Este blog, há um ano, foi o primeiro a tratar como dramática a situação da água em São Paulo e a dizer que deveriam ser adotadas medidas de prudência, em lugar da simples fé em que viriam chuvas abundantes.
Depois da eleição, vivi a ilusão de que ao cessar a blindagem política a Geraldo Alckmin, a imprensa paulista iria, finalmente, dar -sem trocadilho – profundidade á análise do que está acontecendo com o abastecimento da Grande São Paulo.
Infelizmente não deu e não diz também que, dependendo da chuva do final desta semana, na próxima a Sabesp entrará na terceira cota de volume morto, a lama da lama da lama.
Não porque já tenha acabado a segunda cota, mas porque as condições de operação deixam o reservatório do Atibainha perto do limite autorizado da segunda cota, com apenas 65 centímetros acima da marca autorizada pela Agência Nacional de Águas.
Um número assustador, porque já é a entrada no que poderia ser chamado de “beira do zero”, mesmo com bombeamento.
A terceira cota, na faixa de 60 bilhões de litros, levará a curva de acumulação do reservatório ao ponto onde ela “despenca” para o nada, como o fundo de um funil.
O Jacareí já foi autorizado a chegar a este ponto onde a acumulação tende ao zero.
Os gráficos do post,confeccionados a partir de dados oficiais e marcando o já pouco que se tinha em 31 de janeiro passado como início, mostram como é o restinho de água que se vai aproveitar.
Não adianta a “mágica” da Sabesp de dizer que restam “tantos por cento” do volume do Cantareira, um número que subitamente cresce com a incorporação da água de fundo.
O volume da estatística sobe, mas a água desce, implacavelmente.
Desde fevereiro, sem contar os demais reservatórios, São Paulo perdeu cerca de 450 bilhões de litros de água em suas reservas – “vivas” (por gravidade) ou “mortas” (por bombeamento) – o mesmo que todo o volume do Lago Paranoá, a imensidão que contorna Brasília.
E continua perdendo.
Entre 31 de outubro e 30 de novembro de 2013, o Cantareira forneceu a São Paulo 50 bilhões de litros de água, além da quantidade fornecida pela chuva, convertida em vazão dos rios que o formam, outros 52 bilhões de litros. No total, 102 bilhões de litros.
No mesmo período de 2014, só forneceu 36 bilhões de litros – 16 bilhões das chuvas e 20 bilhões das reservas.
Houve, portanto, uma redução de 64% no envio de água proveniente do Cantareira aos consumidores paulistanos.
Parte dele, é claro, foi compensada pela redução de consumo.
Outra, aliviada pelo sobreuso dos reservatórios do Alto Tietê e Guarapiranga.
Como a adição de outros sistemas ao abastecimento são mensuráveis, não haveria dificuldade alguma para que os jornais pudessem dar a dimensão do racionamento a que, na prática, estão submetido os paulistanos.
Quanto é o volume de água ofertado à população diante do que era antes das “restrições hídricas”, que é o nome pelo qual o governador paulista gosta de chamar a falta d’água.
São Paulo está condenada a ficar sem água, salvo por um milagre.
Se, no caso do sistema elétrico, uma sonhada melhora nas chuvas ainda permite esperar por problemas menores, no caso do abastecimento de água de São Paulo, não é mais sonho, é devota oração.
A terceira cota do “volume morto” é o coma terminal de um sistema que entrou em colapso há quase um ano, que as chuvas (Deus nos ouça!) de verão podem prolongar, mas não vão reverter.
O “não vai faltar água” de Alckmin foi “comprado” pela imprensa paulista e vendido à população.
Por incapacidade, por cumplicidade, por mau-caratismo e tudo o mais que se tornou comum na mídia brasileira.
PS. Não pensem que isso é retórica. A Folha publica, agora à tarde, um gráfico ( veja abaixo) em que o volume de água do Cantareira “sobe” durante o ano de 2014, quando caiu continuamente. É resultado da idiotia de quem edita, que não consegue entender e muito menos transmitir a verdade aos seus leitores. Em lugar de tratar os “volumes mortos” como negativos, “soma” ao percentual anterior. E aí consegue o “milagre” que narrei: a água diminui, mas o volume “aumenta”. É de ser reprovado na 5a. série. Triste para a minha profissão. Mentiroso para o leitor.
