A coluna de Ricardo Mello, na Folha de hoje, é uma peça que, se houvesse vergonha na imprensa brasileira, teria deixado corada muita gente.
Ele descreve o que a mídia faria se não tivessem sido pagas as multas impostas a José Genoíno e Delúbio Soares, quitadas através de coleta pública.
Imagine o cenário. Vencido o prazo para os condenados da AP 470 pagarem as multas, nenhum apareceu. José Genoino, olhe só, alegou que o valor supera o preço de sua casa. Os outros tampouco respeitaram a sentença. O que aconteceria?
Pelo que se tem lido e ouvido, batata. “Mensaleiros do PT desprezam Justiça.” Ou então: “Além de truculentos e corruptos, petistas dão calote no Tesouro”. Ou parafraseando aquele ministro falastrão: “Eles merecem mais que o ostracismo: ademais de incomunicáveis, precisam apodrecer na cadeia e receber apenas uma refeição por dia. E mais: entrar para sempre na lista negra da Serasa!”.
E descreve o que, apesar de tudo, a imprensa ainda tentou fazer para enxovalhar o gesto de solidariedade humana e política de milhares de pessoas.
A reação mostra o grau de envenenamento do clima político atual. Partiu-se para a troça. Alguns leitores pediram desde uma vaquinha para honrar carnês até auditoria implacável nas doações. Houve mais. Embaladas como coisa séria, reportagens acusaram os petistas de arrecadar mais dinheiro que a Pastoral da Criança! O que tem a ver uma coisa com a outra? Por acaso a Pastoral está em campanha? Pareceria mais razoável comparar o orçamento dessa ONG com fundos auferidos pelo Criança Esperança –mas aí a coisa complica diante do calibre dos interesses envolvidos.
Mello parte para cima, também, a alegada irritação de ministros com a coleta de recursos para o pagamento da multa, porque chegou a ser insinuada nisso uma contestação ilegal da pena imposta:
“Não há anjos em política, mas a democracia em vigor prevê o respeito a decisões judiciais, até num caso polêmico como a AP 470. A democracia não obriga, contudo, ao conformismo bovino –exceto no caso da vigência de ditaduras disfarçadas ou quando se está sob o tacão de juntas togadas travestidas de supremas.”
E, distribuindo algumas raquetadas em políticos de fama mais que duvidosa, Eduardo Cunha, que reclamou da coleta dizendo que isso vai “dar dinheiro” para a campanha do partido, enquanto ele apóia as doações – muitas vezes ocultas – de empresários , Mello toca no ponto essencial:
“Genoino e cia. agiram como deveria ser habitual num partido de raízes populares: recorreram à militância. Quem se assustou? Todo mundo para quem não passa pela cabeça alguém doar dinheiro por acreditar em alguma coisa, alguma ideia, algum futuro.”
Tomara que o próprio PT se lembre disso e recorde que é da mobilização das pessoas que acreditam no povo brasileiro e em sua libertação que vêm não os recursos, mas a força política para mudar o país.
Leia aqui, na íntegra, o artigo de Ricardo Mello.
View Comments (17)
Está havendo uma inversão de valores ampla no PiG.
Tem esse caso do post, tem médico cubano ameaçado de processo por salvar vida (porque o médico brasileiro não estava no hospital, http://www.brasil247.com/pt/247/rs247/128958/Cubano-pode-ser-punido-por-evitar-morte-de-paciente.htm), é tucano pedindo demissão de ministro de justiça por ter cumprido a sua obrigação de mandar investigar, é imprensa querendo controlar compromissos e despesas privadas da Dilma...
Tá difícil, viu. Tem hora que dá vontade de sair do planeta e voltar em 2015 com a Dilma reeleita.
Tem mais: Tem economista tucano pedindo recessão à Dilma (não se enxerga)! Outros reclamando de excesso de emprego e renda! Tem mais...
e a globo reclamando aumento do salario mínimo q não pode dar esse salario para o povo
Amigos,
Eu acabei de criar minha própria petição no site de Petições da Comunidade da Avaaz. Chama-se: José Eduardo Cardozo - Ministro da Justiça.: Estatização da Rede Globo e Editora Abril..
Essas empresas criam clima de desestabilização da nação brasileira ao criar factoides diariamente. Como a Globo é somente uma concessão, não pode ser um partido de oposição aos interesses do povo.
