Nunca antes na história deste país a propaganda pró-Cuba foi tão intensa.
A burrice e a insensibilidade social da elite brasileira estão fazendo o que nenhum movimento castrista já conseguiu: disseminar no meio do povo a discussão sobre Cuba e a forma diferente de olhar os direitos sociais do povo.
Se tivessem ficado quietos, e agradecessem a todos os profissionais estrangeiros que quiseram vir para o Brasil, atender em locais onde os médicos brasileiros não quiseram ir, pro povão não haveria diferença entre cubanos, boliviano, guatemalteco ou espanhol, afora a maior quantidade de negros.
Mas a mídia, o corporativismo médico e a direita se encarregaram de fazer um estadalhaço tamanho que transformaram um pequeno gesto – afinal, sete mil médicos para quase seis mil municípios não é lá nenhuma multidão – em algo de proporções gigantescas.
E o programa Mais Médicos, que dividia opiniões, passou a ser uma quase unanimidade nacional, sobretudo no povão.
Os médicos brasileiros sofreram uma onda avassaladora – e injustíssima para com muitos deles – de ojeriza popular da qual, pior ainda, muitos têm dificuldades de se defender criticando a atitude de seus Conselhos.
A qualidade baixíssima do ensino médico – notadamente o particular – virou notícia.
O absenteísmo e o “jeitinho” na jornada de trabalho, idem.
A imprensa caiu sobre os cubanos, ao ponto de provocar surpresa em todos eles, como registrou o “Valor”:
Silvia Blanco, 45 anos e 20 de experiência na saúde básica, morou de 2003 a 2007 na Venezuela, trabalhando nas áreas mais carentes de serviços de saúde. Mas foi em Santo Antônio de Posse (SP), cidade de pouco mais de 20 mil habitantes, que Silvia experimentou pela primeira vez a sensação de ser o centro das atenções.
“Nunca vi tanto jornalista atrás de mim na Venezuela, nunca fui entrevistada lá. Aqui é diferente”, afirma a primeira médica trabalhar em Posse pelo programa Mais Médicos.
Sorridente e em portunhol claro, Silvia avisa que não gosta de tanto assédio e pede que a entrevista seja curta, porque vai visitar pacientes que moram no entorno do posto de saúde Benedicto Alves Barbosa, o Popular, que cobre quatro bairros com 5.000 famílias e, desde outubro, é seu local diário de trabalho das 7h às 16h.
Quando a xenofobia travestida de “nível de qualidade” deu com os burros n´água, partiu-se para um falso “humanismo”.
Os cubanos eram “escravos”.
Arranjaram até uma desertora, numa história para lá de cabeluda.
Com o ingrediente esdrúxulo que o Leandro Fortes bem resumiu: a “escrava” cubana “fugiu para os braços de um coronel da Casa Grande”.
Afinal, Caiado, o ruralista tacanho, é um dos 29 deputados que votou contra a Emenda Constitucional que punia severamente a prática de trabalho escravo.
O tiro, enfim, saiu pela culatra.
A notícia agora são os outros milhares que, ganhando o mesmo, estão atendendo a contento – e a contento da população de lugares onde o boca a boca vale por dez mil editoriais do Estadão.
E a imagem dos cubanos e a de Cuba sai mais forte perante gente que nunca sequer havia ouvido falar da ilha dos barbudos.
O Brasil, realmente, é um país inacreditável.
O único país do mundo onde uma imprensa de direita e um coronel reacionário se tornam propagandistas de Cuba.
O Camarada Ronaldo Caiado merecia uma caixa de “puros” cubanos.
View Comments (16)
Eu acho que a direita no Brasil esta doente, precisa de
um psiquiatra urgente
Nao precisa publicar ha um estudo de uma universidade canadense mostrando que a direita e burra. Entre no google que voce acha. E cientifico!
http://jornalggn.com.br/noticia/estudo-aponta-que-pessoas-de-esquerda-sao-mais-inteligentes-que-as-de-direita
Desconfio que ele quer casar com a Ramona para fundar o Dem em Cuba. Plano maquiavelico.