View Comments (72)
Excelente artigo, Brito. Só faria uma observação. A imprensa não "comprou" o "não vai faltar água". Eles combinaram. Sim, porque fazem parte do mesmo clã, da mesma máfia. O psdb é apenas o setor partidário desta máfia que têm como um de seus tentáculos, a mídia golpista.
É uma pena, quase perdemos as eleições devido a estrondosa votação que aécio teve em SP não apenas devido ao ódio e a capa da Veja, mas por covardia e omissão da campanha de Dilma de não divulgar esse estelionato eleitoral que os tucanos fizeram.
O Alckmin é um péssimo Governador e está tratando a questão hídrica igual a cara dele? Sem dúvida! Mentiu pra caramba na campanha e omitiu qualquer crise? Claro, todos vimos e agora vamos pagar pelo voto da maioria...
Agora convenhamos que a Dilma fez coisa parecida... Estou bem decepcionado com esse segundo mandato! Muitas vezes parece que quem ganhou a eleição foi o menino do Rio...
Em 21 dias se decepcionou com um mandato que terá 1460 dias??? Aguarde e confie, companheiro!
Pois é... 21 dias... Realmente é impressionante! E não vejo nenhum motivo para confiar em mudanças! Cadê a comunicação? Cadê a Dilma?
E minha decepção é em relação à campanha, bem diferente da realidade... Por falar em estelionato eleitoral...
Alckmin jamais passou perto de ser "um péssimo Governador", pelo simples fato que jamais deixou de ser "um provinciano prefeito mediano de Pindamonhangaba".
Observação perfeita, Leonardo. Vc disse tudo.
A Band, mais paulista impossível, omite o governo do Estado e cita, quando o faz, a Sabesp. E pasmem: hoje, um raivoso amestrado do jornal de 6h da manhã, responsabilizava a prefeitura (!) de Osasco pela falta de água em um bairro da cidade. E ele gritava: a prefeitura abandonou essa gente aí...e ainda meteu o "apagão" na história. A imprensa de São Paulo é uma vergonha. E seu povo, coitado!
A BAND é mais tucana que a Globo. Costumo colocar, as vezes, no Datena (só os poucos minutos que suporto ouvi-lo). Até o Kassab criar seu partido e indicar que apoiaria o PT/Dilma era só elogios. Este ano, nas 3 vezes em que assisti, o gordão ficou o tempo todo falando que o kassa foi um péssimo prefeito e 'ganhou' um ministério como brinde.
Moro nas imediações da av.Paulista em São Paulo e estamos sem água desde domingo à noite !! Segundo a Sabesp, o fornecimento foi reestabelecido ás 08h00 da manhã de terça-feira e a partir de então, será reestabelecido todos os dias às 08hoo e sofrerá redução da vazão a partir das 13h00, sendo reestabelecido no dia seguinte às 08h00, novamente. Só que eu saio de casa às 09h00 e não tem águe e chego em casa às 20h00 e lá pelas 21h00 já não tem mais água. Mal da tempo de tomar um banho ... Gente ... São Paulo está morrendo ... Acho até que durou muito nas mãos dos CHUPINS ATUCANALHADOS incompetentes, entreguistas e fundamentalistas do mercado, que só enxergam os seus lucros imediatos e mandam tudo o que diz respeito a planejamento às favas, entregando tudo à PRIVADA. Eis aí o resultado !! Parabéns Povo de São Paulo !! Vocês conseguiram acabar com SamPa.
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Quando a água acabar em SP vão colocar a culpa na população por não ter economizado o suficiente. Hoje mesmo já vejo muita gente culpando os vizinhos, os parentes, o lava-rápido... Mesmo quando todas as torneiras secarem, Alckmin sairá ileso.
