Não concordo com tudo o que ele diz, mas não deixo de refletir e debater a sempre sábia advertência do mestre Mauro Santayanna, hoje, em seu blog:
O alvo final é Lula
Mauro Santayana
Aqueles que estão soltando foguetes que nos desculpem, mas não nos colocamos entre os que comemoram, efusivamente, as últimas notícias.
Moralmente e por uma questão de princípios, em defesa da democracia, quem está contra os casuísmos e arbitrariedades jurídico-investigativas da Operação Lava Jato no caso de Lula, tem que se manter contra eles também quando atingem o campo adversário.
Até mesmo porque partem, e fazem parte da estratégia, de quem tem apenas um interesse: o seu próprio lado.
Não vemos como solução para o país um impeachment de Temer, a ser conduzido pela figura nefasta da Janaína Paschoal, que já defende essa hipótese para aparecer nos jornais, nem a convocação de eleições indiretas para a Presidência da República para as quais a mídia já especula, significativamente, citando o nome de Sérgio Moro, se “magistrado poderá ser candidato”.
Isso, em um processo a ser conduzido por um congresso majoritariamente golpista, em grande parte também investigado por uma operação cuja autoridade máxima é o próprio “chefe” da República de Curitiba.
A ideia de uma nova campanha pelas Diretas Já é correta, do ponto de vista da lógica democrática.
Mas se formos objetivos e pragmáticos, considerando a atual situação política, retira tempo precioso da oposição, que poderia ser utilizado, caso as eleições se fizessem normalmente em 2018, para que Lula se recuperasse e refizesse – aproveitando a crescente impopularidade do governo Temer e denunciando e esclarecendo as mentiras de que tem sido alvo – sua relação com a opinião pública e seu caminho para a Presidência da República.
Uma eleição agora, mesmo que direta, pode jogar o poder no colo de Jair Bolsonaro, apoiado pela sensação de caos institucional, pela condição de não estar sendo processado pela Lava Jato, e, caso chegue ao segundo turno, como as pesquisas indicam, por uma aliança que abrangeria da extrema-direita a setores mais oportunistas do próprio PMDB e do PSDB, passando pelo “centro” fisiológico dos partidos nanicos conservadores, unida pelo objetivo comum de evitar, a qualquer custo, que o PT e sua “jararaca” voltem à Presidência da República.
Finalmente, a leitura mais correta é de que os principais alvos das mais recentes manobras da “justiça” não sejam nem Temer nem Aécio, por mais implacáveis que sejam, contra ele, os juízes e procuradores.
As acusações contra os dois foram forjadas – já que se tratam claramente de arapucas propositadamente montadas – como forma de abrir caminho, definitivamente, para a condenação de Lula.
A percepção da população de que a Justiça e o Ministério Público estavam sendo totalmente seletivos e parciais no trato dos gregos com relação aos troianos vinha crescendo a olhos vistos nas últimas semanas, e aumentava, na mesma proporção, a popularidade e as intenções de voto do ex-presidente da República, especialmente depois de seu depoimento em Curitiba e da absurda proibição de funcionamento do seu instituto.
Com as acusações contra Temer e Aécio, o anti-petismo entrega duas torres para capturar e eliminar o Rei que odeia e persegue, sem êxito, há tanto tempo.
A partir de agora, ninguém pode mais dizer que a Operação Lava Jato só atinge o PT, enquanto afaga seus adversários.
E Lula poderá então, ser condenado “exemplarmente” por Moro, aproveitando-se o caos político que tomará conta do país nas próximas semanas, sendo definitivamente impedido de voltar por via eleitoral ao Palácio do Planalto, tanto agora, em eventuais “Diretas Já”, como em 2018.
View Comments (90)
Eu tinha pensado justamente nisso ontem...Porque até as pedras portuguesas do calçadão do Leblon sabem que tem muito mais sujeirada espalhada em todos os poderes do que apenas estes dois possíveis meliantes atuais, pegos com a boca na botija. Esquerda e forças progessistas!!!! Olhai com olhos de desconfiança, pois inimigos ainda se escondem em peças chaves deste xadrez. Pode ser forma de limpar a barra do catão dos Pinhais e de sua equipa...legitimando àqueles processos kafkanianos....
E o OROM sabia sim de TUDO. Nesse momento, aplico a TEORIA DO DOMÍNIO DO FATO nele. Porque nos dos outros é refresco né OROM?
