São Paulo agora quer Aécio no segundo turno. Minas, não. Dará tempo?

Há exatos 20 dias, este modesto comentarista  escreveu: “ A oposição entra em alerta com risco de queda de Marina e derrota no 1° turno“.

Embora me fosse conveniente o contrário, sobretudo na hora de apostar na Mega-sena, não sou dotado que qualquer dom premonitório e muito menos de uma capacidade analítica extraordinária.

É que – e cada vez mais, quanto mais velho – procuro olhar a política como um jogo de aspirações sociais, interesses políticos e econômico e estruturas de poder.

Há um poder no Brasil, imenso e incontrastável: o mercado financeiro e suas expansões: a mídia e a elite.

E são estas suas expansões que o estão deixando claro: estão tentando corrigir, às pressas, a aposta arriscadíssima que fizeram na tosca criatura com que pretenderam derrotar o governo e voltar à sua velha e histórica expressão política: o PSDB.

Os jornais de hoje, pelos porta-vozes de sempre e pelos que “nasceram” com um sentido ético que entende democracia como a liberdade do mercado e a prevalência dos “cultos”, deixam isso claríssimo.

Nenhuma dúvida de que querem, embora sérias dúvidas de que possam, apesar de São Paulo,  pois no restante do Brasil Aécio é incapaz de galvanizar sequer o sentimento de oposição ao governo. Suas dificuldades em Minas, sobretudo, o fragilizam ao extremo.

Não é possível prever que o conseguirão, porque embora poderosíssimo seu caldeirão midiático e instintivo o faro elitista, esqueceram que as estruturas orgânicas da política têm um peso fortíssimo e se lançaram na aventura marinista que murcha, mas ainda é forte.

Como também é impossível prever se o crescimento de Dilma Rousseff será suficiente para fazer desta o que a direita errou ao tentar fazer com Marina: uma eleição com o segundo turno já no primeiro.

As pesquisas de hoje, daqui a pouco,  creio que seguirão a “trancá-la” na mesma posição e a elevar Aécio, claro que dentro dos limites do possível, o que seria uma temeridade, apenas por sensibilidade, quantificar.

Pode ser até que não seja possível um coisa ou outra, mas desejo não lhes falta.

E no segundo turno?

Bem, esqueçam estas pesquisas.

Onde Marina e Aécio podem chegar, ela depenada por um fim de campanha em queda, ele sob o risco severo de uma derrota em primeiro turno em Minas é algo que perguntar agora não gera respostas seguras.

Exceto a de que vão ter dificuldades imensas, maiores do que os cálculos de transferência de voto mostram agora.

PS. Acaba de sair a pesquisa Ibope. Não deu para fazer nada. Vamos ver o Datafolha.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Olhem "carreata monstro" do Ah! é Sim! kkkkkk! Mudando de assunto! Alô meu povo! Se você é eleitor no Rio de Janeiro, por favor, não vote no Eduardo Cunha(PMDB-RJ)! Agora é nossa vez de nós cidadãos irmos à forra contra esse CRETINO! Você que me lê, me ajude, divulgue e dissemine essa mensagem ao maior número de pessoas! Faço e farei campanha vigorosa nos próximos dias para que o Deputado Federal Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro NÃO seja reeleito, embora saiba que a essa altura seja uma Missão Quase Impossível tal o volume de dinheiro injetado pelas empresas que estão por trás deste “Senhor das Trevas”. E que, por isso, dificilmente, terei sucesso(rsrsrs)! Mas não custa tentar. Não é mesmo? Afinal, a IMENSA MAIORIA do eleitorado define seu voto para deputado nos últimos dias que antecedem ao pleito. Não VOTE NELE porque, entre outras razões, ele é considerado o INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania capaz de bloquear a aprovação de projetos importantes como a Reforma Política e muitos outros de vital importância para a sociedade, como foi o caso quando tentou derrubar o Princípio da Neutralidade da Rede e a aprovação do Marco Civil da Internet, que beneficiou a todos nós cidadãos. Ele é o líder da bancada do PMDB na câmara e vive de tentar "chantagear" a Presidente Dilma em diversos projetos importantes para o interesse do país, como a Lei dos Portos, introduzindo a chamada “Emenda Tio Patinhas” quando a Medida Provisória chegou a ser qualificada, vergonhosamente, como a “MP dos Porcos”. Mas também é um dos líderes da PODEROSA, OBSCURA e FISIOLÓGICA bancada evangélica que deu apoio e sustentação política ao Pastor Marco Feliciano, aquele da “cura gay”. Se o PMDB conquistar maioria na Câmara dos Deputados e levar o Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a Presidência daquele poder, então, “adeus” Reforma Política, Plebiscito Popular, muito menos Constituinte Exclusiva. Por favor, me ajudem e repassem a seus amigos, vizinhos e conhecidos seja por e-mail, ou redes sociais. Mais detalhes sobre esse “traste”, ou melhor, “Sabotar da República” em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/133286/Isto%C3%A9-Eduardo-Cunha-%C3%A9-o-sabotador-da-Rep%C3%BAblica.htm . Vejam esse breve vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo

    • É isso aí, Onda Vermelha! Que o RJ NÃO reeleja Eduardo Cunha. Não sei se o ex-deputado Brizola Neto está concorrendo pelo RJ, mas se estiver que o RJ vote nele em peso.

  • A Dilma deve estar morrendo de frio! Foi congelada em 40%. É bom para os brasileiros que essa eleição acabe no primeiro turno.

  • Brito, no 247 resultado pesquisa Ibope/Datafalha.

    Apenas um ( 1 ) candidato sobe.

    Estranho .

  • Ouvindo A Voz do Brasil e postando:

    Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . 'Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...:L:L:D:D

  • Ibope hoje, votos válidos.
    Dilma 47% (subindo)
    Marina 28% (descendo a ladeira)
    Jaécio 22% (estagnado)

    Se não fizerem sacanagem com o debate de hoje, está pintando primeiro turno.

  • tem que ser sp mesmo , o pvo atrasado é esse , eles acham que sao melhores do que o resto brasil. acorda bando de imbecis , sp ta ficando para tras , vai para 2ª divisao se continuar desse jeito. eles se acham tao superiores que ate o mais pobre de sp é reacionario diante dos outros pobres do brasil. sp promoveu a guerra de 32 pensando que iria derrotar o governo federal e tomou naquele lugar. para min sp é um estado separatista , pelo menos na arrogancia e imbecilidade , nao tenho a menor duvida. so espero que mg nao vai para o mesmo caminho ,acorda povo mineiro , ta na hora de mandar as tucanalhas para sp de uma vez por todas.

  • Gostei dos resultados das pesquisas, foram um tanto honestos, isso deixa claro para militância do PT que precisa de mais 6% ate domingo, gente vamos a Luta não deixemos para o segundo turno, pois fica mais difícil.

  • Gente, parece corrida de cavalos! em vez de focar na discussão dos programas a midia fica publicando resultado de loterias. Que saco! Veja bem, Fernando, não me refiro a você que fica obrigado a comentar essas baboseiras, mesmo desacreditando de sua verdade. Mas toda a campanha eleitoral virou uma grande porcaria, graças ao PIG.

  • Pai, ainda acho, pelo que vejo e ouço aqui na bandeiranteslândia, reafirmo o que lhe disse ao telefone:a SP rica se lixa tanto pro Brasil e pra Aecio que, pode crer, o voto majoritário da elite daqui será " Alcknulo"

  • Britto, os institutos estão segurando para não mostrar que Dilma continua em ascenção, o Ibope mostra que Dilma subiu 5 pontos no Nordeste que tem 26,79% dos votos nacionais e que subiu 2 ponto na região sudeste que tem 43,44% dos votos válidos. É ruim dela ter subido apenas um ponto no cenário nacional, devem ter manobrado e muito em outras regiões para descompensar esse crescimento de Dilma nas dua regiões que contram sozinhas 70% do eleiorado nacional.

Related Post