Verdadeiro ou falso, o fato é que há duas verdades nesta anunciada ultrapassagem de Aécio Neves sobre Marina Silva anunciada pelo Datafolha e pelo Ibope na véspera da eleição.
A primeira é que Marina cai, cai, cai, como consequência de sua própria inconsistência política, um fenômeno que, faz tempo, a gente vem insistindo que se iniciou logo depois de sua mórbida disparada midiática com a morte de Eduardo Campos.
A segunda é que o alto comando da direita brasileira, sediado em Saõ Paulo, tem boas chances de conseguir recuperar não apenas sua presença no segundo turno das eleições – mesmo que a situação seja de “empate técnico”, imagine a repercussão disso pela TV e pelos jornais… – como a de levar Marina ao papel que ela tem agora, como teve em 2010: o de viabilizar uma segunda chance para a direita brasileira num segundo turno.
Aliás, melhor desta vez do que na anterior, porque a necessidade de desmanchar a montagem elitista e midiática que se construiu em torno dela interditou a discussão que é real no Brasil: o que Lula representa versus o significado do tucanato.
É fato que não se pode descartar que a eleição feche no primeiro turno, porque é impensável que em meio ao declínio de Marina, nada se transfira a Dilma, sobretudo nas regiões mais sofridas do país, como o Nordeste, onde a candidata do PSB ainda ostenta bons números e Aécio é uma pixotada. E com os sinais de que Dilma cresce em todos os estados.
Mas o sucesso da direita pára por aí.
Consumado, ele levaria ao segundo turno alguém fraco por uma derrota em seu estado “vitrine”, politica e moralmente inconsistente e vazio em ideias.
Medições feitas para o segundo turno agora refletem apenas o anti-dilmismo que Marina imprimiu à sua campanha.
A porção de classe-média de seu eleitorado, sim, talvez se transfira em maior número para o tucano.
Mas não o povão, onde ela fez o estrago que talvez possa impedir a vitória de Dilma na primeira rodada das eleições, se o conseguir.
Não haverá transferência em massa dos seus 20% no Nordeste e Norte para Aécio, nem das pequenas “máquinas” estaduais do PSB para ele.
Os números das pesquisas lhes deixam margem para “ajustar” tudo a uma eventual frustração de suas “ordens” estatísticas.
Mas não estão fazendo nada senão, como em 2010, construírem um “tempo extra” onde mais factoides midiático-policiais lhes propiciem chances de ser o que não são: a escolha do povo brasileiro.
View Comments (73)
Fernando, sua colocação é extremamente pertinente, a debandada da classe menos favorecidas para Marina retornarà certamente, a classe média apedeuta e manipulada continua onde estão 30%, isso se ocorrer 2º turno!!!
O texto do Fernando esta excelente.
Ainda acredito que boa parte do PSB historico(que nunca engoliu Marina) pode descarregar os votos amanha em Dilma.
Tem muita gente boa no PSB, que não vota nos tucanos nem no primeiro, nem no segundo turno.
Eu pessoalmente, se fosse uma disputa de segundo turno com Aécio e qualquer outro filiado (historico) do PSB, eu votaria no candidato do PSB. Agora me desculpem, Marina nunca representou o PSB.
Se ela fosse uma Brastem, ou outra Santa qualquer, o PV,não teria trocado ela pelo São Jorge.
Digo Brastemp
Léo, veja este fato, se Dilma vencer em SP, MG, RJ e perde no Espirito Santo, fica uma pequena diferença insignificante, que caracteriza vitoria de Dilma no Sudeste. e qual é o quantitativo de Eleitores nestes quatro colégios, sinceramente não sei, o Fernando tem esses dados. No Centro Oeste Dilma vence, no Norte, no Sul e no Nordeste onde Dilma vence com boa margem. Se ela não perder no Espirito Santo, a diferença em MG, SP, ES e RJ chega a 1% do eleitorado nacional em termos de votos validos em prol da Dilma. Se conseguir 3% de diferença nas outras regiões. É no primeiro, concorda Fernando Herói Brito
São 20:35 de sábado, minha sogra liga pra minha esposa revoltada com a "sacanagem" que o "maconheiro Aécio e a zelite fez com a marina" e declara seu voto pra DILMA!!!... Isto sim é pesquisa!
