Sabesp frauda nível dos reservatórios. Situação é pior que o admitido

É estarrecedor que uma empresa pública, com um corpo profissional ao qual não faltam qualidades técnicas, esteja fazendo o que faz a Sabesp em São Paulo.

Sua presidente, a D. Dilma Pena, serrista de quatro costados, admitiu hoje na CPI da Água  que era “mentirinha” a declaração do governador – às vésperas da eleição – de que havia água suficiente para atravessar o verão e que a água acaba em “meados de novembro”.  O que é tão óbvio que está sendo dito aqui por um simples blogueiro que acompanha dos dados do Sistema Cantareira.

Mas, além do estelionato político, está se praticando crimes: divulgação de falsa informação em documento público, descumprimento de decisão judicial e burla às determinações das autoridades de regulação das águas, a Agência Nacional de Águas e o Departamento de Águas do próprio Estado de São Paulo.

A fiscalização encontrou a represa Atibainha 38 centímetros abaixo do nível mínimo autorizado.

Não é uma pequena diferença que pudesse ter acontecido por razões operacionais, de manejo das bombas de sucção, sem má-fé.

38 centímetros no nível equivalem a seis bilhões de litros d’água, mais do que é retirado em três dias.

Não é, como diz o Estadão, uma antecipação da tal segunda cota do volume morto, porque essa, se for autorizada, é uma grande poça que se formou em outro reservatório, o Jacareí.

A Sabesp conscientemente infringiu a lei federal nº. 9.433, de 1997,, que proíbe a extração de água fora das cotas estabelecidas e considera fraude a adulteração das medições de nível de represas.

Além da multa, ela pode ser obrigada a fazer com que a represa volte ao nível autorizado, o que repsenta uma perda de seis bilhões de litros num sistema que está enforcado em menos de 42 bilhões, contanto todas as “rapas” e que perde, por dia, 1,7 ou 1,8 biçhão de litros para manter, mesmo em níveis caóticos, o abastecimento de São Paulo.

Um pobre morador da cidade, carregando seus baldes, pode pensar “que se dane” dos limites de sobrevivência dos reservatórios. Autoridades e engenheiros hídricos que têm a responsabilidade de evitar o colapso total, não têm este direito.

A reserva real do sistema, se corrigido este “roubo” de seis bilhões de litros não é nem sequer dos míseros 4,3% divulgados hoje cedo, mas de apenas 3,7%.

O corpo técnico da Sabesp tem de se rebelar contra isso, se não quiser recair na mesma pecha de bandidos que as autoridades paulistas que patrocinam isso merecem.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (55)

    • Qual ministério público? O federal? O estadual? ou é tudo a mesma sopa?

    • Eles têm trabalhado muito! Você pensa que fácil esconder tanta cagada?

    • O povo de SP tem que aprender a economizar e a reciclar a água: 1- Tomar banho dentro de uma bacia; 2- usar a água do banho coletada para lavar as roupas; Coletar a água utilizada na lavagem de roupas para lavar a louça; 3- usar a água da lavagem de louça para lavar o chão e finalmente 4- coletar a água usada na limpeza do chão para escovar os dentes... Ah... ia esquecendo.. como ningúem vive sem beber água, beber a água usada na escovação.

  • Isso não é mais irresponsabilidade eleitoreira.
    É bandidagem pura!
    Se tivéssemos um mp/judiciário com um mínimo de compromisso público, e vergonha na cara, essa quadrilha não ocuparia mais cargo público, mesmo eleito, e estaria reunida aos seus colegas dos comandos nas penitenciárias.

  • CACETE NA GANGUE TUCANA Q ESTA DESTRUINDO SÃO PAULO. TUDO OS LADRÕES PRIVATIZAM, ATÉ A ÁGUA! A TIRANA DA GLOBO NÃO PÁRA DE MENTIR PARA PROTEGER O PSDB!

  • A Dilma tem que se cuidar e partir pra guerra, senão este caso ainda cai no colo dela !

  • Parece praga tucana, na cheia São Paulo naufraga nas enchentes, nos entulhos e na sujeira, perdem-se até vidas. Na seca agora nem água para beber. Não estão sabendo dar à água o devido destino. Cadê a competência, São Paulo? Vão pedir arrego a São Pedro?

  • Com o desnudamento dos criminosos tucanos paulistas, estelionatários eleitorais, e do seu marionete Aécio Neves, no debate da Band e nos programas eleitorais, e a crescente rejeição do seu projeto reacionário para o Brasil, o desespero já aparece claramente nas suas hostes.

    Portanto, se apresente quem duvida que o juiz-candidato-ao-stf Sérgio Moro está preparando para estes dias uma espalhafatosa operação da PF e do MP, municiando "tecnicamente" a direita golpista, com sede no Brasil, na tentativa de aplicar um golpe na democracia brasileira.

  • Já tem alguns dias que a Globo (Bom Dia SP e Mau Dia Brasil) passou a informar o nível do Sistema Cantareira como "MENOS DE 5%" e não mais com os valores precisos como era antes.
    Deve ser para TRANQUILIZAR a população, endossando o que afirmava o "nobre" governador dizia que está TUDO BEM!!!
    A crise mal começou, Itu tem tido vários protestos e aqui em Campinas já teve caso de sequestro de caminhão pipa.
    A tragédia se aproxima rapidamente, e esses caras continuam brincando com fogo.

Related Post