Depois de passar um “sabão” na sabujice da repórter da Globo em artigo bem didático, destes que é pra dar para pessoas raivosas marcarem verdadeiro ou falso, como nas provas colegiais, Mauro Santayana, em seu blog, lista as razões pelas quais Barack Obama tomou a palavra para corrigir a moça e sua grosseria:
“Ele o fez porque se relacionava, a pergunta, a uma nação que é a quinta maior do mundo em tamanho e população, com um território maior do que a extensão continental dos EUA sem o Alaska.
Com um PIB que cresceu, segundo o Banco Mundial, de 508 bilhões de dólares em 2002 para 2,346 trilhões de dólares em 2014 .
Cujos nacionais dirigem organizações como a FAO ou a Organização Mundial do Comércio.
Que comanda as tropas da ONU no Haiti e no Líbano.
Que tem a mais avançada tecnologia de exploração de petróleo em alto-mar, é o segundo maior vendedor de alimentos do planeta, depois dos Estados Unidos, e o terceiro maior exportador de aviões.
Que pertence ao G-20 e ao BRICS – a única aliança capaz de fazer frente à aliança “ocidental” e anglo-saxônica estabelecida nos últimos 200 anos, que é encabeçada, justamente, pelos Estados Unidos.
Que organiza a integração continental ao sul do Rio Grande, como principal nação da Celac, da Unasul, do Conselho de Defesa da América do Sul.
Que é a sétima maior economia do mundo, o oitavo país em reservas internacionais, a pouco menos de quinze bilhões de dólares da sexta posição e, segundo informações oficiais do tesouro norte-americano, o terceiro maior credor individual externo dos EUA.
E, finalmente, porque se ficasse calado, diante da enorme obviedade da resposta, teria sido ele, Obama, a passar ridículo – como um anfitrião que permite, entre horrorizado e constrangido, que ocorra uma monstruosa “gaffe” em sua sala – e não a autora da pergunta.
É, Santayana, mas nem “desenhando” assim funciona, porque tem gente que se compraz em reduzir o tamanho do Brasil, naquele “complexo de vira-latas” que o “cientista social” Nélson Rodrigues descreveu como “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”.
Ou, como sugeria a publicidade dos anos 40 que ilustra o post, anda louco por um gole de “Coronel”.
View Comments (15)
Uma outra razão Santayana é que ele é a autoridade máxima dos EUA e não a Globo.
Como uma idiota diz diante do presidente da América, em no, da América o que ele presidente nunca disse? Nem ele nem o seu país.
A moça só manifestou o vício de falar em nome de uma nação cômodas aqui e ninguém fala nada, mas lá não deu certo não. O homem pôs a jornalistazinha no devido lugar.
Na globo, o "viralatismo" impera. É uma sucursal do imperialismo.
É, a mocinha coxinha foi buscar lã e voltou tosquiada. Foi muito bom ver aquela intervenção de Obama. Apreciaria ver por aqui, o MAS ... PORÉM.... TODAVIA... CONTUDO.... não foi bem assim.
OBAMA passa 'sabão' na jornalista VIRA-LATAS, da GLOBO VIRA-LATAS, em rede de TV MUNDIAL. CURTI !!!!
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Ufanista ullullante só faltou expressar o que o mundo tá careca de saber: que o Brasil tem uma das maiores concentrações de renda do mundo, tem um dos mais baixos IDHs do mundo, a maior taxa de juros do mundo, um dos mais baixos salários do mundo, uma das maiores cargas tributárias do mundo, um dos piores serviços públicos do mundo, e, CADA VEZ MAIS CAMPEÃO EM CORRUPÇÃO É O HEXA! O HEXA!
Viva ao Ufanismo.
O Brasil seria melhor sem Joaquim Barbosa, sem Sérgio Moro, sem Eduardo Cunha, sem Obama, sem a Globo,sem o PSDB, sem o PMDB, sem a Veja, sem os coxinhas, sem o Serra, sem o Olavo e sem o YOussef, sem o Aécio, sem o Silas Malafaias e sem os DELATORES, esses MENTIROSOS, que trabalham para a CASA-GRANDE, porque não suportam o ascensão da SENZALA.
Abaixo os PESSOAS, os PAULOS ROBERTOS COSTAS,
Liberdade para os EMPREITEIROS!
Eu amo esse país!
Eu sou Lula, o maior palestrante o mundo.
2018 vamos passar a faixa presidencial.
De Dilma para Lula.
A depender do noticiário de hoje, com as provas do Pessoa,
a cerimônia vai ser na Papuda!
Au au pra você Clowes.
Clowes, matou o remedinho hoje nè??
Arrume sua mochila e vá morar em Miame.Lá não tem tais agruras que tanto o incomodam. Tenha boa sorte!
