Revelação de políticos com “offshore” começa por Maggi e Meirelles

O jornalista Fernando Rodrigues começou a divulgar em seu site Poder360 os dados dos arquivos da Appleby. uma empresa que faz serviços semelhantes à famosa Mossack Fonseca, do Panamá: abrir empresas “secretas”, em países onde a legislação protege o anonimato dos proprietários. A Appleby tem escritórios em uma dezena de paraísos fiscais:  Bermudas, Ilhas Virgens Britânicas, Cayman  nas  Guernsey, Man, , Jersey, Mauritius ,  Seychelles (todas ilhas, também),  Hong Kong e Xangai.

Os dados foram cruzados com os nomes  de79 mil brasileiros, a maioria políticos, mas também juízes, promotores, e 60 mil servidores ou ex-servidores de segundo e terceiro escalão do governo federal.

Os dois primeiros a cair na “malha fina” do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos – um ente meio estranho, que só admite dar conhecimento dos arquivos aos jornalistas que seleciona- foram os ministros Blairo Maggi e Henrique Meirelles.

Maggi aparece como beneficiário de uma offshore aberta nas Ilhas Cayman, em 2010, em sociedade com a Louis Dreyfus, uma das gigantes do mercado mundial de commodities. O ministro, como se sabe, é um dos reis da soja brasileira.O Ministro da Agricultura diz que é “beneficiário indireto”, porque não é ele, mas a empresa de sua família quem é sócia da  offshore.

Tributaristas ouvidos pelo site dizem que “a participação acionária na empresa brasileira foi declarada à Receita Federal. Essa legalidade, entretanto, refere-se ao fato de que Maggi afirma que não recebeu dividendos diretamente da empresa offshore, mas apenas do seu empreendimento principal, no Brasil”.

Já Henrique Meirelles abriu um trustee – fundo semelhante aos abertos poer Eduardo Cunha – nas Bermudas, em 2002. Segundo o Ministro, a “The Sabedoria Foundation” foi criada para receber a sua herança e, diz ele, usar em atividades filantrópicas no Brasil.Em nota dirigida ao site, Meireles  diz que “a constituição da Sabedoria foi concebida quando eu dirigia uma organização internacional e morava nos Estados Unidos e, por isso, foi feita dessa forma”.

Os documentos, entretanto, mostram que a “entidade filantrópica” – como Meirelles que que seja chamada e o documento apresentado por Rodrigues indica como finalidade declarada – foi registrada no dia 23 de dezembro, quando ele já havia sido eleito deputado federal, pelo PSDB de Goiás, e  indicado por Lula para presidir o Banco Central do Brasil. Há, porém, menção à data de 9 de dezembro como sendo a da carta autorizando a criação do trustee.

Não, ao menos com os dados expostos por Rodrigues, ilegalidades nas duas contas. Mas, convenhamos, offshore e trustee são palavras que, na atual conjuntura, complicam a vida de qualquer um na política.

Fernando Brito:

View Comments (31)

    • Estranho
      O blog o cafezinho.com está fora do ar.
      O Wadih Damous está sendo entrevistado para falar do advogado da Odebrecht que desnacara a Lava-jato, Moro e seus camaradas.

    • Ah, claro, o Lula é comunista e come criancinhas.
      Deixa de ser trouxa.

      • Ora, ora, e não é que encontramos por aqui um dos editores da "Carta ao povo brasileiro"??!
        Pois em nome da governabilidade, deixe o cara trabalhar agora. (e quanta raiva escondida atrás doa teclados hein)

    • Nenhuma seu idiota,tanto que os supostos combatentes do mal a nível mundial são responsáveis pelos paraísos fiscais.Nunca nessa tua cabeça de imbecil passou a pergunta,""por que existem as off-shors se eles poderiam investir no Brasil ???????por que ?? por que ???questionamento meu caro,quem questiona está mais perto da verdade ?
      É DOS IMBECIS QUE OS MALANDROS SE ALIMENTAM,PARA DE SERVIR DE COMIDA PROS CARAS !!!!!

      • Hocus, deixa esse estorvo ai sem eira nem beira, melhor deixar que morram a míngua. Uma toupeira que defendo o que o massacra não merece a compaixão de ninguém.

        É a máxima do Eco - "a internet deu voz aos imbecis" !!!

        • Verdade Sr. iSKRA, Umberto Eco escreveu sobre pessoas como você : mitômanos e pitbulls, ou seja, os trolls preferidos do articulista desse blog.

    • Fica tranquilo que não vai faltar farinata pra vocês do mbl/rl.
      Vocês são muito baratinho. Não se preocupa, e volta para o teu ganha pão.
      Você anda muito assustadinho ultimamente, fica tranquilo.
      Melhor ir embora que já está muito tarde para você andar na rua.
      tic tac tic tac

    • Se tiver alguma do Lula?

      Tissokavara, Temetodedo, aí é corrupção. Tolo.

    • Varinha
      Sua mãe taí ? E sua mulherzinha?
      As duas vagabundas !
      Mande-as aqui pra me fazerem um boquete..
      Pode ser só uma fodinha.
      CORNO CONFORMADO !

  • Nenhuma seu idiota,tanto que os supostos combatentes do mal a nível mundial são responsáveis pelos paraísos fiscais.Nunca nessa tua cabeça de imbecil passou a pergunta,""por que existem as off-shors se eles poderiam investir no Brasil ???????por que ?? por que ???questionamento meu caro,quem questiona está mais perto da verdade ?
    É DOS IMBECIS QUE OS MALANDROS SE ALIMENTAM,PARA DE SERVIR DE COMIDA PROS CARAS !!!!!

  • ZANIN DIZ QUE FUX ‘DESAFIA’ DIREITO INTERNACIONAL

    O advogado Cristiano Zanin avalia que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux faz "prejulgamento" do ex-presidente Lula, e que assim o magistrado está "desafiando o ordenamento jurídico internacional", por afirmar que "não faz muito sentido" que um denunciado à Justiça seja candidato a presidente da República; Cristiano Zanin diz que o ministro "desafia um ordenamento jurídico internacional ao prever que a candidatura seja barrada pela existência da denúncia"; "Isso não está previsto na lei nem na Constituição. Portanto, é uma restrição infundada. E o artigo 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis diz textualmente: nenhuma restrição infundada pode ser colocada para impedir o direito de ser eleito em eleições periódicas", diz o advogado

    5 DE NOVEMBRO DE 2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/325866/Zanin-diz-que-Fux-%E2%80%98desafia%E2%80%99-direito-internacional.htm

  • Dinheiro de mutreta, pode escrever a tinta de ouro. Inclusive o avião de coca ainda é um fato nebuloso em busca de explicação séria, se aqui não fosse o Brasil, claro.

Related Post