoais, familiares, mesmo que tenha estudado com dinheiro público numa federal. Por isso,se acham acima dos bem e do mal, minideuses...

  • É a primeira vez que comento aqui... E comento com a raiva de quem vê uma emissora (Rede Globo) transmitindo no JN de ontem a saída de mais 2 médicos Cubanos do programa Mais Médicos... Foi uma festa para mídia golpista...A Associação Médica Brasileira (AMB) faz campanha descarada contra o programa desde seu início e na reportagem parecia que estavam "libertando" dois presos políticos da Ditadura Militar de 64. Ao longo do dia reportagens diziam que estes 2 médicos se inspiraram na tal Ramona, a tal da faxineira que a AMB contratou logo após esta abandonar o programa... Ao todo são 14 cubanos que abandonaram o programa em um universo de mais de 11000. Acho que é um índice tolerável e muito menor do que o abandono dos estudantes em nossas universidades... Não vejo problema nenhum em um médico desistir do programa e de que pessoas façam críticas, mas desde que sejam para melhorar e aprimorar o programa... Essa Ramona foi o lixo de Cuba que veio para cá, pois ela nunca quis estar aqui. Ela só viu uma oportunidade de sair de Cuba e veio. Porém, o que ela fez depois foi uma coisa que só os calhordas fazem, ou seja, se associou ao lixo do Brasil para falar mal de algo que somente está se iniciando... Bom, voltando ao tema, sabem o que passou sobre o assunto do título desta matéria no JN? Nada, nem uma vírgula... Para Globo a vida humana não vale tanto quanto 2 médicos que querem seguir outro rumo em suas vidas... Para Globo o que vale é falar mal do Governo mesmo que isto implique na omissão ou mesmo na verdade dos fatos... Essa é a nossa imprensa...

    • Se a globo (que eu NUNCA assisto) falasse sobre essa insensibilidade, imediatamente estaria apoiando o Mais Médicos. Só por isso... e por tudo isso.

      Cadê o governo que não se comunica? Esperar da globo, tá de sacanagem!

      No final de tudo, a culpa é do Lula e da Dilma.

  • Fernando,
    A cerca de um mês, estava em um onibus aqui no Recife, e um cidadão caiu por cima de mim como que desfalecido, mas, logo recobrou os sentidos. Ficou com um olhar de paisagem e logo a seguir com um de vergonha. Ainda não me refiz do drama dada a impossibilidade de ajuda-lo já que não é minha praia. É triste saber que fatos como ste acontece. o Sr. Marigo era conhecido, e os outros?...

    • Caro Pedro, aqui em Recife tem médico matando médico, imagina o tratamento para com os outros.

  • Boa tarde,

    é essa classe medica se não começar a ter um controle forte do estado sobre eles, continuaram os roubos na saúde e mortes nas portas dos hospitais e a vida seguira sem qualquer problema para eles. Um exemplo ocorreu com esse leitor aqui, não consegui entrar em licitações da SANTA CASA DE MONTES CLAROS-MG, não sei o motivo, aliás sei, que todos nós sabemos. Um exemplo disso é que comprava seringa de 5ml completa(agulha e caixa) por R$ 0,05 centavos e queria vender R$ 0,12 e a unidade e não conseguia, dinheiro na saúde existe e é muito e proporcional aos roubos efetuados por um grupo.

  • Conhecedor das incompetências e desonestidades dos médicos que atenderam minha mulher há alguns anos em dois hospitais particulares e por fim a deixaram numa cadeira de rodas, lamento o ocorrido com Marigo. No próximo ano viajaremos para Cuba, quem sabe lá voltemos a respeitar esses profissionais.

    • Rogério, lamento profundamente o ocorrido com sua esposa, mais conta para a gente, ela tem alguma chance de voltar a andar?
      Se não, porque você ainda não meteu um puto de um processo contra esses incompetentes que trouxeram tanta tristeza para vocês?