"A partir de agora, ninguém pode mais dizer que a Operação Lava Jato só atinge o PT, enquanto afaga seus adversários."ESTRANHA AFIRMAÇÃO DO SANTAYANA. TODO O MUNDO SABE (ATÉ OS COXINHAS) DA PROXIMIDADE DO AÉCIO/PSDB E O FASCISTA DE CURITIBA.TODO O MUNDO SABE QUE ESTA CRISE NÃO PASSOU PELAS MÃOS DO MORO (muito provavelmente ,ele a teria abafado).
POR QUÊ UM JORNALISTA TEORICAMENTE CONTRA O GOLPE PODE FALAR ISTO ??????? QUE A POSSIBILIDADE DE ENDURECIMENTO EM RELAÇÃO AO LULA EXISTE ,ISSO TODO O MUNDO SABE.POR QUE ESTE JORNALISTA QUER BOTAR ÁGUA GELADA NA FERVURA ??????????????????????????QUE É QUE O POVO PRECISA PARA SE MOBILIZAR E IR ÀS RUAS PEDIR DIRETAS OU MUDANÇA DRÁSTICA NA SITUAÇÃO.
NÃO CONHEÇO O HISTÓRICO DESTE JORNALISTA (O SANTANAYA) MAS,DISCORDO FRONTALMENTE DE SUAS OPINIÕES,ACHO ELAS,TOTALMENTE DESMOBILIZADORAS.
Outras visões,por quê este jornalista acha que Lula não foi preso ainda ????,medo das consequências.Em que isto mudou?em nada.Se isto mudou foi a favor da revolta do povo brasileiro,já que a jogada de bater nos do outro lado para bater nos pts ,já está surrada(não por isso descartada, hoje).Mas hoje ,sem prova e sem uma mudança expressiva,seria um tiro no pé.Exemplo,se hoje o Dallagnol mostra-se seu power point,(convicções sem provas )seria defenestrado.No histórico do jornalista se menciona a função de assesor do Tancredo Neves,o mineirinho que adorava ficar encima do muro.Não é um bom antecedente ,nas horas em que se precisa de ação.
URGENTE !!!
FACHIN ( o caga-sebo ) NEGA pedido de prisão de Aécio !!!!
Prisão , só serve para petistas, esse STF......
Irretocável
FORA TEMER, FORA GOLPISTAS.
Aécio é soldado do golpe, então como bem posto
não deve a justiça misturar alhos com bugalhos.
Ou teremos um guerra civil.
Já apresentaram o áudio e vídeo das provas????
tic tac tic tac,,,
Esqueçam Lula, a esquerda precisa se unir em nome de um único candidato.
Ciro Gomes e Haddad como vice.
Quem viver, verá.
Ciro Boquirroto Gomes?
Elaine, Ciro só faz barulho, não tem cacife. Se Lula for impedido vai eleger Haddad. Ainda assim prefiro Lula Presidente e Haddad vice ou Casa Civil, alternando com a Dilma.
Concordo. Infelizmente o destino do Lula foi traçado !!
Ciro?? Boquirroto ?? Nascido da ARENA ??? Tô Fora !!!!
Prisão para o juizeco e LULA PRESIDENTE !!!
Elaine, não entendi.???
E Sérgio Irineu Moro como fica?
Obstruiu a delação de Eduardo Cunha contra Mishell Temer,crime do grampo,nunca quis prender a quadrilha que pegava a grana para o PSDB/PMDB/PP o pessoal sem foro privilegiado e cia.
Sérgio Irineu Moro foi nesse fim de Farsa Jato foi o que mais obstruiu a justiça como muitos já estão dizendo por aí e é verdade,para favorecer PMDB/PSDB/PP.
Não vós aceitar que a Turma do Temer/Farsa Jato/PSDB/GLOBO venham agora querer limpar o bumbum no Lula ou na Dilma.
Vão a merda golpistas e assumam seus atos.
Sérgio Irineu MOrinho, hehehe
Existem marinhos e morinhos.
Não entendi o "esqueçam LULA". Não se abandona um companheiro de luta na estrada.... Quem luta diariamente, sabe do que estou falando.
Também não entendi. Desconfio desses falsos companheiros. Será trolls disfarçados de esquerdistas?
Vaccari que o diga...
Fiz um comentário num post publicado ontem , que para min era estranho a globo saber do assunto uma semana atrás e somente agora um jornalista do grupo vazar para o público neste momento . Algumas perguntas tem que está esclarecidas quem vazou diretamente para um dos proprietários do grupo ?. Qual interesse da globo em entregar o seus pupilos ?. Aí tem !!!.
Fora rede globo.