É estarrecedor que uma empresa pública, com um corpo profissional ao qual não faltam qualidades técnicas, esteja fazendo o que faz a Sabesp em São Paulo.
Sua presidente, a D. Dilma Pena, serrista de quatro costados, admitiu hoje na CPI da Água que era “mentirinha” a declaração do governador – às vésperas da eleição – de que havia água suficiente para atravessar o verão e que a água acaba em “meados de novembro”. O que é tão óbvio que está sendo dito aqui por um simples blogueiro que acompanha dos dados do Sistema Cantareira.
Mas, além do estelionato político, está se praticando crimes: divulgação de falsa informação em documento público, descumprimento de decisão judicial e burla às determinações das autoridades de regulação das águas, a Agência Nacional de Águas e o Departamento de Águas do próprio Estado de São Paulo.
A fiscalização encontrou a represa Atibainha 38 centímetros abaixo do nível mínimo autorizado.
Não é uma pequena diferença que pudesse ter acontecido por razões operacionais, de manejo das bombas de sucção, sem má-fé.
38 centímetros no nível equivalem a seis bilhões de litros d’água, mais do que é retirado em três dias.
Não é, como diz o Estadão, uma antecipação da tal segunda cota do volume morto, porque essa, se for autorizada, é uma grande poça que se formou em outro reservatório, o Jacareí.
A Sabesp conscientemente infringiu a lei federal nº. 9.433, de 1997,, que proíbe a extração de água fora das cotas estabelecidas e considera fraude a adulteração das medições de nível de represas.
Além da multa, ela pode ser obrigada a fazer com que a represa volte ao nível autorizado, o que repsenta uma perda de seis bilhões de litros num sistema que está enforcado em menos de 42 bilhões, contanto todas as “rapas” e que perde, por dia, 1,7 ou 1,8 biçhão de litros para manter, mesmo em níveis caóticos, o abastecimento de São Paulo.
Um pobre morador da cidade, carregando seus baldes, pode pensar “que se dane” dos limites de sobrevivência dos reservatórios. Autoridades e engenheiros hídricos que têm a responsabilidade de evitar o colapso total, não têm este direito.
A reserva real do sistema, se corrigido este “roubo” de seis bilhões de litros não é nem sequer dos míseros 4,3% divulgados hoje cedo, mas de apenas 3,7%.
O corpo técnico da Sabesp tem de se rebelar contra isso, se não quiser recair na mesma pecha de bandidos que as autoridades paulistas que patrocinam isso merecem.
View Comments (55)
Ministério Publico, vamos trabalhar...
Qual ministério público? O federal? O estadual? ou é tudo a mesma sopa?
Eles têm trabalhado muito! Você pensa que fácil esconder tanta cagada?
O povo de SP tem que aprender a economizar e a reciclar a água: 1- Tomar banho dentro de uma bacia; 2- usar a água do banho coletada para lavar as roupas; Coletar a água utilizada na lavagem de roupas para lavar a louça; 3- usar a água da lavagem de louça para lavar o chão e finalmente 4- coletar a água usada na limpeza do chão para escovar os dentes... Ah... ia esquecendo.. como ningúem vive sem beber água, beber a água usada na escovação.
Isso não é mais irresponsabilidade eleitoreira.
É bandidagem pura!
Se tivéssemos um mp/judiciário com um mínimo de compromisso público, e vergonha na cara, essa quadrilha não ocuparia mais cargo público, mesmo eleito, e estaria reunida aos seus colegas dos comandos nas penitenciárias.
CACETE NA GANGUE TUCANA Q ESTA DESTRUINDO SÃO PAULO. TUDO OS LADRÕES PRIVATIZAM, ATÉ A ÁGUA! A TIRANA DA GLOBO NÃO PÁRA DE MENTIR PARA PROTEGER O PSDB!
Nem esse avião decolou no aeroporto do aécio...
https://www.youtube.com/watch?v=dmPMTvWdnHU
Montezuma
http://www.viomundo.com.br/denuncias/choque-de-gestao-mulheres-de-montezuma-aeroporto-abandonado-viajam-60-km-da-dar-luz.html
A Dilma tem que se cuidar e partir pra guerra, senão este caso ainda cai no colo dela !
Parece praga tucana, na cheia São Paulo naufraga nas enchentes, nos entulhos e na sujeira, perdem-se até vidas. Na seca agora nem água para beber. Não estão sabendo dar à água o devido destino. Cadê a competência, São Paulo? Vão pedir arrego a São Pedro?
São Paulo esmolando água! Um absurdo sem precedentes!
Com o desnudamento dos criminosos tucanos paulistas, estelionatários eleitorais, e do seu marionete Aécio Neves, no debate da Band e nos programas eleitorais, e a crescente rejeição do seu projeto reacionário para o Brasil, o desespero já aparece claramente nas suas hostes.
Portanto, se apresente quem duvida que o juiz-candidato-ao-stf Sérgio Moro está preparando para estes dias uma espalhafatosa operação da PF e do MP, municiando "tecnicamente" a direita golpista, com sede no Brasil, na tentativa de aplicar um golpe na democracia brasileira.
Fernando, São Pedro morreu e o paulista não entendeu. Masoquista há em todo lugar, mas em Sampa...
E na maior cara de pau já lanço o meu novo blog em: http://rf10consumidorsabido.blogspot.com.br
Já tem alguns dias que a Globo (Bom Dia SP e Mau Dia Brasil) passou a informar o nível do Sistema Cantareira como "MENOS DE 5%" e não mais com os valores precisos como era antes.
Deve ser para TRANQUILIZAR a população, endossando o que afirmava o "nobre" governador dizia que está TUDO BEM!!!
A crise mal começou, Itu tem tido vários protestos e aqui em Campinas já teve caso de sequestro de caminhão pipa.
A tragédia se aproxima rapidamente, e esses caras continuam brincando com fogo.