“Se não dão, a gente pega”. A ‘justificativa’ de Moro para a vantagem indevida

Sérgio Moro veio com a explicação para o recebimento indevido – sim, indevido, porque não se trata de indenização por gasto em moradia – do auxílio que ele recebe para morar em apartamento próprio.

— O auxílio-moradia é pago indistintamente a todos os magistrados e, embora discutível, compensa a falta de reajuste dos vencimentos desde 1 de janeiro de 2015 e que, pela lei, deveriam ser anualmente reajustados — disse ele a O Globo.

Modus in rebus, excelência, como se diz no fórum, citando os versos do romano Horácio em suas Sátiras. Moderação nas coisas.

Primeiro, o auxílio não é “pago indistintamente a todos os magistrados”, mas apenas aos que o requerem, declarando que não possuem cônjuge com o mesmo benefício e comprometendo-se a informar o tribunal se isso vier a ocorrer. Está bem escritinho lá na Resolução 199 do Conselho Nacional de Justiça.

Não lhe caiu na conta, portanto: o senhor o pediu e pediu sabendo que não merece receber indenização por moradia por ter moradia própria e, portanto, não ter despesa locatícia com ela.

Se o fato de ficar sem reajuste fosse motivo para pagar vantagens indevidas, os professores, os médicos, os humildes faxineiros do serviço público também deveriam recebê-los, porque muitos estão sem reajuste faz tempo.

E na iniciativa privada, se o patrão não dá aumento, será que podemos pegar do caixa da firma o que achamos ser justo?

Quem sabe devêssemos dizer: “trabalhadores explorados, pegai o que acham merecer”

Recorde-se, Dr. Moro, que o caso dos senhores é julgado por seus pares, igualmente potenciais beneficiários da mesma vantagem.

Não, Doutor, essa vantagem não é moral, não é legal.

É indevida, porque não está prevista, como se demonstrou aqui, em lei alguma, mas apenas por uma decisão de um ministro do Supremo  que torceu a disposição excepcional da Lei Orgânica da Magistratura para concluir não só que todo e qualquer juiz teria direito a uma “residência oficial” quanto para entender como aluguel ou hospedagem a moradia em imóvel próprio.

O senhor, que condenou Lula por uma vantagem indevida que ele não recebeu, ou da qual há qualquer prova de que solicitou, recebe vantagem que sabe ser indevida e que, ao contrário do ex-presidente, solicitou expressamente.

A sua justificativa é tão pífia quanto aquela do ex-presidente do TJ-SP, que declarou que, sem reajuste, os juízes precisavam do auxílio para comprar ternos, porque “não se pode toda hora ir a Miami”. O senhor não lembra? Está aqui.

Os versos do poeta Horácio, excelência, continua: “sunt certi denique fines,  quos ultra citraque nequit consistere rectum”. Livremente, “há certos limites dos quais não se pode passar sem perder a retidão.”

Seria bom que o senhor e seus colegas lessem o velho poeta, que nesta Sátira ataca a ambição, perguntando se, se te basta um copo, porque tentar beber o rio inteiro?

E o copo dos juízes, neste Brasil sedento, já é um barril.

 

Fernando Brito:

View Comments (77)

  • Eu vou assaltar ali na esquina. Quando a policia me prender, vou alegar que fiz o assalto porque estou com o salário congelado, trabalho mais de 10 horas por dia, reajuste que me deram foi postergado, minha contribuição de INSS foi de 11% a 14 %. Em outras palavras, tive redução de salário. Por isso, resolvi assaltar para compensar minhas perdas. E estamos conversados.

    • Esta história do auxílio moradia SOLICITADO pelo juiz que MENTE, sabendo que tem propriedade própria e diz que luta pela moralidade e condena uma pessoa novamente mentindo, lhe atribuindo uma propriedade que todos já entenderam não ser do Lula é surreal, e deveria merecer as paginas da imprensa internacional para saberem no que o Brasil se tornou.

    • Vergonha auxilio moradia, maior do que os salarios dos(as) professores(as).

      CPI Ja nos auxilios moradias... PT, PC do B, PSTU, PSOL, CUT, MST, APEOESP, Sindicatos, vamos pressionar o Congresso para que instale uma CPI para investigar as farras dos auxilios moradias. Doa a quem doer...

  • Infelizmente ainda insistem em defender...até o Moro? metido nisso...não sabem ler? não conhecem lei?..falando bobeira...não tem vergonha...é complemento salarial seu Moro....que defesa pobre Moro...logo atu com casa no Bacacheri em Ctba?

  • Gregório de Matos Guerra é o Nostradamus brazileiro ou então esta merda não mudou nada desde os tempo de colônia portuguesa.

    Neste mundo é mais rico, o que mais rapa:
    Quem mais limpo se faz, tem mais carepa:
    Com sua língua ao nobre o vil decepa:
    O Velhaco maior sempre tem capa.

    Mostra o patife da nobreza o mapa:
    Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa;
    Quem menos falar pode, mais increpa:
    Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

    A flor baixa se inculca por Tulipa;
    Bengala hoje na mão, ontem garlopa:
    Mais isento se mostra, o que mais chupa.

    Para a tropa do trapo vazo a tripa,
    E mais não digo, porque a Musa topa
    Em apa, epa, ipa, opa, upa.

  • Cadê as meninas ?
    Arnestinha, Kaearinha, Alícia, Igorzinha, Lula, Lulinha e o resto !
    Comentem alguma coisa.
    O herói de vocês foi pego com a boca na botija ?
    Se foderam novamente ?
    Parece que o Moro Sem Moral adora apartamentos !
    Otárias

      • ernéscio deve estar procurando um bom texto do arnaldo jabor pra copiar e colar aqui.

    • As "meninas" às quais você se referem estão em Curitiba.
      Todas NA MORADA do Moro!

  • Ou seja, além de outras coisas, como golpista e traidor da pátria, Moro é também um ladrão confesso. Não apenas corrupto.

  • Sou funcionário público e estou sem reajuste desde 2015.
    Posso começar a roubar dinheiro público então, dr moro?
    Hum, interessante.

  • Dona Mora lança sua nova página no Facebook: “Eu MORO Com o Auxilio-Moradia Dele”

  • Entao o mererissimo faz declaração IDEOLOGICAMENTE FALSA de necessidade auxílio moradia? É crime não é?

    • Precisamente.
      Como bem se diz, a mentira tem perna curta.
      Aliás, considerando o que o juizeco vem fazendo com o dinheiro público, se algum dia algum meliante passar a perna no juizeco fará jus a 100 anos de perdão!

Related Post