      • Uma anestesia, convulsões, 9 dias no hospital PARTICULAR, dificuldade para andar meses depois, erro do neuro(particular) formadora in francfurti. Processo? Esperar que algum doutor depusesse expondo os erros... rara É BRINCADEIRA? Por força e fé ainda tivemos um filho, queríamos 4, afinal o Brasil é um vazio demográfico. Os guris são pianistas eruditos e de esquerda o que posso querer mais? Claro, sofrem pelo Botafogo e eu pelo Grêmio e mãe pelo Fluminense. E todos somos loucos pelo Brasil que Lula e Dilma constroem. Sem esquecer de Brizola. Prestes, os Zés na Papuda, Ariano, Chico e tantos outros brasileiros.

  • É estarrecedor o que está acontecendo com a classe médica no Brasil. Esses pseudo - doutores, entram na medicina com o único propósito de enriquecer. Almoço em um restaurante perto de um hospital em Curitiba é fico alarmado com a postura e conversas desses " médicos ". Os estudantes de medicina então, cada um(a) com roupas de grifee importadas e carrões. Parecem empresários bem sucedidos. Que tipo de médico será este sujeito(a). Se querem ficar ricos, procurem outra profissão. Não sou contra ninguém ganhar dinheiro, mas uma pessoa entrar para uma faculdade de medicina com o objetivo de enriquecer???? Há algo de muito errado nesta estória.

  • Ninguem é dono da VIDA...não nos seres humanos!
    MAS..transformar a nossa vida em algo poderosamente
    HUMANISTA, ah..isto nós podemos, e devemos, principalmente
    ao MÉDICO, que ganha da sociedade a sua posição social,
    (pelo menos aqui no Brasil), para os médicos Cubanos ser
    um Médico não significa ascenção social, eles são muito
    normais..
    Que desperdicio da "HORA", onde somos colocados em frente
    as nossos compromissos, e não AGIMOS...um desperdicio de
    VIDA, não dá que se foi, mas da que fica...
    Meus pesares a família..

  • Ha um nítido corporativismo entre as classes no intuito de denegrir o ser humano e buscar apoio na Imprensa para que se culpe o Governo, e sempre o Governo Federal. Observe que os Governos Municipal e Estadual vem se escorando na Imprensa, nada constroem e o que o Governo Federal realiza eles torram os milhões que seria para beneficio da população para gratificar o apoio da Imprensa em grandes publicidades, como que estivessem numa eterna troca - você não divulga minha incompetência, eu sacaneio o Povo, e lhe retribuo com fartos anúncios, e assim jogamos o Povo contra a DILMA. Quando o MÉDICO recebe a formação, ele faz um juramento, mas depois de formados passam a atuar como se JUDAS fossem. É a prova cabal de o quanto o estudo não eleva a inteligência, pelo contrario, na maioria dos casos torna-os mais burros e ignorantes,

  • Por que será que a mafia de branco teme os Médicos Cubanos???? Esses coxinhas de jaleco branco são os maiores mercenários, são os piores vermes, se vendem por uns altos trocados de qualquer laboratório. Uma dessas bestas me diagnosticou um câncer de pele, 20 anos atras, sem biópsia, no olhômetro, errou o charlatão, sorte minha.. Minha mãe teve um AVC, durante um mes ficou sob cuidado de 3 desses mercenários, faleceu em um sabado, não encontramos nenhum para assinar o atestado de óbito, um médico amigo assinou. Meu pai faleceu em um domingo, liguei para o médico que acompanha seu caso, dizendo que meu pai estava muito mal, a figura estava assistindo à final do brasileirão, São Paulo VS ..., não poderia atender-me, meu pai faleceu horas depois. Esses são os canalhas que detonam o SUS e morrem de medo dos médicos e da medicina Cubana.

  • Com o perdão do trocadilho, o que nos falta é mais Médico e com letra maiúscula.

Related Post