Na verdade o que importa é abalar as bases dessas empresas que se acham donas da vontade do povo brasileiro. Eles não podem mais continuar ditando ao povo em quem votar, sob risco de fiascos como Fernando Collor. E muito menos determinar aos parlamentares a votação de matérias de seu exclusivo interesse.São ricos e influentes porque apoiaram a ditadura e se beneficiam até hoje de gordos donativos do império americano, para lhes fazer as vontades contra a pátria amada. Mas é preciso botar um ponto final em sua arrogância.
Eu realmente me importo com esse assunto e estou tentando conseguir 100 assinaturas -- você pode me dar uma ajuda?
Clique aqui para ler mais a respeito e assine:
https://secure.avaaz.org/po/petition/Jose_Eduardo_Cardozo_Ministro_da_Justica_Estatizacao_da_Rede_Globo_e_Editora_Abril/?Day2Share
Campanhas como essa sempre começam pequenas, mas crescem quando pessoas como nós se envolvem -- por favor, gaste um segundo agora para ajudar assinando e passando.
Quando iniciamos essa petição, não esperavamos alcançar os objetivos finais,mas mostrar que o povo brasileiro está alerta contra suas funestas pretensões.
Muito obrigado,
Carlos
É por mais incrível que isso possa parecer, isso foi publicado na folha de São Paulo...
Dá o que pensar.
Sou aposentada. Minha contribuição foi um nada diante do montante. A sensação de satisfação foi tanta que me senti rica, duas vezes rica. Uma por contribuir com pessoas em quem acredito e que foram injustiçadas de uma forma terrível pela mídia corporativa e por um tribunal de exceção.Outra por contribuir para reforçar uma democracia tão dolorosa e merecidamente conquistada. Isso ninguém rouba de nós.
Muito bem Maria, o que vale é o simbolismo de nossas ações e não o valor em si, a doação é um gesto de repúdio a um julgamento cheio de vícios e manipulado para levar a condenação desafetos políticos de um partido que balançou as bases sociais do Brasil nos últimos 12 anos. Eu doei uns R$ 100,00 entre a doação do Genoíno e do Delúbio (minha conta estava no vermelho). Mas me sinto de alma lavada e dando o meu recado para o STF e mídia golpista, Que venha a campanha do João P. Cunha e do Dirceu.
Mas minha maior vingança será em Outubro...mais uma vez!
Quando o Matarazzo for condenado a pagar 1.5milhões de multa, ele pode pedir doação da sua militância, leia-se, da Siemens e da Alstom, ahahahahah.
Joselito, esses aí podem e ajudam o Matarazzo. Mas sabe como é, no final tanto uma empresa quanto a outra querem a contrapartida. E aí é que está o perigo !....Só se gato escaldado tiverem medo de água fria.
Brevemente, a vaquinha de barbosa vai pro brejo!
"exceto no caso da vigência de ditaduras disfarçadas ou quando se está sob o tacão de juntas togadas travestidas de supremas.”
Bingo
Gente não estou conseguindo entrar ni site e peticionar. o que está havendo?fora
Abril, fora rede Globo, devedora de milhões.
Para pessoas que vivem atrás de suas mesas, e agora ganharam internet, e algum conhecimento ( não sabedoria), esta coisa de tratar o povo como algo que se pode levar ao diva e receitar florais, estes não fazem parte deste mundo.....são loucos em suas camisas de força, tem que produzir textos e textos baseando-se em politica...não tem vontade própria, não constroem algo visível.....vivem de suas imaginações...não há conexão com os habitantes deste...
São personagens que lutam para ser os protagonistas, ou os escritores da vida....loucura....
Criem textos e textos, e jamais conhecerão gente...já foi a época que eramos crianças....boa sorte para vocês a felicidade começa depois da depressão...resistam sem dar um tiro na cabeça ou uma boa over dose...
Creio que o Bar....bosta fez o papel de BOI DE PIRANHA, no lugar do Gilmar Dantas, que já estava e continua sem moral para mais nada no STF, qualquer estudante de direito sabe quao podre e corrupto é esta Bandido de Toga. Quem ajudou muito o Bar...bosta, foi o Marco Aurelio, Luiz, Carmen Lucia, pois ele sozinho nao teria capacidade de exercer bem o papel de Boi de Piranha para Rede Globo e Daniel Dantas. Como cachorrinho obedeceu todas as ordens e desejo da ELITE PODRE, mas a verdade esta vindo a tona, e logo, logo teremos novidades do PIZZOLATO lá na Italia, numa CORTE DE JUSTIÇA de verdade e nao o Balcao de Negocios do PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO. fora Bar...bosa e leve junto o Gilmar, Fux, Marco Aurelio Calciolla, Carmen e etcs....