Roberto Marinho e o golpe, em documentos secretos dos EUA

A rigor, não é novidade, todo mundo sabe que o império Globo se formou com ajuda direta dos Estados Unidos.

Os documentos reproduzidos ontem pelo GGN são, apenas, uma confirmação do óbvio.

A história de Roberto Marinho com o golpe de 64 tem duas partes.

Na  primeira, antes, é um personagem secundário, embora não insignificante.

O Globo era um jornal de segunda linha, e sua rádio, embora importante, também não era a maior,  embora já tivesse aberto seus microfones, dez anos antes, para Carlos Lacerda investir contra Getúlio Vargas. Sobre isso, aliás, indico a leitura do trabalho de Lia Calabre, coordenado por minha boa amiga Ana Baum, Conspirações Sonoras.

A cumplicidade da Globo com os militares se intensifica após o golpe, quando acabam de derrubar o combalido império de Assis Chateaubriand, àquela altura já entrevado pelo por um AVC e as paralisias que este causou.

E que, na passagem dos anos 60 para os 70, transformou-a na grande e onipotente rede de comunicação – e de dominação – que o regime precisava.

Marinho sempre soube ser um negociador esperto.

Propunha-se a servir, mas o fazia de forma a que, na verdade, fosse servido.

Ficou mais rico e poderoso do que qualquer dos generais que apoiou e, depois, dos civis a quem fez presidentes ou deu suporte: Sarney e seu Cruzado e Collor, que plantaria a semente da entrega do Estado brasileiro, regada e vicejante depois, com Fernando Henrique.

Sem ele, seu império decadente continua a imperar menos por seu próprio poder do que pela covardia de enfrentá-lo.

Fernando Brito:

View Comments (8)

    • Mas agora é defunto sabe-se-lá o que ta passando? Coitado precisa de muita prece. gente, e se os herdeiros marinho, não se regenerar vai pro inferno também e haja reza e ladainha - amem. Cruz credo. vá de retro satanás e sua tv também...

  • A matéria publicada pelo Nassif não é nova. É reprodução do furo da Rede Brasil Atual, publicada originalmente em 05/04/2014 e foi reproduzida em muitos blogs na época. Pelo jeito muita gente ainda não tinha visto. É curioso como nenhum canal de TV concorrente da Globo se interessou pelo assunto. Quando mais gente reproduzir melhor para mais gente ficar sabendo.
    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/04/eua-confirma-acao-de-roberto-marinho-nos-bastidores-da-ditadura-3931.html

  • :

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...

  • se nem os filhos saem defesa do pai,visto como o grande traidor do brasil.mostra o quanto deve ser divulgada essa informação.só parar quando romper a blindagem e chegar a toda população.ate os generais foram traidos.o cara era roberto marinho

  • o problema ue ele nao tem concorrentes ele domina a area por que os canais de tv pulicas nao podem fazer propagandas comerciais, vr tvs italianas e francesas, alemas, e outras na europa, sao concorrentes desses baroes nefastos.

  • o poder da globo é tamanho a ponto de, apesar de dever mais de um bilhão em impostos, nenhum concorrente tem ousadia de dar publicidade a isso; a globo, da forma como é hoje, é incompativel numa democracia plena de um pais pretensamente desenvolvido

  • O problema no Brasil é que grande parte da população é desinformada (acredita no PIG) e, se acha sábia. Enquanto isto os corruptos se elegem para roubarem o povo que paga seus impostos.

Related Post