Amanhã, dia 20, sai uma nova rodada de pesquisas.
Vox Populi, Datafolha, Ibope divulgam pesquisas presidenciais, além de uma série de estaduais.
Vai um conselho de amigo: não acredite nelas. Seja a favor ou contra seu campo, não acredite.
O momento é de tensão absoluta, porque os resultados são incertos.
É hora de ir para o debate, com o máximo de serenidade possível.
É hora de procurar argumentos que possam ajudar as pessoas a se livrar da horrível manipulação midiática da qual são vítimas.
Tenho feito análises das últimas pesquisas, mas desta vez estou guardando para mim mesmo, porque fiquei muito desiludido com o fiasco delas no primeiro turno.
E não estou guardando porque identifiquei fatos negativos para Dilma, minha candidata.
Ao contrário, os dados de aprovação e rejeição do Ibope são bastante favoráveis à presidenta.
A aprovação pessoal da presidenta, dado fundamental para um prognóstico sobre sua reeleição, saltou de 49% na pesquisa Ibope divulgada em 10 de outubro (a primeira, após o primeiro turno) para 54% na pesquisa divulgada no último dia 16. O percentual dos que a desaprovam caiu de 44% para 40%.
Ou seja, o “saldo”, a diferença entre aprovação e desaprovação subiu 10 pontos, de 4 para 14 pontos.
Dilma tinha saldo negativo de aprovação no sudeste, 42% de aprovação e 51% de desaprovação, na pesquisa do dia 10. Uma semana depois, o saldo já era positivo, com 49% de aprovação e 45% de desaprovação.
Com Aécio se dá o inverso.
Confrontado pela pergunta sobre qual dos dois candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, a pesquisa do dia 16 mostra empate entre os candidatos: 35% diziam Aécio, 36% Dilma. Na pesquisa anterior, do dia 10, Aécio tinha 33% de rejeição e Dilma, 41%.
Sua rejeição (de Aécio) cresceu fortemente em todos os segmentos, mas especialmente entre os mais instruídos e com renda mais alta, ou seja, justamente onde ele concentra seu eleitorado.
Examinei os números de alto a baixo, e todos mostram tendência de consolidação de Dilma.
A linha de declínio de Aécio está muito parecida à de Marina, quando ela começou a cair.
Mas essas análises já estão um pouco ultrapassadas, porque baseadas em pesquisas anteriores aos debates, vencidos pela presidenta, e que ajudaram o povo a conhecer quem é Aécio Neves.
Segundo o Globo, que é um jornal engajado na campanha tucana, a rejeição de Aécio já superou a de Dilma.
Esta é a razão do TSE, cujos ministros parecem dominados por essa ideologia ultraconservadora que criminaliza, sempre, a política, e endeusa, sempre, a mídia, estar censurando as propagandas eleitorais de Dilma que mostram quem Aécio realmente é.
Mas agora é tarde demais.
A blindagem à Aécio já foi furada.
View Comments (46)
Querida presidenta, diga ao playboy que fracassado é um governo que quebrou nosso país três vezes e nos humilhou diante do FMI.
digo as pessoas com quem convivo e mais algumas ao redor que:
>o adversario tem problemas q desaconselham fortemente a lhe dar a faixa presidencial:
E digo que MESMO QUE Dilma e PT não existissem,o never nao serve:
>administrativamente inapetente e frouxo
>moralmente ha varias coisas importantes contra
>e pessoal e psicologicamente nada indica que consegue vencer ou orientarpara o lado correto e lado racional as ENORMES pressoes que virão pra cima dele no dia a dia.
Por isso, qlqr coisa ou atitude diante da urna é melhor que o 45.
Eu diria, que basta o programa da nossa presidenta, mostrar nesta última semana, de forma didática, que regimes democráticos, não são necessariamente, aqueles no qual o povo simplesmente vota. Governo democrático é aquele que uma vez eleito pela base da pirâmide, ou seja, o povo, estará, sempre e necessariamente, abaixo das leis. Acho que está muito claro, que os governos tucanos, mostram que eles estão acima das leis, o que promove um regime autoritário, pois para eles, não há punições. Não existe argumentos contra este fato.
UMA SUGESTÃO, QUE JÁ DEVERIA TER ACONTECIDO:
ALGUMA LIDERANÇA INTERNA DA PETROBRÁS, A AEPET, POR EXEMPLO, CRIAR UM DOCUMENTO NO SITE DA EMPRESA, COMO ABAIXO-ASSINADO EM DEFESA DA PETROBRAS, COMO ORGANIZAÇÃO ESTRATÉGICA PARA O BRASIL, PRODUTIVA E RENTÁVEL.
ESSE DOCUMENTO DEVERIA DEFENDER A DIGNIDADE DE SEUS TRABALHADORES E TRABALHADORAS E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS.