Caro Fernando, concordo com você em parte pois acho totalmente irresponsável a postura do governo de deixar a direita tocar fogo no
Brasil. A comunicação do governo com o povo é ridícula. Não faz o debate sobre a democratização da mídia, não defende seu partido dos ataques diários do oligopólio midiático, não articula meios para barrar o visível plano coordenado da direita para o golpe - vide o " não vai ter copa " , black blocks, deixa a direita através de concessão pública fazer ataques diários e cada vez mais violentos contra o governo e o país. Estão esperando o que ? É de uma estupides tamanha a conversinha que o tal do controle remoto resolve tudo. Meus Deus!
Boa tarde,
a direita desse modo é perigoso de mais, pois pode associar a alguns como u.s e dar um golpe como em 64.
Eu acho que quem quiser se eleger facil nestas eleições, é facil só abraçar a causa da regularização da midia, quem ainda ensaiou uma minima regularização foi um senador chamado Roberto Requião que de longe não podemos chama-la de reforma.
Lo que dicem és que a unos mojitos e a un caballero bien guapo les gusta mucho a la doctorcita...
Hoje eu tô contra quase tudo!
Não dá para tentar por no mesmo
paraíso este cara e Fidel.
por que na realidade eles querem
ver o OCO dos brasileiros, os quais
eles acham que são burros.
Não dá para ser parecido com refens
de Estocolmo...
A eles, o peso da Mão de quatro dedos.
Cês sabiam que o Caiado além de rico ruralista,fascista, escravista e oportunista é médico formado? Cruel ironia, um médico que não tem um pingo de respeito pelos cidadãos (pobres)atendidos pelo Mais Médicos.
[ Cruel ironia, um médico que não tem um pingo de respeito pelos cidadãos ] Você acredite que por pura incompetência de políticos de SP, milhares de amazônidas deixaram de ter disponível um dos médicos mais competentes para que SP possa ter um govenador que preste?
Esses elementos caiados de pó branco, os que vão a missa aos domingos e ainda se comungam, os HOMENS SÉRIOS, como diz o ALKIMIN, o da QUADRILHA dos TRILHOS, o popular TRENSALÃO, que a Imprensa "Livre", vem tentando subestimar os Paulistas mais uma vez e induzi-los a re-elege-lo, afinal ele contribui bastante com a Globo, a Veja, a Folha e por ai vai a generosidade do HOMEM SÉRIO de Pindamonhangaba.
Esses caiados são os mesmo que teceram loas ao Suplicy quando ele defendeu o Batiste, e o elogiaram quando ele defendeu a Yoani, a financiada pela Fundação FORD, a mesma do FHC.
Esses caiados são os mesmos que elogiaram o Mandela por ter pego em armas para defender seu povo, e criticam a Presidenta Dilma por ter defendido seu País.
Esses caiados são os mesmos que não criticaram o Habeas Corpus dado pelo Ministro Gilmar Mendes para a Funcionária da Receita, que furtou os processos sobre a Sonegação Fiscal da Rede Globo, e nem ao menos se indignaram com o fato, coisa sem importância, diria, talvez o Joaquim.
Esses caiados são os mesmos que não se indignaram com um helicóptero de um Senador, que nunca recebeu um voto se quer, foi apreendido em suas terras, abarrotado com quase 500 quilos de cocaína, e a aeronave vinha sendo abastecida com o dinheiro da população. Coisa sem importância, diria o Aécio, amigo dessa gente.
Esses caiados são os mesmos que não se indignam com o pagamento de cerca de vinte reais por cada quentinha para um detento, mas se indigna com uma bolsa família de cerca de trinta reais para uma Mãe manter seu filho na Escola, e com as vacinas atualizadas.
Esses caiados, são aqueles que estão preocupados, assim como o Senhor João Marinho, com a falta de quem possa pegar no cabo da enxada, com a falta de pessoas humildes para serem escravizadas como Empregados Domésticos, sem registros e sem direitos.
Esses HOMENS SÉRIOS que não se indignam com os cerca de 19 Bilhões que o ITAU deve a Receita, mais Bilhões da Globo, e tantos outros do TRENSALÃO, e tantos outros mais, porem acham nobre poder doar para o CRIANÇA ESPERANÇA, focando a utopia da cura, como sempre foi a indústria da seca, que só com o LULA e a DILMA esta sendo realmente resolvido. Sem procissão, mas com fé, sem adoração, mas com trabalhos, sem demagogia, mas com realidade. VOTE DILMA, eu VOTO DILMA DE NOVO.