Que é melhor para o projeto progressista de um Brasil com mais justiça social? Uma Marina cambaleante, portanto mais fácil de abater no segundo turno ou um Aécio fraco por derrota em MG e fragilizado pela falsa moral, mas renascido das cinzas da direita do Brasil para a minoria? Apesar de tudo, pensando bem, é razoável pensar que o eleitor do Aécio é o antipetista irracional típico e por isso não vota em Dilma em hipotética segunda rodada. Já grande parte do eleitorado da Marina não é exatamente antipetista e pode naturalmente migrar para Dilma no segundo turno. Portanto, acho que é melhor na segunda volta, se houver, ter o Aécio do aeroporto do titio e das noitadas boêmias no Rio regadas a whisky y otras cositas.
Vejo a possibilidade de indecisos votarem em alguns nanicos. É o que tenho ouvido pelas ruas.
Prezada Maria Nadiê Rodrigues,
creio que grande parte dos indecisos forma 'o time dos que votarão na cAndidAtA que vai ganhar'!...
É primeiríssimo turno, 61% dos votos válidos, A Magnífica!
(As masmorras das redações IMUNDAS do PIG estão em polvorosa!...)
Felicidades! A nós todos! TODOS, daí a nossa vitória! E a mais recente será no primeiro turno de amanhã! Outras e outras vitórias do honesto povo brasileiro virão!...
Viva o sapiente, generoso, leal, impávido e honesto povo trabalhador brasileiro!
Respeitosas e democráticas saudações,
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
BRASIL - em homenagem ao [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidente Dilma Vana Rousseff, A Magnífica!
Acertou na mosca Fernando! Já expus que a ida de votos de Marina ora Dilma e mais fácil que para Aécio. Meus amigos marinhistas dizem que anularam o voto. Todos tem curso superior e pos graduação. Um ou outro migra pra Dilma. Agora nas classes mais baixas não sei, mas com certeza não sera Aécio.
Maria Osmarina, rumo ao ostracismo. "Mas na manhã seguinte / Não conta até vinte / Te afasta de mim / Pois já não vales nada / És página virada / Descartada domeu folhetim"
Será que a Marina realmente já era...
Na última eleição, ela teve uma votação surpreendente, que os institutos de pesquisa não conseguiram captar, ou cooptar.
Maior parte do seu eleitorado é formada por evangélicos, que devem votar logo após o culto, ou seja, um voto unificado, da última conversa com o pastor.
Se o Aécio ir a um eventual segundo turno, vai ser por uma margem pequena, até porque o empate técnico persiste.
O voto mais conservador do eleitorado evangélico ainda pode surpreender.
Pesquisa "tucana" dá Dilma quase vencendo no primeiro turno. Agora só depende da militância.
Pesquisa espontânea CNT/MDA, muito amiga de Aécio, dá Dilma a um passo de vencer no primeiro turno.
Se a militância declarar o voto para parentes, amigos e vizinhos puxando o assunto para conversar, a Dilma conquista 3% que faltam para liquidar a eleição no primeiro turno.
Estamos preparados para dois turnos seja contra quem for, mas por que não tentar esfregar na cara da Globo e da Veja uma vitória no primeiro turno? Vamos arregaças as mangas até o último minuto, porque dá.
Basta virar 1,5% dos votos de pessoas que não são raivosas contra Dilma, mas pensam em votar em Marina ou Aécio, em geral influenciadas pelo noticiário mentiroso da Globo e dos jornalões.
Para se ter uma ideia, quem tem 150 amigos no facebook ou na agenda do celular, basta virar o voto de 2.
Ou convencer 3 em cada 100 conhecidos que dizem ainda não saber em quem votar.
Argumentos é que não faltam
Economia? Ninguém no mundo lidou melhor com a crise econômica mundial do que Dilma, "matando um leão por dia" para gerar empregos, construir moradias, tocar obras importantes para o Brasil, proteger salários e aposentadorias do arrocho que acontece na Europa.
Dilma ainda facilitou a vida para as empresas gerarem empregos e para microempresas prosperarem, e prepara os brasileiros com mais educação e qualificação profissional para aproveitar as oportunidades que continuarão se abrindo. Diferente do que diz o noticiário alarmista, o Brasil tem recebido entrada de dólares, os investimentos estrangeiros de médio e longo prazo continuam entrando e forte porque apostam na continuidade do crescimento da classe média brasileira e na pujança do Brasil na economia, após o período de especulação eleitoral.