TERIA MAIOR REPERCUSSÃO SE SAISSE ANTES DAS ELEIÇÕES.
Fernando. temos de ficar de olho nas apurações pois no primeiro turno Aécioporto subiu muito mais que estava previsto e agora que esse ministro censurou a Dilma o que se pode pensar que ele pode fazer nas apurações do segundo turno. Fiquemos de olho para não haver o golpe.
o DATACAF do PHA dá "Dilma 45 x 42 Aécioporto"
e o tracking do PT dá
"O tracking petista desta sexta-feira (17) aponta que a presidente Dilma Rousseff aparece 5 pontos a frente do adversário Aécio Neves (PSDB). O desempenho da candidata à reeleição coincide com o aumento da rejeição a Aécio, atestado tanto na última pesquisa Datafolha quanto no último estudo do Ibope.
De acordo com a pesquisa Datafolha, a rejeição à candidatura de Aécio cresceu quatro pontos na última semana e está em 38%. A de Dilma caiu 1 ponto, e agora a presidente é descartada por 42% do eleitorado. No Ibope, os dados são mais equilibrados: Dilma tem 36% de rejeição, ante 35% do tucano.
Na última semana, o tracking do PT registrava 2 pontos a mais para Dilma, um empate técnico com Aécio, com algumas oscilações diárias. As pesquisas Datafolha e Ibope daquela semana também apresentavam o mesmo cenário de empate, com diferença de 2 pontos para Aécio (51% a 49%, considerados os votos válidos).
Paralelamente ao aumento da rejeição de Aécio – aferido na semana em que o tucano passou a ser alvo da campanha de desconstrução encampada pelo PT – Dilma apresentou uma sensível melhora em sua avaliação de governo."
domingo que vem é DILMA 13 e OLHO NAS URNAS !!!!!
O tracking do PT antes do primeiro turno dava 51%, depois vimos o resultado.
Concordo com o Miguel.
Serenidade e convencimento com argumentos todos que conhecemos e que votaram na Marina ou não querem votar nesse segundo turno.
Cada voto é importante.
Esta não será apenas uma troca de governo.
Será a escolha de um destino com soberania ou uma eterna colônia emergente.
O FHC vendeu a Vale e com ela nossa soberania.
Ainda que o Papa seja argentino, parece que Deus continua brasileiro e nos deu o Pré-Sal.
É o último bilhete!
Se não for bem usado seremos uma colônia agrícola e se chover.
Uma país para 10% da população.
A censura ao aécioporto não vai dar resultado. A essas alturas, todo mundo já sabe dessa história.
Ricardo Kotscho, um petista honesto: "Se depender do programa de TV, vai dar Aécio".
Ou seja, o desespero dos petralhas é apenas desespero...
Ricardo, na boa, diga quem tu é.....nossa sem querer ofender, mas você esta no espaço errado amigo, você deve ir lá para os lados dos que seguem o que não conhece...
Se a eleição esta ganha, porque não esta comemorando com a sua turma?
Manu, o rapaz seja ele quem for tem razão.
Concordo com o Kotscho, vá ler o artigo.
A eleição está muito difícil e o apelo midiático funciona.
Onde estão funcionários da Petrobras com seus depoimentos?
Onde estão os nordestinos das pequenas cidades beneficiadas pelo bolsa-família e pelo Mais Médicos?
A senhora com casa perdida no sertão que recebeu luz elétrica?
As vezes a publicidade do PT parece uma apresentação para gerentes e superintendentes.
Não funciona com o povo!
Com a campanha da mídia no sul que incutiu na cabeça dos paulistas que Geraldo é bom governador a ponto de ser reeleito com 60% dos votos, mesmo com São Paulo a beira de uma catástrofe, pergunto:
Quantos votos seriam mudados por uma exposição mais humana e mais calorosa do PT e dos seus feitos?
Votos que podem fazer falta.
Antonio, aonde essas pessoas estão? Nos mesmos lugares onde sempre estiveram e estão votando na Dilma. O que você precisa se conscientizar é que a direita truculenta e raivosa que se julga acima das leis, tudo fará para fraudar a apuração. Roubar é especialidade da direita.
Robozinho da Veja não tenho vergonha de ser petralha alias adoro os irmãos metralha pior é o tio patinhas esse sim é um bandido que guarda ouro na própria caixa para não pagar impostos e ainda explora o trabalho dos sobrinhos ,sou musico e até já pensei em formar uma banda Os Petralhas Stalinistas de Havana gostou do nome??
Orai, lutai e vigiai. #DILMA13
É bom mesmo ficar com pé atrás com pesquisas.
O resultado vai ser apertado e não se pode esmorecer com números supostamenfe favoráveis.
É bom lembrar que o campo popular é o que mais sofre com as abstenções. Deve-se, no caso de disputa tão renhida, trabalhar para minimizar o quanto possível a ausência dos mais pobres no dia 26.