O jornalista Fernando Rodrigues começou a divulgar em seu site Poder360 os dados dos arquivos da Appleby. uma empresa que faz serviços semelhantes à famosa Mossack Fonseca, do Panamá: abrir empresas “secretas”, em países onde a legislação protege o anonimato dos proprietários. A Appleby tem escritórios em uma dezena de paraísos fiscais: Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Cayman nas Guernsey, Man, , Jersey, Mauritius , Seychelles (todas ilhas, também), Hong Kong e Xangai.
Os dados foram cruzados com os nomes de79 mil brasileiros, a maioria políticos, mas também juízes, promotores, e 60 mil servidores ou ex-servidores de segundo e terceiro escalão do governo federal.
Os dois primeiros a cair na “malha fina” do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – um ente meio estranho, que só admite dar conhecimento dos arquivos aos jornalistas que seleciona- foram os ministros Blairo Maggi e Henrique Meirelles.
Maggi aparece como beneficiário de uma offshore aberta nas Ilhas Cayman, em 2010, em sociedade com a Louis Dreyfus, uma das gigantes do mercado mundial de commodities. O ministro, como se sabe, é um dos reis da soja brasileira.O Ministro da Agricultura diz que é “beneficiário indireto”, porque não é ele, mas a empresa de sua família quem é sócia da offshore.
Tributaristas ouvidos pelo site dizem que “a participação acionária na empresa brasileira foi declarada à Receita Federal. Essa legalidade, entretanto, refere-se ao fato de que Maggi afirma que não recebeu dividendos diretamente da empresa offshore, mas apenas do seu empreendimento principal, no Brasil”.
Já Henrique Meirelles abriu um trustee – fundo semelhante aos abertos poer Eduardo Cunha – nas Bermudas, em 2002. Segundo o Ministro, a “The Sabedoria Foundation” foi criada para receber a sua herança e, diz ele, usar em atividades filantrópicas no Brasil.Em nota dirigida ao site, Meireles diz que “a constituição da Sabedoria foi concebida quando eu dirigia uma organização internacional e morava nos Estados Unidos e, por isso, foi feita dessa forma”.
Os documentos, entretanto, mostram que a “entidade filantrópica” – como Meirelles que que seja chamada e o documento apresentado por Rodrigues indica como finalidade declarada – foi registrada no dia 23 de dezembro, quando ele já havia sido eleito deputado federal, pelo PSDB de Goiás, e indicado por Lula para presidir o Banco Central do Brasil. Há, porém, menção à data de 9 de dezembro como sendo a da carta autorizando a criação do trustee.
Não, ao menos com os dados expostos por Rodrigues, ilegalidades nas duas contas. Mas, convenhamos, offshore e trustee são palavras que, na atual conjuntura, complicam a vida de qualquer um na política.
View Comments (31)
Os trust para uns trastes!
Estranho
O blog o cafezinho.com está fora do ar.
O Wadih Damous está sendo entrevistado para falar do advogado da Odebrecht que desnacara a Lava-jato, Moro e seus camaradas.
De boas intenções o inferno anda cheio.
Ora, o Meirelles, ele próprio, é uma offshore.
Entrevista com o emérito e impávido jurista e deputado federal Wadih Damous (PT-RJ)
Assunto; as revelações bombásticas do advogado Rodrigo Tacla Durán
Jornalista Miguel do Rosário - blogue O Cafezinho
https://www.youtube.com/watch?v=nmC2mcs_SA0
Estarrecedor .
O estado de exceção toma conta.
Meirelles, o preferido de Lula.
Ah, claro, o Lula é comunista e come criancinhas.
Deixa de ser trouxa.
Ora, ora, e não é que encontramos por aqui um dos editores da "Carta ao povo brasileiro"??!
Pois em nome da governabilidade, deixe o cara trabalhar agora. (e quanta raiva escondida atrás doa teclados hein)
Existe alguma ilegalidade nas offshores?
Nenhuma seu idiota,tanto que os supostos combatentes do mal a nível mundial são responsáveis pelos paraísos fiscais.Nunca nessa tua cabeça de imbecil passou a pergunta,""por que existem as off-shors se eles poderiam investir no Brasil ???????por que ?? por que ???questionamento meu caro,quem questiona está mais perto da verdade ?
É DOS IMBECIS QUE OS MALANDROS SE ALIMENTAM,PARA DE SERVIR DE COMIDA PROS CARAS !!!!!
Hocus, deixa esse estorvo ai sem eira nem beira, melhor deixar que morram a míngua. Uma toupeira que defendo o que o massacra não merece a compaixão de ninguém.
É a máxima do Eco - "a internet deu voz aos imbecis" !!!
Verdade Sr. iSKRA, Umberto Eco escreveu sobre pessoas como você : mitômanos e pitbulls, ou seja, os trolls preferidos do articulista desse blog.
Fica tranquilo que não vai faltar farinata pra vocês do mbl/rl.
Vocês são muito baratinho. Não se preocupa, e volta para o teu ganha pão.
Você anda muito assustadinho ultimamente, fica tranquilo.
Melhor ir embora que já está muito tarde para você andar na rua.
tic tac tic tac
Se tiver alguma do Lula?
Tissokavara, Temetodedo, aí é corrupção. Tolo.
Varinha
Sua mãe taí ? E sua mulherzinha?
As duas vagabundas !
Mande-as aqui pra me fazerem um boquete..
Pode ser só uma fodinha.
CORNO CONFORMADO !
Nenhuma seu idiota,tanto que os supostos combatentes do mal a nível mundial são responsáveis pelos paraísos fiscais.Nunca nessa tua cabeça de imbecil passou a pergunta,""por que existem as off-shors se eles poderiam investir no Brasil ???????por que ?? por que ???questionamento meu caro,quem questiona está mais perto da verdade ?
É DOS IMBECIS QUE OS MALANDROS SE ALIMENTAM,PARA DE SERVIR DE COMIDA PROS CARAS !!!!!
EXCLUSIVO: a história da funcionária da Receita que sumiu com o processo de sonegação da Globo
Por ínclito e destemido jornalista Joaquim de Carvalho - 5 de novembro de 2017
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-historia-da-funcionaria-da-receita-que-sumiu-com-o-processo-de-sonegacao-da-globo/
ZANIN DIZ QUE FUX ‘DESAFIA’ DIREITO INTERNACIONAL
O advogado Cristiano Zanin avalia que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux faz "prejulgamento" do ex-presidente Lula, e que assim o magistrado está "desafiando o ordenamento jurídico internacional", por afirmar que "não faz muito sentido" que um denunciado à Justiça seja candidato a presidente da República; Cristiano Zanin diz que o ministro "desafia um ordenamento jurídico internacional ao prever que a candidatura seja barrada pela existência da denúncia"; "Isso não está previsto na lei nem na Constituição. Portanto, é uma restrição infundada. E o artigo 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis diz textualmente: nenhuma restrição infundada pode ser colocada para impedir o direito de ser eleito em eleições periódicas", diz o advogado
5 DE NOVEMBRO DE 2017
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/325866/Zanin-diz-que-Fux-%E2%80%98desafia%E2%80%99-direito-internacional.htm
Dinheiro de mutreta, pode escrever a tinta de ouro. Inclusive o avião de coca ainda é um fato nebuloso em busca de explicação séria, se aqui não fosse o Brasil, claro.