Corrupção? Nos governos do PSDB, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa era promovido a diretor. No governo Dilma ele foi parar na cadeia e teve que devolver o dinheiro que recebeu de propinas de empreiteiras. Então quem combate a corrupção de verdade? Continuando com Dilma, não tenho dúvidas de que mais gente que se corrompeu vai para a cadeia e terá que devolver dinheiro aos cofres públicos, até porque quando o PT está no governo a imprensa vasculha tudo, o que existe e até inventa o que não existe para ser investigado. Quando os governos são do PSDB acaba tudo em pizza. Basta ver que nenhum caso de corrupção é investigado até o fim nos governos tucanos de São Paulo, Minas, Paraná.
Esse fim da impunidade conquistado com Dilma e Lula, inclusive faz quem tem tendência para ser picareta a ficar com medo e passar a andar na linha, mesmo que seja apenas por medo de ser pego, depurando a administração pública e os meios políticos.
Por falar em Petrobras, ela não pára de bater recordes de produção no pré-sal. Só em agosto a produção no pré-sal cresceu 11%. Além de mais empregos, mais crescimento econômico, isso significa também garantia de mais dinheiro para educação e saúde.
Mas não é só as realizações já feitas que tem para falar. Quem fez o luz para todos, agora vai fazer o banda larga para todos. O aprendizado do esquema de segurança integrado na Copa do Mundo agora vai ser levado para o cotidiano reduzindo a criminalidade. Quem fez o Mais Médicos, agora vai fazer Mais Especialistas, Mais exames, Mais tratamentos, Mais cirurgias. Quem mais vai ganhar com a riqueza do pré-sal não são os especuladores das Bolsas Bovespa e de Nova Iorque. Serão os salários dos professores que será aumentado. Tem 13 ideias novas para um segundo mandato, aqui.
Nas Ruas e nas Redes
Lula está na rua sem parar com Dilma, Padilha e Suplicy, de manhã em São Bernardo do Campo, onde ele iniciou sua carreira política, e de tarde faz uma carreata em São Paulo. Dilma e Pimentel estão nas ruas de Belo Horizonte (MG). No Brasil inteiro a militância está nas ruas com Dilma e com Lindberg (RJ), Rui Costa (BA), Gleisi (PR), Camilo Santana (CE), Tarso Genro (RS), Tião Viana (AC), Agnelo (DF), Roberto Carlos (ES), Antônio Gomide (GO), Lúdio Cabral (MT), Delcídio (MS), Wellington Dias (PI), Padre Ton (RO), Ângela Portela (RR), Cláudio Vignati (SC).
Pesquisa "tucana"
Pesquisa divulgada pelo instituto MDA paga pela CNT, divulgada hoje deu Aécio na frente de Marina. Pode ser, mas parece que colocou Aécio meio turbinado com 24% na pesquisa estimulada.
Só para lembrar o homem forte na CNT (Confederação Nacional dos Transportes) é o ex-senador Clésio Andrade, ex-vice governador de Aécio e chegou ao senado como suplente na coligação montada pelo tucano.
Segundo o relatório da pesquisa, foi feita na quinta e na sexta-feira (dias 2 e 3).
Faltando dois dias para as eleições a pesquisa espontânea, onde apenas se pergunta em quem irá votar sem mostrar disco, tem mais mais valor científico do que a estimulada.
Se o cidadão não tem um nome decidido em quem irá votar na pesquisa espontânea faltando dois dias para as eleições, não é mostrando um disco com 11 nomes, para ele chutar um, que irá aferir melhor o pulso do eleitorado.
Aliás, a pesquisa estimulada mantém a proporção de votos na espontânea dentro da margem de erro, só que a margem de erro dá uma forcinha a mais para Aécio do que para Dilma, no caso da pesquisa estimulada da MDA.
Dilma ganha no Primeiro turno! DataFALHA e GLOBOPE estão manipulando as pesquisas!!!!
Ainda acredito na vitória de Dilma 13 no primeiro turno.
É impossível que todos que consideram o governo dela regular votem em outro candidato. Isso não existe!
Viva São Paulo, orgulho do Brasil, em todos os quesitos. Estou feliz por provarem que são realmente poderosos. Aplausos daqui das Minas Gerais. Demo-nos as mãos. Brasil de Norte a Sul é DILMA. AGORA
DILMA NA FRENTE EM SÃO PAULO!... DILMA MERECE, TRABALHOU, FEZ E FARÁ MUITO MAIS! TEM A CHANCELA DA CORAGEM E DA HONESTIDADE! VAMOS LÁ!...