Sr. Cloves, melhor se informar antes de falar impropriedades. Vamos lá, ponto-a-ponto da sua colocação, que não condiz com a verdade:
1- a concentração de renda no Brasil é alta, desde 1822, e piorou após a abolição da escravidão. Uma pequena melhoria ocorreu a partir da CLT, nos governos Vargas e JK. Da década de 1960 em diante, a renda só se concentrou nas camadas mais altas a sociedade. Para se ter uma ideia, o índice de Gini (vc sabe o que é, não?) que em 1970 era de 0,5828, saltou para 0,6091 em 1990. No final do governo Lula, tal índice foi de 0,5304. Uma pequena melhora, mas houve uma melhora. Não se resolve séculos de desigualdade social em apenas 10 ou 15 anos.Existem vários estudos apontando para uma ascensão social no Brasil nas última década, é só o Sr, procurar que vai achar.
2-O IDH do Brasil, realmente não é dos melhores, mas de maneira nenhuma é o pior do mundo. O Brasil está entre os países com IDH considerado ALTO, segundo dados da PNUD, com um IDH de 0,744, o Brasil melhorou uma posição em relação a 2013 no ranking de países, aparecendo agora em 79º entre os 187 países e territórios reconhecidos pela ONU. Este IDH é superior ao IDH médio da América Latina e do Caribe (0,740) e ao IDH calculado para os países de Alto Desenvolvimento Humano (0,735), grupo do qual o Brasil faz parte.
3- Taxa de Juros. Sim, o Brasil tem uma das maiores taxas de juros do mundo, e isso é um absurdo, pois beneficia somente uma elite rentista que ganha muito dinheiro com a dívida pública. Mas está muito, mas muito abaixo do patamar de juros praticada durante o governo FHC, que acredito ser um de seus guias. No primeiro mandato de FHC a taxa média da Selic foi de 26,5%;já no segundo foi de 19,25%. A média do governo Lula foi de 13,75%!!!Dilma fez a taxa cair para o patamar mais baixo da história em 2011 e 2012, quando em determinado momento chegou a 7,0%.
4- Carga tributária. Se vc fizer uma pesquisa vai ver que a carga tributária do Brasil é 35% do PIB, compatível com a carga tributária de vários países nundo a fora. Agora, vc sabia que o Brasil é o segundo país do mundo em sonegação, perdendo somente para a Rússia??? Sugiro pesquisar sobre a sonegação no Brasil, acredito que vai ficar escandalizado!!!
5- Sim o serviço público no Brasil deixa muito a desejar, mas vc sabia que o SUS é um dos maiores e mais abrangentes serviços de saúde pública do mundo!!! Imagine se o lobe dos planos privados não fossem levados em conta, como não seria então?
5-Corrupção. Sim é deplorável e deve ser combatida!!! Mas, convenhamos, se vc votou no Aécio, que é o que indica, vc não deve estar muito preocupado com corrupção, não é verdade???
Saudações democráticas,
Fábio
Já tomou sua dose de Coronel, clowes?
Engraçado que a idiota ainda se acha a "última" bolacha (ou biscoito) do pacote. Ela é tão sem noção que nem percebeu a idiotice que tinha acabado de fazer. Assim funciona o jornalismo e os jornalistas da Globo. Porém, tenho que admitir, o povo gosto pois, do contrário, a audiência deles seria muito menor. Então ficamos assim, eles falam e fazem bobagens, meia dúzia dão risada e o "resto" do povo bate palmas. É o que temos p/ o momento....
Precisamos descobrir o perfil desse Couves.Um coxinha bem tipico.Nao sei porque vem vomitar sua revolta pessoal aqui....
Fácil entender que Sandra Coutinho tenha o comportamento imposto pelo sr. Kamel, ela é jornalista em tempo de barata voa, tem família para sustentar, e representa a organização grobo dos EUA. Entretanto tal fato foi marcante mesmo para padrões da vira-lata mídia pig. Numa atitude nojenta tentou arrastar Obama para sua escrota esculhanbação diária que emprega contra o Brasil
O que será que explica esse fenômeno, não? Verificado lá atrás por Nélson Rodrigues e que está se manifestando com tanta força - porque a viralatice se agudizou justamente quando o país evoluiu tanto em tão pouco tempo? Que movimento retrô mais estranho e contraditório...
Sr.Santayana.Eu nasci num LUGAREJO,distrito antigo do município de Bagé,Rs.lugar sem qualquer expressão,senão para nós,lá nascidos.Na hipótese de qualquer conterrâneo,falar mal do lugar,qualquer um de nós,reagiríamos como o Sr.Obama tentou fazer,com a REPÓRTER APÁTRIDA da Rede Globo tentou fazer,na entrevista mencionada,que foi chamar-lhe a aTENÇÃO para o SENTIMENTO QUE TODOS NÓS TEMOS QUE TER,com relação À PÁTRIA ONDE NASCEMOS.Mesmo que tenhamos óbices,ao lugar de origem,existem horas em devemos CALARMO-NOS!Parabéns ao Sr.Obama,que manifestou no evento,seu sentimento patriótico.Infelizmente alguns de nós,mormente àqueles que tem o