Irão além. A culpa será do Governo Federal. Em outras palavras, culpa dos petralhas. Petralhas roubaram a água da Sabesp!
Paulistanos da gema dirão que a culpa é dos nordestinos.
Estive no nordeste pouco tempo, e todos estão mais por dentro do que pode,ou vai acontecer,conversando com um garoto que vendia picolé,numa parada e chupei um picole' de jaca proximo do complexo de cataventos geradores eolicos de Caetite',razoavelmente ele perguntou prá mim se não tinha medo ?
já que eu estava indo em direção ao imprevisível,e odeio comentar algo prá baixo,sem esperança, porém estou indo de volta...sabe garoto,o ônibus que me leva e' o mesmo que tras de volta,e eu, sinceramente só sei sobre mim...e o que sei de mim,e' se o sol cair ou a lua morrer,
acho que estarei sem medo !
É literalmente o fundo do poço : Do modelo de gerenciamento tucano e da blindagem midiática. Porque em algum momento o véu cairá e vai ficar difícil continuar enganando todos , o tempo todo. (Aliás será interessante , como foi na Copa , ver a mídia nativa ser questionada pelos meios de comunicação do exterior ).
Verdade, a falta de agua no Rio também é culpa dos tucanos,
Alias comprar energia da argentina, porque tem um "problema técnico" também tudo culpa dos tucanos.
Em que parte do Rio tá faltando água? Moro no Rio, e não tem ninguém reclamando sobre falta d´água, fora os locais de sempre: Baixada e Região dos Lagos. Na Baixada nem existia água encanada até o Brizola, eram poços escavados no mangue aterrado que caracteriza a maior parte da região. O crônico subinvestimento na região, onde só o velho Briza pôs algum dinheiro em saneamento, gera um descompasso permanente entre tamanho da população e serviços fornecidos. Na Região dos Lagos qualquer carioca / fluminense sabe o que acontece: superpopulação no verão / feriados mais máfias de carros pipas igual a falta d´água durante o verão.
Sobre comprar energia da Argentina, ainda bem que não é o governo do PSDB, porque se fosse, a resposta para a situação ia ser a que nós vimos na campanha do Alckmin: "Não vai faltar energia", e os reservatórios só minguando, inviabilizando a geração no período de poucas chuvas. Se está chovendo menos do que a média e os reservatórios já estão baixos, não há recomposição se continuarmos a gerar energia no mesmo volume. Melhor comprar da Argentina agora e aliviar a pressão sobre nossas hidrelétricas do que ficar sem energia nenhuma no meio do ano e ter que recorrer a racionamentos. Mas claro, antipetistas fanáticos preferem um apagão à la FHC do que administrar conscientemente as reservas de água da geração hídrica.
Comprar energia da Argentina, para complementar a produção nacional, só é uma necessidade porque o consumo cresceu muito de 2003 para cá e o TCU dos TUCANOS empata-fodas do inferno não permitem que o Governo conclua logo as obras das hidrelétricas que estão andamento. Temos obras paradas por causa de bagre, perereca, machadinha índia, e o escambau !! Entendeu ou precisa desenhar o PAPAGIO DA GLOBO idiota !?!?
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
agora o alckmin e a midia estão pensando um jeito de jogar a culpa no gov federal, ANA, Belo Monte, confundir a população com o setor eletrico, qualquer coisa, se colar colou
Vai ver que foi o Lula e a Dilma que desviaram a água da Cantareira para o Nordeste.
OBS. De um coxinha assíduo da Globo.
Tenham em mente o seguinte: o momento agora é de tentar associar tudo isso ao Governo Federal. Ao mesmo tempo, vão usando como cortina de fumaça para qualquer crítica, à gestão de recursos hidricos do Estado de São Paulo, o tal "apagão", que nada mais foi do que um pico consumo.
Já está ganhando força a teoria que falta água por causa do desmatamento da Amazônia. Já imaginamos em que colo vai ser jogado a culpa...
FFBB, já falei isso aqui: masoquismo e só! http://refazenda2010.blogspot.com